quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Bom dia, Azurras - nº 3.824

MUITO DESIGUAL

A imensa Nação Avaiana, assim como nós, vislumbrou o ano de 2020 na Série B bem diferente do que estamos vendo, e nem mesmo aquela minoria, que nutria ainda que timidamente, alguma esperança de que o Leão mude o quadro que se avizinha, tem se manifestado.


No final dos anos 80, lembro de um filme chamado "Irmãos gêmeos", estrelado por dois atores bem conhecidos, Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito, fazendo o gênero comédia.  


Obviamente, até pela foto acima, pode-se ter uma ideia mais exata de que, ainda que gêmeos, são bem diferentes, o que se chama de gêmeos dizigóticos, os gêmeos diferentes.


Fiz esse pequeno introito com o intuito de dizer que o Campeonato Brasileiro da Série B, até agora, é exatamente assim, a mesma competição para as 20 equipes, mas elas são bem diferentes entre si, principalmente no caso do Avaí em relação aos demais.


As diferenças são enormes, quer pelo tratamento dado pelo clube, quer pela preparação das equipes, quer pelo nível de contratação, quer pelo comprometimento de dirigentes, e em tantos outros fatores que ajudam a fomentar essa diferença.


No último sábado, a tal diferença tornou-se ainda mais escancarada, quando o Avaí enfrentou o América-MG. A missão avaiana, já se sabia, seria muito difícil, mas mesmo assim, era preciso entrar em campo e tentar mudar essa retórica, até porque era um "gêmeo" nem tão parecido. E o Leão acabou vencendo...


O "gêmeo" mineiro mostrou-se, como era de se esperar, muito mais forte, muito mais entrosado, ao passo que o "gêmeo" ilhéu, franzino, fraco, sem saber direito o que deveria fazer, mas acabou vencendo, placar mínimo, mas por pouco não aplicou um sonoro 3 a 0, ainda que a partida não tivesse encantado quem quer que seja.


A única grande diferença entre os gêmeos de sábado passado, é que o mineiro não gastou mal seu din-din, ao passo que no Sul da Ilha, conseguiram montar uma equipe muito mais fraca do que em edições anteriores, e isso a Série B não perdoa...





FACHADA

Ao que tudo indica, e vou aguardar o pronunciamento oficial do clube sobre novas contratações, mas parece que o Avaí está tentando mudar o rumo dessa prosa, extremamente melancólica até então...


Não fiz o levantamento para ter uma opinião mais precisa, porém, podemos ter uma noção do que vem acontecendo no Sul da Ilha com a escalação da equipe na última partida: Lucas Frigeri; Felipe, Betão, Alan Costa e João Lucas; Leandrinho (Ralf), Jean Martin (Vinícius Jaú) e Pedro Castro; Rômulo, Getúlio (Jonathan) e Ronaldo (Zé Marcos).


Dos que começaram a partida, sete, sim, sete jogadores já estavam na área ou tiveram passagem pelo clube: Frigeri, Felipe, Betão, Jean Martim, Pedro Castro, Rômulo e Getúlio...


Das cinco substituições, duas tem digitais do Sul da Ilha: Jonathan e Zé Marcos...


Onde foi parar aquela boleirada que chegou botando banca?





SEM MARGEM DE ERRO

Ao longo deste Campeonato Brasileiro, escrevemos que haviam algumas competições dentro da própria Série B. Aqueles que brigam pelo título, outros para tentar uma vaga no G4, que é o passaporte para a elite do futebol brasileiro, outros apenas para se manter na competição, além daqueles que brigam para fugir da zona de rebaixamento...


Infelizmente para o Avaí, faltando 19 rodadas para terminar a competição, o returno, precisaria de três ou quatro rodadas perfeitas para sair dessa zona intermediária, está na nona colocação, e tentar algo mais concreto, uma vaga no G4. Ocorre que, pela atitude da equipe de Geninho até aqui, ou a falta dela, ao que tudo indica carimbamos apenas a participação de coadjuvante nesse espetáculo...


Num primeiro momento, sem dar margem para erros, da Chapecoense até o Paraná, do primeiro ao oitavo na tabela de classificação, são clubes que brigarão para conquistar o título ou uma das vagas no G4.


Avaí, CRB e Confiança correm por fora, precisando fazer campanha de campeão no returno. ao passo que do Operário ao Botafogo, a briga é para tentar se livrar da zona de rebaixamento. O Oeste deve estar providenciando a volta para Itápolis: está rebaixado!





SAÍDA HONROSA

Não alimento qualquer expectativa em relação ao futuro do Avaí neste Brasileirão da Série B. Em 19 jogos, com apenas 8 vitórias e 26 pontos conquistados, o que poderíamos esperar nos próximos 19 jogos, 57 pontos por disputar? 


Escapar do rebaixamento nem entro nessa análise. O Avaí está muito longe disso, mas gostaria de ver a equipe de Geninho transmitir um pouco mais de confiança, com força para tentar alcançar os lugares mais altos da tabela.


Numa campanha horrorosa até então, seria uma saída honrosa para um elenco que frustrou todas as expectativas na atual temporada... 





Saudações AvAiAnAs!

3 Comentários:

João disse...

Neste segundo turno e não estou vendo uma luz no fim do túnel, estou vendo um Céu Azul,um Mar Azul, vamos brigar, o Avaí faz Cosa!João Eduardo

Marco Aurélio disse...

Boa madrugada André, hehehe, é o Edilson hein, tem algo muito estranho nessas contratações, mais um ex jogador, mais um da confraria de amiguinhos do Marquinhos, mais um q estão rasgando dinheiro, é parece q 2019 ainda não acabou, Deus nos ajude.

Anônimo disse...

Betão, Airton, Ralf, Bruno, Wesley, Rodrigão, Edilson...só falta dar a 10 pro presidente jogar de meia esquerda...já que ele transformou o A.F.C. no Aposentados Futebol Clube... e ainda diz que não rasga dinheiro...Rá!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo