sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Bom dia, Azurras - nº 4.990

AVAÍ SENDO AVAÍ

Se alguém me perguntasse quem era o favorito na partida de ontem à noite, como ocorreu no podcast “Corneta Avaí” na última quarta-feira, diria que era o Leão da Ilha, como efetivamente respondi, e por incrível que pareça, até acertei o resultado, 2 a 1, mas errei o Leão vencedor...

 

Outra vez, o Avaí não fez uma boa partida, não foi brilhante, mas foi superior ao adversário, tendo muitos problemas nas finalizações, que poderiam ter decretado uma vitória avaiana com certa facilidade.

 

É verdade que, como disse Carlos Drummond de Andrade, “no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”, e no caso do Avaí, além do Hercílio Luz, havia um árbitro chamado Luiz Augusto Silveira Tisne, que teve uma péssima atuação, prejudicando exacerbadamente o time de Eduardo Barroca.

 

Mas sem alongar-me demais na análise, diria que o Avaí foi derrotado pelas suas próprias deficiências e escolhas, até porque injustificável, sob todos os aspectos, mudar a equipe em seis posições de uma partida para a outra, em pleno início de temporada, onde todos buscam um melhor entrosamento.

 

Três pontos jogados fora, no melhor estilo “Avaí sendo Avaí”, complicando uma partida que estava fácil.

Foto: Bianca Coan | Hercílio Luz FC

 

O TIME

A escalação do Avaí surpreendeu a todos, e confesso, contrariou minhas expectativas, com um time muito mexido na defesa e no ataque, o que achei lamentável.

 

O técnico Eduardo Barroca escalou a seguinte equipe:

 

Igor Bohn

Thales Oleques, Tiago Pagnussat, Alan Costa e Mário Sérgio

Ronaldo Henrique, Rafael Gava e João Paulo

Maurício Garcez, Poveda e Andrey

 

No decorrer do segundo tempo, entraram Hygor e Willian Maranhão, nos lugares de Andrey e Rafael Gava, respetivamente, aos 16 minutos.

 

Depois, aos 28 minutos, foi a vez de Giovanni e Kevin, substituírem João Paulo e Thales Oleques, e aos 36, a entrada de Pedrinho no lugar de Poveda, respectivamente.

Foto: Leo Piva / Avaí F.C.

 

SEM ENTENDER

Ao fim do “Corneta Avaí”, o âncora e gente boa Victor Zadroski questionou aos participantes, eu, Fyllipy Margino e Lucas Gorges, que time escalaríamos para a partida de ontem, e as respostas foram unânimes: o mesmo que venceu o Nação, sem qualquer alteração.

 

Para a surpresa de todos, quando o Avaí divulgou a escalação oficial, o time apresentava seis alterações em relação ao jogo de domingo, ou seja, muito mexido para um início de temporada.

 

Particularmente, achei um erro crasso de quem comanda a equipe. Simples assim.

 

FICOU DEVENDO

Se o Avaí está no Campeonato Brasileiro da Série B de 2024, em muito se deve para as atuações de Igor Bohn, que garantiu muitos pontos ganhos com verdadeiros milagres, ao ponto de ser chamado de “Igor Ótimo” ou “Igor Excelente”.

 

Ontem, todavia, o camisa 1 e capitão do time, ficou devendo, tendo uma gigantesca parcela de culpa nos dois gols que tomou.

 

Vida que segue.

 

FRÁGEIS

Já comentei aqui, nossa lateral direita está muito mal servida. Nem Thales Oleques, que saiu jogando ontem, nem Kevin, demonstram um mínimo razoável para assumirem a titularidade.

 

Minha esperança é que Gabriel Dias entre logo em condições de jogo, até para termos uma noção do tipo de sofrimento que teremos neste ano...

 

SÓ TAMANHO

A dupla de zaga do Avaí ontem, se somados, deve ter uns 10 metros de altura, mas é só tamanho mesmo. De Alan Costa, já conhecido, nada espero, mas tinha uma dose de esperança no Tiago Pagnussat.

 

Vou aguardar mais uns jogos para tecer um comentário mais consistente sobre o novo contratado, mas o “cartão de visita” não agradou...

 

CHANCES PERDIDAS

Tanto no primeiro tempo, quanto no segundo, o Avaí criou muitas chances claras de colocar a bola no fundo da rede hercilista, mas parece que a pontaria dos jogadores avaianos está muito descalibrada...

 

Thales Oleques, Andrey, Maurício Garcez, Poveda, entre outros, poderiam ter tido um esmero maior nas finalizações...


VIDA QUE SEGUE

Conforme manifestação do nosso amigo Fyllipy Margino, no "Corneta Avaí", referindo-se a vitória sobre o Nação, "nem tudo está perfeito, assim como nem tudo está errado." Foi uma boa vitória, mas era visível que a equipe precisava evoluir.l


Da mesmo forma, creio que apesar da derrota ontem em Tubarão, algumas coisas podem ter servido de lição, e espero, sinceramente, que Eduardo Barroca não invente de mudar tão radicalmente a equipe outra vez.


Define, "mô kiridu", antes que volte a tua versão de "cantor sertanejo"...

 

ENCONTRO MARCADO

Não há tempo para lamentações, é arregaçar as mangas e partir para a próxima rodada, sem muito tempo de treinamento, até porque a terceira rodada começa amanhã, mas o Avaí joga no domingo...

 

E no dia tradicional do futebol, domingo, dia 28, num horário nem tão nobre, 18 horas, o Leão da Ilha está recebendo a Chapecoense, o que aumenta ainda mais a responsabilidade da equipe na busca da vitória, que poderá chegar mais facilmente com o apoio da nossa Camisa 12, que aliás, se fez presente no Sul do Estado

 

Bora pra Ressacada!

Foto: Leo Piva / Avaí F.C.

 

GOL MAL ANULADO

Não vou brigar com a imagem publicada pelo JP Bianchi, extraída do Twitter, até porque na própria transmissão já havia imaginado que o gol de Andrey foi muito mal anulado, até porque Gava recebe a bola em posição legal.

 

Era pra ser o gol de abertura no placar. Errou a arbitragem.

Foto: reprodução da TV

 

PÊNALTI NÃO MARCADO

Outro lance polêmico, apenas para os secadores de plantão, mas o goleiro Matheus, em lance que Poveda receberia a bola para concluir ao gol, foi literalmente atropelado pelo goleiro.

 

Pênalti não marcado pelo fraco árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne.

 

PÊNALTI BEM MARCADO

Apesar do comentarista da transmissão de ontem não ter visto pênalti que resultou no gol de empate do Avaí, o lateral Cleiton, do Hercílio Luz, efetivamente empurra Maurício Garcez, que iria pular para cabecear a bola.

 

Pênalti bem marcado, gol de Ronaldo Henrique.

 

OUTRO GOL MAL ANULADO

Em cobrança de escanteio na segunda etapa, a bola sobrou para Maurício Garcez, que dominou e chutou no canto, beijando a rede do Leão do Sul, mas Tisne anulou alegando toque na mão.

 

No mínimo, decisão polêmica. Não vi esse toque.

 

FRACO, MUITO FRACO

Na segunda-feira, na “Bom dia, Azurras”, mesmo com a vitória do Avaí sobre o Nação, critiquei a arbitragem do novato Igor da Silva Albuquerque, que considerei fraco.

 

Hoje faço o mesmo em relação ao senhor Luiz Augusto Silveira Tisne, que fez sua 12ª partida com o Leão da Ilha em campo, e com o resultado de ontem, com seguiu empatar as estatísticas: cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas.

 

Árbitro muito fraco, ou muito mal intencionado...

Foto: Leo Piva / Avaí F.C.

 

OLHOS ABERTOS

Não sou de comentar sobre arbitragens, mas em função dos últimos acontecimentos, creio que o presidente Júlio César Heerdt deve ter uma “DR” com o tal de Marco Antônio Martins, torcedor “doladelá”, que dizem comandar o departamento de arbitragem da FCF.

 

Não é possível que em apenas dois jogos, tantos erros tenham ocorrido prejudicando o Avaí Futebol Clube.

 

Já disse na segunda-feira, parece que alguns árbitros ficam “emocionados” com o Leão da Ilha em campo. E se não é emoção, não tenho dúvidas de que aflorou o corporativismo em prol do colega “da Rosa”, aquele...

 

QUARTAS DE FINAL

Como comentei antes de começar o Campeonato Catarinense, de acordo com o regulamento da competição, ao fim da segunda rodada, doze jogos disputados, ainda que seja muito cedo, mas as Quartas de Final, em função da classificação, hoje seriam com esses jogos:

 

1 – Criciúma x Joinville

2 – Marcílio Dias x Hercílio Luz

3 – Brusque x Avaí

4 – Chapecoense x Barra

 

Lembrando que as Quartas de Final serão disputadas em jogos de ida de volta, com Criciúma, Marcílio Dias, Brusque e Chapecoense, hoje, fazendo o segundo jogo em casa.

 

REBAIXADOS

Como já havia mencionado na abertura do Catarinense, para a segunda fase, Quartas de Final, os oito primeiros colocados avançam, e os dois últimos são rebaixados.

 

E ao fim da segunda rodada, hoje os rebaixados seriam “doladelá”, que após o empate com o JEC ostenta a 11ª colocação, e o Nação, que além de perder para o Avaí, ontem foi goleado em casa pelo Barra, 4 a 0, segurando a lanterna da competição...

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

9 Comentários:

ManoelNilson disse...

Creio que não é o Avaí sendo Avaí, é o Barroca sendo Barroca. Este sósia de Sertanejo nunca me enganou. Quem quiser acreditar nele fique à vontade, eu não nunca acreditei.

Jorge Wagner disse...

Bom dia,
Se for para colocar Thales na lateral, porque não tentar o Modesto, q tem força e velocidade

GeorgeAB disse...

A única diferença do ano passado está na velocidade, no restante é tudo igual, as mesmas deficiências e as mesmas Barroquices.

Everaldo disse...

Tá virado freguês do Brusque e H.Luz

Gustavo Beck disse...

Toda vez que esse árbitro apita jogos do Avaí sempre faz péssimas atuações e decisões erradas, quer aparecer mais que o jogo!

Ney Felix disse...

Alan Costa só tem tamanho. Nas inúmeras bolas alçadas na área Avaiana ele não tirou uma de cabeça. Desafio alguém a me lembrar uma única jogada aérea que tenha vencido a disputa. Está sempre mal colocado e atrasado no combate inclusive, no segundo gol que o atleta que completou para as redes a jogada estava ao lado dele que ficou parado e saiu o gol.
Volta pra India meu querido, pra ontem.
Muito pior do que o fraco Roberto...

rd9232 disse...

Ontem lembrei do saudoso Miguelito, que sempre dizia "bumbum do neném e cabeça de tecnico, nunca sabemos o que sairá", estou com medo de passarmos o mesmo do ano passado.

jp junior disse...

treinador retranca apos estar vencendo nação e toma um sufoco na ressacada. faz aquela escalaçao de ontem, e ai como sempre a culpa é do arbitro. para ne

Carlos avaiano disse...

Gostaria de saber, quais estados em que os clubes grandes com estruturas superiores onde um único jogador paga toda a folha do adversário com estrutura bem inferior, são freguêses destes?

Outra coisa, a diretoria contratou um professor de futebol, mas veio o professor pardal.

Assim fica difícil qualquer apoio a essa inércia administrativa.
Perdi o interesse em ir no próximo jogo, e garanto não ser o único.
É muita palhaçada com nosso clube paixão.
Viramos laboratório de aprendizes de presidente, diretor, gerente, técnico de futebol e jogador profissional.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo