terça-feira, 7 de novembro de 2023

Bom dia, Azurras - nº 4.910

HORA DO AVAÍ SER AVAÍ

Tenho dito ao longo do tempo, que o Avaí estaria no Campeonato Brasileiro da Série B, ainda que após as derrotas consecutivas para Vitória, na Série B, e Internacional, na Copa SC, tenha feito um revertério na minha cabeça...

 

Mesmo assim, tentando manter aquele panorama do “copo meio cheio”, alimentei esperanças de que a tragédia no ano do Centenário não acontecesse, que seria o rebaixamento para um Brasileiro de Série C, o que jogaria por terra uma história de 25 anos, um verdadeiro retrocesso.

 

Com a vitória sobre a Ponte Preta no último sábado, meu “copo meio cheio” aumentou um pouco de volume e ousei afirmar que, mesmo com a UFMG dando conta de que não estamos 100% seguros, o Avaí efetivamente estará na na Série B de 2024.

 

Obviamente, nada temos por comemorar, exceto duas vitórias em Clássicos neste ano, uma delas de forma inusitada, com o time do Avaí Kids, mas a torcida, e eu também, quer muito mais...

 

Creio que a oportunidade está criada, com a classificação inesperada da equipe para as finais da Copa SC, num domingo em que tudo deu muito certo para o Leão da Ilha e tudo muito errado para outros concorrentes...

 

Hoje teremos a partida de ida das semifinais, contra a boa e ajustada equipe do Concórdia, que vendeu muito caro a derrota na estreia da competição, sendo muito prejudicada pela arbitragem com um gol muito mal anulado quando a partida estava em 0 a 0...

 

A expectativa da torcida é enorme, mas da diretoria e do departamento de futebol, nem tanto, até porque esses frouxos não tiveram nem a capacidade de divulgar a lista do relacionados...

 

Independentemente dessa covardia enrustida, que contagiou o futebol do Avaí, notadamente fora de campo, o que espero é uma equipe mais forte e consistente.

 

DE "PHODA" A FROUXO

Desde que resolveram dividir o elenco, tenho mostrado minha contrariedade ao fato. O Avaí tem um elenco extremamente numeroso, o que não chega a ser novidade nos últimos anos, mas falta-lhe qualidade. Resumindo, temos um elenco fraco na Copa SC e outro também fraco na Série B.

 

Eduardo Barroca é um cara inteligente, boa praça, mas seu discurso não me convence, e aquela retórica de “decisão institucional” não engulo até hoje, assim como reprovei sua veemência em dizer que hoje o time e ele, não estariam na partida.

 

Na comemoração dos jogadores, imitando aquela idiotice produzida por dois torcedores na Série A, Barroca chegou a cair no vestiário, e não pela queda, mas por sua entrevista coletiva, saiu do “professor phoda” para um frouxo qualquer.

 

DESVALORIZAÇÃO

Impressionante como os dirigentes avaianos não sabem aproveitar o momento para surfar, deslizar no melhor que a onda lhes oferece. O rebaixamento no Brasileiro da Série B ficou no passado, a hora presente é a semifinal da Copa SC, que pode servir de consolo para quem vem acumulando fracassos desde janeiro de 2022, ao mesmo tempo em que massageia o ego da torcida, ávida por novas conquistas.

 

O jogo de hoje era para ter a mesma dimensão de uma partida do Brasileiro da Série B, mas nossos dirigentes tratam de “esconder” a competição, fazendo com que aqueles mandriões instalados no Sul da Ilha tenham ainda menos trabalho, sem qualquer ação para chamar o torcedor...

 

Ingresso por R$ 20,00, sócio leva mais dois convidados, desculpem, é muito...

 

Talvez por isso o número de associados hoje é de 9.576, caindo paulatinamente...

 

DICA

André,

Tenho um sonho de ver o nosso Avaí na série A, que é seu lugar. Eu acredito que o caminho seja a leitura do capítulo 3 - A REGRA DE OURO DA MUDANÇA DE HÁBITO página 77, porque a transformação acontece!

Do livro “O poder do hábito”, de Charles Duhigg, Editora Objetiva.  Leia e veja se tenho razão ou não em acreditar nesse sonho!

Boa leitura.”

 

Quem passou a dica de leitura foi meu amigo dos bons tempos de colégio, João Egydio da Silveira Neto, a quem agradeço.

 

No que foi-me enviado, há um trecho que diz:

 

Para entender como o foco de um treinador na mudança de hábitos foi capaz de transformar um time, é necessário olhar fora do mundo dos esportes.”

 

Barroca tem foco, mas no sábado, outra vez, suas mexidas deram mais espaço para a Macaca. Ao que parece, confraria não é tudo...

 

PERMANÊNCIA

Não tenho informação, mas segundo comentei na semana passada, depois do “Corneta Avaí Podcast”, segundo a Manu Pereira, a permanência do Avaí no Brasileiro da Série B serve também de aval para que Eduardo Barroca seja o técnico da equipe em 2024.

 

Se tal assertiva é verídica, creio que o nosso clone de sertanejo não deveria ficar tão assustado com a Copa SC, quando ele efetivamente não teve um bom comando, vitória magra contra o Concórdia na Ressacada, empate com o Nação em Joinville.

 

A conquista da Copa SC, e consequentemente a vaga na Copa do Brasil, serviram para diminuir a frustração da torcida no ano do Centenário e melhorar o conceito que atualmente a torcida tem sobre o trabalho de Barroca.

 

Volto ao assunto em outra oportunidade. Hoje o foco é vencer o Concórdia.

 

MAIS FORTE

Se Barroca não se sente à vontade para comandar o time na Copa SC, fato que também ocorreu com Marcos Vicente, acho normal que Raphael Laruccia siga no comando, até porque a classificação veio através de seu trabalho, notadamente no Clássico e contra o Barra.

 

Porém, seria extremamente justo que colocassem à disposição de Laruccia alguns jogadores que não estão sendo aproveitados por Barroca. No gol, por exemplo, apesar do inquestionável Igor Bohn, não vejo razões para sacar Otávio.

 

Na lateral direita, Igor Dutra está suspenso e o xará Inocêncio deve aparecer. A zaga poderia ter um reforço considerável, Douglas Bacelar, que foi banco nos dois últimos jogos com Barroca.

 

O meio de campo, hoje com Wanderson, Gazão e Andrey, poderia ter a companhia de Jean Lucas, que em Campinas mostrou-se simpático à ideia. Para o ataque, Modesto segue firme e forte com Guilherme Santos, mas até mesmo Felipinho poderia ser uma opção.

 

O que Laruccia não precisa são de gordinhos ou desocmpromissados, que não aguentam o ritmo forte de uma Copa SC ou do Catarinense, como Cortez, Fellipe Bastos, Jael...

 

MUDANÇA

Deixei bem claro no “Corneta Avaí Podcast” da última quinta-feira, que apoiei e apoio a direção do Avaí, com o comando do presidente Júlio Heerdt, o que não me impede de tecer minhas críticas, de expor minhas opiniões.

 

Sempre confiei na chapa eleita, ainda que esportivamente falando, esteja colecionando fracassos aos longo desses 22 meses e 5 dias. Creio que já passou da hora de mudarem o discurso, e principalmente de atitudes, até mesmo para que busquem melhores resultados.

 

A inércia da direção, esse discurso de união de Barroca com o elenco, está contrariando os interesses do Avaí Futebol Clube. Não é porque entrou um bom dinheiro da Liga Forte União que o clube pode abdicar de buscar a cota da Copa do Brasil...

 

Foram muitos meses de teoria, mas na prática, na essência do Avaí, que é um clube de futebol, nada aconteceu, mas a oportunidade está criada com essa semifinal na Copa SC.

 

Mãos à obra, futebol nos pés e bola na rede!

 

SEMIFINAL CONTRA O CONCÓRDIA

Apesar de não saber quem são os relacionados para a partida desta noite na Ressacada, que começa às 20 horas, estarei lá torcendo pelo Avaí, que enfrentará a boa equipe do Concórdia, jogo de ida da semifinal da Copa SC.

 

Já divulguei nesse espaço que todos pagam R$ 20,00, em qualquer setor, exceto a Área Vip, assim como cada sócios poderá levar dois convidados, que devem ser cadastrados.

 

Quem vencer desse confronto, cuja partida de volta será no dia 15, em Concórdia, deve enfrentar o Hercílio Luz, que já venceu o jogo de ida fora de casa, 2 a 0 no Marcílio Dias.

 

Bom lembrar, para conquistar a Copa SC é preciso querer, jogar futebol, até porque no nome muitos já ficaram de fora, se é que em entendem...

 

MAIS DA BASE

Se no sábado a torcida avaiana sentiu orgulho de ver o lateral direito Guga sendo campeão da Copa Libertadores pelo Fluminense, e de Arthur Chaves sagra-se campeão nos Jogos Pan-Americanos, no Chile, as crias da base seguem dando alegrias.

 

Ontem o treinador do Fluminense, Fernando Diniz, também da Seleção Brasileira, convocou dois jogadores que começaram na base do Leão, Gabriel Magalhães, atualmente no Arsenal, da Inglaterra, e Raphinha, hoje no Barcelona.

 

E certamente seguirão tendo o carinho e a nossa torcida!

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!


 

5 Comentários:

Marcos Aldojan disse...

André, bom dia!

Hoje o Avaí é um time acomodado, em TODOS os setores, seja administrativamente ou esportivamente, quando não se tem ambição pela vitória e a busca incessante pela melhoria em todas as áreas, o que vemos é isso, um clube apático que se contenta e se acomoda com pouco.

Cadê o choque de gestão? E a inovação e tecnologia? Até agora não vimos nada! A gestão só não está pior porque vendemos jogadores e vai entrar esse dinheiro da Liga.
Acorda Júlio!

Abraços

Carlos avaiano disse...

Bom dia Marcos

Eu tenho as respostas para suas perguntas, e não precisei buscá-las no posto Ipiranga.

É que no Brasil,para se conquistar o voto do eleitor, são prometidos uma gestação de mudanças,do novo, deixando para trás tudo que fizeram de errado.
Aí prometem, prometem e prometem.

Ralizado o objetivo, que é o da vaidade e ambição de estar a frente de uma adminidtração,seja ela pública, ou privada, então tudo que foi prometido ou parte dela, fica no passado.

E infelizmente pra nós avaianos, não foi diferente a eleição e suas promessas.

Sem surpresas
É Brasil

wendyfloripa disse...

Hoje é dia de vencer e ir em busca da taça. Copa SC,vale copa do Brasil.
Sobre a base só tem dado orgulho,Raphinha,Gabriel,Arthur e Guga nos mostrando que o trabalho é bem feito. E também tem a Nati,campeã Paulista sub-15,mostrando que foi bem lapidada aqui. Urra Leão. 💙🦁⚽️

Carlos avaiano disse...

Bom dia

Não podemos nos agarrar sempre no dito:
"Esse Avaí faz coza"
Pois se entrarem na disputa com o concórdia sem os titulares, esquece.

Pois contra a desclassificada Chape e o também inter não fizeram "coza"
Ou melhor, fizerem: o torcedor passar vergonha.

E contra o Barra?
Hááá, aí sim, fizeram: nosso goleiro operou milagres para classificarem num sufoco contra o lanterna.

Ney Felix disse...

Título da taça SC por esta gurizada seria um tapa na cara, um deboche contra o Julio, Barroca, Marquinho e os ex-atletas gordinhos que vieram passar férias na ilha e, um prêmio especial ao Laruccia e seus comandados que lutam contra tudo e contra todos inclusive, contra o fogo amigo.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo