quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Bom dia, Azurras - nº 3.923

MISTO DE AMADORISMO COM INCOMPETÊNCIA

O Avaí havia marcado a reapresentação de todo o elenco com contrato em vigor para a manhã de ontem, às 9h30min, quando os jogadores seriam recebidos pela comissão técnica e direção do clube, presidente, vice, executivo de futebol, e o técnico Claudinei Oliveira.


Após as boas-vindas, estava previsto uma entrevista coletiva com o técnico Claudinei Oliveira, às 10h30min, que por razões até agora desconhecidas, acabou sendo substituído por outra com o executivo de futebol Marco Aurélio Cunha, claro, com um atraso considerável, depois das 11 horas.


Segundo a comunicação do clube, os dirigentes esperaram alguns atletas terminarem a coleta dos exames, que pela quantidade, foram muitos ao mesmo tempo, que levou ao atraso. Ao que tudo indica, avisaram diretamente ao grupo de setoristas, que assim como a imensa Nação Avaiana, aguardava por notícias, por novidades para a temporada que está começando. 


Não estou aqui para ser mal educado ou deselegante com quem quer que seja, muito menos fazer "média" com o clube ou seu mandatário, diga-se de passagem. O atraso justificado pelo clube, pareceu-me, sim, um pedido dos inseparáveis amigos do Morro da Cruz, e a justificativa ganhou um ar de "geradores da Ressacada", que "obrigaram" a venda do mando de campo para o Flamengo tempos atrás.


Trocando em miúdos, tal qual afirmou meu amigo Roberto Costa, o Avaí não mudou ao ponto de atrasar toda uma agenda para se adequar aos interesses da emissora do Morro da Cruz. Aliás, disse RC, a velha raposa felpuda achou ótimo o atraso, sendo saudado pelo mocinho de Blumenau, o que acaba indo ao encontro da minha assertiva.


Ao que parece, o Avaí segue sendo aquele clube da província, das peladas de fim de semana, sempre apoiados pelos "mesmos amigos". Só faltou anunciarem outro "jantarzinho", como fizeram na pré-temporada passada em Águas Mornas...


Bom que saibam, o Blog do Tarnowsky é um espaço crítico com intuito de ver um Avaí maior e melhor, sem adulações para quem quer que seja, e acima de tudo, está para nascer quem vai elaborar minhas pautas.


Aqui não tem pauta combinada!





A ENTREVISTA DE MARCO AURÉLIO

Ao que tudo indica, a contratação de Marcos Aurélio Cunha serviu para fazer uma blindagem ao presidente do clube, bem como aos integrantes do departamento de futebol, responsáveis diretos pelos fracassos nas quatro competições disputadas no ano passado.


Confesso que fiquei preocupado pelo excesso de educação nas respostas, bem como pela falta de objetividade dentro delas. O fato de não ter nenhum reforço para o elenco, no melhor estilo "vamos com o que temos", não significa que não precisam ter pressa para contratar, que segundo ele, faz com que contratem mal.


Pode-se contratar a qualquer momento, janeiro, fevereiro, setembro, outubro, enfim. Afinal de contas, o mercado da bola é enorme, e sempre há quem tenha um bom jogador para ser vendido, ou contratado ainda que por empréstimo...


Faltou ao MAC sinceridade para dizer que no atual momento o Avaí não dispõe de margem para contratar, até porque foram tantas contratações em 2020, e com longo contratos, que qualquer nova contratação implicaria numa despesa ainda maior para o clube...





INVESTIMENTO ALTO

Aliás, nem sou eu quem fez a afirmação, mas o próprio Marco Aurélio Cunha, quando disse que houve um alto investimento do clube em 2020 visando a Série A, que ele não critica, mas que não deu certo e deixou sequelas para 2021. 


Outra vez faltando com objetividade, MAC veio com aquela conversa de que o Avaí chegou vivo até a última rodada, mas perdeu e terminou a competição na nona colocação...


Até poderia estar vivo, é verdade, bastava vencer o América-MG e rezar por uma improvável combinação de resultados...


Faltou dizer: "chegou vivo na última rodada respirando por aparelhos!"





ELENCO INCHADO

Parece ser brincadeira, mas não é. Mesmo com vários jogadores tendo contrato encerrado ao final do Campeonato Brasileiro da Série B, o Avaí tem 35 para começar 2021...


Os jogadores do Avaí na pré-temporada são:


Goleiros (4): André, Cláudio Vitor, Frigeri e Glédson;

Laterais (5): Capa, Edilson, Felipe Santos, Igor e Iury;

Zagueiros (9): Airton, Alan Costa, Alemão, Artur Chaves, Betão, Felipe Camargo, Nuno, Rafael Pereira e Zé Marcos;

Volantes (5): Bruno Silva, Foguinho, Jean Martim, Luan Silva e Wesley

Meias (4): João Vitor, Renato, Thiaguinho e Valdívia

Atacantes (8): Jô, Jonathan, Lourenço, Matheus Lucas, Rildo, Ronaldo, Vinicius Jaú e Vinicius Leite.



Claro, desse número elevadíssimo, estão muitos da base, que agora foram integrados ao elenco profissional: Thiaguinho, Wesley, Igor, João Vitor, Felipe Camargo, Matheus Lucas e Arthur Chaves, da esquerda para a direita, na foto acima.


Além dos sete "calouros", também foram formados pelo Avaí: André, Cláudio Vitor, Edilson, Felipe Santos, Luan Silva, Jô, Jonathan e Lourenço, ou seja, mais oito, totalizando 15 em 35, o que representa 42,85% formados na base avaiana.





RAIVA DO ANO PASSADO

Trocando umas ideias sobre o elenco avaiano, principalmente após a entrevista de Marco Aurélio Cunha, a questão nem é ficar com raiva da inércia do MAC pela entrevista, mas com o que fizeram no clube em 2020.


Num outro momento, elaborou uma lista de dispensa imediata: Airton, Bruno Silva, Capa, Gledson, Yuri, Lucas Frigeri, Rafael Pereira, Rildo e Ronaldo.


O problema é que a maioria deles tem contrato ainda, então inscreve para o Catarinense e simbora...


Se aparecer algum clube interessado, na mesma hora libera, até sem pagamento de multa rescisória porque o "lucro" é não ficar com eles.


O mais absurdo, é que se fossem dispensar esses nove jogadores, ainda assim o clube ficaria com 26 jogadores, claro, contado com os guris que sobem...


Parabéns aos envolvidos!





IMPROVISO

Bom que se diga, o executivo de futebol do Avaí foi para a entrevista coletiva sem a relação de quem fica ou que sai do clube. A ralação acima peguei nas redes sociais, mais especificamente com o FloripAvaianos, pelo twitter.


Nem digo que essa relação seria fundamental para a entrevista, mas certamente poderia auxiliá-lo. O que não entendi foi algumas colocações feitas de que jogadores como Leandrinho e Renatinho inda estão "em observação". Sério? O que fizeram para merecer uma renovação?


Há ainda os casos de Getúlio e Pedro Castro, em que MAC disse aguardar uma resposta do empresário Eduardo Uram, mas parece que o primeiro já acertou.





NOVIDADES

A boa notícia trazida por Marco Aurélio Cunha é que o aniversariante de ontem, Flávio Roberto Kretzer, goleiro que começou na base avaiana e trabalhou com MAC no São Paulo, estará trabalhando no clube, até em função da Covid 19, que "pegou" Anderson Moreira de Souza, auxiliar de preparador de goleiros do clube. Quanto a Wlamir Machado, o preparador de goleiros, nada foi dito.


Da mesma forma, quando citou a ida para a equipe Sub 23 de Evando Spinassé Camillato, sem que lhe fosse perguntado, também não esclareceu os destinos Bruno Gonçalo, muito menos de Gabriel Bussinger, até então comandando o Sub 23...


Clube "rico" é outro papo!





Saudações AvAiAnAs!

2 Comentários:

José Bento disse...

Li na página da Espn que o Liverpool está monitorando o jogador Raphinha, revelado pelo Avaí, que está brilhando no Leeds United. Em uma eventual negociação, o Avaí recebe uma parte como clube formador. Isso mostra o quanto o Avaí tem que olhar com carinho para a sua base. Segue o link da matéria:
https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/8167731/premier-league-raphinha-do-leeds-united-entra-na-mira-de-klopp-para-reforcar-o-liverpool-diz-revista

Marcelo guarda do embau disse...

Saudações! Opino qu os contratos longos foram o pior erro, deixando o clube refém. Algumas contratações também foram equivocadas e podem inclusive continuar em 2021. Quanto a postura do MAC, achei normal, expor finanças e estratégias dificultam negociações e a torcida que qualidade e não quantidade. Aguardamos por mais dispensas e empréstimos. Quanto a corporativismo ou panelinhas na Diretoria, sempre irá existir no futebol, fato! Enquanto não ter um nome forte e competente para presidir o clube, a oposição mais irá amanhã poder. São 40 equipes mas 2 séries, pouquissimos ontem sucesso, estamos no caminho. Forte a abraço a toda nação avaiana!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo