terça-feira, 30 de outubro de 2012

Da empolgação ao receio

Torcida Avaiana no Scarpelli, em 13/05/2012, Final do Catarinense
A empolgação com que a torcida terminou o Campeonato Catarinense conquistado pelo Avaí em duas históricas vitórias sobre seu maior rival cedeu seu lugar ao receio e a incerteza sobre o futuro do mais vezes campeão de Santa Catarina.

Ao término daquela competição, escrevi inúmeras vezes, assim como outros blogueiros, de que precisaríamos de contratações pontuais, de reforços, já que a equipe só havia mostrado sua "cara" a partir do comando de Hemerson Maria.

O Avaí demorou para anunciar os nomes dos novos contratados e, quando o fez, nenhum deles chegou a empolgar ou ao menos se firmar como titular. Pior que isso, perdemos o melhor jogador do Catarinense, líder da equipe, além de ficarmos com um enorme rombo nas contas...

A substituição do gerente de futebol, Carlos Arini, por Marcelo "Arroz" José, sem que este tivesse algum conhecimento de mercado, fez com que o ambiente interno fosse "minado", principalmente porque Arroz sempre tentou puxar o tapete de Maria...

A prometida classificação para a elite do futebol brasileiro se perdeu pelo caminho, em tropeços previsíveis, tal o acúmulo de erros. Faltando menos de um mês para 24 de novembro, quando o Leão encerra o ano enfrentando um festejado Tigre, o horizonte nos parece nebuloso...

O momento é de cautela, vamos ver o que acontece e qual será o tamanho da barca. 2012 termina da pior maneira para o Avaí. O clube está doente financeiramente, de mal com a torcida e com uma oposição que está igual a cachorro que late, mas não morde.

De positivo, a grande maioria dos jogadores do atual elenco, deixarão a Ressacada em dezembro. De negativo, teremos que recomeçar tudo outra vez, já que mal ficará uma base para colocarmos em campo.

2013, vamos com quem? O Arroz está queimado, cumprindo "hora extra", sem ter conseguido fazer uma contratação que assumisse a titularidade no Avaí. Foi um erro trazê-lo. E erro maior foi trocar o técnico que deu o título ao clube por outro que, reconhecidamente, havia deixado o maior rival na zona da degola, de onde nunca conseguiu sair...

Quem montará o Leão 2013? Vamos apostar em Flávio Roberto numa tabelinha com Júlio Rondinelli? Ou em Júlio Rondinelli tabelando com Flávio Roberto? Verdade seja dita, por mais que o ex-jogador avaiano tenha simpatia da torcida, não tem qualquer experiência nesse sentido, nem mesmo conhecimento de mercado. Seria, quem sabe, mais um Arroz sem tempêro...

Pelo embalo dos acontecimentos, vamos encarar 2013 com menos receitas e mais preocupações...

12 Comentários:

Unknown disse...

Todo mundo dá como certa a saída do Marcelinho Paulista, mas é bom não confiar muito nessas fontes internas. Se ele não fosse continuar, já teria sido demitido, pois do que adianta iniciar o planejamento com quem amanhã não estará mais aqui.

Quem decide o futuro dele é basicamente o Zunino e seu vice, e se depender deles, o Marcelinho ficará para 2013. A maioria dos dirigentes está descontente com o trabalho dele nestes 5 meses, mas terão que convencer o presidente de que é necessário mudar.

Não viu a matéria do DC que o vice-presidente do Avaí dá a seguinte declaração:
"— O Marcelinho não é o responsável pelo time não fazer gols — declarou o vice-presidente Nilton Macedo Machado, isentando o gerente de futebol da culpa pelos maus resultados do time na Série B."

Tem ainda o histórico do que o Marcelinho (não) fez no Avaí:
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/esportes/avai/noticia/2012/10/ja-pensando-na-proxima-temporada-avai-recebe-o-parana-na-ressacada-3930242.html

Mesmo que o possível gerente de futebol para 2013 já esteja no clube (Júlio Rondinelli e/ou Flávio Roberto), não seria interessante manter Marcelinho Paulista só de fachada, pois está se perdendo tempo, dinheiro e credibilidade.

O Argel é uma caso semelhante. Apesar de alguns lá dentro não gostarem dele, terão que engolir.
Tudo por conta do contrato assinado até maio de 2013. Poderiam ter feito até o final do ano, mas sabe como funcionam as coisas no Avaí.

Ouvi na Guarujá que ele amarrou bem o contrato e a multa rescisória é alta. Para não aumentar as dívidas, deve iniciar 2013 no clube.

Por falar nisso, alguns dizem que a LA Sports é responsável pelas dívidas do clube, sugiro que leiam isto aqui:
http://www.souavaiano.com.br/modules/news/article.php?storyid=30824

O Luiz Alberto disse que vai se pronunciar no momento certo, mas conhecendo o Zunino, quer jogar a responsabilidade nos outros por erros durante os 11 anos de gestão.

Mais interessante (e engraçado) é entrar no site da LA Sports (lasports.com.br) e ver a seguinte declaração do Zunino:
"A LA Sports, do meu amigo Luiz Alberto, é referência no Brasil em termos de agenciamento de atletas. Em parceria com esta grandiosa empresa, o Avaí chegou à elite do futebol brasileiro. Competência, ética e dedicação são palavras que descrevem o conceito da LA Sports"

Sempre que alguém toca no assunto "dívidas", o Zunino coloca a culpa no Gallo, LA Sports, etc.
Por que não assume que teve falhas, contratações equivocadas, péssima escolha de "amigos", modelo indefinido de gestão, etc?

Sobre o rombo financeiro, está sabendo de alguma coisa? O Polidoro Jr escreveu o seguinte na semana passada:
http://polidorojunior.blogspot.com.br/2012/10/muda-ou-nao.html

Unknown disse...

E os salários atrasados? O Flamengo diz que vai pagar até 31 de dezembro (de 2012, que fique claro, rs), mas dá para contar com isso?

O Flamengo também deve para outros clubes e sabe o que faz? Empresta jogadores a custo zero. É o que pode acontecer para 2013 no Avaí, ficar com Erick Flores e Thiago Medeiros, caso o Flamengo não pague.

Faltam quitar 6 meses (ago, set, out, nov, dez e 13º) de salários e o Avaí só tem mais 2 meses de receita (sócio, patrocínio, etc).

O Avaí quer o dinheiro para pagar jogadores e funcionários, mas quem dá as cartas agora é o Flamengo. Mesmo com o dinheiro o Flamengo vai faltar alguma coisa, imagina se eles resolvem empurrar o Avaí para o final da lista.

Como alguns gostam de falar mal da torcida, deveriam olhar os 8 minutos iniciais deste vídeo, que foi gravado antes do jogo contra o Paraná.
Fábio Machado arrombou no comentário: http://www.youtube.com/watch?v=noI_C9Ftuq0

Abraço!!!

Anônimo disse...

Na verdade a empolgação é do torcedor, os dirigentes têm que sentir a vitória, festejar por alguns dias e iniciar o planejamento do que vem a seguir, com o objetivo de buscar novas vitórias, novos caminhos e novos títulos para o clube.
Nossos dirigentes, porém, tinham outro foco, já não esperavam o título do campeonato, já tinham jogado a toalha e ficaram de braços cruzados para o que verdadeiramente interessava ao clube e à torcida.
O clube passou o ano de 2012, já no final, sem qualquer objetivo claro e que estivesse de acordo com os anseios do torcedor.
Vale o ditado: "Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve".
Então, está coerente a situação do Avai neste final de ano, por tudo que fez e/ou deixou de fazer nossa ilustre diretoria.
O ano que vem é uma incógnita, mas está claro que não temos qualquer razão pra sonhar com algo melhor do que vimos nesse ano.
Bighal.

Raniere disse...

André, vejo com bons olhos a participação do Flávio Roberto nesta área. Evidente que o mesmo não tem a experiência necessária para assumir tal cargo, assim como arroz também não o tem, visto o pífio desempenho da sua função. Flávio Roberto conhece muito mais de Avaí e futebol do que este gerente "parboilizado". Pode ser a ponte entre a categoria de base e o elenco profissional.
Se for para economizar, que se dê chances aos jogadores da base. Se de cada 10 testados o Avaí tirar 1, será de bom tamanho, ao invés de ver capixabas e do's desfilando com o nosso manto sagrado na Ressacada e nos principais gramados do país, jogando um futebol medíocre que todo avaiano já conhece.
Grande abraço.

André Tarnowsky Filho disse...

Diego Cordeiro,

Em função do respeito que tenho por ti, via os tais 8 minutos iniciais. Deves estar brincando, né?

O que o Fábio falou está escrito em todos os blogs, inclusive neste. Não passa de um chupador de informações, oportunista, tanto quanto o Renato Pires.

Detalhe: ao criticar os funcionários do Avaí, bateu no seu companheiro de bancada, já que o renato está tentando grudar nas teas da Ressacada.

Sem mais!

André Tarnowsky Filho disse...

D. Cordeiro,

Outro detalhe: a única pessoa que vi elogiando o tal do Arroz foi o teu amigo da meia branca, projeto de jornalista.

Enquanto as pessoas cedem entrevista para o programa dele, são ótimas, casos do Cláudio Vicente e Arroz. Depois não prestam...

Interessante, não?

André Tarnowsky Filho disse...

D.Cordeiro,

Também faço uma sugestão: http://tvblogueiro.blogspot.com.br/2012/09/era-uma-vez-um-machadoa-mentira.html

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

D. Cordeiro,

E para completar: http://andretarnowskyfilho.blogspot.com.br/2012/09/botelho-coloca-o-pingo-no-i.html

Abraço!

Anônimo disse...

Sou contra a permanência do Arroz e Argel.
Flávio Roberto: Para assumir um cargo de gerente de futebol, aquele que vai ao mercado buscar valores para o próximo elenco, "acho" que lhe faltará abertura, conhecimento, contatos, enfim, pq não trazer o Moises Candido?
O elenco deveria ficar com uma espinha, ao meu entender. Diego, Leandro, Bruno, Arlan e ou ou outro para compor grupo.
Alguns jogadores são promessas a 10 anos. Chega de investir em defunto ruim.

Vamos ver o que virá.

Abraço

Fábio

Sergio Nativo disse...

André vou concordar com Raniere. Que adianta trazer figuras de fora, onerar mais ainda a folha do clube e nada fazer de positivo? Flavio Roberto no minimo tem identificação com o clube. Por onde jogou, Flavio ainda tem bom relacionamento. Voce quer sobra do Corinthians, ou sobra do Fluminense? Nao quero sobra, mas o Flu tem bons valores que podem ser aproveitados no Avai. Abçs

Anônimo disse...

O Avai começou o ano muito bem, mas agora a situaçao está feia. Se nao pagar o salário até dia 5 de novembro, os jogadores e funcionários não podem até entrar em greve?

O Zunino sempre promete que no ano seguinte nao vai repetir os mesmos erros, mas no blog OMEUAVAÍ, foi desmentido novamente: http://omeuavai.blogspot.com.br/2012/10/o-trem-descarrilhou-novamente.html

Saudaçoes azurras,

Lucas Morais

Unknown disse...

Pô André, quanto rancor nesse coração, hahaha

Não sabia da sua rixa com o Fábio Machado e menos ainda do que ele fez ou deixou de fazer, agradeço por me informar. De fato ele cometeu alguns deslizes, passarei a observá-lo com maior cuidado, rsrs

Também não sou fã de certas "personalidades" da mídia, mas procuro não levar isso ao extremo, pois gosto de ter opiniões diversificadas acerca de um mesmo assunto. Sempre que dá tempo escuto todas as emissoras e leio os blogs avaianos, justamente para não ficar com um único ponto de vista.

Quanto ao vídeo, não tem nenhuma novidade, coloquei isso mais para aquelas pessoas que vivem a criticar a torcida, sabendo que são muitos os motivos que levam o torcedor avaiano a se afastar da Ressacada, passaria horas citando, mas não vem ao caso.

E se formos analisar bem, você já trabalhou na RBS e gosta de cutucá-la de vez em quando... ;)

E saiba que o respeito é recíproco, seu blog é leitura diária por aqui.

Saiu uma nova matéria no DC do Zunino comentando sobre a dívida do Flamengo com o Avaí: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/esportes/avai/noticia/2012/10/presidente-do-avai-sobre-divida-do-fla-disseram-que-vao-pagar-ate-quarta-3934910.html

Abraço!!!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo