quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Bom dia, Azurras!

EMERSON NUNES, ESTAMOS CONTIGO
O Avaí não quis alçar voos mais altos na contratação de um treinador. Depois de ter levado um balão de Sidney Moraes, anunciado oficialmente pelo presidente do clube, Nilton Machado, no dia de sua posse, a solução praticamente imediata, menos de 48 horas, foi promover o auxiliar técnico a treinador efetivo da equipe que vai tentar o 17º título de campeão Catarinense.

Emerson Nunes assume a equipe numa situação que não é nova no futebol, e nem mesmo é nova dentro do Avaí. Quando encerrou sua carreira de jogador de futebol por problemas cardíacos, E. Nunes passou a ser o auxiliar técnico de Mauro Ovelha, que dirigia o Leão. De fevereiro de 2012 até dezembro de 2013, E. Nunes teve alguns parceiros a quem auxiliou: Hemerson Maria, Argélico Fucks, Sérgio Soares, Ricardinho e outra vez H. Maria.

Diga-se de passagem, E. Nunes, em 2012, estava naquela comissão encarregada de levar a equipe até o fim da competição e acabou conquistando o título de maneira estupenda, justamente sobre nosso maior rival.

No entanto, verdade seja dita, não foi pelo êxito no Campeonato Catarinense daquele ano que ocorreu a promoção de E. Nunes. Sem dinheiro para contratar alguém mais experiente, com "grife", a solução acabou sendo caseira, como comentamos aqui na Bom dia, Azurras! nos últimos dois dias, depois que o clube ficou sem treinador.

Como comentei ontem, E. Nunes ainda não testou sua voz ativa no comando de qualquer equipe, como titular absoluto da posição. Ele precisará formar um grupo coeso, uniforme, comprometido, como foi aquele elenco campeão Catarinense de 2012, que não era uma "Brastemp"...

Os próximos dias serão fundamentais para uma boa campanha do Avaí e de seu treinador Emerson Nunes, quando serão definidos os jogadores que permanecerão no elenco avaiano, assim como devem definir novas contratações.

De minha parte, Emerson Nunes terá todo o apoio e paciência. No entanto, todos nós sabemos que no futebol os resultados dentro de campo definem a estabilidade da equipe e principalmente do treinador.
Foto: Guilherme Lopes


MELHOR OPÇÃO
Deixei minha opinião de uma forma muito clara: a opção por Emerson Nunes, ainda que se entenda como uma solução caseira, indubitavelmente foi melhor que os nomes citados pela mídia especializada, como os de Argélico Fucks, Márcio Goiano e outros...

Aliás, gostaria muito de saber o que algumas "candinhas" tanto veem no Argélico Fucks. Toda vez que o Avaí fica sem treinador, logo tratam de colocar o nome dele na pauta como primeira opção. Estranho, muito estranho...

Menos mal que dessa vez o torcedor avaiano logo tirou essa preocupação da cabeça com o esclarecimento do coordenador de futebol do clube...


ESTÁ CHEGANDO A HORA
Depois de definir a efetivação de Emerson Nunes como treinador do Avaí, a direção do clube deve definir ainda esta semana o destino das estrelas da equipe, Eduardo Costa, Marquinhos e Cléber Santana.

Como se tem divulgado, o din-din para 2014 está curto e o Avaí não teria como bancar os três juntos, conversa muito discutida pelos avaianos nas redes sociais e até por especialistas, que capricham na "maionese" para que os torcedores engulam qualquer tipo de informação...

Repito o que coloquei ontem: são todos craques, estrelas de primeira grandeza, com espaço em qualquer equipe dentro do futebol brasileiro. Uma coisa é torcer para que o clube renove com EC5, CS88 e M10. Outra, é saber se o clube realmente tem condições de mantê-los.


DESNECESSÁRIO
Ontem reproduzi uma reproduzi uma reportagem com o craque Marquinhos, publicada no Notícias do Dia (NDonline), onde ele afirma que não aceitará redução salarial, caso o clube cogite reduzir salários.

Marquinhos tem todo o direito de querer continuar ganhando muito bem, assim como o Avaí tem toda a liberdade de continuar ou não com o jogador.

Sempre polêmico em suas entrevistas, creio que Marquinhos não escolheu um bom momento e o local para largar o verbo. Como todos sabem, esse período de entressafra é sempre complicado, com os jogadores e empresários fazendo leilão com os clubes interessados.

Uma conversa com a direção do clube seria muito mais produtivo para ambos.


REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO
Depois de se reunir na última quinta-feira, em duas sessões extraordinária e ordinária, que aprovou os valores das novas mensalidades do Avaí Fubebol Clube para o próximo ano, bem como elegeu o novo presidente do clube, Nilton Machado, o Conselho Deliberativo do Avaí volta a se reunir na noite de hoje, com o intuito maior de discutir e apreciar o orçamento de 2014, conforme determina o estatuto do clube.

A partir desta noite, de uma forma mais objetiva, se vai ter uma ideia de com quanto o Leão contará para a próxima temporada, fugindo daquele discurso de que "não temos recursos"...

Como muito bem colocou meu amigo Roberto Costa na postagem de ontem, "João Salum, humorado e heroico",  Nilton Machado e sua diretoria terão que fazer uma grande ginástica para administrar o clube, e em tempo de modernidades, há que se usar da velha psicologia de bem ouvir e integrar-se ao todo.


ABRE OS OLHOS, BRASIL!
O Atlético-MG foi surpreendido na tarde de ontem e perdeu para o Raja Casablanca, do Marrocos, 3 a 1. Sinceramente, pensei que o time de Ronaldinho Gaúcho e Cuca superaria facilmente a equipe africana, mas não deu...

Agora, o time verde e branco do Marrocos enfrentará os alemães do Bayern, de Munique. Não assisti ao jogo inteiro, mas pelo que vi de , Tardelli, Réver, seria interessante a Seleção Brasileira acordar para a nossa realidade...

O Galo passou pelo mesmo vexame que o Internacional, que em 2010 perdeu para o Mazembe, do Congo. Vale lembrar que na Copa do Mundo, o Brasil enfrentará Camarões e como nossas equipes tem demonstrado muita dificuldade contra os africanos, é bom ficar alerta...


RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!

Saudações AvAiAnAs!

19 Comentários:

Anônimo disse...

Meu caro André, Não é a primeira vez que o Marquinhos Santos, diz que gosta muito do Avai, mais gosta muito mais de dinheiro. Quando da ida para o Santos ele usou essa expressão. Hoje não tem essa de jogar pelo time. Jogar sim pelo dinheiro, é só ver o que fizeram desde o jogo contra o Bragantino. O clube e a torcida que se exploda.

Juliano - João Paulo disse...

Bom dia, André!
Concordo plenamente com você na questão do apoio ao Emerson Nunes, principalmente em relação ao material humano que ele terá nas mãos, para depois cobrarmos algum resultado...o Flamengo é o melhor exemplo disso, seus 3 últimos titulos nacionais foram com profissionais criados na casa ( Carlinhos, Andrade e agora Jaime Almeida ).
Entretanto, escutei um entrevista ontem do Argel Fucks onde ele claramente informou que foi procurado pelo Náutico e Avaí, através do Júlio Rondinelli, e foi ele ARGEL QUE NÂO QUIS, ou seja, pela brilhante cabeça do nosso glorioso gerente, ainda havia interesse em contratar esse profissional...menos mal que não deu certo!
Abraços, Juliano

Anônimo disse...

Ciao Marquinhos, muito obrigado, por fim ficaria só com o Cleber Santana dos três. Fernando Avaiano.

Adenilson disse...

"O orçamento para 2014 será menor", "O din-din para 2014 está curto". Por que ele não é, no mínimo, igual ao ano passado? O que perdeu de patrocínio para que o orçamento seja menor? Não seria uma "desculpa" para possíveis problemas que venhamos a ter (tomara que não) no próximo ano?

Anônimo disse...

Retorno com minha idéia. Dos figurões segurem apenas o Cleber e façam um time forte, jovem e de gente interessada em crescer na profissão. Embora haja quem não goste da comparação, um projeto estilo Chapecoense, com salário base de R$ 25.000.00. Acho interessante e dentro da atual realidade. - Roberto Costa

ManoelNilson disse...

O nosso maior problema chama-se Júlio Rondinelli. A sua contumaz incompetência é notória. É só observarmos as contratações que ele tem feito. Adriano Chuva, Bovi, Alex Reinaldo, Danilo e muitos outros atletas sem nenhuma capacidade técnica. Não se alegue que ele contratou EC05, M10 e CS88, porque todo mundo sabe quem efetivamente os contratou. Essa dele procurar o Argel Fucks novamente é prova inconteste da sua falta de agilidade para resolver um problema criado com "bolo dado" por Sideney Moraes. Chico Lins deve tomar muito cuidado para não engolido pelos seus frequentes equívocos. Quanto ao Emerson Nunes, se o elenco formado para 2014 não foi muito limitado, creio que vai dá certo. Lembram como jogou o Avaí 2x0 Chapecoense neste ano, quando Sérgio Soares foi demitido? Naquele jogo, sob seu comando, o Time ganhou e convenceu.
Manoel Nilson

Anônimo disse...

Concordo com o Manoel Nilson, se não houver alguém realmente conhecedor de mercado da bola para orientar o Rondinelli vai jogar tudo por água abaixo de novo.
Certos cargos não podem ser preechidos por critérios de amizade.
Mauricio Avaiano.

Anônimo disse...

Emerson nunes vai levar o Avai direto para a serie C.

Nao conhece nada de futebol

Aventureiros

Anônimo disse...

Emerson nunes quando estreou como profissional no botafogo, fez 2 gols contra.
Flamengo 2x0 Botafogo

Cara tem Pé quente

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Não acho que ele esteja errado, mas que cumpra seu contrato com esmero e não fiques apenas na chacrinha...

André Tarnowsky Filho disse...

Juliano,

Também acho. Argélico ninguém merece! O Rondinelli só poderia estar brincando...

Esse exemplo do Flamengo, que comentaste, serve como uma luva...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando Avaiano,

E se ficarmos apenas com CS, fará uma bela dupla com Diego Jardel. Podes anotar!

André Tarnowsky Filho disse...

Adenilson,

Falei em termos hipotéticos. A pior delas, é repetir 2013. A melhor seria a classificação à elite...

Amanhã devem divulgar os números...

André Tarnowsky Filho disse...

Manoel Nilson,

Concordo com tudo o que colocaste. Porém, faço uma ressalva: o Chico Lins tem mais posição que o Rondinelli. Ou seja, não vai ser engolido, pelo contrário...

André Tarnowsky Filho disse...

Maurício Avaiano,

Certo, mas no panorama que vejo, Rondinelli não é tão ruim e Lins não é tão perfeito.

Creio que farão uma bela dupla!

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo 2,

Tipo da informação que não vai alterar a cotação do dólar...

Anônimo disse...

GOSTEI DO DESEMPENHO DO E. NUNES NA ENTREVISTA COM OS ALUGUETES DA MESA. PARECE TER OS PÉS NO CHÃO. MERECE CRÉDITO. - Roberto Costa

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo