quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

PRECISAMOS JOGAR MAIS, by Roberto Costa

Enfrentamos o Ceilândia. Segundo lembraram os narradores do jogo, o Avaí é o vigésimo terceiro do ranking, do futebol brasileiro e o Ceilândia o nonagésimo sétimo. Mas essa diferença expressiva em favor do Leão não vigorou no jogo, que foi equilibrado e com o adversário em certos momentos mostrando um futebol mais articulado.

Muito da crítica feita ao jogo contra o Criciúma encaixa como comentário deste jogo de ontem. Claudinei regeu a orquestra confiando na mesma partitura, o resguardo na defesa e as tentativas de surpreender em  contra-ataques. Complicou-se pelo fato de tomar um gol ainda no início do jogo, mas conseguiu o empate ainda no primeiro tempo, através de Rômulo, aos dezoito.

Veio o segundo tempo e o Avaí passou a correr riscos, Marquinhos não estava bem e, talvez por isso, o Ceilândia dominava o meio, avançava trocando passes, beneficiando-se da marcação frouxa exercida pelo Avaí, cujo combate mais forte acontecia em zona perigosa, à frente de nossa área. Em chutes de fora da área Kozlinski fez algumas boas defesas.

Felizmente Claudinei percebeu a queda de produção dos nossos homens de meio e trocou Marquinhos por Luanzinho e Maurinho por Getúlio. Luanzinho de imediato mostrou sua qualidade, na primeira bola que pegou tirou o marcador da jogada com um leve toque e bateu para o gol, por cobertura, vencendo o goleiro Wendel. Um belo gol.

Mesmo com a vantagem no marcador o Avaí manteve os seus cuidados defensivos, mas passou a pressionar um pouco mais o Ceilândia, graças ao novo gás dos dois jovens que entraram. O Ceilândia, por seu lado, seguiu acreditando que poderia surpreender e lançou-se com todas as forças para o ataque. Aos quarenta e quatro minutos finais viu premiados os seus esforços, com um gol de Vavá, a bola desviando em um defensor Avaiano, traindo o Kozlinski. Com mais um gol o Ceilândia conquistaria a vaga. O coração do Claudinei, como os de toda a torcida, ficaram apreensivos, pois em dois lances em nossa área, já nos descontos, a bruxa tentou inventar e corremos o risco de um retorno inglório, com a desclassificação na bagagem.

Mas o final feliz do filme estava reservado para nós. Luanzinho, herói do jogo, escorando um cruzamento da direita tocou para o fundo das redes, aos 49 do segundo tempo, afastando qualquer perigo e decretando a classificação.

Um dos apresentadores da transmissão do jogo disse que o Avaí precisa jogar muito mais, se quiser passar pelo Juventude, próximo adversário, jogando fora de casa. Concordo com a opinião desse apresentador. 

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Foto acima: reprodução da TV

8 Comentários:

ney.lf disse...

Roberto,
A meia cancha formada por Judson e os lentos Moritz e Marquinhos não vai funcionar nunca, só não vê quem não quer.
Para jogar com este dois juntos temos que usar o esquema 4-4-2 com dois marcadores, sendo um que tenha mobilidade e boa saída de bola, coisa que não temos.
Vi esta qualidade, mas não sei se está pronto ainda, temos que ver jogar para saber, no jovem Wesley, eleito o melhor da posição na copa SP deste ano. Não vejo mais ninguém para dar equilibro entre marcação e armação no nosso plantel.

Gustavo Beck disse...

Muito mais mesmo, mas acho que com esse treinador não teremos vida longa.Treinador cagão e covarde.

Roberto disse...

Não é mal o 4.4.2, sugerido pelo Nei If. Mas sou partidário do sistema 3.5.2. Pra mim o melhor para times do porte do Avaí. Satura o meio com cinco jogadores, dificulta articulação do adversário e facilita tanto para chegar ao ataque, quanto retornar para defender.

Com todo mundo recuado é mais difícil chegar ao ataque, é isso que o Claudinei não quer entender.

O problema é que o Claudinei é vara que não verga, e se não verga, quebra. Silas mudou e deu-se bem, fez o nome. Claudinei, a hora de mudar está passando. RC

ney.lf disse...

Também pode ser, o que não pode é a teimosia em persistir jogando com 3 no meio campo e dois serem lentos como o Moritz e o Marquinhos.

André Tarnowsky Filho disse...

Ney LF,

Talvez tenhas razão, mas o que chamas de lento, o Moritz, foi em função dele que saiu a jogada do segundo gol, através de grande arrancada.
Quanto ao M10, sim, tens razão. Para quem se "poupou" contra o Tigre, não jogou nada.

André Tarnowsky Filho disse...

Gustavo Beck,

E a qualidade do elenco?
Assim fica fácil detonar o treinador...
E de nada adianta jogar no nome, como alguns estão fazendo...

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Em relação ao 3-5-2, até concordo contigo, mas deixo uma pergunta: quem são nossos laterais?
Não temos peças para colocar esse esquema na prática...
Nem Guga, nem Cametá, nem João Paulo, talvez Lovat...

André Tarnowsky Filho disse...

Ney LF,

Faz tempo que M10 não joga o que se espera dele. Estás criticando o Moritz por que queres ver marrento do Lucas de Sá? Não joga nada, é outro feito pela mídia, além de muito mal acostumado...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo