Seu Maneca e os Curiós, by André de Oliveira
No ouvido dos bravos, somente um hino tem o som tão claro e suave como a habilidade canora de um curió, Seu Maneca busca nessa espécie de beleza singular a reminiscência de Calíope, a eloquência das palavras transformada em um harmônico sonido emitindo o mais profundo dos sentimentos.
Foi nessa busca por esse som que Seu Maneca investiu em cds, fitas, vídeos, livros e tempo.
Escutou no bar do Chico Cheiroso que no litoral catarinense existia um bando de curiós de canto perfeito, estudou o caminho, escolheu o cd certo, tomou banho com água do curió, deu um trago na água que curió não bebe e partiu como um navegante em sua caravela sem saber como terminará sua jornada.
Dona Zica fez pão de casa, garrafa térmica de café e disse que deus te guie.
Com seu 147 acelerou por subidas e freio nas curvas, encontrou um lugar bom pra acampar, montou barraca e fez fogo, ligou o toca cd e esperou, paciência não faltava para essa coruja dos pinheiros da Barra da Lagoa até que dormiu.
Despertou como se estivesse escutando as Quatro Estações de Vivaldi, o espanto foi tamanho que seu olhos lacrimejaram, no teto de seu 147 havia mais de duas dezenas desta espécie magnifica, todas a emitirem seu canto como dizendo, lobo do mar que aqui estais, o prazer é nosso também.
Por um par de horas Seu Maneca dialogou com os pássaros, emitindo a eles o único assovio que sabia, o hino do Avaí.
Seu Maneca subiu em seu carro e partiu com o cd tocando a todo volume sendo escoltado por aquele bando de pássaros.
Quando estava entrando na estrada geral da Barra da Lagoa depois de quase duas horas sendo acompanhado o que de pior podia acontecer, aconteceu, a bateria do seu carro morreu e os pássaros se foram.
No bar de Chico Cheiroso ninguém acreditou na estória deste homem que tem a verdade como cruz.
A quem diga que em noite de clássico se pode escutar em ato voluntariamente artístico o hino do Leão da Ilha sendo executado por mais de duas dezenas de curiós nos céus da Barra da Lagoa.
* André de Oliveira é associado do Avaí FC e da CONFAGE (Confraria Avaiana Gastronômica e Etílica)
1 Comentário:
SIGAMOS O EXEMPLO DO SEU MANECA, NOSSA ÚNICA MELODIA É O HINO DO AVAI.
SERGIO BAYESTORFF
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.