Ressacada vazia? Nem tanto
Muito se tem falado sobre o baixo número de torcedores nos jogos do Avaí, na Ressacada. É uma verdade, mas há alguns pontos que devem ser observados. Não é só no Sul da Ilha que a torcida não tem comparecido: esse é um fenômeno que ocorre no Brasil inteiro.
Para se ter uma idéia, nas séries A e B do Campeonato Brasileiro, segundo o site Futebol Interior, a maior média de público é do Sport, de Recife, com 22.898 torcedores, seguido Corinthians com menos de 18.500.
Dos 40 participantes das duas principais série do futebol brasileiro, o primeiro colocado em público na série B é o Ceará, 10.803 torcedores, 10º colocado em média de público, seguido pelo Joinville, 11º, com 9.465.
Dos clubes de Santa Catarina, o Avaí é o que tem a menor média, em 23º, com 4.480. O time "doladelá", apesar de estar na série A, está em 19º lugar, com 5.443 torcedores. O Criciúma é o 17º colocado em média de público, com 7.443 torcedores.
Confira a relação completa das médias de público no Campeonato Brasileiro das Séries A e B clicando aqui.
Na Ressacada, particularmente, esse "abandono" começou a partir da política de preços adotada em 2010. De lá para cá, muito pouco, ou nada se fez para chamar o torcedor avaiano de volta.
Para piorar, ainda que os ingressos não estejam tão caros atualmente, os bastidores da Ressacada fazem com que o torcedor avaiano fique mais ressabiado. Contratações de qualidade questionável, mudança de dirigentes, muitas "cláusulas de confidencialidade", entre outras coisas, e o torcedores vai se afastando aos poucos...
Sem me alongar, concluo com um trecho do ótimo texto de Gilberto Rateke Jr, do blog Alameda 1976, 'Por que os torcedores não vão ao estádio?': "Mas qual será a razão para este fenômeno? Não acredito em apenas uma razão. São várias. A começar pelo horário de algumas partidas e a comodidade de assistir aos jogos em PPV. Sem contar o aumento do desinteresse do brasileiro pelo futebol tamanho os “acertos” e “arranjos” que ocorrem neste meio."
De qualquer forma, concordando ou não com o que acontece nos bastidores da Ressacada, se o torcedor avaiano quiser ver o time na elite do futebol brasileiro outra vez, é bom estar com o time amanhã, já que teremos em campo uma das muitas decisões até dezembro, e essa é justamente contra o líder da competição.





O Avaí nunca foi de colocar grandes públicos na Ressacada, o problema que perdemos a oportunidade de fidelizar novos sócios durante a Série A e o que vimos foi o contrário, com aumento de preço nas mensalidades e desmanche do time, isso desanima qualquer um.
Só pegar a média de público nos outros países e comparar com o Brasil, aqui é uma vergonha.
A questão é que a comparação do público na Ressacada não é feita com outros times do Brasil (proporcionalmente colocamos MUITO mais do que times grandes), e sim com os times catarinenses.
E daí vira aquela briga de ver quem tem a maior torcida, a mais fiel, etc... todos querem se auto-afirmar nas médias de públicos, mas pelo que vemos pelo Brasil, não pode ser usada muito como parâmetro de comparação para a maior torcida, talvez a mais fiel (se considerarmos todas do mesmo tamanho).
Abraços,
Tiago Medeiros
Tiago,
Simplesmente brilhante!
Vai virar postagem. Posso?
Abraço!
Fique à vontade, se você acha que meu comentário é digno de postagem, beleza.. hehehe
E amanhã na Ressacada, independente da presença da torcida, que façamos a festa e empurremos nosso time para mais uma vitória. Incentivo do início ao fim, e tenho certeza que em breve colocaremos um público melhor, digno de Avaí, o mais vezes campeão de SC.
Abraços,
Tiago Medeiros
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.