domingo, 12 de abril de 2020

Chocolate de Páscoa

Era um belo domingo de Páscoa, e como hoje, com a imensa bandeira azul desfraldada no céu, como que anunciando a contagiante alegria de ser avaiano. Diferente dos dias atuais, quando estamos sem futebol, aquele domingo no longínquo 19 de abril de 1981, praticamente há 39 anos, era a data de mais um clássico na Capital.

Do alto dos meus 20 anos, ainda com a franja que já não existe mais, amante do futebol e sempre junto da nossa paixão pra toda vida, mais do que o chocolate de Páscoa o importante seria estar no estádio do adversário para torcer pelo Leão.

Naquele ano, o Avaí ainda jogava no saudoso estádio Adolfo Konder, mas seu belo uniforme era da prestigiada marca alemã Adidas.

Como programado, bem antes das 16 horas, horário da partida, eu já estava no estádio Orlando Scarpelli, mesmo estádio onde em 1975, numa melhor de três partidas, eu havia acompanhado o Avaí na conquista de mais um título do Campeonato Catarinense...

Mas naquele domingo de Páscoa de 1981 não era decisão, e sim mais um clássico pelo Catarinense.

A bola rolou com o apito inicial do árbitro Iolando Rodrigues, e como todo clássico, foi uma partida muito guerreada, ainda que sem muito brilhantismo, mas com o Avaí sempre sendo o dono das ações dentro de campo.

Ainda na primeira etapa, justamente no gol ao lado de onde fica a torcida avaiana no estádio "doladelá", o atacante Alves abriu o placar para o Leão, aos 43 minutos. Era o início da festa de Páscoa, do chocolate que estava por vir.

Quando todos esperavam uma reação do time alvinegro na etapa complementar, o camisa 9 do Avaí, que tinha cheiro de gol, Vargas, tratou de ampliar a vantagem, fazendo 2 a 0 aos 16 minutos e consolidando a vitória com o terceiro gol, aos 23 minutos.

Para coroar o domingo de Páscoa, o craque do Leão naquele ano, o melhor jogador em campo, Bira Lopes, tratou de dar números definitivos ao placar, anotando um belo gol aos 28 minutos, com o placar ficando em Avaí 4 a 0.

Um verdadeiro chocolate, bem propício para o dia de hoje, se é que me entendem...

Naquele domingo, vale o registro, o Avaí jogou e venceu com: Zé Carlos, Tião, Silva, Djalma e Luís Henrique; Marinho (Zezé), Bira Lopes (Osmari) e Caco; Alves, Vargas e Marquinhos. O técnico foi Sérgio Lopes.

Em tempo: a foto acima ocorreu dois meses após o clássico de 19 de abril de 1981, mas no estádio Adolfo Konder, e a escalação é praticamente a mesma: Marinho, Tião, Zé Carlos, Djalma, Luiz Henrique e Silva; agachados: Baianinho, Bira Lopes, Vargas, Caco e Alves.

Feliz Páscoa para todos nós!

6 Comentários:

Sérgio Bayestorff disse...

Show. Eu estava lá com meu pai. Foi o último jogo fui no parque de diversões.

moavaiano disse...

chocolate na Páscoa, eu adoro,ainda mas se for preto e branco embrulhado em papel verde.

Paulo disse...

Lembro também do jogo, acompanhando no rádio na Praia de Fora!!

Roberto disse...


Bira Lopes e Vargas, só podia ser campeão. - RC

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo