HOMENAGEM A CAPIVARI DE BAIXO
O município de Capivari de Baixo, no Sul do Estado, será homenageado pelo clube no jogo diante do América-MG na próxima sexta-feira, dia 15, na Ressacada. A cidade estará estampada na camisa do goleiro Diego.
Uma comitiva do município estará no jogo para receber das mãos de diretores do Avaí a camisa especial da homenagem. Representantes de Nova Veneza, cidade homenageada no jogo diante do Ipatinga, também irão receber a camiseta na sexta.
História de Capivari de Baixo
Capivari de Baixo é um município com uma população de cerca de 22 mil habitantes e está situado na região da AMUREL (Associação de Municípios da Região de Laguna) que é composta por 17 municípios, cujo o centro é Tubarão.
Capivari de Baixo é sede do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda (Tractebel Energia), considerado o maior complexo termoelétrico a carvão da América Latina. O complexo também contribui em vários ramos da atividade industrial, como o desenvolvimento da região carbonífera do estado e o incremento da estrada de ferro Dona Teresa Cristina.
O povoamento da região de Capivari de Baixo começou no século XVIII com o deslocamento da colônia de Santo Antônio dos Anjos, de Laguna, por volta de 1721. Os primeiros habitantes desta região foram os tupi guarani, mais conhecidos como Carijós, que posteriormente tiveram os imigrantes açorianos, portugueses e italianos para compartilharem as suas terras.
A origem do nome Capivari de Baixo vem do significado da palavra “Capivary”, que no dicionário Tupi-Guarani, de Silveira Bueno, significa Rios das Capivaras. A este rio os índios denominam “Capivary” e assim deu origem ao nome. Capivari de Baixo surgiu em função de esta ser a parte final do rio que tem nascente no município de São Bonifácio.
Até 1941 Capivari era uma região agrícola, até que a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, provocou um aumento considerável na população e, assim, Capivari tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos.
Em 2 de setembro de 1985 o então vereador Luiz Carlos Brunel Alves apresentou projeto transformando o bairro de Capivari em distrito, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Tubarão. A Lei criando o distrito foi sancionada em 4 de julho de 1986 pelo prefeito Miguel Ximenes de Melo Filho.
Em 15 de março de 1992 foi realizado o plebiscito e aprovada a emancipação com 4.377 votos a favor. No dia 27 de março do mesmo ano foi aprovada pela Assembléia Legislativa a criação do município de Capivari de Baixo, desmembrando-o de Tubarão.
No dia 30 de março de 1992 o governador Vilson Pedro Kleinubing sancionou a Lei nº 8.556 criando oficialmente o município de Capivari de Baixo.
Monumento Mãos Solidárias
O Monumento Mãos Solidárias, em Capivari de Baixo, simboliza a base de uma sociedade que possui fé, amizade, solidariedade e respeito mútuo. Valores esses, que são características da população capivariense
A obra de arte é ponto de referência na cidade e recebe muitas visitas diariamente. Ela foi esculpida pelo artista Marcelo Francalacci, e fica localizada na rua Antônio Zelindo da Silva, próximo à Câmara de Vereadores, no Centro de Capivari de Baixo.
Fonte: Avaí FC






Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.