domingo, 25 de fevereiro de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.020

DERROTA DA DIRETORIA E DO BARROCA

Difícil comentar uma partida em que o Avaí do técnico Eduardo Barroca abdicou de jogar na primeira etapa, sendo amplamente dominado pela equipe do Brusque, que chegava ao gol defendido por Igor Bohn com facilidade.

 

À rigor, aos 20 minutos iniciais, após falta sofrida por Poveda, Jean Lucas cobrou e obrigou o goleiro brusquense a fazer grande defesa, colocando para escanteio. Além disso, o time do Avaí nada produziu para tentar abrir o placar, numa atuação frustrante.

 

Com um meio de campo sem produzir, nem marcar, um ataque que morreu por inanição, restava ao Leão da Ilha tentar evitar o pior, mas aos 32 minutos, numa falha grotesca de marcação, acredite, a bola sobrou para o zagueiro Wallace, na frente da área avaiana, livre, para chutar e bater Igor Bohn, com a bola desviando caprichosamente em Tiago Pagnussat: Brusque 1 a 0.

 

Mesmo com a vantagem no placar, o Brusque seguiu mais incisivo até o fim da primeira etapa, fazendo por merecer a vitória parcial.

 

No intervalo da partida, Barroca sacou Ronaldo Henrique para colocar o atacante Gaspar, deixando Willian Maranhão sozinho na cabeça de área e deslocando Jean Lucas para o meio de campo, onde efetivamente joga.

 

O Avaí melhorou um pouco e começou a entrar na partida, mas errando muito nas conclusões, obrigando inclusive o Mateus Nogueira a fazer alguns milagres para manter a vantagem no placar.

 

Aos 15 minutos, Barroca fez uma tripla alteração, com novos jogadores em campo, mas cometeu um ato falho: sacou o lúcido Jean Lucas, que melhor articulava as jogadas do Avaí.

 

 

Depois disso, verdade seja dita, o Brusque se acomodou na partida, mas o Avaí não teve competência para ao menos empatar o jogo, empilhando boas chances perdidas, ou que acabaram nas mãos do goleiro adversário.

 

O resultado acabou sendo um castigo pelo que fizeram as duas equipes dentro de campo, mas um castigo ainda maior pelas opções de Barroca no comando do time e da direção do clube, que levou a partida para o Sul do Estado.

Foto: Léo Piva / Avaí F.C.

 

FOLGA E BARBEIRAGEM

Não confirmei a informação, mas creio que a derrota do Avaí ontem começou na reapresentação tardia da equipe após a vitória no Clássico, quando mesmo jogando no sábado à tarde, o elenco só voltou aos trabalhos na terça, no período vespertino.

 

Além disso, indubitavelmente, a euforia da torcida a acabou levando uma ducha fria com essa transferência da partida da Ressacada para o Heriberto Hülse, ainda que o mando de campo fosse do Leão da Ilha...

 

Se ontem fomos 1.088 torcedores no Sul do Estado, será que a direção avaiana consegue imaginar quantos seríamos jogando no nosso belo reduto? Não acredito...

 

Mas certamente estão contabilizando o prejuízo causado pelo fato de terem proporcionado o deslocamento de ao menos 420 torcedores...

 

Prejuízo no bolso, prejuízo no campo...

 

GABARITEI

Como previsto, o técnico Eduardo Barroca não surpreendeu, escalando aquela equipe que divulgamos na “Bom dia, Azurras” de ontem, sem qualquer reparo. O que ninguém imaginava é que o treinador avaiano fosse querer um desempenho de Jean Lucas semelhante ao de Pedrinho...

 

O Avaí começou a partida jogando com:

 

Igor Bohn

Gabriel Dias, Tiago Pagnussat, Douglas Bacelar e Mário Sérgio

Ronaldo Henrique, Willian Maranhão e João Paulo

Jean Lucas, Gabriel Poveda e Maurício Garcez

 

No intervalo, Barroca colocou Gaspar no lugar de Ronaldo Henrique. No decorrer do segundo tempo, aos 25 minutos, entraram Andrey, Rafael Gava e Judson, nos lugares de Jean Lucas, João Paulo e Willian Maranhão, respectivamente. Aos 36, a última, com Modesto entrando na vaga de Poveda.

 

ERRO CRASSO

Teimoso que é, até paneleiro, e até sem visão de jogo, o técnico Eduardo Barroca insiste em jogar num 4-3-3, com dois jogadores abertos pelas pontas, e ontem foi a vez de Jean Lucas.

 

Ocorre que Jean Lucas nunca terá o mesmo desempenho que Pedrinho, e tivesse Barroca optado por um 4-4-2, certamente o camisa 29 teria uma performance mais eficiente, onde certamente o Avaí dominaria as ações.

 

Da forma como Barroca coloca o time em campo, seguirá errando e dando muito espaço aos adversários, que agradecem e dão boas risadas...

 

CHANCE PERDIDA

Não se pode ignorar que a direção do Avaí Futebol Clube perdeu uma excelente oportunidade de entrar em lua de mel com a torcida, principalmente após a vitória no Clássico...

 

O momento era do Avaí, com o clube lançando semana passada aquilo que chamam de “Clube Certo”, dando mais benefícios aos seus sócios, como prorrogou o desconto de 25% da anuidade até dia 24 ontem, bem como lançou a meta de atingir 10 mil sócios...

 

Transferir a partida de ontem para o Sul do Estado foi uma porrada violentíssima, cujas consequências estão por vir...

 

Os tais executivos que abram os olhos, até porque um deles, Lucas Pedroso, muito hábil nas colocações, deixou bem claro que todas as ações precisam que a bola entre, e ela não está entrando...

 

Além disso, talvez até fora do “planejamento estratégico” do clube, algumas ações tem sido verdadeiras topadas! E dói!

 

FORA DE COMBATE

O Avaí trouxe até agora 13 contratações, e algumas delas tem algo em comum: jogadores sem condições de jogo, como foi a última anunciada, o atacante Ademilson, como colocou Eduardo Barroca em entrevista coletiva após a derrota de ontem.

 

Além de vir de um centro onde o futebol não é dos mais competitivos, o atacante estava inativo, segundo o treinador avaiano. Por isso, estamos vendo jogadores no elenco, como Judson, ainda longe daquele jogador que tivemos em outras temporadas, mas não duvido que será titular.

 

Quem já está treinando, sem ser anunciado, é o volante Pedro Castro, que vem do Oriente Médio, e certamente também terá dificuldades em entrar em forma, e olha que para pegar a titularidade como volante do Avaí está uma baba...

 

QUEIMEI A LÍNGUA

Quando anunciaram o meia João Paulo, cheguei a comentar nesse espaço que gostaria de tê-lo visto na equipe do Avaí do ano passado, quando ele disputou o Campeonato Brasileiro da Série B pelo CRB.

 

Começo a entender as razões pelas quais o Galo da Pajuçara não quis seguir contando com o futebol do nosso craque campeão do Catarinense em 2019...

 

João Paulo está muito abaixo de tudo o que se entende como jogador de futebol, sem qualquer objetividade, sem nenhum drible, nenhuma inspiração. Matou todas as jogadas do Avaí com passes burocráticos, geralmente voltando a jogada para um companheiro mais recuado.

 

Se Barroca tivesse pulso, teria substituído o camisa 19 antes mesmo de terminar a primeira etapa, ou, substituir no intervalo, como fez com Ronaldo Henrique para colocar Gaspar...

 

PANELA

Não é de hoje que todos chamam o técnico Eduardo Barroca de teimoso, e até por isso vem mantendo jogadores que não estão apresentando um futebol para ser titular na equipe do Avaí.

 

João Paulo é um deles, e para a função de meio de campo, além de Giovanni, contundido, temos Jean Lucas, Andrey e até Rafael Gava para entrar em seu lugar, visto que nada tem feito.

 

Além dele, essa insistência com dois volantes que só jogaram bem na estreia, Ronaldo Henrique e Willian Maranhão, denota que Barroca é um grande “paneleiro”, nada além disso, e por isso mesmo o Avaí não consegue engrenar na competição...

 

Seu sistema 4-3-3 está furado, dando um “latifúndio” para os adversários explorarem, e como não tem leitura de jogo, o treinador avaiano não consegue alterar absolutamente nada, exceto trocar 6 por meia dúzia...

 

PULSO

Está na hora do departamento de futebol fazer cobranças mais sérias em relação ao trabalho de Eduardo Barroca, que vem recebendo sérias críticas ao que vem fazendo, sem demonstrar qualquer evolução na equipe.

 

É preciso ser cobrado também o senhor Eduardo Freeland, que contratou esses boleiros, assim como o agora técnico Marcos Vicente dos Santos.

 

Do jeito em que estão as coisas, o Avaí corre sério risco de passar por novos vexames dentro desse Campeonato Catarinense de qualidade duvidosa.

 

E se o mandatário avaiano, Júlio César Heerdt, quiser ter pulso da situação, que assista o próximo treino, e se Barroca escalar João Paulo como titular, que o demita por justa causa...

 

NEM ELE ACREDITA

Ouvi a entrevista coletiva do técnico Eduardo Barroca através da TV Avaí, agora “Avaí Play”, e custo a acreditar que o próprio Barroca coloque fé nas palavras que usa...

 

Como o Avaí vai chegar bem na fase decisiva, se não consegue evoluir de partida para partida?

 

E tem mais um detalhe, numa competição de 12 clubes, com o Avaí tendo a maior ou segunda maior folha de pagamento entre os participantes, terminar a 10ª rodada na quinta posição, como pode acontecer, é vergonhoso.

 

Está muito fácil trabalhar no Sul da Ilha, onde as pessoas não são cobradas pelo que delas se espera...

 

TRANQUILO

Não gosto da arbitragem do Rodrigo D’Alonso Ferreira, assim como critiquei muito a atuação de Luiz Augusto Silveira Tisne naquele “estupro” na partida contra o Hercílio Luz, além de não nutrir qualquer simpatia pelo oportunista Heber Roberto Lopes.

 

Todavia, diga-se de passagem, o paulista teve uma arbitragem tranquila, e a derrota do Avaí em momento algum passou pelos sopros no apito...

 

Que sigam assim, sem interferir no resultado!

 

QUARTAS ALTERADAS

Antes de começar a 10ª rodada do Catarinense, coloquei ontem como estavam as Quartas de Final, de acordo com o regulamento da competição, os possíveis confrontos, que até ontem seriam exatamente esses:

 

1 – Criciúma x Brusque

2 – Marcílio Dias x JEC

3 – Avaí x Chapecoense

4 – Figueirense x Barra

 

Com os quatro jogos de ontem, tivemos algumas alterações, a saber:

 

1 – Criciúma x Chapecoense

2 – Marcílio Dias x Barra

3 – Figueirense x JEC

4 – Avaí x Brusque

 

Hoje ainda teremos mais dois jogos, que podem alterar a tabela de classificação, e consequentemente as Quartas de Final...

 

LEÃO ATENTO NOS DOIS JOGOS

Para o fechamento da 10ª rodada do Catarinense, termos neste domingo mais dois jogos, que interessam diretamente ao Avaí, que até pode perder posição, mas ainda assim está em posição relativamente tranquila.

 

Em Lages, o Internacional recebe o Barra, sendo a última cartada do Leão Baio em tentar buscar uma melhor posição e tentar fugir da “zona de rebaixamento”, podendo alcançar a pontuação de seu concorrente direto, assim como igualar com Chapecoense, e Hercílio Luz e Concórdia, que jogam entre si. Com uma vitória do Pescador, o Avaí cai para a quinta posição...

 

Em Tubarão, outro jogo decisivo para entrar no “G8”, bem como pelas vagas da Série D do Brasileiro em 2025, jogam Hercílio Luz x Concórdia. Se o Leão do Sul vencer, chega aos 14 pontos ganhos, não supera o Avaí pelo número de vitórias, e só supera o Brusque se vencer por dois gols de diferença. Uma vitória do Galo do Oeste, também chega aos 14 pontos ganhos, empata em vitórias, mas teria que tirar o saldo de gols negativo que tem, de 4, ou seja, terá que golear no Sul do Estado...

 

SITUAÇÃO CONTROLADA

O Avaí só não está numa situação pior porque ainda tem uma partida atrasada pela 8ª rodada, mas com a derrota de ontem, agora terá que vencer na quarta-feira, em Balneário Camboriú, quando enfrenta o Barra no estádio das Nações.

 

Diga-se de passagem, mais uma partida que deveria ser disputada na Ressacada, mas em função da barbeiragem com a troca de gramado, ontem e quarta-feira jogaremos em campos de outros clubes...

 

Poder-se-ia dizer que a situação está controlada, mas isso só acontecerá se o Leão da Ilha vencer o Pescador na quarta, e garantir a classificação, até porque se perder, a decisão será em Concórdia, e todos sabem o que aconteceu na Copa SC, com Barroca no comando...

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

14 Comentários:

Roberto Felisbino. disse...

Só tenho uma coisa a dizer #ForaBarroca.Antes que seja tarde demais.

ManoelNilson disse...

Foi isso mesmo André o Avaí levou 20 minutos pra chutar uma bola em gol do Brusque através uma falta. Minutos após o João Paulo atrasou um bola pro goleiro do Brusque e nada mais. Aos 37 minutos da primeira etapa desliguei a TV porque não tive mais paciência para assistir o time desarrumado do Barroca. Um time lento, só com toques entre os jogadores da defesa, sem objetividade alguma e nenhuma transição de jogo. Enfim o Avai de sempre no 4.3.3 burro do Barroca, inferiorisado no meio de campo, como sempre foi. Já o Brusque num 4.4.2, com o meio de campo mais povoado e com transição de jogo rápida, muito mais organizado, ganhou os 3 pontos. Eu fico me perguntando, como pode o nosso Presidente, um jovem bem instruído deixar ser enganado por 2 cariocas ( Barroca e Freeland) e não tomar nenhuma providência. Será que o senhor Júlio Heerdt vai esperar o Avaí ser desclassificado e perder a participação na Copa do Brasil por mais ano, para demitir esse técnico? Será que o nosso Presidente está gostando do jeito que o time joga? Acorda presidente e manda o Barroca
embora enquanto é tempo. Não joga fora mais uma Copa do Brasil. Toma providências, vai ...

Maurício Machado disse...

Cara...não sei o que é pior.
Ver o time em campo todo espaçado, cheio de furo, sem marcar ninguém. Ou o discurso do Barroca todo final de jogo, onde parece um disco arranhado, que fica repetindo que o "time vai estar pronto na fase decisiva".
Como que vai estar pronto ???
O time é uma peneira, mal começa o jogo e já se vê claramente os buracos na marcação. Pelo amor de Deus...se o Barroca resistir até o Brasileiro da serie B, com essa mentalidade seremos saco de pancada.
Infelizmente !!!

Raniere disse...

Conversar com o barroca não é a solução. Demití-lo é a ação a ser tomada.
Quanto mais se mantém o treinador e o marquinhos de "guru de beira de campo", mais o clube vai se afundar.
O torcedor avaiano está sendo feito de palhaço na maior cara de pau.
Trazer Pedro Castro de novo? Vão pra pqp...
Bom domingo a todos.

Sandro Azevedo disse...

Júlio quase devolveu o Avai a Série C, e NADA MUDOU. Alguém realmente acredita em mudança por causa de uma derrota "fora de casa"?

Júlio engavetou o discurso de profissionalismo nos primeiros meses de mandato.

Everaldo disse...

Tem que acabar com essa palhaçada de repatriar ex jogador, de Bananeiras que não deram cacho.

Helton disse...

Bom dia, André. É chato a gente ser repetitivo, mas não tem jeito: a vitória no clássico apenas disfarçou, por alguns dias, os problemas crônicos do Avai...
De novo, contratações duvidosas na zaga e nos volantes. E a manutenção de um técnico limitado, com aproveitamento idem em sua carreira. Tem um bom papo, que deve encantar a diretoria do Avai, mas o time é mal treinado, mal escalado (esse fatídico 4 33 com meio campo q não marca!) E geralmente com substituições erradas. Não vamos a lugar nenhum assim. Vamos falar francamente: que evolução física, tática e técnica a gente vê nesse time? Nenhuma!!! E corremos o risco de mais um vexame nesse torneio meia-boca. Continuo convicto de que nosso erro básico ainda é no departamento de futebol e na manutenção desse técnico. Estamos jogando a temporada fora, de novo.
Helton

GeorgeAB disse...

O futebol do João Paulo é ridículo, basta ver o lance do gol, outro fato que me chamou a atençao foi a velocidade do zagueiro Tiago P quando tentou acompanhar um atacante do Brusque, parecia um 147 x bmw, impressionante, e olha que a torcida do Ceará avisou, oia cara fraco!

Lugo disse...

Bom domingo. E lá vamos nós, novamente, despejar um rosário de almurias. Tudo o que está acontecendo é só repetição de tudo que sempre aconteceu, não somente no Avai, mas nos clubes brasileiros.
No Avai a coisas faz parte do seu DNA. Trazer jogadores velhos, na verdade ex- atletas, ou seria melhor, pseudos atletas.
Jogador que com 30, 35 anos, não está em forma excepcional, no fluxo comum da carreira, nunca foi atleta. Parce ser desse tipo de boleiro (melhor definição) que o Avai se alimenta. Parce que Julio não entende nada de futebol e delega contratações, dá no que está dando.
Barroca jamais poderia ter volado, quiçá, ter continuado esse ano.
Execraram o Alex, como se fosse todo o problema, até mesmo fazendo coro com a midia golpista e o fogo amigo quando,
se é que me entendem, quando o problema era bem outro.
Não adianta fora Barroca, sem botar pra fora o pus que percegue contaminando o furúnculo.

Carlos avaiano disse...

Bom dia

Já não é de hoje que viramos freguêses de vários clubes em todas as competições em que participamos, seja a divisão que for A B e nesse limitado catarinense.
O amarelo do uniforme do brusque, vem amarelando o futebol do avai faz tempo.

Diretoria, querem estancar o câncer que está matando o avai?

Aceitem com humildade e inteligência as denúncias do português, que desde a sua saída o clube vem acumulando uma (RÉ) atrás da outra.

Aí perceberão que Barroca, João Paulo,Pedro castro, e os contratados fora de forma e idade pro futebol pegado,foi puro amadorismo e dinheiro jogado fora como a copa do Brasil que não terão por mais um ano.
Ou esperam recuperá-la com essas atitudes amadoras!

O amadorismo é tão forte, que estamos atrás e competindo palmo a palmo com o quase falido rival, que foi vítima também do amadorismo implantado lá.

O gramado!
Haaaa, outra atitude amadora sem visão realista nas decisões a serem tomadas.
Tantos gerentes, auxiliares e até um conselho e não conseguem enxergar o óbvio.
Triste final nos espera no próximo capítulo do novo início de centenário do clube.

Leonardo disse...

Trás o Betão pra ensinar o Douglas, que homem horrível, lento, pesado, parece o Robocop!!! Zaga lenta não ganha nem campeonato amador!! João Paulo hoje só pra compor elenco. Poveda, obrigado pelos gols no clássico, mas parece um bobalhão em campo, sem performance de profissional. Judson, titular! Ronaldo, vai jogar videogame, extremamente devagar. Sem se impor com velocidade não vamos a lugar algum... Barroca, deu pra ti!! Não verdade, nunca fez nada além de sua obrigação! Torcida, público zero até a saída de Barroca!

Algemiro disse...

Assisti 2 jogos copa do brasil, Sousa x cruzeiro e águia x Coritiba.
O que eu vi, jogadores do Sousa e do águia, se matando em campo, para ganhar um jogada. Enquanto no reino dos comes e bebes, nem aí , para disputar um lance. Time de várzea

Rosalbo Júnior disse...


André,

Acho que tu é otimista, e isso as vezes é bom.

Mas esperar ação da diretoria de futebol para mudar alguma coisa, ai já é demais.

Faz poucos dias, o ASPONE M10 e o cara que faz um "Freela" na ressacada deram uma entrevista afirmando que viram evolução no time (?!?!) e que está tudo dentro do planejamento. E deve ser seguido o planejamento.

Esquece, esses caras ou são cegos ou mal intencionados.

Boa lembrança do Carlos, o portugues falou no cancer, usou cancro, dentro da ressacada desde 2019... todos sabem quem é, inclusive o presidente! O cara é forte pra kct... haja ASPONE.

No mais, ainda entendo que o time, falo especificamente da zaga, não pode ser crucificada jogando nesse esquema e com os jogadores de meio que o TANSO do Barroca escala.

Pode trazer qualquer zagueiro, vai passar trabalho.

Meu ponto de vista, para jogar no 4-3-3 (que acredito deve ser defenestrado da ressacada) o time ideal é o que iniciou contra o JEC.

Comentei também que não precisa trazer mais jogadores enquanto não testarmos os que temos, ou só inchamos a folha.

Barroca não testou formações de meio. Nada fez. Só mantém o inútel do João Paulo e joga o Jean Lucas para ponta, sendo ele meia.

Precisamos de algum técnico que teste realmente nossos jogadores para então correr ao mercado.

Precisamos extirpar o cancro e retirá-lo do contato com os jogadores e das contratações.

Precisamos de um novo técnico (que não seja claudinei, geninho ou lisca)

Precisamos de pessoas que, mesmo não profissionais, sejam corajosas para ações e mudanças verdadeiras.

Só isso, já melhoraria 90%.

Já perdemos 1 mês e 25 dias.

#ForaBarroca
#ForaCancro

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo