Confrontos de Marcílio Dias e Avaí
Segundo o pesquisador, presidente do Conselho Deliberativo do Clube e um dos autores do livro O TIME DA RAÇA - Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e Marcílio Dias se enfrentaram 181 vezes na história. O retrospecto aponta 73 vitórias do Leão da Ilha, 47 empates e 61 vitórias da equipe do Marinheiro. O Avaí fez 249 gols e o Marcílio 220 gols.
Primeiro jogo – A primeira partida entre Avaí e Marcílio Dias aconteceu no dia 29 de março de 1931, pelo Campeonato Catarinense, jogo disputado no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis, com vitória do avaiana por 6 a 2, gols de Barbi, Candinho (2 vezes), Ruy (2 vezes) e Periquito.
No Catarinense – São 137 jogos. 57 vitórias do Avaí, 42 do Marcílio e 38 empates. O Leão fez 188 gols e o Marinheiro 154 gols.
Último confronto – Foi no dia 28 de março de 2015, no estádio Aderbal Ramos da Silva, a nossa bela Ressacada, vitória do Avaí, 3 a 0, gols de Marquinhos e André Lima (2), em partida válida pela quarta rodada do quadrangular do Catarinense, que contou com arbitragem de Sandro Meira Ricci.
Confrontos – Foram 88 jogos em Florianópolis, 92 em Itajaí e um em Camboriú, que foi o primeiro e único jogo entre Avaí e Marcílio Dias fora de suas sedes.
Estádios - O estádio Dr. Hercílio Luz foi o que recebeu mais vezes o confronto Avaí e Marcílio Dias, em 92 oportunidades. As duas equipes jogaram 37 vezes no saudoso estádio Adolfo Konder, outras 6 no Orlando Scarpelli, enquanto a Ressacada foi palco deste jogo em 44 vezes, assim como o CFA da Ressacada abrigou um amistoso de Leão e Marinheiro, bem como o estádio Roberto Santos Garcia, o Robertão, em Camboriú, um jogo, na primeira fase do Campeonato Catarinense de 2015.
Competições - Avaí e Marcílio Dias, nos 181 jogos disputados até aqui, jogaram 138 vezes pelo Campeonato Catarinense, além de 17 amistosos. Pelo Brasileiro da Série B, se enfrentaram uma vez, assim como outra pela Copa João Havelange. Além disso, participaram da Copa SC (14 jogos), Taça FCF (2), Taça João Salum (2), Torneio Luiza Melo (2) e pelo Torneiro Tesoura Júnior (4).
Goleadas - A maior goleada aplicada pelo Avaí no Marcílio Dias ocorreu em 21 de outubro de 1956, 6 a 0 em partida amistosa, no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis, gols de Nilson (2), Fernando, Bentinho e Amorim (2). Outra goleada ocorreu em 28 de março de 2012, 6 a 1 para o Avaí, na Ressacada, estreia do técnico Hemerson Maria no Avaí, gols de Felipe Alves (3), Diego Palhinha (2) e Laércio.
Artilheiros - Décio Antônio, do Avaí, é o maior artilheiro da história desse confronto com 7 gols, seguido por Claudiomir, Juti, Lourival e Nelsinho, com 5 gols cada um. Pelo Marinheiro, Rogério é o artilheiro com 6 gols.
Arbitragem - Com 21 partidas, o árbitro que mais comandou o confronto entre Avaí e Marcílio Dias foi Dalmo Bozzano, seguido por José Carlos Bezerra com 15 jogos e Celso Bozzano, irmão de Dalmo, com 11 partidas. Hoje será a vez de Ramon Abatti Abel, que comanda este confronto pela primeira vez.






Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.