terça-feira, 29 de abril de 2014

Porque não quero Marquinhos Santos no Avaí, by Alexandre C. Aguiar

As pessoas que me acompanham (e mesmo aqueles idiotas que dizem não ler meu blog, mas sabem exatamente a quantidade de comentários que há por aqui) têm a exata noção do quanto eu defendo as coisas do Avaí, do quanto me indisponho e me incomodo quando surgem coisas negativas para o nosso lado. E sabem, também, o quanto eu defendo quem está do lado do clube.
Por isso, defendi por muitos anos o presidente Zunino exatamente por saber que, mesmo com muitos erros do ponto de vista administrativo no que tange o futebol, ainda assim fazia o que podia para manter a estrutura em pé. Deu a carteira e a vida pelo clube, literalmente. E fez muito mais, com coragem e determinação, do que qualquer um dos que o criticaram confortavelmente em seus sofás, e só apareceram na última hora como oportunistas que são. Acumulou uma dívida, cuja necessidade foi para que, exatamente, o clube não fechasse as portas, mas que nos mantém atados a diversas pendências para seguir em frente. Alguns tansos e birutas pensam ser uma contradição, porém é exatamente o contrário. Mas, explicar isso para uma platéia ignara é perda de tempo.
Isso não me impediu de fazer críticas, e tanto é verdade que alguns babacas ingenuamente republicam em seus blogs minhas postagens com críticas achando que, com isso, podem me confrontar. Coitados!
Da mesma forma, estive sempre ao lado dos jogadores-ídolos do clube. Gente como Émerson, Eduardo Martini, Evando e Marquinhos Santos, e alguns outros, estão com suas biografias definitivamente gravadas no panteão de celebridades avaianas. E sempre os aplaudi por isso. Arrumei inimigos na mesma proporção de minha defesa a estes jogadores. E quanto mais os defendia, mais arrumava carinhos de abobados de plantão.
Mas, também, tenho direito a criticar quem veste nosso uniforme, independente de quem seja. Ter opinião é isso.
Dessa forma, com toda a sinceridade, se pudesse votar, não renovaria o contrato com Marquinhos. Pela simples razão de ser um ídolo, de se dizer avaiano, mas cujo desempenho tem deixado a desejar inquestionavelmente, é um ex-jogador em campo, atestado por todos. Exceto, é claro, por aqueles que gente sabe quem são.
Contraditoriamente, alguns neófitos imaginam que se está dando responsabilidades demais ao jogador, a típica frase “agora ele tem que cobrar escanteio e correr pra cabecear?”. Óbvio que é uma figura de retórica tola. Uma bobagem dita por quem tem argumentos desprovidos de inteligência. Mas quem se assume ídolo, líder, craque e torcedor em campo deve ter mais cuidados com tudo o que gira ao seu redor. É exemplo a ser seguido. É o condutor das verdades e inibidor das mentiras. É dali que se espera um alento quando as dificuldades surgem e se expandem. A propósito, ele assumiu este papel no passado, mas de uns tempos para cá é apenas mais um. Ou menos um, dependendo do ponto de vista.
Marquinhos Santos foi um ótimo jogador e já fez muita coisa boa no Avaí. A história nos é pródiga quanto a isso. Impensável se dizer alguma coisa contrária. Mas, definitivamente, isso acabou. E tanto é assim que seu contrato é até a aposentadoria.
O Avaí assinou e deu crédito a Marquinhos Santos. Será que ele vai jogar pelo Avaí e devolver a confiança?
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC, proprietário do blog Força Azurra e um dos colaboradores do portal Todo Esporte SC. Foto acima: Jamira Furlani

4 Comentários:

Anônimo disse...

olá Alexandre

Respeito muito sua opinião.
Mas acho que o Avai fez correto e prestigiou a história dele no Avai.
Marquinhos está mordido tem muita lenha para queimar ainda.
Qualidade o meio campo tem, falta os zagueiros.
abraços
Bruno.

Anônimo disse...

O cara quer ser respeitado por sua opinião. Tudo bem, mas foram 8 ofensas a quem pensa diferente dele:

“1.aqueles idiotas, 2.oportunistas que são, 3.Alguns tansos e birutas, 4.uma platéia ignara, 5.alguns babacas, 6.abobados de plantão, 7.alguns neófitos, 8.por quem tem argumentos desprovidos de inteligência”

Mas a pérola...a pérola, foi; “Acumulou uma dívida, cuja necessidade foi para que, exatamente, o clube não fechasse as portas, mas que nos mantém atados a diversas pendências para seguir em frente”

Eu não vou rir, por respeito.

Maurinho Bastos

Unknown disse...

Apresento a você a estatística, seria bom conferir. M10 está entre os com melhor número no leão, desde o ano passado. Créu.

Unknown disse...

Hahaha! Preciso de 2 comentários denovo.

Como que pode ta defendendo o ZZZunino? A casa dele caiu, a mascara foi lá em baixo. Ele é um cara de negócios, veio de DF para ganhar grana! O Avaí falido ficou. Tas precisando de um óculos mais fundo de garrafa "amigo avaiano".

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo