A crença que “faz-me” rir, by Alexandre C. Aguiar
- Ó, que óbvio.
Pois é, mas é isso, sim, senhor. Cada um acredita naquilo que lhe dá conforto. Às vezes, é um conforto existencial, outras vezes é financeiro mesmo. Mas é algo de cada um. Eu, por exemplo, abomino aqueles pregadores que batem à minha porta domingo pela manhã me vendendo livrinhos ensebados e me empurrando mitologias escritas por fanáticos esquizofrênicos domadores de camelos. Para eles é uma salvação, para mim é uma bobagem, o que não lhes dá o direito de me encher a paciência num domingo pela manhã.
Mas no âmbito do futebol a crença permeia e faz vítimas todos os dias. Misturado na multidão, o crente futebolístico urra palavrões abençoados e beija camisas sagradas suadas, desanca pessoas irmãs, abraça estranhos fiéis e chora aleluias quando um jogador de seu time quebra a perna do adversário, sem dó, nem piedade.
No seu modo de ver as coisas, nas suas crenças, tudo pode e é permitido. Para si. Para o outro, não.
Contudo, se alguém imagina que os crentes futebolísticos pertençam a classes sociais menos favorecidas, cujo raciocínio lógico seria precário, engana-se de acordo com a redondeza da Terra.
Doutos acadêmicos, eruditos contumazes, consumidores de Tolstoi, Michelangelo e de uma ária de Verdi são tão fanáticos quanto o coitado proletário.
E agora, nas finais do Onix do Delfim, eles saíram da toca, implacáveis e alvissareiros. Querem porque querem, de qualquer jeito, que o clube mais estranho da galáxia chegue a um título estadual. Sim, estranho! Vestem-se de várias cores, mas se dizem alvinegros, têm um chuveirinho como mascote, em seu escudo há um pé de brócolis, sua torcida se diz mais vezes campeã, mas com menos títulos. E tem mais, é só buscar.
Aliás, os Adoradores do Brócolis Sagrado, enfiados na mídia local e infiltrados no TJD-SC e até na Federeca estão dando as cartas e jogando de mão.
Querem nos fazer acreditar em seus preceitos. Dizem que jogam contra uma conspiração ensaiada. Isso lhes dá o direito de ir às rádios e jornais e ofender a tudo e a todos. Até ameaças veladas de seus jogadores aos adversários são tidas como desabafo natural.
Ou seja, acreditam que podem. Mas é assim: todos os desesperados acham que podem. Choram e se rasgam para que os outros acreditem em sua lógica.
Na verdade, seguindo toda a lógica crente, se não der por bem, vai ser na marra mesmo. Os do Norte do Estado que se cuidem, pois a Santa Inquisição foi restaurada.
16 Comentários:
Fanaticos, apaixonados, torcedores ou apenas simpatizantes desse "clube mais estranho da galáxia" que dizes ter um brócolis, mas que tens inteligência suficiente para saber que se trata de uma figueira, árvore cantada em verso e prosa no hino da nossa cidade, árvore presente no centro de nossa mais famosa praça. Se sua camisa é alvinegra ou tricolor pouco nos importa, pois para nós será sempre o nosso manto, Se o mascote não é o mais atraente, pouco importa, as crianças se renovam em nossa instituição. Quanto ao número de títulos estaduais não sei quem começou com essa história, mas provavelmente não deve estar contando para vcs aquele da CANETADA de 1942.
O amor que um torcedor de verdade destina ao seu clube muitas vezes o faz perder a razão, por isso, entendo esse veneno que escorreu pela suas palavras e mesmo que pouco lhe importe a minha opinião, considero apenas como choro de eliminado.
Figueirense te amamos exatamente como tu és.
A propósito, eu sou torcedor avaiano e este blog, te garanto é avaiano até o talo. Portanto, se te incomodas com a minha torcida e a minha gozação com teu time, anônimo de merda, vá defender o teu clube no teu lugar e vá procurar a tua turma.
Ué, o FFC mesmo não sendo campeão da segundona catarinense em um canetaço conseguiu o acesso e esta disputando títulos da primeira divisão?
Anônimo,
Apesar de teu tom poético, não há como negar de que de CANETADA vocês entendem, né?
Aguiar,
Essa paixão reprimida não tem tamanho...
Serjão,
Paixão reprimida e memória seletiva é com eles mesmo...
Se vamos falar em coisas estranhas é interessante lembrar alguns fatos difíceis de entender:
O nome de um time que lembra uma ilha no Pacífico, faz o incauto pensar tratar-se de um erro de grafia, mas na verdade significa uma homenagem a um córrego fétido no Paraguai em cujas margens ocorreu uma sangrenta batalha. Homenagear o riacho guarani ou a guerra, em ambos os casos é de extremo mau gosto.
Na lista de títulos usada para se auto afirmarem o maior campeāo do Estado, constarem campeonatos recebidos por decreto ou transformaçāo de municipais.
Um estádio que usam por empréstimo mas dizem ser patrimônio, construído sobre uma das maiores reservas ecológicas, onde a cada final de semana despejam esgoto poluindo nossa bela ilha.
Uma existência baseada na generosidade de mecenas que sempre ocuparam cargos públicos.
Como mascote usam o animal mais referenciado por clubes no Brasil, inclusive com o mesmo sobrenome "da ilha". Muito banal comparado com o adversário que usou uma legítima árvore local.
----
As coisas estranhas dependem muito do ponto de vista e da capacidade de se auto enganar.
Paulo
Falando em canetasso:
- Como foi mesmo que subiram da segundona do estadual para a primeira?
- Como foi mesmo que ganharam uma vaga na copa sul minas em 2000?
- Como foi mesmo que subiram da serie C para a serie B nacional????
- Como foi mesmo que conseguiram acesso na serie A (jogo que foi anulado só o gol foi valido)????
Ridículos janelenses. Rapaziada pouco corrupta....kkkk
É CRÉU!
Beto
Talvez esteja invadindo esse nobre espaço demais. Sempre o fiz com educação. Não vou parar de acompanha-lo, apenas diminuirei as participações, seja como anônimo ou seja com o pseudônimo de Carlos Eduardo. Por muitas vezes fui chamado de anônimo de m*, nunca me ofendi, pois sei que não sou.
Reconheço e tenho certeza que isso não é feio, mesmo discordando de muitos temas aqui levantados, que não temos um blog da qualidade de um Tarnowsky, que dedica boa parte do seu dia em favor das coisas do seu clube de coração. Quero deixar tb um abraço para aquele Sr "conspiração" Roberto Costa, muitas vezes irritante no seu fanatismo. Bola pra frente e parabéns pelo blog, e lembre-se somos adversários e não inimigos.
.O ANÔNIMO COVARDE SOMA PRA SI O TÍTULO DE 99, A MAIOR VERGONHA DO FUTEBOL CATARINENSE, E VEM QUERER DESTILAR TEXTO POÉTICO EM BLOG AVAIANO. É MUITA CARA DE PAU. - Roberto Costa
Anônimo Paulo,
O mau gosto está na cabeça de cada um. Se a homenagem é sobre a batalha, e realmente é, mostra que estavam certos desde o longínquo 1923, afinal, esse time de guerreiros, da raça, se faz presente com suas características, e vocês sabem muito bem disso...
Quanto aos títulos por decreto, esqueces do histórico de vocês nos anos 30, num exercício de memória seletiva para testar tua capacidade de se
auto enganar...
A bela Ressacada, patrimônio, sim, senhor, é o estádio mais completo, confortável e bonito de SC, e por isso mesmo causa essa inveja, principalmente ao teu pessoal, que se acostumou com o Remendão, erguido com din-din público, a partir das metálicas...
Quanto ao teu senso ecológico, causa estranheza que no Sul da Ilha, mesmo nas imediações do nosso belo reduto, os ilhéus se banham e pescam, ao passo que nada disso ocorre na tua Praia do Cagão...
Outra vez testando tua capacidade de se auto enganar, vens falar da existência baseada na generosidade de mecenas que sempre ocuparam cargos públicos. Muito esquecido, hein? Ou será que não lembras daquele governador de bigodinho, na história recente, que acabou colocando o verdeiro e letrado mecenas no teu clube?
Sobre o mascote, recuso-me a discutir. Nosso "banal" Leão foi fruto da imaginação de um torcedor, outra vez nosso clube ligado aos seus. Aquele mascote "lindo", que não se define entre uma caixa d'água e um canudinho de maionese, é fruto de "especialistas" em marketing...
As coisas estranhas dependem muito do ponto de vista e da capacidade de se
auto enganar, como vocês fizeram no acesso em 2001, e na segunda divisão de SC, quando mudaram o regulamento para poder subir, já que perderam o título para o BEC, no Remendão...
Em tempo: continues te iludindo com esse acesso deste ano. Vamos rir muito no final!
Anônimo Carlos Eduardo,
Fiques à vontade para ir e vir. Minha intenção é expor a opinião de todos, ainda que de torcedores "doladelá"...
Sobre o anonimato, isso sim, creio ser o mais desagradável, visto que muito o utilizam sem um mínimo de educação, o que acaba deixando todos num lugar comum...
No mais, obrigado pelas palavras de apoio ao blog.
Roberto Costa,
Perder a segunda divisão de SC para o Blumenau e mudar o regulamento para poder subir, também é bem "complicado"...
Haja capacidade!
Beto,
Assim tua afugentas os caras...
Só fizeste perguntas difíceis...
CARLOS EDUARDO, A decisão de 99 é emblemática em termos de conspiração, conheço um torcedor de vocês que teve o caráter de dizer que saiu envergonhado do estádio, naquele dia. E de lá pra cá tem essas outras coisas relembradas aqui neste espaço, favores extra-campo, janelas, tapetes, etc, e por fim, se o teu presidente mesmo disse diante das câmeras que pede ao Deufim juiz bom pro jogo dele, como não falar em conspiração?
Tem um detalhe, acho que tudo que eu digo é passível de resposta, resposta respeitosa, na base do argumento. Infelizmente, quando argumento falta, apelam para ataque pessoal.
Roberto Costa
Abraço. Roberto Costa
Roberto Costa,
Assino junto, até porque é desnecessário reescrever todas essas verdades.
Será que o presidente Vintão pediu um bom juiz pra final?
Abraço!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.