EVANDO: 117 EMOÇÕES!
Foto: Flávio Neves |
O atacante Evando, o “Iluminado”, se despede do clube neste sábado, dia 24, atingindo a marca de 117 jogos com a camisa do Avaí. E será justamente com este número na camiseta que o jogador participará da partida diante do Criciúma.
De acordo com o pesquisador e conselheiro do clube, Spyros Diamantaras, ao longo dos 116 jogos com o manto azul e branco, Evando venceu 55 partidas, perdeu 30 e empatou 31 vezes. Foram 44 gols anotados: 21 pela Série B e 20 pelo Campeonato Catarinense. São, ao todo, 5 passagens pela Ressacada.
A história de Evando no Leão da Ilha
Tudo começou no dia 21 de maio de 2004. O jogo era na Capital do País: Brasília. O adversário, o forte Brasiliense. Em um jogo muito disputado, o Avaí perdeu de 3 a 2 no finalzinho. Mesmo sem marcar, começava ali a trajetória do ídolo Evando com a camisa azurra.
Nos dois jogos seguintes (Avaí 2 x 4 Náutico e Anapolina 2 x 1 Avaí) dois gols. Um em cada partida. O curioso é que Evando, que teve uma história brilhante no clube, perdeu os três primeiros jogos disputados com a camisa do Avaí. Foi apenas uma questão de tempo.
Naquele mesmo ano, o Avaí buscou forças de todas as formas para chegar à Série A. Vitórias apertadas, dentro e fora de casa, mostravam que era possível atingir a meta. A contribuição de Evando em campo se tornava evidente a cada jogo. É só lembrar a vitória de 1 a 0, com o gol dele, diante do Santa Cruz, no “Mundão” do Arruda, em Recife.
Depois, veio o primeiro quadrangular com Marília, Náutico e Bahia no grupo. Evando fez o gol da vitória novamente na partida diante do Marília, na Ressacada. No interior de São Paulo, na abertura do returno, o iluminado marcou mais um e o Avaí garantiu praticamente a classificação ao vencer o Marília por 3 a 1.
No quadrangular final, embora o Avaí não tenha conquistado o acesso, Evando fez o famoso “Gol do Vento Sul” contra o Brasiliense, na Ressacada, e teve boas atuações nos demais jogos contra Fortaleza e Bahia. Nessa primeira passagem, o atacante fez 9 gols em 28 jogos.
Em 2007, o atacante volta à Ressacada e atua apenas pelo Campeonato Catarinense e pela Copa do Brasil. Foram 20 jogos e 10 gols, uma média de um gol a cada dois jogos.
2008 e 2009: a glória de Evando
Foi o período que marcou a história de Evando no clube. Não que as duas passagens anteriores tenham sido ruins, mas sim inferiores. O terceiro momento com a camisa do Avaí, que começou em 9 de agosto de 2008, na vitória de 3 a 1 sobre o Bragantino, pela Série B, confirmou o que todos nós esperávamos. Evando fez um dos gols da partida em sua reestreia.
Dali em diante, foram 6 gols em seis partidas. No jogo seguinte, no dia 12 de agosto de 2008, um golaço de bicicleta na Ressacada contra o poderoso Corinthians. Um empate em 1 a 1 com gosto de vitória.
Mas o apelido “Iluminado” foi sendo construído nos jogos seguintes. Gol contra o São Caetano, no empate em 3 a 3. Gol no fatídico jogo do dia 22 de agosto de 2008 quando o Leão da Ilha venceu o Paraná por 3 a 1. Foi aquela partida que o goleiro Eduardo Martini marcou um gol em um chute que atravessou o gramado da Ressacada. Completando ainda a sequência de seis jogos com gols, em sua volta, Evando balançou as redes nas partidas: ABC 1 x 1 Avaí e Avaí 3 x 0 Barueri.
Em seguida, Evando protagonizou um lance que virou placa na Ressacada. Um passe certeiro e diferente para o atacante William, que terminou em gol, na vitória de 3 a 1 sobre o Marília, entrou para a história do clube. O lance, que está registrado em placa no Setor A da Ressacada, foi chamado pelos torcedores de “Toma lá, da cá” e aconteceu no dia 25 de outubro de 2008.
O gol do acesso
O gol do acesso foi contra o Brasiliense, no dia 11 de novembro de 2008. Mas é preciso considerar que o gol que praticamente garantiu o Avaí na Série A foi na partida diante da Ponte Preta, no dia 31 de outubro, na Ressacada. Um jogo duro, que só foi resolvido no finalzinho graças ao “Iluminado” que matou a bola no peito, após lançamento do goleiro Eduardo Martini, chutando na gaveta para delírio da Nação Avaiana. A bola beijou a trave antes de entrar e passou longe do alcance do goleiro Aranha, da Ponte.
Mas enfim, o dia 11 de novembro de 2008 foi o da consagração. O Avaí disputava, naquele ano, a décima Série B consecutiva. Já havia batido na trave em 2004, com a participação do próprio Evando. Tudo conspirava a favor.
Sem falar na sublime colaboração de outros jogadores como Marquinhos, William, Emerson, Cássio, Rafael, Eduardo Martini, Jeff Silva, Ferdinando, Válber, Batista, Marcos Winicius, Odair e do técnico Silas.
Tinha que ser naquele dia e foi justamente contra o Brasiliense, time que Evando enfrentou em sua estreia no Avaí e que marcou o “Gol do Vento do Sul”.
Nessa passagem em 2008, Evando marcou 12 gols em 22 jogos. Na Série B, foram 21 jogos e 10 gols.
Evando no título estadual
No ano de 2009, o Avaí vinha fortalecido por conta do acesso à Série A. A meta imediata era a conquista do Campeonato Estadual e a quebra, consequentemente, de um tabú de 12 anos.
Evando vestiu a camisa do Avaí em 20 oportunidades neste estadual, marcando 8 gols. Dois deles entraram para a história. O primeiro foi o que marcou a classificação para o quadrangular final diante do Metropolitano, em Blumenau. O Avaí venceu por 2 a 1 no dia 25 de março de 2009. O outro foi na decisão do campeonato.
O Leão da Ilha havia perdido de 3 a 1 para a Chapecoense no jogo de ida. A vitória na Ressacada era necessária, por qualquer placar, para levar o jogo à prorrogação. A Chapecoense fez 1 a 0 e Evando empatou ainda no primeiro tempo. Depois, o Leão fez 3 a 1 e mais 3 a 0 na prorrogação, conquistando o Campeonato Catarinense de 2009.
Em 2011, já em preparação para encerrar a carreira, Evando volta ao Avaí e faz 1 gol em 12 jogos que disputou pelo Campeonato Catarinense e pela Copa do Brasil.
Este ano, na quinta passagem pelo clube, o atacante já fez 8 partidas, com dois gols marcados.
2004
28 jogos
12 vitórias
7 empates
9 derrotas
9 gols
12 vitórias
7 empates
9 derrotas
9 gols
2007
20 jogos
8 vitórias
5 empates
7 derrotas
10 gols
8 vitórias
5 empates
7 derrotas
10 gols
2008/2009
48 jogos
24 vitórias
15 empates
9 derrotas
22 gols
24 vitórias
15 empates
9 derrotas
22 gols
2011
12 jogos
6 vitórias
4 empates
2 derrotas
1 gol
6 vitórias
4 empates
2 derrotas
1 gol
2012
8 jogos
5 vitórias
3 derrotas
2 gols
5 vitórias
3 derrotas
2 gols
Fonte: Avaí FC
1 Comentário:
O gol contra o Brasiliense que garantiu o acesso em 2008, sem dúvidas, é o mais histórico para nós torcedores e, sendo talvez, o mais importante para Evando em sua carreira dentro da Ressacada.
Porém, o gol mais inesquecível dele, por mais que muitos avaianos optem pelo de bicicleta contra o Corínthians, foi aquele golaço "delirante", como você frisou bem André, feito contra a Ponte Preta.
Que saudades!!!
Abraços!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.