quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Bom dia, Azurras - nº 4.141

OPINIÃO MUITO CLARA

Na “Bom dia, Azurras” de ontem, deixei muito clara minha opinião sobre o atual momento que vive o Avaí, principalmente nos bastidores, depois que a diretoria executiva do clube teve suas contas rejeitadas em abril próximo passado.

 

Diga-se de passagem, longe de qualquer viés político, ao menos no meu entendimento, é preciso enaltecer o trabalho cirúrgico desenvolvido pelo trio do Conselho Fiscal, formado por Luciano Leite Kowalski, presidente, Acácio Mund Carreirão e Gilson Kremer.

 

Sim, em função do trabalho deles, que rejeitou as contas do exercício de 2020, é que a Comissão Temporária, também fazendo um trabalho minucioso, e considerando as muitas inconsistências apontadas pelo Conselho Fiscal, acabou por elaborar um relatório referendando tudo, além de outras abordagens que colocam em xeque a gestão da diretoria executiva.

 

Diante desse quadro, com farta documentação colacionada aos pareceres, e por mais que venha uma defesa consistente por parte da diretoria executiva, não há dúvidas de que o panorama é extremamente adverso ao atual mandatário, Francisco José Battistotti.

 

Por isso, e aqui repito a opinião que coloquei ontem, respaldado pelo perecer do Conselho Fiscal, que foi referendado pela Comissão Temporária, creio que a decisão do Conselho Deliberativo irá, oportunamente, redundar numa Assembleia Geral dos associados.

 

Infelizmente para o Avaí, o “exemplo” de gestão derreteu...





MUITA CALMA NESSA HORA

Há que se considerar um aspecto básico para analisar esse momento vivido pelo Avaí Futebol Clube: não tenho nada contra o presidente Francisco José Battistotti, apesar de algumas discussões e até bloqueios no WhatsApp, por parte dele, mas acima de tudo torço pelo sucesso do clube.

 

Por questões óbvias, no dia de ontem li muita coisa que não condiz com a realidade, alguns “desafetos” declarados, principalmente algumas figuras da mídia convencional, já estão colocando o mandatário avaiano diante de uma Assembleia Geral para apresentar sua defesa.

 

Muita calma nessa hora porque a coisa não funciona assim, tal precipitação apenas está mostrando com clareza solar as rusgas entre o presidente e esses “comentaristas”...

 

Battistotti terá 15 dias para apresentar sua defesa ao Conselho Deliberativo, que irá analisar e tomar as providências que acha que deve. Simples assim. 





DESTINO

Alguém pode estar se perguntando, “mas se o Conselho Deliberativo vai decidir, o que poderá acontecer daqui pra frente?”

 

A resposta é simples e oferece três opções. Na primeira delas, o Conselho Deliberativo recebe a resposta da diretoria executiva e decide o que fazer, que poderá simplesmente aceitar o que está escrito na defesa e o processo acaba.

 

Na segunda hipótese, pode também aceitar e aplicar, por exemplo, a penalidade de advertência escrita, e o processo também acabaria.

 

E por fim, o CD pode não acatar e submeter a defesa à Assembleia Geral para definir ou não sobre a destituição.

 

Ou seja, ainda que possamos chegar na Assembleia Geral, conforme deixei minha opinião na primeira nota, teremos um caminho legal a ser percorrido do qual não se pode fugir. 





ALVO FÁCIL

Pelo que pude perceber ao longo desses dois últimos anos, de meados de 2019 até hoje, não tenho a menor dúvida de que boa parte dessa barbeiragem foi causada pelos gastos excessivos do departamento de futebol, que sejamos francos, não funcionou e não funciona.

 

Francisco José Battistotti é o grande culpado por esse quadro de atrasos salariais, criando uma antipatia desnecessária por sua verborragia, muitas das vezes faltando com sinceridade, quer dos fatos e até das promessas diante daqueles que estão sob sua batuta.

 

Porém, há outros culpados, e entre eles, Marcos Vicente Santos, o gerente de futebol, e Diogo Fernandes, coordenador, já fora do clube.

 

Aliás, para um “ofendido” torcedor que não gostou do que disse sobre isso, lembrei a ele que não fui eu quem contratou Arnaldo, Rildo, Rafael Pereira, Airton, Wesley, Valdivia, Getúlio, Leonan, Kelvin, Vinicius Jaú, Adryan, Renato, Sallinas, Ralf, Renatinho, Leandrinho, Ronaldo, Rodrigão...





RIDÍCULO

Recebi de um conselheiro do clube uma matéria onde o autor dizia que a rejeição das contas do Avaí pode tirar o clube da luta pela vaga para o Brasileirão da Série A de 2022...

 

Num primeiro momento, pensei ser uma brincadeira, mas depois de ler o texto truncado por um português ruim, percebi que deve ser mais um “baba ovos” do mandatário avaiano...

 

Para esse desinformado, e tantos outros que se dão ao trabalho de seguir nessa linha, lembro que as contas foram rejeitadas em 27 de abril próximo passado, e de lá para cá não houve mudança de quadro: salários seguem atrasados, bem como outras obrigações legais...

 

Além disso, só para lembrar, não foi por causa da rejeição das contas que os jogadores pararam de dar entrevistas...

 

Cumpre esclarecer, não há “briga interna entre a diretoria atual capitaneada pelo presidente Francisco Battistote (sic!) contra o conselho deliberativo do Avaí...”

 

A rejeição das contas partiu do Conselho Fiscal. Simples assim.





JOGO NA BAGUNÇA

Com todo o respeito que merecem os organizadores do futebol brasileiro, entenda-se CBF, mas o Brasileirão da Série B está uma bagunça com esse calendário pra lá de estranho.

 

Em 17 de agosto, terça-feira, o Avaí jogou e venceu o Sampaio Corrêa, em São Luís, no Maranhão. Três dias depois, perdia para o Coxa, 2 a 1, na Ressacada...

 

No último dia 6 de setembro, o Avaí venceu o Vasco da Gama, 3 a 1, na Ressacada. Volta a jogar hoje, 10 dias depois, contra o Clube do Remo, em Belém, no Pará...

 

Um pouco mais de bom senso ajudaria a arrumar essa bagunça...





VITÓRIA

Como salientei esta semana, depois de vencer o Vasco da Gama na semana passada, o Avaí viu os integrantes do G4 alcançarem a invejável marca de 40 pontos, ou mais...

 

Exatamente por isso, e com 37 pontos ganhos na tabela de classificação, é que o Leão da Ilha precisa almejar seu retorno ao cobiçado G4, ainda que vencer na noite de hoje não seja tarefa fácil...

 

Não há a menor dúvida de que cada ponto conquistado tem sua importância, porém, nada como os três pontos de uma vitória, que é o primeiro critério para desempate.

 

A partida de hoje contra o Clube do Remo adquire caráter de decisão, visto que uma vitória do Avaí irá colocá-lo no mesmo patamar do integrantes do G4, e com uma dose de sorte, entenda-se vitória do Vasco contra o CRB, em Maceió, mais cedo, pode roubar a posição da equipe alagoana...





MOMENTO FAVORÁVEL AO AVAÍ

Se alguém acha que a campanha do Avaí como mandante boa, com aproveitamento de 58,33%, em 12 jogos com seis vitórias, três empates e três derrotas, quinto aproveitamento na Série B, deve estar atento aos 47,22% do Clube do Remo, que o mesmo número de jogos, 12, mas acumula cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas, 12ª melhor campanha como mandante.

 

O Remo também tem uma campanha inferior ao Avaí como visitante, com 11 jogos, 39,39% de aproveitamento, com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas, a nona melhor campanha, enquanto a equipe de Claudinei tem 48,48% de aproveitamento fora de casa, com 11 jogos, quatro vitórias, quatro empates e três derrotas, a quinta melhor campanha como visitante.

 

Com todo o respeito que merece o Clube do Remos, o momento é mais favorável ao Avaí...





LEÃO INDEFINIDO

Mantendo uma “tradição” sobre a escalação do Avaí, onde nada é divulgado, nem pelo clube, nem pelo técnico Claudinei Oliveira, e sabedor que apenas Marcos Serrato não poderá jogar, por lesão, creio que o trabalho do treinador avaiano foi facilitado, ainda que não fujá muito de sua maneira de agir.

 

Dessa forma, acredito que ele praticamente manterá o time que venceu o Vasco da Gama na semana passada, sacando Serrato e escalando Lourenço, que volta de suspensão. Vejamos:

 

Glédson

Edilson, Alemão, Betão e João Lucas

Bruno Silva, Jean Cleber e Lourenço

Copete, Getúlio e Vinicius Leite

 

É apenas um palpite no “modo” Claudinei Oliveira de pensar...

 

Vamos aguardar...





NA TELINHA


Pela abertura da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, teremos três partidas nesta quinta-feira, entre elas, Clube do Remo x Avaí, às 21h30min, no estádio Evandro Almeida, mais conhecido como “Baenão”, em Belém do Pará.

 

A partida desta noite no Norte do Brasil trará o confronto de Leões como atração, visto que Clube do Remo x Avaí será transmitido através do canal Premiere, bem como pela SporTV, conforme consta no site da CBF.

 

Audiência garantida!





Saudações AvAiAnAs!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo