quinta-feira, 3 de outubro de 2013

INSENSATEZ DE CHICO LINS E CAUTELA EM CURITIBA, by Roberto Costa

Marquinhos se prepara para empatar a partida.
Avaí versus São Caetano foi um jogo para testar sistemas cardiovasculares. Quem, acima de 50, assistiu até o final, pode ficar por uns cinco anos sem consultar cardiologista, em especial no segundo tempo, quando os dois times se interessaram mais pela vitória e o jogo aberto foi rico em situações de gol, com chances para os dois lados.

Nosso treinador, a par das qualidades que tem, mostra que também tem estrela. A menos que Ricardinho tenha pedido para sair do jogo por esgotamento, entendiam todos que sua saída não era decisão acertada. Vinha de grande atuação no jogo anterior, jogava bem e quando se anunciou a entrada de Alex Reinaldo em seu lugar um consenso se formou em meio à torcida: "Hemerson Maria tá inventando." Pra quem precisava ganhar o jogo a mexida era mesmo muito estranha.

Foi então que apareceu a estrela do Maria. O veloz e, para a torcida improvável Alex Reinaldo, foi empurrado por trás dentro da área, quando seguia a toda velocidade em direção ao gol. O árbitro, que não havia assinalado outro pênalti claro sobre Marquinhos, dessa vez apontou a marca fatal. O gol que se seguiu trouxe o relax necessário que a equipe precisava para buscar a virada, que veio quando a torcida, desalentada, punha-se já a refazer contas.

Hoje, quarta-feira, ouvi pelo rádio um insensato comentário do sensato Chico Lins, a respeito desse lance do pênalti sobre Alex Reinaldo. Estranhamente o Chico, que viveu o mundo da bola, defende a não existência do pênalti porque, segundo disse, teria sido um toque de mão não muito forte sobre o atacante. Ora, em alta velocidade qualquer mínimo deslocamento que se produza na massa corpórea de alguém irá jogá-lo ao chão. Um tijolo, até uma simples poça d`água, fazem capotar um carro. E tem mais, se o atacante optar pela bobagem de tentar seguir a jogada depois de tocado, ele já não terá o equilíbrio e o tempo de bola necessários para realizar o lance com perfeição, o prejuízo já está consumado pelo antijogo do adversário, o pênalti está caracterizado. Quem jogou bola sabe disso. O pênalti foi claro.

Por sinal, contra o Paraná, nosso próximo adversário, muita cautela é necessária. Uma arbitragem desastrada favoreceu o clube Paranaense no jogo da Ressacada, houve gol com jogada de mão e outras estranhices mais. Muita cautela mesmo, pois não temos sido felizes com os sopradores. 
* Roberto Costa é associado do Avaí FC

3 Comentários:

Anônimo disse...

Vamos devolver a robalheira lá então e o melhor, terão perdido 2 jogos seguidos em casa... podemos balançar de vez agora!!! UUURRRRRRRRAAAAAAA LEÃOOOOOOO !!!!

Fábio disse...

Confesso que não consegui ver os lances do jogo na TV.
Em geral gosto muito dos comentários do Chico Lins, ele é um cara centrado e não puxa pra A nem B, diferente da grande maioria.
Estranhei foi o Brito ter confirmado que foi Penal, já que ele tem uma má vontade com o Avaí que beira ao absurdo.

Além disso, se marcarem uns 5 pênaltis inexistentes para o Avaí, os árbitros ainda estarão em dívida com o clube do sul da ilha.

O time do Paraná não tem estrelas, mas o time é muito bem ajustado.
Todo cuidado é pouco, mas nada de jogar como time cagão.

Sergio Nativo disse...

Sempre que possível tenho ouvido o melhor programa da nossa radio local no momento. O programa “Papo de Redação” com Paulo Brito, Laudelino José Sardá, Emílio Cerri e Chico Lins é imperdível.
Já escrevi sobre isso, volto a comentar: acharam um programa para Chico Lins e Brito. Mas botar os dois para falar sobre futebol, isso ninguém merece. Paulo Brito tem uma cultura enorme e conhece a cidade como ninguém, Chico Lins é mais limitado, mas ao lado de feras como José Sardá e Emílio Cerri até eu dou um banho. Chico Lins e Brito falando sobre futebol conseguem ser pior que Balduino e Décio Antônio juntos.
Como pessoas, alguns até conheço pessoalmente, nada a reclamar, mas falando em futebol, da um tempo, né, oh? Como diz aquele poeta do bairro Vendaval: farinha de mandioca cria gente tola. Não sei comeram mandioca, mas são uns tanso em matéria de futebol. Nas suas áreas da atuação foram perfeitos, exemplos a serem seguidos, como diria Romário de boca fechada são uns poetas, quando abrem a boca.... não precisa nem dizer mais nada.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo