quarta-feira, 21 de março de 2018

Confrontos entre Leão e Tigre

Segundo o pesquisador, presidente do Conselho Deliberativo do Clube e um dos autores do livro O TIME DA RAÇA - Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol ClubeSpyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Criciúma se enfrentaram 187 vezes na história. O retrospecto aponta 59 vitórias do Leão da Ilha, 48 empates e 80 vitórias da equipe do Tigre. O Avaí fez 211 gols e o Criciúma 257.

Por oportuno, cabe ressaltar, tais dados englobam também as partidas contra o Comerciário, fundado em 1947, que tinha as cores azul e branca, primeiro nome do atual Criciúma,  que adotou esse nome a partir de 1978.

Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Criciúma, então Comerciário, aconteceu em 22 de agosto de 1959, em um amistoso no saudoso estádio Adolfo Konder, na Ilha, que terminou empatado em 0 a 0, partida comandada pelo também saudoso árbitro Gilberto Nahas

Equilíbrio - Enquanto se chamava Comerciário, houve um grande equilíbrio nos confrontos com o Avaí. Foram 22 partidas, com 8 vitórias do Avaí, 6 empates e outras 8 vitórias do time do Sul da Estado. Nesses jogos o Avaí marcou 23 gols e o Comerciário fez 30.

No Catarinense, amistosos e estádios - Pela competição estadual, Avaí Comerciário disputaram 18 partidas, além de outras 4 amistosas. Das 22 partidas, 12 delas foram jogadas na cidade de Criciúma, no estádio Heriberto Hülse. Em Florianópolis foram realizadas 10 partidas, 6 no estádio Adolfo Konder, 3 no Orlando Scarpelli e uma no estádio Irineu Bornhausen.

Arbitragem - Nos 22 confrontos entre Avaí Comerciário, os árbitros Alvir Renzi e Luiz Gonzaga Martins foram os que mais atuaram, com 3 partidas cada um.

Último jogo – Entre Avaí Comerciário, a última partida ocorreu em 25 de setembro de 1977, vitória do Avaí, 1 a 0, com gol de Lico, em partida realizada no Orlando Scarpelli, válida pelo Campeonato Catarinense.

Primeiro jogo na Era Tigre - Com o novo nome e novas cores, agora preto, amarelo e branco, Avaí Criciúma se enfrentaram pela primeira vez em 21 de maio de 1978, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, com vitória do time da casa, 2 a 0, gols de Ademir Serrano.

Leão x Tigre - Na história recente de confrontos entre Avaí Criciúma, foram 165 partidas, com 50 vitórias do Avaí, 42 empates e outras 72 vitórias do time do Sul da Estado. Nesses jogos o Avaí marcou 183 gols e o Criciúma fez 227.

Último Leão x Tigre – O confronto aconteceu na sexta rodada deste Campeonato Catarinense, no dia 4 de fevereiro, vitória do Avaí por 1 a 0, gol de João Paulo, em partida realizada no estádio Heriberto Hülse, no Sul do Estado, e arbitrada por Diego da Costa Cidral

No Catarinense – Dos 165 jogos disputados entre Avaí Criciúma, 124 foram válidos pelo Campeonato Catarinense, com 39 vitórias do Avaí, 33 empates e 52 vitórias do Criciúma. O Leão da Ilha fez 138 gols e o Tigre 166.

No Brasileiro da Série B - Muito equilíbrio também nas 16 partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro da Série B, com 8 vitórias para o Avaí e 8 vitórias para o Criciúma, e 2 empates. Nesses jogos, o Avaí marcou 24 gols e o Criciúma em 18 oportunidades.

Na Copa João Havelange - Na extinta Copa João HavelangeCampeonato Brasileiro realizado em 2000, um confronto com vitória do Avaí, 2 a 0, gols deFábio Amaral, em partida realizada na Ressacada.

No Torneiro Centenário de Criciúma - Pelo torneio comemorativo do centenário da cidade de CriciúmaLeão Tigre se enfrentaram em duas oportunidades, com uma vitória para cada equipe, ambas por 2 a 0. 

Na Copa SC – Outras 2 partidas foram disputadas por Avaí Criciúma, pelaCopa SC, com uma vitória para cada equipe, ambas as partidas terminando em 2 a 0.

Amistosos - Dos 165 jogos realizados entre as duas equipes, 12 foram amistosos, com  2 vitórias do Avaí, 4 empates e 6 vitórias do Criciúma. Nesses jogos, o Leão marcou 12 gols e sofreu 20.

Artilheiros - O maior artilheiro do Avaí nos confrontos com o Criciúma é o atacante Dão, com 8 gols marcados dos 204 feitos pelo Leão, seguido por Adilson Heleno com 7, Vargas com 6, Décio AntônioJacaré Marquinhos com 5. , e Jacaré e Lourival com 5 gols. Pelo lado do CriciúmaJorge Veras é o artilheiro com 9 gols, seguido por Luiz Carlos Oliveira, com 6, Marcelo Silva Vanderlei com 5 cada um, dos 251 gols do Criciúma.

Maiores goleadas – Pelo Avaí, foram quatro goleadas, todas por 4 a 0, ocorridas em 1983, 1984, 1988 e em 2009. Pelo Criciúma, um 7 a 2 na época doComerciário, em 1959, um 4 a 0 em 1995, duas vezes 4 a 1, em 2001 e 2003, e um 5 a 2 em 2009, pela Copa SC.

Estádios e cidades – Dos 187 jogos entre Avaí Criciúma, 91 deles foram disputados em Florianópolis, um em Palhoça, com os outros 95 sendo disputados em Criciúma. No Sul do Estado, todas as partidas foram disputadas no estádio Heriberto Hülse. Em Florianópolis, elas aconteceram em 20 oportunidades no saudoso Adolfo Konder, uma vez no Irineu Bornhausen, 7 vezes no Orlando Scarpelli e outras 63 partidas na Ressacada. Em Palhoça, a única partida foi realizada no estádio Renato Silveira.

Árbitro Dalmo Bozzanno foi o árbitro que mais dirigiu confronto entre Avaí Criciúma, tendo atuado em 23 oportunidades. A partida de hoje será dirigida pelo imbitubense Bráulio da Silva Machado.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo