terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.001

UMA ESTRANHA REALIDADE

Ontem comentei nesse espaço, que ontem chegou em sua quinta milésima edição da “Bom dia, Azurras”, que o Avaí terá uma semana extremamente pesada, com o difícil confronto de amanhã contra o JEC, em Joinville, e em pleno carnaval, o jogo contra o Criciúma, na nossa bela Ressacada, domingo pela manhã.

 

Deixo de lado, momentaneamente, a partida de amanhã para tecer algumas linhas sobre a manutenção de Avaí x Criciúma, que deveria ser sábado, dia 10, e foi transferido para domingo, dia 11, às 10 horas.

 

Com todo o respeito que merece esse pessoal da FCF, mas essa questão do jogo Avaí x Criciúma desmascara uma situação que já é debatida há muitos anos em vários Estados: a empáfia das federações e seus dirigentes perante as autoridades.

 

Especificamente no caso em tela, a partida Avaí x Criciúma, o Ministério Público de Santa Catarina enviou uma recomendação para que a FCF não realize o jogo, mas parece que os dirigentes federativos jogam com a certeza da impunidade.

 

E isso se evidencia na medida em que, senhora de si, a FCF desrespeita a orientação do Ministério Público. E não se sabe com que interesses ela faz isso, ou seria aquela ligação do mandatário com o clube de seu reduto domiciliar?

 

Além da questão da segurança e do alto risco para os torcedores, o jogo trouxe à tona algo que não era muito comum em SC: o desrespeito absoluto da autoridade do Ministério Público de Santa Catarina.

 

PREJUÍZO GIGANTE

E aqui estamos falando apenas e tão somente na questão da segurança, num evento que mexe com a Ilha durante todo o período carnavalesco, outro fato ignorado olimpicamente pela FCF.

 

Todavia, causa espécie o silêncio do Avaí, que já amargou um grande prejuízo na partida do último sábado, contra o Marcílio, quando o dia de praia e outros eventos ligados ao carnaval ocorreram na Ilha.

 

Mantida a partida para domingo pela manhã, hoje indubitavelmente o jogo mais importante da competição, outra vez o Leão da Ilha arcará um grande prejuízo financeiro, até porque quando o jogo estiver começando, muitos avaianos e foliões ainda estarão atrelados às suas escolas de samba...

 

Quietinho em seu lugar, o Tigre larga um sorrisinho de canto de boca, sabendo que não terá que jogar com uma Ressacada lotada...

 

COMEÇOU O CAMPEONATO

Não só pela semana pesada que o Avaí deve ter, mas passadas cinco rodadas, como bem observou o avaiano Marcos Aurélio, “Em relação ao Avaí, das 5 partidas disputadas, 4 foram contra os últimos colocadas. Temos jogos complicados pela frente.” Verdade, ainda que esperava-se que Hercílio Luz e Chapecoense estivessem na parte de cima da tabela de classificação.

 

Mesmo assim, não há como negar, são mais seis jogos, e com adversários que procuram uma melhor colocação na parte de cima da competição...

 

O Catarinense começou, e quem quiser ir mais longe, não pode dar chance para o azar, muito menos deixar escapar as primeiras colocações...

 

SEGUNDO COLOCADO

Aproveitando a bela arte do Família Avaiana (@familiaavaiana), apenas para lembrar que o Avaí, após cinco rodadas, está na segunda colocação, e como muito bem lembrado pelo amigo Newton Ferraz D’Ely, a campanha deste ano, nas mesmas primeiras cinco rodadas, mostram que o Leão da Ilha está melhor que ano passado, com 10 pontos ganhos contra 9 de 2023.

 

Faço questão de lembrar, até porque para quem acompanha a “mídia convencional”, vai pensar que o Leão da Ilha está brigando pela rabeira da competição, correndo risco de rebaixamento ou de não estar nas Quartas de Final...

 

Óbvio que o Avaí precisa melhorar, mas questionar até “bom dia”, fica difícil...

 

Depois não entendem a perda de audiência e credibilidade...

 

CAIU

Não é novidade para quem quer que seja a queda do técnico Felipe Moreira do comando do nosso querido Hercílio Luz. Sendo mais crítico e rigoroso, o nosso Leão do Sul não ganhou de ninguém, apenas aquele 2 a 1 em cima do Leão da Ilha, fruto do trabalho bem feito de Luiz Augusto Silveira Tisne.

 

Alguns integrantes na mídia de Tubarão dirigiram suas baterias para a Ilha e chamando os avaianos de “chorões”, mas depois de cinco partidas, exceção feita naquela operação sem anestesia na Cidade Azul, o Hercílio empatou duas e perdeu duas...

 

O trauma pós Raul Cabral está sendo difícil de superar...

 

ABANDONOU

Estranhamente, ainda que esteja na lanterna da competição e após em empate com o Hercílio Luz, em Tubarão, 3 a 3, o técnico Evandro Guimarães manifestou seu desejo de deixar o Internacional, que foi aceito pela diretoria do clube serrano, ele que comandou o Leão Baio no acesso para a elite no ano passado.

 

Esse “toalha jogada” do treinador, parece-me, é um reflexo do que vem acontecendo com o Inter dentro de campo, onde os resultados não estão acontecendo e o elenco mostra muitas limitações.

 

Com dois empates e três derrotas, faltando seis jogos para a fase o término da fase classificatória, o Inter é seríssimo candidato ao rebaixamento.

 

AO NATURAL

Ainda não aconteceu, mas pelo que acompanhei no domingo à noite, no encerramento da quinta rodada, o próximo técnico que pode perder o posto é o festejado Claudinei Oliveira.

 

A Chape ainda não se achou na competição, e a “mídia especializada” do Oeste vem tecendo severas críticas ao trabalho que vem sendo feito pelo treinador, há tempos sendo contestado.

 

Quando disse que aquelas declarações de Claudinei após a derrota na Ressacada era “jogar pra torcida”, não foi por acaso...

 

RESPEITO SEMPRE

Muito bom ter participado do “Corneta Avaí Podcast” na noite de ontem, sob o comando irreparável do Victor Zadroski, juntamente com a sempre brilhante participação do Fyllipy Margino, com comentários pra lá de lúcidos.

 

Além deles, abrilhantando ainda mais o programa, a participação do jequeano  Edson Luiz Feltrin Júnior, diretamente de Joinville, num bate papo, numa troca de informações e opiniões extremamente salutar.

 

Com programas como esse, ganha o futebol, ganham os torcedores!

 

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

2 Comentários:

Carlos avaiano disse...

Bommmm diaaaaa

Não seria nenhum absurdo o avai ter ganho todas as partidas até aqui.
Futebol o plantel têm jogado pro gasto.
Más o avai ou perde pro seu próprio técnico, ou para a arbitragem, pelo menos foi o que se viu nesses 5 pontos perdidos.

Feltrin Junior disse...

A noite de ontem foi muito bacana mesmo André, pudemos conversar sobre muita coisa e ainda sobrou tantas outras para inúmeras oportunidades que teremos, certamente. Abração do amigo do norte a todos da bancada e do blog!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo