domingo, 7 de julho de 2013

A coragem para mudar o esquema, by Alexandre C. Aguiar

Era jogo para matar. O Avaí perdeu uma ótima chance de conquistar posições, haja vista o equilíbrio da competição nesta fase inicial.  Claro que não dá pra fazer terra arrasada e dizer que está tudo errado e tem que trocar de cabo a rabo. Porém, ainda falta poder de decisão a esta equipe. Um pouco mais de força, um pouco mais de gana, mais ambição e começaremos a vencer e pontuar bem, o quê até agora não tem acontecido.
Eu vi um Avaí mais arrumado em campo. Não sei dizer se por intervenção do técnico Zé Maria, se por necessidade de se ajustar para começar a jogar com objetividade, se por fragilidade do adversário, mas é fato que se viu um Avaí mais bem postado em campo. Dominou grande parte do jogo, teve alguns lances que poderiam resultar em gol e se imaginava que a qualquer momento o Avaí poderia abrir o placar. Não uso a frase “placar injusto”, até porque futebol é um evento cheio de lances ocasionais, repleto de contingências e dizer que 2 + 2 = 4 neste esporte é temerário. Tanto que ainda temos algumas deficiências e o São Caetano também mostrou oportunidades. Temos, é bom saber, as mesmas deficiências de antes na marcação e na defesa.
Alef e Pablo não podem continuar na zaga. E Julinho continua a deixar uma avenida pela esquerda.
Não, peraí!
Estes jogadores não jogaram e continuarão longe dos planos do treinador. Dois deles, aliás, nem farão mais parte do Avaí, ao menos nesta temporada.
Mas não era esse o discurso pronto e entabulado cada vez que o Avaí sofria ataques adversários? Esse é o risco de se analisar jogos com o ronco do estômago. Como, por exemplo, dizer que Cléber Santana é um ET, quando, na verdade, ele é esse aí que está jogando agora e sua melhor fase, talvez a melhor da carreira, tenha sido a temporada de 2012. Errou alguns lances bisonhos, coisa que, se fosse com Marquinhos Santos certamente estaria empalado agora em praça pública como aqueles bonecos de Judas na Semana Santa.
Eu vejo, sinceramente, é que o Avaí ainda não se adaptou ao esquema 4-4-2, isto, sim. Não são os jogadores A ou B que farão a diferença, mas a sua disposição em campo. É o tipo de postura que vem desde Sergio Soares, passou com Ricardinho, vai ser mantido pelo Zé Maria e demonstrou, até agora, ter sido ineficaz. É hora de mudar de hábito. Um 4-2-3-1, um 3-5-2 clássico, ou 4-5-1 consistente podem mudar a forma de atuar do Leão da Ilha.
Quem terá coragem de fazer isso?
Pelo visto, daqui a três meses, a continuar assim, o que pode mudar no Avaí é o comando técnico, mais uma vez.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí Futebol Clube, proprietário do blog Força Azurra e colaborador do portal Todo Esporte SC

2 Comentários:

Anônimo disse...

O fato é que pela primeira vez, não tomamos gol na série B - coincidência, ou os " grandes jogadores " citados da defesa não tinham culpa? Quanto ao Cléber, realmente, não esteve muito bem, mas mesmo assim, foi o jogador que mais acertou passes - e foram mais de 40. E com relação ao Marquinhos, não tivesse a fama que tem, já seria banco faz tempo, pois esse ano - assim como em sua passagem anterior - joga uma partida boa e outras muito abaixo do esperado. Mas Deus me livre se criticá-lo, tá cheio de viúvas protetoras...

Anônimo disse...

Na verdade temos um bom time no papel, poderíamos estar numa colocação muito melhor na tabela. Não estamos, pelo fato de nossos técnicos não terem feito o time jogar o que pode e sabe jogar.
Claro que tivemos um time melhor neste último jogo, tocando bem a bola, com boa proteção à zaga, mas não tivemos força ofensiva, com nossos centroavantes marcando os laterais adversários.
Foi o primeiro jogo do Hemerson, acho que podemos melhorar muito, mas precisamos querer ganhar jogos; só jogar pra não perder não vai nos levar ao G4.
Também acho que seria uma boa política a utilização de esquemas de jogo diferentes, pra ver se o time desencanta.
Não sei se devido ao esquema de jogo, mas o Márcio Diogo que vinha jogando bem, no sábado não fez nada.
Nosso melhor jogador em campo foi o Rodrigo Thiesen.
Vamos continuar acompanhando, como não poderia deixar de ser, mas é preciso melhorar muito pra termos alguma esperança substancial quanto à chegada definitiva e consagradora ao G4.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo