Marcas da elitização na Ressacada, by Marcelo Santos
Foto: Jamira Furlani |
O Avaí 2012, na 7ª (sétima) colocação, tem média atual de 3.954 torcedores.
A última vez que o Avaí teve uma média SEMELHANTE em Série B, nos últimos 15 anos, foram nos anos de 2006 e 2007, em que o quadro era: sem títulos há 10 anos, apanhando do rival em tudo, e pasmem, na rabeira da tabela.
2006: 3.653 - 13º lugar na Série B
2007: 3.715 - 15º lugar na Série B
2012: 3.954 - 7º lugar na Série B
Repito, olhem o QUADRO do clube na época, muito pior que hoje, e a média em colocação MUITO PIOR, era quase a mesma.
Em todos, eu disse TODOS os outros anos de Série B, a média (sem sócios, apanhando do rival, sem ter tido Série A, sem títulos, sem nada) foi maior que esta atual, claramente devido a perda de público/sócios:
1999: 6.102
2000: 6.089
2001: 4.947
2002: 4.326
2003: 5.146
2004: 5.178
2005: 4.730
2008: 6.863
Pois que venha um defensor do Zunino me dizer: "Hoje vai a mesma coisa que antes da Série A, não reclamem"...
Mesma coisa uma pinóia, um escambau, vai menos.
6 Comentários:
É claro que em 2010 houve um aumento absurdo e desnecessário nos ingressos e nas mensalidades, mas acho que a média de público deste ano não tenha tanta relação com isto, pois hoje, os valores já não são tão absurdos. O que ocorre, é que a torcida não absorveu o impacto do rebaixamento e não acreditou no time o ano inteiro. Não se pode comparar com os anos de 1999 e 2000, quando a série B era uma novidade.
A campanha do clube influencia muito mais que os preços.
Além da suposta elitização da Ressacada por conta dos preços, também está ocorrendo uma elitização da torcida em relação aos jogos, preferindo ir apenas nos jogos com time grande ou que valem alguma coisa no campeonato.
E não me venham os defensores das torcidas dizer que o torcedor avaiano não tem culpa de nada. Ocorreram muitas promoções e ele não aderiu. Ah, mas a campanha é ruim. Ok. Então o problema era a campanha do time, não os preços.
Tá na hora de mudar o discurso.
Paulinho
Assunto difícil de comentar. Em virtude das interpretações além do texto que algumas pessoas gostam de fazer.
Mas vou ousar comentá-lo.
Volto a afirmar: o grande "mal" para o Avaí foi a parceria com a LA Sports.
E não digo isso em razão de ter apreciado a "picanha" e agora não querer o "músculo".
Digo isso, em virtude de que a majoração de preços não teria sido tão "sentida" se os times dos últimos três anos tivesse repetido, ou feito campanhas próximas, as realizadas em 2009 e até mesmo 2008.
Se o Avaí em 2010, 2011 e 2012 estivesse na série A e brigando por vaga na Libertadores haveria reclamação do preço de mensalidade/ingresso?
Mas então qual a relação da LA Sports com tudo isso?
Gostaria de saber quais os valores que o Avaí recebeu quando da negociação de Emerson, Eltinho, Roberto, Muriqui, Marquinhos, até mesmo, recentemente, do Robinho, entre tantos outros atletas da LA Sports?
Ou seja, o "acordo" com o parceiro oportunizou ao clube conhecer o Paraíso. Mas a "conta" para sua permanência era alta demais.
Portanto, faltou à administração do Avaí entender que a parceria não poderia ser a prioridade. Era necessário investimento e utilização dos jogadores da base. Mas a parceria permitia?
A dependência dos clubes aos empresários de futebol já está "acabando" com o futebol brasileiro.
---
Isso tudo ainda sem levar em consideração aos horários dos jogos para atender os direitos de televisionamento (que na maioria das vezes não pagam um valor justo aos clubes dos tais "grandes centros"); ao aumento da violência e insegurança urbana; e, ainda, a possibilidade cada vez mais fácil de acompanhar aos jogos no conforto do seu lar, pela TV paga.
Ainda me veio a lembrança:
Quando o Corinthians, Vasco, Grêmio, Palmeiras caíram será que a média de público na série B não foi melhor do que na série A?
Aparentemente, sim. E esse "aparente" por mais que não venha a ser confirmado demonstra uma coisa:
Que a imprensa abraçou a causa. Incentivou a torcida.
Mas caso não tenha sido somente aparência, significa, também, que o torcedor quem também abraçou a causa.
Mas quando o Avaí caiu o que ocorreu?
Qual imprensa que temos?
Qual torcedor somos?
Andre o assunto tbm sera tema do meu post das 14 horas. Infelizmente futebol é para profissionais do futebol e não para olho grande. Um grande abraço.
Sinceramente, esse ano pago nas mensalidades menos do que pagava em 2007/08/09/10/11.
pago 63,00 no setor D e tenho uma free a cada 6 meses.
Imagino que nos setores B, F, G e H, os valores são menores.
Não pode ser sócio por questão financeira?
Um jogo acho que custa 30,00
De graça acho que não pode ser.
Houve um monte de erros, mas a nossa torcida também gosta de um pijaminha.
Marcelo, além da minha opinião que expus acima, muitos blogueiros fizeram campanha anti-Avaí o ano inteiro. Chegaram a propor público zero.
As diferenças com a administração podem e devem ser tiradas nas eleições.
O alvo de muitos parece ser o clube e isso discordo.
A minha questão com a "suposta oposição" é essa.
Se tem um projeto, uma alternativa, blablabla, apresentem, apareçam, mas vamos resguardar o clube e a torcida.
sds
Trabalhar com números é uma maravilha, eu como econometrista sei muito bem disso. Os mesmos conjuntos de números, em diferentes posições na equação, tornam o resultado completamente diferente e tem interpretação diversas. Além disso, você pode pegar o mesmo resultado e transformá-lo de acordo com os seus interesses, dizendo a célebre afirmação "os números não mentem".
Dito isso, parece que vivemos em um mundo chamado Avaí FC e nada que acontece fora nos atinge.
Nem parece que a média de público de todos os campeonatos no Brasil e nem de todos os times estão em queda livre. Os horários dos jogos estão muito convidativos, daqui a pouco a Globo inventa a novela das 22hrs e os jogos começarão as 1:00 hora da manhã. As torcidas organizadas não fazem baderna, já ouvi falar que irão canonizar cada integrante dessas torcidas no vaticano. A infraestrutura é fantástica na qual você se sente confortável no estádio. Isso tudo acontece em todo lugar menos no Avaí FC.
Hoje o futebol é feito para o torcedor assistir em casa e não no estádio. Para isso que ele é remunerado pelo menos. Tem alguns teimosos que ainda resistem a isso.
No caso do Avaí FC, o problema da socialização dos custos do Zuniniana além de criar um descrédito com a medida antipopular de mexer no bolso do torcedor (a pior de todas aliás), ele fez times ruins. Simples assim.
Analisar gestão, cobrar transparência e outras críticas recorrente na blogosfera são idiotas como nós (eu me incluo) Avainetes cibernéticas raivosas que pensam nos "seres" e "por queres" da vida. Garanto, não representamos 10% da grande massa que vai ao estádio.
Os outros 90% só vão aos jogos influenciados por um time bom.
Não sou o dono da verdade, então pra mim, a equação é time bom = bilheteria boa, time ruim = bilheteria ruim. O resto é para filósofo de bar.
Por fim, a culpa disso tudo é de cada Avaiano, pela conivência ou pela passividade.
O exercício de se eximir de culpa é muito fácil e comodo.
Sempre Avaí
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.