segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Como o presidente gostará que lembremos de sua gestão?, by S.Santos


PPP manteve o clube 7 anos na série A, ganhou títulos estaduais, deu umas "demãos" de tinta e colocou cadeiras no pulgueiro. Tinha a mídia na palma da mão (ninguém ousava falar mal de absolutamente nada, prática que persiste até hoje), tinha o sapo barbudo embaixo do braço e por consequência o quadro de árbitros e influência junto a CBF, pintou e bordou. Não vou mencionar o lado financeiro, pois há muita coisa que nunca será explicada neste período. 

Foi escorraçado de lá e saiu pela portinhola lateral. Seu substituto chegou com banca de devolver o clube para a torcida, foi tirado na marra. A torcida acha que fugiu. Fizeram um acordão para não envolver judicialmente ninguém e o 20% assumiu.

Só dois exemplos recentes de gestão  aqui no futebol amador da região.

Fica a pergunta, como gostará de ser lembrado o atual gestor do nosso clube, cuja década de dedicação finda em 2013?

Convenhamos, Zunino assumiu um AVAÍ com dívidas, ações trabalhistas e na série B.

Pergunta-se ao final de 2012, por acaso as dívidas, ações trabalhistas e o time na série B não continuam sendo o tormento de futuro do clube? Sobretudo porque estas questões tem valores exponencialmente muito maiores hoje do que há 10 anos atrás.

Conclusão, em 10 anos, Zunino NÃO conseguiu montar uma gestão que resolvesse estes problemas. NÃO encontrou um modelo, em 10 anos, que fizesse um tratamento sistemático de ampliação de receitas que permitissem minimizar problemas básicos, como por exemplo, pagar a folha de um elenco de R$1,99. Ao contrário, eles aumentaram. Ah, sim, isto é endêmico no futebol brasileiro, portanto não é responsabilidade unicamente dele (certo, mas pergunte se as torcidas de Vasco e Flamengo estão satisfeitas? pelo que temos visto pela TV...parece que não).

A cantilena de que o presidente é avaiano e várias vezes recorreu a empréstimos sacrificando-se pessoalmente por amor ao clube deve ser melhor explicada. Afinal, ser avaiano é condição fundamental para assumir a presidência, espantoso se fosse o contrário. 

E, com relação ao sacrifício financeiro, quanto foi o total que ficou para o clube pagar???

Não estamos rasgando aqui a melhora na estrutura patrimonial, ou a campanha dentro de campo em 2008/2009. Mas isto, por si, não salvou a pele dos gestores do outro lado (por exemplo).

Se o que se avizinha é um orçamento lá no chão em 2013 (ano em que completamos 90 anos de história), devido a uma gestão caótica na área do futebol, é muito provável que socializaremos um elenco de chinelo de dedo para o próximo ano. Ou seja, o risco de ele entregar as chaves com o clube na série C, são altas!

Alguns dirão que sempre vejo o lado negativo. Talvez porque ninguém de direito venha a público mostrar (sem promessas fantasiosas) o positivo.

Como eu não vou perguntar ao presidente se há alguma saída, já que ele teve 10 anos para responder, gostaria de perguntar somente como ele gostará de ser lembrado nesta passagem.

13 Comentários:

Boto disse...

Muito se fala na "melhora patrimonial", mas lhe pergunto: o dinheiro desta "melhora patrimonial" veio de onde?
Até onde sei, dos cofres públicos, seja por patrocinio da Eletrosul, seja por dinheiro da FESPORTE, não?
O Avaí nem com show do Paul McCartney conseguiu lucrar o que devia...

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Poxa e o Avaí ainda precisava de artilheiros. Só com os chutes aqui já dava pra ir pra Libertadores. Meldeos.
Seo Silvio, a propósito, você viu o programa do pessoal da oposição com o Claudio Vicente? Obviamente que não viu.

Anônimo disse...

Poxa cara, se até a ampliação do estádio não é mérito dessa gestão, então pq os outros não fizeram antes?
Acho que concordar ou não é questão de ponto de vista, mas só falta dizer que não foi conquistado nenhum estadual, nenhum acesso, nenhum 3 lugar na copa do brasil, nenhma semi final da sulamericana, não teve jogador prfissional convocado para a seleção, que as cadeiras são ilusão de ótica.
Silvio, como gostam tanto de citar, na europa os presidentes de grandes times são empresários que compram o clube, sem a menor paxão, mas lá eles são profissionais....tu achas que a paixão é o mínimo pra ser presidente, certo?
"DIZEM" que o PPP apresentou o projeto dele no Avaí, antes de atravessar a ponte. Talvez o Felix confime, ou não.

Sinceramente, gostaria de ler alguém que escrevesse a solução, o projeto vencedor, o nome do presidente que faça o Avaí crescer sem empresários de jogadores que usam o clube e saem depois de "atoxar" até sangrar, a camisa da Nike, ginásio, piscina com cachoeira, torcida fiel, fila pra torcedor se associar, mas infelizmente ainda não vi nada parecido com isso, pelo contrário.
Só falta escrever no final: "o discurso de que ganha é um, de quem perde é outro".
Pq não tentam legalmente tirar o presidente?
Pq não apresentam um projeto vencedor com o objetivo de conquistar a torcida?


fábio

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Pois é, Fabio, tá cheio de professor de deus, de gente que sabe o caminho das pedras. Mas por que não assumem? Li por aí, dito por um boquirroto, que um presidente não precisa de dinheiro para administrar um clube. Pombas, então meta a mão e assuma. Não fique apenas nas palavras.

Há 10 anos o ex-presidente deu o fora porque não aguentou a pressão. O Avaí estava numa pindaiba muitas vezes pior do que agora. O Zunino teve coragem e disse "larga que eu pego" e ficou nestes dez anos administrando vitórias, conquistas e derrotas, como acontece em todo lugar.
As dificuldades de agora são imensas, mas muitas vezes menores do que antes.
Portanto, chutes a rodo como se dá não leva a nada. O Avaí precisa de gente que trabalhe pra ele e não contra. E como há um monte de gente entendida, acho que estamos no caminho da solução, não achas?

Anônimo disse...

Que saudades que tenho daquela Ressacada sem nenhuma cadeira, todo mundo sentando no concreto (com exceção daquela elite do setor A). Sem falar da chuva que se pegava no lado oposto, pois aquele puxadinho acabou com essa alegria.

E aquele gramado perfeito que tinha antes, quando o time treinava todos os dias nele. Os jogadores já estavam até acostumados com os morrinhos e os buracos. Essa diretoria acabou com a arma secreta dos artilheiros, fazendo aqueles campos de treinamento e acabando com aquele estacionamento, perfeito para 4x4.

E os títulos em fartura? Poxa, um 1975, outro em 1988 e outro em 1997. Era muita festa em tão pouco tempo, nem aguentava mais de tanta alegria.

E o acesso da C para B? Aquilo que foi título de verdade, porque ficar em terceiro para subir para a A não vale nada.

Bom mesmo era disputar a Copa Santa Catarina e ter chances de ser campeão. Qual é a graça de disputar uma Sulamericana e ser eliminado nas quartas de final? E a Copa do Brasil, pra que disputar? Para ser eliminado na semi-final, depois de derrotar o São Paulo? Só valeu a pena quando eliminamos o tombense. As outras campanhas não conta.

E os atletas? Não se lembram do ataque fantástico de 2001, com Fantick e Gauchinho? E o Cedenyr? Aquilo que era lateral. Sem falar do Perivaldo e do Joelson, outros craques que passaram pela Ressacada.

Quando o nosso mundo se limitava a Santa Catarina é que era bom. Depois que o Avaí descobriu o Brasil e o Brasil descobriu o Avaí, tudo mudou. E para pior.

Ser pequeno e limitado na ilha é que era bom.

Paulinho

Anônimo disse...

Realmente, estar entre os 30 melhores do país nem se compara com ser um dos 5 melhores de SC.

Quem nos dera ter as administrações extremamente competentes, transparentes e eficientes de grandes clubes como o Fluminense, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo, etc... aí, sim, tudo seria melhor, nossas dívidas estariam sanadas e nosso patrimônio seria 100% nosso. Afinal de contas, esses clubes não precisam de incentivos fiscais, eles nunca atrasam salários, eles não tem dívidas trabalhistas, investem pesado em seu patrimônio.

Ah, mas eles ganham tantos títulos!!! Pensando bem, o time estivesse ganhando, até que a dita incompetência administrativa do Zunino não seria tão grave, né? Em 2009 a gente tirava sarro das "imundiça" por terem feito chacota com o gritos de "Fica Zunino" anos antes. Ele havia ficado, nos levado à Séria A e agora o parafuso do Estreito tinha que nos engolir!!!

Antes que digam que sou defensor do Zunino, que fique claro: acho que seria uma boa que um nome novo aparecesse. O problema é que falar a fácil, mas dar a cara a bater todos os dias... Ah, aí são outros 500!!!! Quem se candidata? No final das contas, quem não ajuda não atrapalha.

Anônimo disse...

Acho que jamais se poderá dizer como o trapalhão Zunino gostaria de ser lembrado, teremos que respeitar a cláusula de confidencialidade.
Vale perguntar: Ele gostaria de ser lembrado?
Bighal.

Anônimo disse...

Caro Amigos,

Alguns torcedores, na inesgotável vontade de defender quem bem entendem, o que lhes é de direito, não podem mentir e passar para os demais leitores o que não faz parte da história. Quando não mentem, torcem e retorcem os fatos, com o fito exclusivo de defender suas "verdades", que são absolutamente falsas e inconsistentes, já que não conhecem o clube por dentro hoje, muito menos minha administração em épocas passadas. Bem passadas.
É ABSOLUTAMENTE FALSO, IRREAL, MENTIROSO, que a atual administração tenha assumido o clube em situação miserável. Em vário anos da administração, para terem idéia, tivemos meia duzia no máximo de ações trabalhistas. Hoje, acumulando os 11 anos, tivemos mais de 200 ações na justiça do trabalho. SIM, DIGO E PROVO COM DOCUMENTOS. SOMENTE ESTE ANO TEMOS ATÉ AGORA MAIS DO QUE O DOBRO DE TODOS OS ANOS EM QUA LÁ ESTIVE.
A dívida a curto prazo que deixamos, muito inferior com relação a que assuminos, poderia ser paga com o dinheiro do Fantik,que foi vendido logo após nossa saida, se o dinheiro não tivesse sido desviado para empresários, COMO VEM OCORRENDO SEMPRE.
Com rerlação a pretensa oferta do PPP, respondo que é somente mais uma mentira repetida pelos mesmos de sempre que defendem o indefensável, que tem parceria com o fracasso.
Flávio Félix

Fábio disse...

Félix, essa história do PPP é tão antiga quanto a tua saída do clube. Desde aquela época fala-se pelos 4 cantos da cidade que tal oferta foi feita e recusada por ti.
Coloquei bem claramente, se consegues entender, que tu poderias confirmar ou não.

Aproveita o espaço que mostras estar atento, e esclarece a situação ocorrida com o jogador PERIVALDO, talvez seja mais uma oportunidade de nos tranquilizar qto a perda de valores significativos.
Dizem que foi uma indenização de 200 mil, dinheiro não corrigido.
Verdade ou mito?

Outra coisa, gostaria de ver um candidato e uma proposta para o Avaí.
Seria o "Flavio Felix" o próximo presidente?
Qual a sua proposta?
Sou avaiano e sócio desde 97, antes de sermos campeões do estado e principalmente subir para a série B.

Só uma última questão: tens acompanhado os jogos do Avaí na Ressacada?
Presidente ou ex-presidente ainda é torcedor, correto? Vejo o Dr. Fernando Bastos na Ressacada com freqüência, mesmo com uma idade avançada.

Aguardo





Anônimo disse...

Fábio,

Me passe o telefone, ou ligue para o meu (32242300), que quero lhe responder pessoalmente, esse bate boca virtual não me satisfaz. Mas para que outros não fiquem sem respostas, vai abaixo:
1. Perivaldo entrou com uma ação APÓS minha saida. ele como outros, vendo que a vaca tinha leite e estava muito fácil, como até hj, tirar dinheiro do avai, entrou com a ação. Na época, sabendo dos fatos, entrei em contato com o ADV, dR.Barreto, me oferecenDo para passar informações que tinha em meu poder, já que teve seu contrato rescindido por justa causa e o que soube é que alguem do alto escalão o impediu de usar minha ajuda.
Estes fatos foram colocados claramente em reunioes podsteriores do conselho. Em resumo, a raivinha trouxe um belo preju ao clube. Mas como disse, nada parecido com as 200 ações nestes ultimos anos.
Com relação ao PPP, reitero, nao recebi nenhuma oferta e se recebesse tenho certeza que os proprios avaianos seriam contra, afinal ele ficou dono do figueira e não acho muito legal um figueiresne ser dono do avai, ou nem isso vcs acham mais esquisito ?
Com relaçao aos jogos do avai, realmente deixei de ir em razão de ameaças de alguns integrantes da armada adoradora do fracasso. Estas ameaças vieram por via do Conselheiro João da Gruta, proprietário da Casa dos Carimbos, na Rua Vidal Ramos, confira com ele a barbaridade que cometeram comigo.
Já com relação ao Fernado Bastos, mando um abraço cordial e sei que me é eternamente grato por ter lhe dado os maiores títulos de sua vida. O de campeão brasileiro, como meu vice presidente e ter prestado a grande homenagem com o nome de nossa sede social, exterminada pela atual administração.Sou e sempre serei grato a quem já fez pelo Avai, o que não acontece hoje.
Flávio

Anônimo disse...

Entendo assim, dei minha opinião e não levo para o lado pessoal, não acho que é bate boca, entendo como uma excelente oportunidade de esclarecimentos, afinal ninguém que é oposição ao Zunino gosta de confidencialidade.

Sobre o fato do Perivaldo: Independente da tentativa de ajuda, houve um erro que originou o fato, correto?
Mas nem quero justificar erros de A ou B, entendo que o futuro deve ser melhorado e evitarmos que erros sejam cometidos.

Falar em números no futebol comparando um espaço de 10 anos é cruel.
Compara o salário do Pelé (o rei), com o do Neymar que ainda é aspirante a bobo da corte.
As cifras de hoje são terabytes de vezes superiores.

Felix, não deves lembrar, mas qdo tentasse voltar participei da chapa que te apoiava, fui em reuniões, fui no lançamento da tua candidatura a vereador na Celesc (capoeiras) e te apoiei na ocosião.

Outra coisa, se existe uma pessoa que é criticada, esse é o Zunino. Ele teria zilhões de argumentos para não ir a ressacada. Toma 800 porradas por dia, mas ta lá dando a cara a tapa.

Hoje acho muito tranquilo falar que o Avaí está errado e tem dívidas.
Poxa, queres que eu aponte problemas na seleção da Espanha? é fácil.
Quero ver solução, eu confesso que não tenho competência pra dizer o caminho, pontualmente vejo e falo, tanto erros como acertos.

A minha questão é que não vi ninguém de forma ordenada, com um projeto, uma solução, um nome, um grupo fazer algo de positivo a favor do avaí.
Já vi nego bom querendo marcar reunião em bar pra tomar atitude.
Com todo respeito, um assunto tão sério ser tratado em mesa de bar é muita falta de inteligência.

Se existe um grupo com boas idéias, ótimo, eu apoio.
Tem uma coisa, esse projeto tem que ter inicio e não pode ser rasgado no meio, além de ninguém desistir ou querer pular fora, ninguém.

Se estou falando besteira e existe esse grupo formado e que está agindo em silênio, tal grupo começa errado pq não pode haver confidencialidade.

O André tem meus contatos (fone e e-mail pessoal), podes pedir que atendo com prazer.

Peço desculpas se fui mal interpretado por quem quer que seja.
O Avaí faz parte da minha vida desde que me entendo por gente, sou torcedore de campo, não vaio meu time, fico puto qdo vejo vaiarem durante o jogo, lamento as derrotas e vibro nas vitórias, não sou amigo e nem conheço o Zunino, apenas o respeito como presidente e pelas conquistas, chorei nas derrotas e me assusto com os números.
Acho que ele errou, erra, mas acertou e acerta.
Vi o Avaí dar chocolate no Flamengo numa série A, algo que nunca havia imaginado antes.
Lembro da bela ressacada na inauguração e valorizo o quão moderna ela é hoje, vi o acesso em 98 e o mesmo time disputar uma fase internacional de sulamericana em 2010.
As moedas tem dois lados.

Crescemos em tudo, talvez falte-nos administrar egos inflados e complexos de inferioridades, um paradoxo dentro da nação Azurra como um todo.

Abraço

Fábio

Anônimo disse...

Desculpem-me se serei brusco com o comentário: que jogadar vai entrar na justiça contra time que só jogava campeonato estadual (ou 2a divisão de estadual)? Quando a grana aumenta, também aumenta o olho gordo de jogador malandro...

Anônimo disse...

Fábio,
Somente agora vi sua resposta e questionamentos, vamos as respostas.
Sobre Perivaldo, reitero, foi demitido na minha gestão por justa causa e entrou bem após com uma ação ja na gestão posterior. Não aceitaram minha ajuda para ganhar a causa, que ao meu ver seria relativamente facil.
Sobre ele, um fato interessante. Foi o único jogador na minha gestão que levei o nome ao conselhor deliberativo para decisão da contratação.
Com relação a sua insistência de minha não ida a ressacada, reitero, uma coisa é vc ser criticado, o que sou até hj, 12 anos após. Outra é vc ser ameaçado de ser agredido fisicamente, do nada, absolutamente nada. Muda tudo.Não vale a pena.Assisto em casa, como já assisti fora, mas não vou lá dar minha cara a tapa, como o Zunino, Ele colocar a cara a tapa é uma forma literal de vc colocar a coisa, eu foi real.
NO mais, agradeço mesmo seu apoio e sabes que tinhamos um grupo forte, trabalhando num projeto para as eleições de 2005. Foi derrubado em pleno voô pelo avião russo, invencível, convenhamos.
No mais, hj mudei alguns conceitos de como proceder, entendo que o fundamental é termos um conselho forte, atuante, com estatutos modernos. Tendo isso, a executiva fica sob controle para não fazer tantas barbeiragens.
Com relação a grupo já montado, que saiba não existe. Acho que começa agora, um ano antes, esse processo.

Um abraço e quem sabe, lá na frente estaremos jntos.

FFélix

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo