sábado, 27 de janeiro de 2024

Bom dia, Azurras - nº 4.991

AGIU COMO PRESIDENTE

Quem conhece um pouco o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt, sabe que é uma pessoa educada, ponderada, e confesso, às vezes isso deixa-me profundamente irritado. Até já disse que ele deveria, vez ou outra, ter umas reações de André Tarnowsky Filho...

 

Porém, depois dos lamentáveis episódios envolvendo a partida de Tubarão, não restou outra alternativa ao mandatário avaiano, se não a de reclamar formalmente junto à FCF, sobre os erros sucessivos de arbitragem nas partidas do Avaí Futebol Clube.

 

Escrevi nesse espaço na última segunda-feira críticas a atuação do novato Igor da Silva Albuquerque, que foi muito mal até mesmo na vitória do Avaí sobre o Nação, assim como não poderia deixar de escrever sobre as molecagens de Luiz Augusto Silveira Tisne e sua troupe, na derrota diante do Hercílio Luz.

 

O presidente Júlio agiu como tem que agir um presidente, que precisa defender os interesses de seu clube, e até por isso mencionei na “Bom dia, Azurras” de ontem que deveria ter uma “DR” com Marco Antônio Martins, torcedor “doladelá”, que dizem comandar o departamento de arbitragem da FCF.

 

Esse pessoal da FCF, no melhor “estilo Bamerindus”, já passou da conta, e apostam no “esquecimento”, até porque hoje em dia ninguém mais comenta sobre as gracinhas de Vayran da Silva Rosa, em cima de uma derrota avaiana no ano passado.

 

É vital estarmos de olhos bem abertos, afinal de contas, sabemos pra quem eles torcem, inclusive o presidente da FCF...

 

NA MOSCA

’Queremos deixar claro nosso descontentamento com a atuação da arbitragem nesses dois jogos. Não queremos nenhum benefício, apenas que seja respeitado o campo de jogo, tanto que estamos incluindo na reclamação uma partida na qual saímos vencedores’, diz o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt.

 

Trecho extraído de um comunicado divulgado pelo Avaí, no final da tarde de ontem, que não merece reparos.

 

Se há um orgulho que a imensa torcida avaiana carrega, é de ter visto as conquistas do clube jogando futebol, não por manobras entre dirigentes ou tribunais.

 

Ninguém quer qualquer benefício, mas em contrapartida, que o clube não seja prejudicado pelo capricho de alguns incompetentes instalados nos quadros da FCF. Simples assim.

 

INTERESSES ESCUSOS

Se alguém está esperando que a reclamação formal do Avaí junto da FCF vá resultar em alguma coisa, quando muito numa “geladeira” para esses incompetentes que atuaram em Tubarão. Fora isso, serve para que dirigentes como Marco Antônio Martins e outros, abram os olhos, porque o Sul da Ilha não é composto por otários...

 

Não é de hoje que a FCF anda “divorciada” dos clubes. Em recente episódio do afastamento do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o mandatário da FCF, ex-dirigente do Tigre, estava alinhado com uma chapa que concorreria à eleição, diferente da chapa apoiada pelos clubes de Santa Catarina...

 

O objetivo dele, o criciumense, era abocanhar uma das vice-presidências da instituição maior do nosso futebol, conforme divulgado na mídia nacional, enquanto que nossos clubes que se...

 

PRIMEIRO GOL ANULADO

Ao que tudo indica, a anulação do gol de Andrey, em rebote do goleiro, não ocorreu por culpa do fraco árbitro Luiz Augusto Silveira Tisne, mas por conta do auxiliar número dois, ou “bandeirinha”, Alexandre de Medeiros Lodetti.

 

Como se sabe, o bandeirinha deve acompanhar a movimentação do último zagueiro da equipe defensora, e no caso em tela, a imagem é clara, Lodetti (seria parente do ex-presidente “doladelá”?) está muito mal posicionado na jogada.

 

Há uma “regra básica” ignorada pelo também fraco Lodetti: na dúvida, segue o jogo, prevalece o gol.

 

Errou o auxiliar e o tanso de Forquilhinha foi na marola...

Foto: reprodução da TV

 

PÊNALTI, MUITO PÊNALTI

Outra imagem clara, e aqui a responsabilidade é integralmente do fraco Luiz Augusto Silveira Tisne, ao tentar dominar a bola que lhe foi passada numa cabeçada, Poveda é atropelado pelo goleiro do Hercílio Luz, que só após derrubar o atacante avaiano, domina a bola.

 

Tisne achou o lance normal, mandando o jogo correr, enquanto Poveda ficava estendido no terreno de jogo...

Foto: reprodução da TV

 

OUTRA FALHA

O gol deu a vitória ao Hercílio Luz, no último lance do jogo, também nasceu de uma cobrança irregular, onde o auxiliar número um, que corria junto das sociais do estádio Aníbal Torres Costa, também comeu mosca.

 

Quem cobra o lateral, pisa na linha do campo, o que é irregular, e quando arremessa a bola para a área, no melhor estilo “gazela”, encolhe a perna esquerda, quando deveria manter as duas pernas no chão...

Foto: reprodução da TV

 

SEM RETOQUES

Ninguém é obrigado a concordar comigo, mas não mudo uma vírgula sobre o que escrevi em relação ao pênalti marcado, que resultou no gol do Avaí, por uma razão bem simples: o lateral Cleiton, do Hercílio Luz, efetivamente empurra Maurício Garcez, que iria pular para cabecear a bola.

 

Da mesma forma, pelas imagens da transmissão, acho muito questionável a anulação de outro gol do Avaí, quando a bola sobrou para Maurício Garcez, que dominou e chutou no canto, beijando a rede do Leão do Sul. Tisne anulou alegando toque na mão. Decisão polêmica em que não vi esse toque.

 

O MELHOR

Em ligação que recebi do nosso querido amigo Rui Guimarães, que dispensa apresentações, ele questionou-me o que havia acontecido com o Avaí em Tubarão, até porque não acompanhou a partida por estar em Minas Gerais.

 

Fiz um resumo do que escrevi na “Bom dia, Azurras”, o que levou Rui a perguntar: “E quem vai apitar Avaí x Chapecoense?

 

E resposta foi direta: Ramon Abatti Abel.

 

E Rui Guimarães não se fez de rogado e rasgou elogios ao árbitro de Araranguá: “É o melhor!”

 

DOIS CARTÕES PARA O RUI

Segundo Rui Guimarães, quando ele era comentarista da Rádio Guarujá, estava na final do Campeonato Catarinense de 2021, empate em Chapecó, Chapecoense 1x1 Avaí, que deu o título ao Leão da Ilha, e gostou da atuação do árbitro, comentando com Marco Antônio Martins, do departamento de árbitros da FCF.

 

O dirigente da FCF, ouvindo os elogios de Rui ao árbitro, convidou o comentarista da Guarujá para conhecer Ramon Abatti Abel. Convite feito, convite aceito, e rumaram até o vestiário da arbitragem.

 

Lá, Ramon Abatti Abel presenteou Rui Guimarães com os dois cartões da parida, o amarelo e o vermelho.

 

Disse Rui Guimarães, que em determinado jogo, Guarani de Palhoça x Figueirense, de péssima qualidade, Clodoaldo Pereira, o narrador, questionou Rui sobre quem teria sido o “craque do jogo”...

 

E Rui Guimarães, dono de irreverência única, disse que entre os jogadores, nenhum. Mas elegeu Ramon Abatti Abel, o árbitro da partida, “como o “craque do jogo”.

 

O que Rui Guimarães não sabia, é que o árbitro já estava voltando para Araranguá após a partida, ouvindo a Guarujá, o que lhe deixou extremamente envaidecido, tornando-se um fã Do comentarista.

 

No encontro dos dois em Chapecó, Rui disse ao árbitro que ele seria o melhor árbitro do Brasil em muito pouco tempo. Hoje é árbitro FIFA. E Ramon disse que era fã de Rui desde o jogo em Palhoça...

 

COMEÇA A 3ª RODADA

O dia de hoje marca a abertura da terceira rodada do Campeonato Catarinense, com uma partida isolada, justamente aquela que será transmitida pela TV aberta, que só “funciona” aos sábados...

 

Dessa forma, diretamente de Balneário Camboriú, às 16h30min, teremos uma partida bem interessante, Brusque x Figueirense, que servirá para colocar o time da cidade da Fenarreco na parte mais alta da tabela, ou tirar o time do Estreito da “zona de rebaixamento”, de onde não saiu nas duas primeiras rodadas.

 

Posso estar enganado, mas a torcida do Quadricolor aumentará muito na tarde de hoje...

 

DOMINGO CHEIO

Se teremos apenas um jogo no sábado, o domingo será cheio, com a realização de cinco partidas, inclusive a do Leão da Ilha, na nossa bela Ressacada, todas com transmissão pela MB TV, no YouTube, que promete trazer grandes emoções e “gigantescas” secadas...

 

Para amanhã, os cinco jogos são os seguintes:  

 

1 – Concórdia x Nação – 17:00 – Concórdia

2 – JEC x Internacional – 17:30 – Joinville

3 – Avaí x Chapecoense – 18:00 – Ressacada

4 - Criciúma x Hercílio Luz – 19:00 – Criciúma

5 – Barra x Marcílio Dias – 19:30 – Balneário Camboriú

 

O domingo promete!

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

2 Comentários:

Algemiro disse...

Então o presidente não deve contratar, mais ninguém.
Pois o burroca só coloca , os perebas do ano passado.
Campeonato regional, é para treinar, para competição nacional. Preparo físico e técnico. O homem burro.

Paulo disse...

Tem que enviar, uma também para o barroca e para o multi funções, porque não é a comissão de arbitragem que vai resolver o que persiste desde o ano passado!!!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo