domingo, 15 de abril de 2018

Bom dia, Azurras - nº 2.893

FRUSTRANTE
Quem acompanha o Blog do Tarnowsky, deve se lembrar do que escrevi nesse espaço da Bom dia, Azurras no dia de ontem. Logo na primeira nota, "LEÃO EM CAMPO, TORCIDA NA TELINHA", externei minha preocupação em relação aos jogadores que viajaram para Goiás, onde o Leão cumpriria dois jogos, agora falta apenas um.

Minha preocupação deu-se pelo fato de que não entendi as alterações feitas pelo treinador Claudinei Oliveira, que se deu ao luxo de deixar em Florianópolis um talento como Luan Pereira, e até mesmo o goleiro Kozlinski, preferindo apostar no "Tarnowsky do gol", que não conseguiu emagrecer desde que começou a pré-temporada...

Para piorar a situação, alegando estar de olhos abertos na Copa do Brasil, o Avaí entrou em campo com uma equipe muito modificada, optando pelos "novos contratados", que mostraram e deram azo para todas as críticas da torcida.

Num primeiro tempo quase equilibrado, com o Vila Nova melhor em campo, criando mais oportunidades e buscando mais o gol, o Avaí saiu de campo depois dos 45 minutos iniciais com o placar em branco, num 0 a 0 sem qualquer inspiração.

Para o segundo tempo, o panorama não mudou muito, mas outra vez mais incisivo na busca do gol, o Tigrão beijou a rede de Aranha após um rebote de Rômulo, que estava atuando, pasmem, na parte defensiva, para a alegria do atacante Mateus Anderson: Vila Nova 1 a 0.

O castigo para o Leão foi ter tomado o gol aos 36 minutos da etapa final, mas castigo justo, pelo pouco ou quase nada de futebol que apresentaram, ou deixaram de apresentar.

Estreia frustrante, que acende um sinal de alerta pelo que teremos nessa longa maratona que é o Campeonato Brasileiro da Série B, servindo até mesmo para direcionar o real objetivo do que se quer, até porque, com o futebol mostrado ontem, o acesso à elite do futebol brasileiro não passará de retórica. Simples assim.




O TIME DE CLAUDINEI OLIVEIRA
Como o técnico Claudinei Oliveira vem escondendo o jogo antes das partidas, não revelando a equipe que entra em campo, "chutei" uma escalação possível da equipe do Avaí para a estreia no Campeonato Brasileiro da Série B. 

Para relembrar, escalei o seguinte time: AranhaGugaAlemão, Betão e Capa; Judson, Matheus Barbosa, Renato e André Moritz; Rômulo Beltrán. Nada mal, né?

Mas Claudinei mudou bastante: Aranha; Guga, Alemão, Betão e Capa; Luan, Judson e Pedro Castro; Maurinho, Rodrigão e... Seria Rômulo, mas entrou Lourenço porque o camisa 9 do Leão sentiu no aquecimento.

Não deu liga!




POUPADOS
Sejamos bem francos: quem somos nós, e quando falo nós, me refiro ao Avaí Futebol Clube, englobando todos, dos torcedores aos dirigentes, jogadores e até da comissão técnica, para poupar esse ou aquele jogador, para priorizar essa ou aquela competição?

Que me desculpem as cabeças pensantes que comandam nossa paixão pra toda vida, mas um clube com as sérias limitações que tem o Leão, e com um elenco extremamente homogêneo, sem nenhum jogador que decida, temos é que entrar em campo com o que temos de melhor, buscar as vitórias, até mesmo para se tentar alguma coisa diferente...

Esse esquema adotado pelo Avaí ontem, esse cuidado em poupar jogadores, logicamente nos colocou na condição exata de como saímos de campo: perdedores!

Não há que se poupar quem quer que seja!




RESERVAS
Para a partida de ontem, o técnico Claudinei Oliveira tinha mais 10 jogadores à disposição, alguns até com "carimbo" de titular, mas que começaram a partida no banco de reservas.

São eles:

Goleiro: Rubinho;
Zagueiro: Airton;
Laterais: João Paulo e Tiago Cametá;
Volante: Matheus Barbosa;
Meias: André Moritz e Renato;
Atacantes: Beltrán, Getúlio e  Rômulo.

Ficou estranho...




SUBSTITUIÇÕES
A primeira substituição no Avaí ocorreu logo na primeira etapa, quando um relapso Maurinho pediu para sair, por contusão, aos 26 minutos, cedendo lugar para Renato.

Aos 13 minutos do segundo tempo, a segunda alteração, quando Getúlio entrou no lugar de Rodrigão, que ontem atuou um pouco mais longe da grande área, fugindo de suas características.

A última e fatal alteração ocorreu aos 31 minutos da etapa complementar, quando o atacante Rômulo ocupou o lugar do volante Judson. Sinceramente, não entendi... 




CULPA DE CLAUDINEI
Evidentemente, por razões óbvias, e as imagens confirmam isso, o gol do Vila Nova surgiu após um rebote infantil de Rômulo dentro da grande área avaiana, mas apesar disso, creio que o grande culpado pelo gol foi o técnico Claudinei Oliveira.

Pelo que sei, e que acompanho, Rômulo é atacante e deveria estar jogando na frente, não junto de Alemão e Betão. Mas a indignação no gol, mais ainda pela substituição, se dá pelo fato de que o treinador avaiano tinha Matheus Barbosa para o lugar de Judson...

Qual a razão para uma improvisação tão estranha?




SEM NOÇÃO
Há ainda um outro fato que precisa de um melhor esclarecimento: se Rômulo estava escalado e "sentiu" no aquecimento, sendo substituído por Lourenço antes mesmo da bola rolar, qual a razão para colocá-lo na segunda etapa, ainda que aos 31 minutos?

Como citei na nota anterior, o jogador que deveria substituir Judson deveria ser Matheus Barbosa, que é elogiado por todos os que acompanham os treinamentos do Avaí, e até mesmo dito pelo presidente do clube em nosso programa "Boa Noite, AZURRAS", na semana passada...




INCOERÊNCIA
Já escrevi aqui que gosto e respeito o trabalho do técnico Claudinei Oliveira, assim como aprecio o futebol de André Moritz, apesar de considerar que jogou muito mal na partida de quarta-feira passada, pela Copa do Brasil.

Sobre o xará, ainda há a justificativa de que estava no departamento médico, algumas semanas sem jogar, ou seja, sem ritmo. Mas a pergunta que fica é: se estava sem ritmo, qual a razão para deixá-lo no banco?

Creio que Claudinei errou. Bota pra jogar, maneira mais fácil de ter uma melhor condição de jogo!




LOVAT É MELHOR
Sejamos bem francos, quem deve ter dado boas risadas com a atuação e o resultado da partida no dia de ontem deve ter sido o lateral esquerdo Lucas Lovat. A razão é muito simples: mesmo que não seja um excelente jogador, não há dúvidas de que tem fôlego e futebol suficiente para desbancar João Paulo, que mal se aguenta nas próprias pernas...

Além disso, por oportuno, o lateral esquerdo de ontem, Capa, mostrou a razão pela qual foi devolvido pelo Sport Recife: não jogou absolutamente nada, completamente perdido, péssimo na marcação e ruim no apoio.

Enquanto isso, o Avaí está deixando o tempo passar e vai perdendo, de graça, um bom valor surgido nas categorias de base do clube...



PARA JUSTIFICAR SALÁRIO
Vale lembrar aos homens do futebol avaiano, que já estamos no dia 15 de abril, ou seja temos 3 meses e meio do início da pré-temporada, e ainda temos jogadores se arrastando em campo.

Obviamente, tem muito jogador sem qualquer compromisso com o clube, e aquele papo de que "somos uma família", não passa de retórica barata. Já passou da hora de chamar esse pessoal à responsabilidade, sob pena de vermos passar mais um ano sem que nada aconteça.

Aliás, só assim para justificar a contratação de alguns jogadores, e até mesmo para tê-los integrados no elenco que está em Goiás. Ao que parece, o Avaí não está mal somente dentro de campo, mas muito mal fora dele, onde o Norte para ter desaparecido para alguns...




ELES ESTÃO DEVENDO
Ontem escrevi uma nota na Bom dia, Azurras, onde enalteci a agilidade dos dirigentes avaianos, que logo deram condição de jogo para os novos contratados, alguns inclusive tendo atuado na última quarta-feira.

Apesar disso, diga-se de passagem, os jogadores estão devendo um melhor desempenho dentro de campo, casos de Capa e Pedro Castro, principalmente esses dois. Renato pode ser mais útil, e se alguém deveria ter saído jogando era ele, e Rodrigão atuou de forma diferente, certamente por orientação vinda do banco.

Quanto a Matheus Barbosa, vamos analisar posteriormente, quando Claudinei escalar, quando tirar Luan do time...




MUDANÇA DE FOCO
Não adianta lamentarmos os três pontos perdidos em Goiânia para o Vila Nova, mas é importante que anotem todas as características desse "desastre", principalmente pelo que os jogadores apresentaram.

Goiânia continuará sendo a cidade do Avaí até quinta-feira, quando o elenco retorna para Florianópolis. Na quarta-feira teremos mais uma decisão, outra vez uma partida contra o Goiás, agora para decidir quem estará na Oitavas de Final da Copa do Brasil.

Por coincidência ou não, o Goiás também perdeu em sua estreia na Série B, CSA 2 a 1, mas a partida foi realizada em Maceió. Até quarta-feira, Periquito e Leão devem se reestruturar para a decisão, num outro foco, bem diferente de ontem.





Saudações AvAiAnAs!

13 Comentários:

Avaiano em ação. disse...

Infelizmente este é o mesmo Avaí deste ano, sem entusiasmo. Com Luan e Joao Paulo sem aparecerem no time e Moritz indo em ladeira abaixo.

Avaiano em ação. disse...

Infelizmente este é o mesmo Avaí deste ano, sem entusiasmo. Com Luan e Joao Paulo sem aparecerem no time e Moritz indo em ladeira abaixo.

Sandro Azevedo disse...

Outra coisa, tanta ineficiência nas bolas paradas (escanteio e faltas) deve ter uma explicação: 1. Não treinam ou 2. São tão ruins que mesmo com treino não acertam!!!

O Avai não consegue criar um único lance de perigo. É assustador!

Algemiro disse...

Tira o alemão da zaga, pelo amor do Avaí.
Muito ruim tenta outro

Tiago Soares disse...

Como queríamos ler outras coisas aqui, mas faz tempinho que só temos esperança por dias melhores que nunca chegam.
Não sou o chatonildo que fica pedindo demissão pro nosso treinador o tempo todo, mas suas convicções no mínimo tem que mudar. Iremos voltar novamente com aquele blablabla de Pedro castro? Aliás esse já era quase uma unanimidade ano passado com a torcida pedindo que tirasse ele, e a diretoria vai lá e contrata ele novamente, e novamente imagina quem entra como titular, mesmo não jogando no Sport??? Claro que esse não foi o responsável maior pela derrota, mas teremos uma repetição em sua escalação com uma rejeição enorme da torcida novamente ??? Me desculpem tb por vim a esse blog e pedir a contratação do capa, acho que minha burrice fez acreditar que ele poderia ser aquele do começo do ano passado (ou meu desespero em ver João Paulo jogando com a camisa do leão). Tua nota sobre poupar jogadores ta perfeita André, quem somos nós para poupar alguém? Aliás de tanto poupar jogadores, que o preparo físico do grupo tá assim?

Unknown disse...

Rodrigão tem Faro de gol porém é um peso em campo, Mortiz foi poupado pow mas oque serviu essa quase pré temporada? Era para estarem voando em campo, Airton no banco e vendo alemão e Betão está foda já deu oque tinha para dá, e outra o Aranha é um Vagner Gourmet, espalmar a bola para o meio da área é coisa de frangueiro, e deixo a minha pergunta qual remédio que deram para o Rômulo ficar bom em pouco tempo? Deveriam usar para todos os jogadores assim iriam correr em todos os jogos.

Robert Curitiba disse...

Bom dia André! E os times de maiores poder aquisitivo? Coritiba Goiás e ponte? Abcs

Gustavo Beck disse...

Derrota com as digitais do Caidenei! Da tempo pra trocar a hora é agora!!

Miro AVAÍ disse...

Bom dia amigo , não é hora de terra arrasada , infelizmente temos um time com muita falta de qualidade , o nosso jogo é quarta feira , se passar ja garantirmos um bom dinheiro , e vamos a luta para subir para série A .obs.precisamos de dois meias com qualidade , para a bola passar no meio de campo Redonda .

Sebastião Salvador disse...

Enquanto o treinador ficar teimando com o peso morto do LUan estamos fu.....

Sergio Nativo disse...

Derrota com as digitais do Caidenei o que não é novidade. O cara ja esta fazendo hora no Avai. Escala os piores e mexe pior ainda. Com essa zaga tomando gols em todos os jogos, aja coração.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo