Pitaco do Tiago Medeiros
O Avaí nunca foi de colocar grandes públicos na Ressacada, o problema que perdemos a oportunidade de fidelizar novos sócios durante a Série A e o que vimos foi o contrário, com aumento de preço nas mensalidades e desmanche do time, isso desanima qualquer um.Só pegar a média de público nos outros países e comparar com o Brasil, aqui é uma vergonha.
A questão é que a comparação do público na Ressacada não é feita com outros times do Brasil (proporcionalmente colocamos MUITO mais do que times grandes), e sim com os times catarinenses.
E daí vira aquela briga de ver quem tem a maior torcida, a mais fiel, etc... todos querem se auto-afirmar nas médias de públicos, mas pelo que vemos pelo Brasil, não pode ser usada muito como parâmetro de comparação para a maior torcida, talvez a mais fiel (se considerarmos todas do mesmo tamanho).
Abraços,
Tiago Medeiros





É claro que gostaríamos de ver a Ressacada com pelo menos 10 mil torcedores todo jogo e aquela energia que nós conhecemos, mas só será possível quando estabilizarmos o número de sócios em no mínimo 15 mil, independente da fase do time.
Espero que o Avaí consiga o acesso ainda este ano, para trazer novamente os sócios antigos e conquistar novos adeptos, com uma boa campanha de marketing, além de não "crescer o olho" com o aumento das mensalidades.
O plano de sócios lançado no fim do ano passado é muito bom, só precisa de maior divulgação. Pagando em débito automático, tem desconto de duas mensalidades por ano. E agora o estudante paga 50% da mensalidade. Só acho que poderiam abaixar o preço dos setores C e E, desde que fossem separados do D, ou então abaixar o preço do setor D inferior, porque o setor popular é atrás do gol e a visão não é das melhores.
Acho que poderiam acrescentar mais alguns "benefícios" para o sócio: ter preferência na compra de ingresso nos estádios rivais (principalmente no Estadual, que dependendo do jogo e fase do time, a procura é grande), ganhar uma camisa oficial (a Fanatic foi criada graças ao Avaí e o custo de fabricação não passa de 40 reais), desconto em lojas parceiras (não lembro se ainda tem, mas aqueles benefícios em academia e tal eram ótimos), etc. O clube precisa explorar menos a paixão do torcedor e se reinventar para levá-lo ao estádio, oferecendo vantagens que ultrapassem o simples fato de ter acesso aos jogos em casa, caso contrário ele optará por ficar em casa ou assistir em bares, até porque muitos sócios não podem acompanhar todos os jogos.
No mais, é torcer para que o rendimento do time cresça e possamos comemorar o acesso no fim do ano, para terminar 2012 com bom número de sócios e permitir novamente o gostinho de acompanhar o Avaí na Série A.
Não adianta dar o passo maior do que a perna, a primeira coisa é fidelizar o sócio com bom atendimento, para que em breve tenhamos fila de espera para novas associações e possibilite um aumento gradual de 5 reais/ano na mensalidade, para que ninguém sinta no bolso e o time possa crescer sua receita.
Tiago Medeiros
Recomendo a leitura de um texto que encontrei no Orkut, sobre a elitização que ocorreu na Ressacada:
"A elitização foi mesmo tão grave, tão duradoura, tão avassaladora, que a coisa realmente ficou pior do que antes de subir, por exemplo.
Em 2008 no comecinho da Série B, nessa mesma epoca, sem titulos a 10 anos, tivemos por exemplo 4 publicos segudios acima de 7 mil pessoas, num inverno chato e gelado.
Avaí x Ceará - 7.040
Avaí x Juventude - 7.056
Avaí x Gama - 7.015
Avaí x CRB - 7.014
Deus, pra conseguir esses publicos hoje em dia contra esses times só com MUITA promoção.
No catarinense chegamos a ter jogos com 1.700 pagantes, 3.000 toda hora, a coisa está muito pior do que no tempo de vacas magras, nossa torcida está uma bosta, o estadio vive em silencio, quando vai acontecer um jogo normal tu já sabe que vai estar vazio, quase ninguem mais sente vontade de ir.
Os caras impediram a formaçao de novos torcedores numa Serie A (quem é o maluco que ia conhecer a Ressacada com ingresso minimo de R$ 60,00 pra entrar num jogo atras do gol ainda por cima) ou R$ 100,00 se quisesse ver o jogo sem ser de ponta cabeça.
E de quebra ainda afastaram muitos dos torcedores antigos que ja estavam la a anos, ja que a porra da mensalidade se tornou um ASSALTO a mao armada.
O Negócio é muito grave, me REVOLTA abrir um serviço do jogo disperdicio desse com ingressos a R$ 50,00 e R$ 80,00 em 70% dos lugares numa Série B, ou seja, pra assistir o jogo de frente pro campo, fora gasolina, onibus, comida e o saco de ir até la, o ingresso ainda é valor de SÉRIE A bixo, contra a porcaria do ASA de Arapiraca!
NA RESSACADA, EU DISSE, LÁ NA RESSACADA!
Não vai reaproximar ninguem assim! Com aqueles valores do final de 2010 já seria complicado do jeito que ta, torcida a anos luz de distancia.
Chegaram a ter 13.500 sócios na mão em 2009, imagina como dava pra bombar essa porra nos anos seguintes se tivesse mantido os valores, dava até pra conseguir mais sócios.
Mas não, veio algum infeliz (que eu ainda não sei quem foi o filho da puta) e baseado em estudo algum, passou as mensalidades pra R$ 60,00 atras dos gols (era 40 acho, alguem confirma) e pra R$ 95,00 nas novas sociais (que ja era um erro, nem era pra existir essa merda) achando que ia conseguir seilá, criar um "Novo setor A"
Resultado: Os ingressos eram caros, um absurdo, publico de ingresso eles não iam ganhar, sócios, foram perdendo de monte, ja que o valor de mensalidade tambem era uma facada. De 13.500 sócios em 2011 chegou a ter 6.286 adimplentes na metade do ano, informaçao que vazou numa reuniao do conselho. Numero patetico que explica as medias, e publicos de hoje em dia.
Se bem que hoje pelo que vi no catarinense, nem tem 6 mil pessoas pagando, se tiver 5.000 sócios é muito.
Mas lógico que vao mentir que tem 10.000 pra nao perder a pose, como se tivessem 6.000 que pagassem de palhaço, sem ir ao jogo. Conta pro bonequinho.
A hora que a corda tiver no pescoço nao adianta baixar essa porcaria."
O descrédito com a Diretoria é apenas um dos fatores que interferem no público. Conheço vários torcedores que deixaram de ser sócios e frequentar o estádio por conta da "elitização" em 2010. Alguns ainda vão a jogos aleatórios e relevam um pouco a "traição", enquanto outros não pisam enquanto o Zunino não sair da presidência. O rebaixamento doeu bastante e nem o título estadual foi capaz de mudar a visão dos torcedores (a Diretoria também não aproveitou para divulgar novamente o plano de sócios, fazer uma mobilização para trazer os sócios de volta.. não que fosse adiantar muita coisa, mas deveria ter tentado).
Não dá para medir qual a importância de cada fator na diminuição do público na Ressacada, mas posso citar alguns:
1) PPV - Os torcedores (não só do Avaí, mas de todos os times) assistem aos jogos em casa/bares, pela comodidade e às vezes até preferência.
2) Acesso - Jogos com 5 mil de público já tem fila. Não é muita coisa, mas na volta, não tendo a pista dupla liberada imediatamente após o jogo por conta do vôos no aeroporto, demora bastante e se forma uma fila "grande" com um público pequeno. Para muitos não é longe ir até a Ressacada, mas de qualquer forma, não é um estádio central.
3) Preço da mensalidade e ingresso - O novo plano de sócios está mais justo. Faria uma pequena redução de preço nos setores C e E (ou setor D inferior). O setor descoberto poderia sofrer uma redução também, mas não é prioridade. Temos que levar em conta que o novo plano de sócios possibilita que estudantes e idosos paguem metade da mensalidade (a Lei define que os estudantes e idosos paguem metade do INGRESSOS, mas não metade do SÓCIO). Com isso a receita do clube diminui, mas faria pequenos ajustes nas mensalidades: 50/30 descoberta, 60/40 setor D e 50/30 setor C e E (ou D inferior), algo assim. Não ia ser uma mudança significativa e que aumentasse o nº de sócios da noite pro dia. Em resumo, acho que o maior problema foi ter metido a faca em 2010 e não esperado que o nº de sócios crescesse, para depois sim aumentar o preço das mensalidades, e GRADATIVAMENTE (aumentaram de 30 a 50% em alguns setores, de uma vez só).
4) Importância do adversário ou jogo decisivo - Muitos torcedores gostam de ir contra time grande ou jogo decisivo, por não ter muito dinheiro e escolher bem o jogo que "vale a pena". Alguns vão com a família, o que aumenta ainda mais o gasto.
5) Fase do time - O desempenho do time é importante. Torcedor quer ver um bom jogo e o time ganhando tudo. Para venda de ingressos é fundamental, para os sócios, nem tanto (claro que se o time estiver apanhando muito ou jogando mal, às vezes o sócio prefere até ficar em casa, do que se deslocar até o estádio). Por isso o caminho é a busca por um quadro de sócios numeroso e que permita uma estabilidade financeira no clube. O pensamento do Zunino (e vemos por aí que de todos os presidentes) está correto. Só que se iludiu um pouco com o bom momento do clube e atropelou as coisas. Mas tenho certeza que um desempenho regular do time nos campeonatos (esperamos que em breve na Série A), levando títulos com frequência e uma administração aberta com o torcedor (transparência, relação e atendimento excelentes.. e não cometer novamente o erro de aumentar o preço de uma vez só), fará o nº de sócios atingir os 15 mil, com potencial para ultrapassar os 20 mil fácil.
6) Outros - Não faço ideia.. hahaha
Abraços!!
Criei um tópico no Orkut sobre um assunto abordado pelo Zunino no início de 2010, com o título "25 mil sócios - Utopismo?". Se possível, faça um post especial:
"25/06/09
Presidente do Avaí comenta novo programa para captar sócios
João Nilson Zunino quer aumentar receita do clube alviceleste
O Avaí fechou 2007 com 2.827 sócios. Em 2008, após o acesso à Série A do Brasileiro, o número pulou para 8.311. Com o lançamento da campanha "Nosso amor é azul”, a meta do clube alviceleste é chegar aos 15 mil associados até o final do ano, segundo o presidente clube João Nilson Zunino.
Atualmente, o Avaí conta com 10.236 sócios, o que representa aproximadamente 30% da arrecadação mensal do clube (R$ 500 mil). Se a meta for atingida, a porcentagem será de 40%.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Avai/0,,MUL1207703-16711,00.html
14/01/2010
Presidente do Avaí revela que meta do clube é chegar ao 25 mil sócios em 2011
Zunino diz que o seu desejo é ter mais sócios do que a capacidade da Ressacada
O título do Campeonato Catarinense de 2009, o acesso para a Série A em 2008 e o sexto lugar no Brasileirão do ano passado fizeram a diretoria do Avaí sonhar com voos mais altos. Nesta quinta foi lançada a campanha "Sócio Coração" com diversas modalidades de sócios em diversos setores do estádio da Ressacada. No lançamento oficial da campanha para conquistar novos sócios, o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, falou que a meta do Avaí é chegar aos 25 mil sócios em 2011
— Nós temos hoje aproximadamente 13 mil sócios, não atingimos o nosso objetivo do ano passado que era chegar até dezembro com 15, 16 mil sócios. Vamos nos afastar um pouco de conseguir 20 mil sócios este ano, mas a ideia é que em 2011, o que nós estamos preparando e colocando aqui é ultrapassar a faixa dos 25 mil sócios. O grande desejo é ter mais sócios do que a capacidade do estádio por isso é Sócio Coração, porque é um sócio que não tem direito direto de entrar e assistir os jogos tem o direito de ter um grande desconto para a compra dos ingressos — concluiu Zunino.
http://www.clicrbs.com.br/especial/pr/kzukasp/19,494,2777467,Presidente-do-Avai-revela-que-meta-do-clube-e-chegar-ao-25-mil-socios-em-2011.html
Se os preços de 2009 tivessem sido mantidos, conseguiríamos atingir os 20 mil sócios?
É impressão minha ou aumentaram as mensalidades na metade de 2009 e depois voltaram a aumentar no início de 2010?
Quer dizer, o torcedor achou que iria parar por aí e recebe mais um "pequeno" aumento, sem nenhuma justificativa?
E ainda mandam embora praticamente todos os jogadores da excelente campanha de 2009, restando apenas o Emershow pra contar história? Do que adianta aumentar as mensalidades e não manter uma base do time, e o pior, trazer jogadores inferiores?
E após o quase rebaixamento em 2010 (apesar do título estadual + boa campanha na sul-americana), abaixaram apenas 5 reais de cada setor. Pelo visto não foi o suficiente para trazer de volta aquele torcedor ao estádio, nem nos jogos mais importantes (contra o Vasco e São Paulo na Copa do Brasil, públicos ridículos). E estava completa a "missão" de rebaixar o Avaí pra Série B, com jogadores sofríveis e mensalidades absurdas.
Agora com uma mensalidade um pouco mais "justa", ainda não foi suficiente para conseguir novos associados e encher o estádio, mesmo com o título estadual contra o Figayrense, aplicando 5x1 na final.
Então vem a pergunta: Temos potencial pra isso? Depende da fase do time, preço das mensalidades, relação torcida/diretoria ou algum outro fator? Ou é puro utopismo?"
Valeu!!!
Navegando pela blogosfera avaiana, achei 3 posts muito pertinentes que envolvem o tema "público/sócios". Se achar interessante, vale a pena criar novos posts para que o assunto seja amplamente discutido e possamos sanar os problemas do clube.
http://blogmemoriaavaiana.blogspot.com.br/2012/06/opiniao-do-leitor-elitizacao-por.html
http://soltaoleao.wordpress.com/2012/06/04/o-incrivel-estadio-que-nao-lota/
http://omeuavai.blogspot.com.br/2012/06/uma-satisfacao-necessaria.html
Agora que a "cagada" já foi feita com o aumento absurdo das mensalidades em 2010, não adiantar chorar muito. O objetivo agora é consertar tudo e fazer da Ressacada novamente um caldeirão. Este último post da Carmen Fuhrmann pode ajudar bastante na reaproximação entre Avaí e torcida.
Abraços!!
Para encerrar, mais um texto que escrevi no Orkut:
"O Avaí deveria aproveitar os avaianos ilustres (Guga, Thiago Tavares, Bruno Fontes, Fabiana Beltrame... o Thiago até que fez uma propaganda recente, mas durou pouco tempo e foi anterior ao título estadual) para trazer novos associados. Isso é apenas uma ideia, podemos facilmente em algumas horas criar uma ótimas estratégias de divulgação. Foi campeão estadual e não se vê uma mobilização para LOTAR o estádio e muito menos se tornar sócio do clube. Desde a elitização no início de 2010 (com a contratação de uma empresa para administrar a área de sócio/ingresso, e por consequência um aumento de 30 a 50% do preço, resultando no afastamento da torcida), a presença de público (não só a quantidade, mas a qualidade e aquela "energia") foi comprometida e está uma vergonha.
Acho que só uma mudança na Diretoria (ou simplesmente a transparência em suas ações), além do respeito pelo torcedor, é capaz de mudar este quadro. A torcida não quer se associar, pois não sabe para onde está indo o dinheiro (claro que o retorno de ser sócio é ir aos jogos e clube de futebol envolve paixão, mas o torcedor quer saber um pouco mais, se o investimento feito por ele está sendo bem empregado, etc). Divulgar o número exato de sócios adimplentes (contador atualizado no site) poderia servir de incentivo também, além de ter mais vantagens na associação. E por aí vai...
Devíamos aproveitar que nosso estádio é pequeno e ter no mínimo 15 mil sócios. A medida que as associações fossem crescendo (levando em conta um cenário otimista, com bom desempenho do time), o contador subiria, o torcedor ficaria com medo de não garantir seu espaço no estádio, e futuramente teríamos até fila de espera. É algo que o próprio Zunino planejou, mas errou na estratégia ao longo do caminho."
E concluo minha participação neste post, com um comentário do Daniel Bonatelli:
"Falta no Avaí alguém estudar "Marketing de Relacionamento"
fazer promoção ajuda bastante, mas o maior CRIME, é não tratar bem o cliente fiél, o associado, aqueles 4 mil de sempre. Esses sim precisam de atenção, hj não conheço nenhum sócio que indique alguém para se tornar sócio do Avaí, pelo contrário, o sócio a cada mes vê mais pessoas "desistindo", ou pagando e não indo, é triste ver que o maior prejudicado é o bem em comum, o "clube". Brindes pra ca, brindes pra la, isso não basta, o cliente precisa se sentir bem para ser um cliente contínuo, precisa ser ouvido, precisa se BEM TRATADO.
Acorda Avaí, teu bem mais precioso não são os jogadores, são os torcedores, que possui família, que aumenta com o passar do tempo, que gera novos torcedores."
Abraços!!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.