sexta-feira, 5 de julho de 2013

O CEO do Leão

Não, amigo leitor, o título está certo porque não tinha intenção de escrever "céu"...

CEO é uma sigla inglesa, que identifica o executivo, o administrador, a maior autoridade dentro da hierarquia operacional de uma organização. É ele quem define as estratégias e a visão da empresa.

Seu significado, "ipsis litteris" é Chief Executive Officer, que para o português é entendido como Diretor Executivo.

Tenho observado atentamente as movimentações no Sul da Ilha, mais especificamente no nosso Avaí Futebol Clube. Em recente entrevista concedida à Rádio Guarujá, o presidente do clube, João Nilson Zunino, disse que o Leão vai muito bem, administrativamente, e que a tendência, para o clube que já tem a ISO 9001, é implantar um administrador profissional. Interssante.

No início da semana, uma raposa felpuda, muito bem informada e de bom relacionamento com o presidente do Avaí, ao ponto de indicar algumas pessoas para o clube, mencionou em sua coluna que o Leão tem um novo gestor executivo, que iniciará o trabalho de administração profissional em 2014. O nome da fera, ou do CEO, é Marcos Cendron.

Não conheço, nunca vi, nem tenho como avaliar seu trabalho. Só acho extremamente curioso é que o atual mandatário do clube, com o estatuto do clube sofrendo alterações e uma eleição marcada para dezembro deste ano, venha a fazer uma contratação desse porte...

Já vi esse filme!

Quem não se lembra que, jogaram a toalha em meados de 2011, contrataram Carlos Arini e o atual Júlio Rondinelli, enquanto a barca avaiana fazia água no Campeonato Brasileiro da Série A? O resultado pra lá de previsível, foi o rebaixamento.

Ao que parece, e a contratação do CEO é uma demonstração inequívoca disso, Zunino tem o controle absoluto do Conselho Deliberativo, que vai definir a eleição do próximo presidente, mas está encontrando fôlego para seguir mais alguns anos no comando do clube.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Vai dizer que só agora você começou a suspeitar que o Zunino pretende continuar no Avaí, inclusive como presidente? Aquele papinho de que vai se afastar após o final do ano é para não trazer ainda mais problemas, nesse sentido está certo mesmo. Se o Avaí conseguir o acesso, aí mesmo que conseguirá o apoio de 95% da torcida para permanecer, com gritos de "FICA ZUNINO". Do contrário, a disputa (se é que vai existir) será mais apertada, mas nada que um bom discurso moralista não convença a galera do Conselho. A demora para aprovação do Estatuto tem muito a ver com o desempenho do Avaí no campeonato, está esperando uma definição. Vai aprovar alguma coisa para prejudicá-lo mais a frente? Que nada. Está tudo dominado, a torcida não é mais dona do clube faz tempo e só um insucesso na Série B (infelizmente) é capaz de colocá-lo nos trilhos novamente, retomar a confiança do torcedor e de uma vez por todas dar mais transparência nas ações. Está fazendo igual o presidente lá do São Paulo, e outros políticos do nosso Brasil, vergonha.

E a respeito da contratação do CEO, queria saber se já está agindo nos bastidores, tem (pré)contrato assinado e quanto vai receber. Se for um bom profissional, beleza, mas está me cheirando a segundas intenções. Esse é um dos grandes problemas das eleições, pode deixar um legado bom ou não para a outra diretoria, o correto é fazer 3 anos e com direito a uma só eleição. E os sócios com 1 ano terem direito a voto, se não der resultado, a torcida não pode reclamar devido a grande democracia, única coisa é apoiar e depois se associar com objetivo de tirar o presidente, certo?

Pedro Silveira

Paulo disse...

André, apenas mais um para culpar !!

Anônimo disse...

Encontrei algumas informações sobre o Marcos Cendron: http://br.linkedin.com/pub/marcos-antonio-cendron/34/61/174

"Gestor Executivo
Avai Futebol Clube
Setor de Esportes
junho de 2013 – Presente (2 meses) Florianópolis e Região, Brasil

Assegurar a obtenção dos resultados definidos nos planos operacionais e administrativos, em conformidade com a missão do clube, seus princípios e filosofia de negócios, dentro das diretrizes estratégicas e operacionais estabelecidas, por meio da coordenação geral de todas as áreas do Clube."

Tem uma ótima formação e grande currículo, a princípio é um REFORÇO. Resta saber se servirá de pretexto para a permanência da diretoria, alegando aos conselheiros que a profissionalização segue a todo vapor e blábláblá. Isso é papo para daqui um tempo, vamos curtir os próximos jogos e dar pitacos no futebol, mas sem esquecer é claro dos bastidores, principalmente do Estatuto que ainda é um mistério, novela mexicana. Até o "Time do Estreito" já organizou 500 reuniões e finalizou todo o processo, faltando passar pelo crivo do Conselho e sócios.

Pedro Silveira

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo