sexta-feira, 15 de junho de 2012

A análise de Gilberto Rateke


Caro André, 

Não sou especialista em futebol, minhas áreas são outras. Torço (e muitas vezes sofro) pelo Avaí, mas gosto de acompanhar partidas de futebol. E faço isso a bastante tempo. O Avaí tem muitos jogadores, porém mais da metade sequer deveriam estar compondo o elenco. Então Hemerson Maria precisa trabalhar com o que tem. E creio que com o material humano que possui está encontrando um esquema tático em que pode aproveitar as melhores características de seus comandados.


Diga-se, de passagem, isso é muito difícil de ocorrer. Muitos treinadores exigem que os jogadores se enquadrem em seus esquemas táticos. Mas há os treinadores que se destacam que formam um esquema tático capaz de explorar a qualidade de cada atleta.

Por enquanto, Hemerson Maria está na segunda categoria. Tanto que até mesmo o Robinho jogou menos pior sob o seu comando.

Neste sentido, ou entendo muito pouco de futebol ou muitos blogs (pelo que pude observar) estão fazendo terra arrasada com a nova tentativa de escalação do treinador. Pois, com o que Maria tem a sua disposição não há muita coisa diferente a ser feita. 

Vejamos:

Ele optou por um esquema similar à seleção olímpica, ou seja, um 4-2-3-1. O goleiro Diego, o zagueiro Leandro, os volantes Bruno e Mika e o Cléber Santanta, creio que são incontestáveis. Já, na outra vaga da zaga, com a ausência de Renato Santos, ele insiste com Cássio provavelmente na expectativa de que a continuidade de jogos possa dar confiança ao zagueiro, sob pena de colocar um outro jogador sem ritmo de jogo e prejudicar ainda mais o time. 

Como lateral direito ele conhece as dificuldades de Arlan e Patric na marcação e neste sentido opta por Diogo Orlando (é bem verdade que o volante teve um início péssimo no Avaí), mas ano passado as partidas que disputou não deixou a desejar (basta lembrar os dois clássicos e a partida contra o Flamengo na Ressacada). Além do mais, a função dele como lateral direito será de ajudar na marcação e não de atacar. Já na lateral esquerda o Maria mantém o Pirão, com algumas deficiências na marcação, mas talvez o que tenha melhor à sua disposição (onde está o Renan Oliveira?). 

Compondo o meio, mas fazendo as vias de pontas ele escolheu Julinho e Patric. Ambos os jogadores possuem características fortes de velocidade e ataque. Felipe Alves poderia estar numa dessas posições, mas não tem contribuído na marcação como deseja o treinador. E no ataque só resta testar o jogador da vez, Diogo Acosta. Afinal, Capixaba e Nunes já tiveram todas as chances do mundo.

Portanto, se eu estivesse no lugar do Hemerson Maria eu não escalaria um time diferente com o que há a disposição!

Abraços! E que venha o América-MG!

Gilberto Rateke Jr.
* O avaiano Gilberto Rateke Jr. é proprietário do blog Alameda 1976

6 Comentários:

Anônimo disse...

NUMA HORA DE CRISE, DE FALTA DE TREINADOR, O GILBERTO PODE QUEBRAR UM GALHO LEGAL. - Roberto Costa

JulioAzzurra disse...

Talvez minha memória possa estar falhando, mas acho que o Diogo Orlando já atuou pela pelo Avaí na lateral, em dois ou três jogos.
Claro que não especialista na posição, mas aposto que vai se dar bem.
Lembram quando o Silas colocou o atacante Luis Ricardo na lateral? Pois é, ele foi bem no campeonato e até hoje ele atua pela lateral jogando pela Lusa.
Aposto que o H. Maria achou a verdadeira posição do Diogo Orlando.

George disse...

Poxa, e o Gilberto ainda diz que não entende de futebol! O cara deu um banho ô.

Fábio disse...

Julio, outro bom exemplo que fez o lado direito foi o Ferdinando. Aquele cara corria tanto que parecia ter "dois" pulmões.
Sério, na época eles faziam o que eu gosto de ver num lateral, que é aquele toquinho no jogador de meio que já lança para o lateral pegar na linha de fundo (o famoso 1 x 2). Isso deixava a zaga adversária aberta pq tinham que correr atrás do lateral/ala. Tinham os laterais esquerdo que também estavam num bom momento na época.

Sem querer comparar, mas já comparando, os dois laterais do time "doladelá" ano passado fizeram uma fumaça no brasileiro...

Gilberto disse...

Quero agradecer pelas manifestações.
Basta deixarem o Maria fazer o papel dele que o Avaí vai longe. Se qualificarem o elenco, daí ninguém segura o Leão. Excesso de otimismo? Talvez! Mas se lembrarmos que o mesmo elenco não rendia com o Ovelha e passou a render com o Hemerson constataremos que "falar a língua" dos "boleiros" é fundamental.
Agora é esperar que os jogadores correspondam no jogo de hoje à noite!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo