segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bom dia, Azurras!

AUTENTICIDADE
De uma coisa os meus caros leitores podem ter absoluta certeza: não preciso ouvir rádio, nem ler jornal, muito menos assistir televisão para formar minha opinião. Assisto aos jogos na Ressacada, sem rádio, com minha máquina fotográfica, e escrevo porque gosto, ainda que sabedor que não irei agradar a todos, e bom que se diga, nem quero...

Ao que parece, meus comentários sobre o fraco desempenho do Avaí sábado incomodaram algumas pessoas. Isso faz parte. Podemos discordar, mas até vou respeitar e continuar publicando os comentários dos amigos leitores. Como sempre digo, o blog é um espaço democrático para que cada avaiano coloque sua opinião. Porém, não me confundam com "comentaristas de resultados"...

O que escrevi na Bom dia, Azurras! de ontem, foi o que disse no microfone da Rádio Guarujá, quando questionado sobre o jogo pelo repórter Leandro Costa. Simples assim.

Entendo que muitos tenham entendido que o Avaí continuou com seu toque de bola, que mesmo lento jogou bem e todo o tipo de coisa. Porém, como disse, vi uma Chapecoense com um script definido, com um objetivo a cumprir, enquanto o Avaí não repetiu suas últimas brilhantes atuações.

Aliás, numa das postagens de domingo, meu amigo Serjão Prazeres Júnior, do blog Sérgio Nativo, resumiu muito bem o que entendi sobre a partida de sábado: "A torcida fez sua parte,  pena que em campo o Avaí entrou de salto 15. A Chapecoense brigou por cada metro quadrado de campo, o Avaí parecia que faia jogo de entrega de faixa. Frouxo, frouxo."

Outro avaiano sempre presente na blogosfera avaiana, o gente boa Fábio Makowiescki Flora, além de entender que o técnico Gilmar Dal Pozzo deu um nó em Hemerson Maria, foi categórico sobre a atuação do Leão: "O Avaí foi um rascunho de Avaí."

O amigo Adriano Assis, do blog Assis Azul, foi taxativo ao afirmar: "Fomos mornos e incompetentes diante de mais de 17 mil na Ressacada!"

A verdade, e sem querer ser o dono dela, é que o torcedor avaiano estava muito mal acostumado. Vimos um time brigar e perder para um Palmeiras bem superior tecnicamente, vencer o Joinville sem a presença do maestro Marquinhos, empatar com o América-MG, sem Cléber Santana e com um jogador a menos, ainda sendo melhor em campo, virar um jogo contra o virtual rebaixado São Caetano no último minuto, se impor sobre o Paraná em plena Curitiba feito uma Chapecoense na Ilha e ter sido brilhante contra o Sport...

Não gostamos de perder! Nem gostamos das críticas à nossa paixão pra toda vida! Faz parte...


VAI COMEÇAR O CAMPEONATO DO AVAÍ
Ouvi após a partida de sábado, e não concordei, que as coisas complicaram para o Avaí, visto que essa derrota não estava na programação. Evidentemente, que uma vitória nos deixaria com quatro pontos de vantagem sobre o quinto colocado, mas mesmo assim, se com a derrota ainda estamos com um ponto de vantagem, é melhor ter muita calma nessa hora...

Para aqueles que tem memória curta, basta lembrar que no turno, quando enfrentou a mesma Chapecoense de sábado, o Avaí perdeu por 3 a 1 e acabou a 10ª rodada na 18ª colocação, com míseros 9 pontos ganhos. Mesmo assim, ao final do turno, o Leão mostrou sua força e chegou aos 30 pontos ganhos, na sétima posição...

Hoje, passadas as mesmas 10 rodadas no returno, o Avaí alcançou mais 17 pontos, estando atualmente com 47, o que lhe garante a quarta colocação na tabela de classificação, isolado. O Leão aumentou seu aproveitamento em relação ao turno em 77,77%. Em números concretos, o Avaí saiu de vexatórios 30% em 10 jogos no turno para 56,66% no returno, e mantendo esse aproveitamento, classifica, inclusive ultrapassando o Sport, atual terceiro colocado com 56,32% de aproveitamento.

Evidentemente, o Leão não ganhou nada, muito menos garantiu seu acesso. No entanto, a derrota de sábado para a Chapecoense, uma equipe mais entrosada e com um "enredo" definido, foi absolutamente normal. Não há qualquer indício de terra arrasada.

O campeonato que vai classificar o Avaí começa agora, nos nove jogos que restam.

Dá-lhe, Leão!


A MARACUTAIA QUE DEU CERTO 
O Avaí deveria estar embarcando para Goiânia hoje, onde amanhã enfrentaria o Atlético-GO. No entanto, o Dragão fez uma manobra nos bastidores e conseguiu transferir a partida de amanhã para o dia 29 de outubro.

Quando o Atlético-GO conseguiu mudar a data, todos nós ficamos revoltados com essa falta de critério da CBF, que vem atento aos pedidos de alguns incompetentes. Na verdade, o Avaí, que nada tem com o cansaço do time goiano, foi o único prejudicado, visto que vai jogar em Goiânia na terça-feira, dia 29, e tem que voltar para a Ilha, onde enfrentaria o "doladelá" no sábado, dia 2, enquanto o time do Estreito ficaria mais de uma semana sem jogar, pois joga com o Icasa no dia 25 de outubro e depois espera pelo clássico.

Ao que parece, a transferência do jogo de amanhã para o dia 29 acabou servindo como uma luva: o Avaí está sem os dois principais goleiros, Diego e Tiago, que estão no departamento médico, e jogar uma Série B, cascuda como é, com a garotada recém saída da base, não é bom negócio...


DESEMPENHO DO JÚNIOR MORESCO
Ouvi atentamente a entrevista concedida por Júnior Moresco, auxiliar no departamento técnico da FCF, à Rádio Guarujá, antes da partida entre Avaí x Chapecoense, e ele também se mostrou contrariado pela transferência do jogo de amanhã, entendendo que efetivamente o Leão foi muito prejudicado.

Como a decisão da CBF já está tomada, atacando o pedido do Atlético-GO, a FCF, em nome do Avaí, está tratando de transferir o clássico do dia 2 de novembro, sábado, para o dia 3, domingo, o que daria uma dia a mais para o Leão recuperar seu elenco.

Segundo Moresco, o acordo com a CBF já foi concretizado e o clássico será no domingo, dia 3 de novembro, às 18h30min, ainda que no site entidade maior do nosso futebol nada esteja definido.

Se acatarem esse pedido, ponto para a FCF, que foi defender um de seus filiados que busca o acesso à elite do futebol brasileiro.


MUDEI

Só não muda de opinião quem não a tem. Após a partida de sábado, em conversas com amigos, disse que o goleiro Tiago não havia falhado no primeiro gol, que mesmo "dentro do gol" teria dificuldades em agarrar aquela bola tão bem chutada pelo xará Tiago Luis, da Chapecoense.

Quando cheguei em casa, mantive minha opinião na Bom dia, Azurras! de ontem. Porém, pela manhã de domingo, ao rever os gols para fazer a postagem que os mostraria, cheguei a conclusão que estava errado: Tiago estava muito mal posicionado, muito adiantado.

Mais tarde, pelo twitter, meu amigo de infância, o médico Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, avaiano radicado no Rio de Janeiro, foi categórico: Tiago falhou no primeiro gol, assim como CS88 no segundo. Mais tarde, ao receber o texto do Roberto Costa, publicado às 12 horas de ontem, revi os gols e efetivamente não há como negar: Tiago estava muito adiantado.

Portanto, sou forçado a dar mão a palmatória: errei, e Tiago errou mais do que eu...


A MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA DE SANTA CATARINA


Na Bom dia, Azurras! de domingo, fiz uma nota com esse mesmo título em que afirmava que os 17.108 torcedores presentes na Ressacada no sábado para assistir ao jogo Avaí x Chapecoense, foi o maior público no futebol da Capital este ano e talvez fosse o maior de Santa Catarina.

No que concerne ao futebol do Florianópolis, não há dúvidas. Este ano o Avaí vem "dando de relho" no "doladelá". No entanto, em relação a Santa Catarina, o público de sábado perde para o da partida Criciúma 0x3 Flamengo, pela Série A deste ano, em 677 torcedores, visto que no jogo da quinta rodada, 17.785 torcedores compareceram ao estádio Heriberto Hülse. conforme divulguei na postagem em que mostrava os gols da partida de sábado.

Em função disso, tenho uma postagem preparada para as 12 horas de hoje, com o mesmo título, onde coloco os maiores públicos em Santa Catarina este ano, e afirmo que o Avaí tem a maior e mais apaixonada torcida de Santa Catarina.

Vale a pena conferir!


RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!

Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

Anônimo disse...

Fala Andre. beleza?! Vi ISSO no site da rbs e nao me aguentei.. "Figueirense vence fora de casa, aproveita resultados da rodada e cola no G-4" ! CARACA, 5 pontos e 6 posicoes é estar colado no G4??!!!! Um jogo a menos nao quer dizer que vao ganhar tbm, né?! Taquipariu...
Mateus Carlesso

Anônimo disse...

Fica fácil dizer que o Diego é o melhor goleiro do nosso clube, mas de fato é! Até mesmo pela experiência!

Mas, Tiago está longe de ser ruim, apesar da falha!

Subiremos, o que é engraçado, é que com a vitória do deladela, sobre o SCaetano, eles estão com esperança de passar os 2 Leões, Paraná, Icasa.... e ficar com 1 vaga!

Que torcam!

Abraços,
By Geronimo

encontrequasetudoaqui.blogspot.com disse...

André, realmente vi um Avaí longe daquele que vinha a brigar por posições, quem viu os jogos do Avaí frente a Joinville, Paraná, Palmeiras e Sport, não diria que era o mesmo time contra a Chapecoese. Muitos toques de lado de pé, calcanhar, pra que o enfeite? A Chapecoese, na minha opinião está longe de ser um timão, porém, de uma forma bem organizada, e ao meu ver precisa, pois poderemos resumir a Chapecoense em 3 lances e deste 2 gols, um grande aproveitamento e este vem fazendo a diferença em seus jogos. Ao meu ver, se o Avaí tivesse os atacantes que hj estão na Chapecoense, o Avaí estaria era brigando pelo título junto com o Palmeiras. O Avaí ao meu ver teve muito mais chances frente ao gol no Sábado, um grande número de escanteios, mas não tem quem conclua em gols. O Avaí nesta competição conseguiu 5 vitórias com diferença de 2 gols, no mais tudo vantagem mínima. Nosso ataque está muito abaixo, sendo que nossos artilheiros são meias. Quero chegar mais uma vez na questão da má administração, que tanto vem a prejudicar o Avaí nestes últimos 3 anos.
Mas o Avaí apesar de tudo isso, ainda depende dele, e tão somente dele. Temos agora teoricamente jogos mais fáceis, apesar que a turma lá de baixo, quer sair do Z-4, temos mais 4 jogos em nosso reduto, sendo 1 deste o clássico. Fora de casa temos 5 jogos, e ao meu ver 1 jogo encardido contra o Ceará.
Temos total possibilidade de se manter no G-4, os que estão a brigar por uma vaga no grupo seleto, tem confrontos diretos, e estes vão se matando e consequentemente nos ajudando. Basta a torcida continuar a pegar junto, e cabe aos jogadores se dedicarem um pouco mais.
E por favor, alguém diga ao professosr Maria, que nem CS88 nem M10, tem lugares cativos, está mal, DEVE tirar de campo.
Um Abraço!!

Anônimo disse...

Pessoal, um fato que deve ser considerado: Enfrentamos o Icasa, logo em seguida o Palmeiras debaixo de chuva, depois o Jec debaixo de temporal, depois o America com 1 a menos boa parte do jogo, depois o sao caetano com gol no ultimo segundo, depois o Parana fora, e o Sport debaixo de chuva novamente...o time entrou em campo sabado no bagaço fisico...era nitido.

Temos boas chances. O senso comum é que o ataque precisa ser mais efetivo.

O AVAI transa bem a bola mas sem nenhuma efetividade, sem objetividade de finalização ao gol. Se acertarmos isso a gente sobe.

Silvio;

Raniere disse...

André, opinião é assim mesmo, cada qual com a sua e respeitando sempre a alheia. Concordar e discordar faz parte do jogo. O que não se deve fazer é associar opiniões contrárias ao caráter de quem opina. Fazer comparações entre o teor da opinião e determinados personagens não é certo, uma vez que se tenta rotular as pessoas de acordo com as suas opiniões.
Leio o BDA todos os dias, concordo e discordo de opiniões, e nem por isso escrevo que o André está parecendo fulano ou beltrano quando de seu posicionamento em relação a determinado assunto.
Sobre o jogo, acho que o Serjão tem razão, o time entrou de salto 15 e esqueceu que estava enfrentando o vice-líder da competição. Eu sempre digo, quem não ganha divididas, não ganha jogo.
Estamos numa situação que nos permite subir precisando apenas de nosso esforço, e, portanto, bola pra frente que tem muita batalha ainda.
Grande abraço.

Sergio Nativo disse...

Andre tanto quanto você escrevo por que gosto e não vivo para agradar ninguém. Sempre disse e volto a dizer: escrevo como torcedor, com emoção e amor ao clube, porem não sou cego nem demagogo. Elogio quando merecem e critico quando necessário. Dou entrevista para quem acho que mereça. Tanto é verdade que sou convidado para programas de debates sobre futebol e sempre declino o convite, seja pela linha editorial do programa ou por ter entre alguns convidados ou debatedores enfadonhos, isso sem contar algumas figuras nefasta que posso encontrar pelos corredores da emissora. Teu blog é um dos blogs de maior credibilidade e de acesso. Texto fácil de ler e sempre atualizado. Concordar e discordar faz parte do jogo. Os cachorros e a caravana. Bola pra frente.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo