sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Um classificado, três rodadas, cinco candidatos


Com o início da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B marcado para esta noite, das equipes do G4, apenas o Fortaleza está classificado para a elite do futebol brasileiro em 2019, deixando três vagas que restam para uma disputa que será árdua até a rodada final.

Faltam três rodadas, três decisões, 9 pontos por disputar, e creio que agora temos três vagas que serão disputadas por cinco equipes, a saber: CSAGoiás, Avaí, Londrina e Ponte Preta. Diferente das últimas rodadas, creio que Vila Nova e Atlético-GO deram adeus à classificação... 

A competição "achatou" ainda mais, todas as equipes estão muito próximas uma das outras, basta ver que CSA, segundo colocado, está com vantagem de apenas um ponto sobre Goiás e Avaí, terceiro e quarto colocados, respectivamente, 58 a 57. Vale lembrar, o Londrina, na quinta colocação, tem 54 pontos, seguido pela Ponte Preta, com 53. Como Atlético-GO e Vila estão com 52 pontos, só conseguem chegar aos 61 pontos e por isso deixo de considerá-los candidatos às vagas.

Pelo que podemos notar, os números do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais estão espelhando o que vem acontecendo dentro do Campeonato Brasileiro da Série B.

A briga pelas três vagas que restam, será grande, com vários confrontos diretos, com quatro jogos da 36ª rodada marcados para hoje.

Confira agora as partidas que restam para cada postulante ao acesso e onde será o confronto (C = Casa / F = Fora):

1) Fortaleza:
- Avaí (F), Juventude (C) e Coritiba (F);


2) CSA:
- Atlético-GO (C), Avaí (C) e Juventude (F);

3) Goiás:
- Coritiba (F), Oeste (F) e Brasil (C);


4) Avaí:
- Fortaleza (C), CSA (F) e Ponte Preta (C);


5) Londrina:
- Oeste (F), CRB (C) e Guarani (F);

6) Ponte Preta:
- Juventude (F), Coritiba (C) e Avaí (F).

Ainda que não considere as probabilidades de Atlético-GO e Vila para a classificação ao G4, eles enfrentarão adversários teoricamente mais fáceis, cabendo ao Dragão um confronto direto com o CSA, podendo complicar a vida do time alagoano ou sacramentar sua condição de eliminado da disputa. Confira: 

7) Atlético-GO:
- CSA (F), São Bento (C) e Paysandu (F);

8) Vila Nova:
- Figueirense (C), Criciúma (C) e São Bento (F).



Sobre os números apresentados pela UFMG, vale frisar o que os matemáticos consideram como pontuação necessária para conseguir a classificação, considerando a atual pontuação dos primeiros colocados. Confira:


Sem considerar o Fortaleza, já classificado, pode-se afirmar que as vantagens de CSA, Goiás e Avaí está no fato de dependerem apenas de suas forças, podendo alcançar a pontuação de 62 pontos ou mais, que lhes garantiria as respectivas classificações.

No caso específico, o Londrina é o maior intruso nas pretensões dos atuais integrantes do G4, já que pode chegar aos 63 pontos ganhos, e correndo por fora, a Macaca, que ainda pode chegar aos 62 pontos ganhos...

Nessa reta final, vale salientar, CSA e Avaí fazem duas partidas em seus redutos e uma fora, ao passo que Goiás, Londrina e Ponte Preta jogam uma em casa e duas fora, o que pode fazer a diferença.

Está chegando a hora!

Capricha, Leão!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo