quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.023

HORA DE SUBIR NA TABELA

A história dos confrontos entre Avaí e Barra Futebol Clube é curta. E nem poderia ser diferente porque o clube de Balneário Camboriú, recentemente, em 18 de janeiro próximo passado, completou 11 aninhos.

 

Segundo o pesquisador e ex-presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Leão da Ilha e Pescador fazem o quarto confronto da história das duas equipes, com vantagem avaiana, 2 a 1 em vitórias e 7 a 5 em gols.

 

Mas é justamente na única derrota que está ligada minha memória. O Avaí vinha de sonoros 4 a 0 no Clássico, com a Ressacada borbulhando de alegria com quase 14 mil torcedores no estádio, partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Catarinense do ano passado, quando o Leão era comandado por Alex de Souza.

 

Na rodada seguinte, o adversário era o Barra, em seu segundo ano na elite de Santa Catarina, e por óbvio, o favoritismo era da equipe de Alex, até porque vinha de goleada no Clássico.

 

Quando começou a partida, logo no início, o Pescador abriu o placar, 1 a 0 aos 12 minutos iniciais. Aparentemente, o Leão não se abateu, com Gustavo empatando aos 33 e Dentinho desempatando aos 39, também na primeira etapa, virando o jogo. Mas, sem tempo para comemorar, o Barra chegou aos empate aos 41 minutos, 2 a 2, placar do primeiro tempo.

 

Para o segundo tempo, naquela tarde quente de sábado, outra vez Dentinho colocaria o Avaí em vantagem, 3 a 2, aos 29 minutos da etapa complementar, encaminhando o que parecia mais uma vitória avaiana...

 

Apenas parecia...

 

O Barra empatou aos 40 minutos e desempatou aos 43, fechando o placar em 4 a 3, para desespero da torcida avaiana.

 

Hoje, pela estrutura, pelo investimento, pela folha de pagamento, não há dúvidas de que o favoritismo deveria ser do Avaí, mas não é o que nos aponta a tabela de classificação, até porque o Barra está com a mesma pontuação, 14 pontos ganhos, mas leva vantagem no saldo de gols...

 

Quem sabe o time de Eduardo Barroca vence a partida e inverte essa desagradável posição, completando a 8ª rodada entre os quatro primeiros colocados, mais especificamente na terceira posição?

 

VITÓRIA

Com a partida desta noite, isolada, válida pela 8ª rodada do Campeonato Catarinense, coloca-se um ponto final no que chamei de “campeonato de asterisco”.

 

Mas para que as coisas fiquem absolutamente sob controle, o único resultado possível e admitido: vitória do Avaí!

 

Se isso acontecer, e vencer considero obrigação, o Leão da Ilha não apenas supera o Pescador, mas também o “parafuso tricolor do Canto”, assumindo assim a 3ª posição.

 

E como projeção para as Quartas de Final, no momento, enfrentaria o simpático Leão do Sul, o Hercílio Luz Futebol Clube.

 

EMPATE

Se houver empate no confronto desta noite em Balneário Camboriú, o Barra mantém a dianteira em relação ao Avaí, chega aos 15 pontos ganhos, assume a terceira colocação, enquanto o Leão da Ilha, com a mesma pontuação, vai para o quarto lugar.

 

O empate faria com que ambas as equipes superassem o “doladelá”, que cairia para o quinto lugar, em função do saldo de gols, no Canto, é negativo...

 

Detalhe é que com um empate, o adversário das Quartas de Final muda e teríamos dois Clássicos, com o último sendo disputado na Ressacada...

 

DERROTA

Para quem vem de derrota “dentro de casa”, como ocorre com o Avaí, não é de se assustar se outra com outra lambança do técnico Eduardo Barroca e seus comandados, até porque o Barra tem uma equipe muito bem treinada.

 

Fato é que, se o Barra vencer, automaticamente assume a terceira colocação, colocando o “parafuso tricolor do Canto” em quarto, e o Avaí na quinta colocação.

 

Dessa forma, outra vez teríamos dois Clássicos nas Quartas, mas a partida de volta seria disputada no Canto...

 

FRACO

São nove jogos disputados, 27 pontos disputados e apenas 14 pontos conquistados, o que representa um aproveitamento de apenas 51,85%, no Catarinense.

 

Perguntar não ofende...

 

Se o Avaí não consegue fazer os 66,66% do Marinheiro, que é “fora de série”, nem os 73,33% do Tigre, da elite do futebol brasileiro, o que podemos esperar para o competitivo Campeonato Brasileiro da Série B?

 

Mantendo o mesmo padrão, comandado pelas mesmas pessoas, não tenho dúvidas que brigaremos para não chegar em novembro na “zona de rebaixamento”...

 

LIMITE ULTRAPASSADO

A desorganização do Avaí de Eduardo Barroca é assustadora, e pior que isso, seu repetido discurso de que a equipe estará bem na fase decisiva, afirmação que nem mesmo ele acredita...

 

Qualquer resultado que não seja a vitória, não se pode admitir a sequência num trabalho que não vem surtindo efeito nas nove rodadas disputadas...

 

Com todo o respeito que Barroca merece, não chegaremos em lugar algum com isso que ele chama de futebol...

 

EXEMPLOS

Vou deixar claro o que já disse no podcast “Corneta Avaí”. Eduardo Barroca, Alex de Souza, Marcos Vicente dos Santos, apesar de terem o certificado da CBF, não passam de aprendizes...

 

Ontem, em Itajaí, o Marcílio Dias foi eliminado pelo Vasco da Gama, 3 a 1, na Copa do Brasil, mas o time de Waguinho Dias, no meu entendimento, mostrou um bom futebol e até por isso empatou com o Avaí na Ressacada, 2 a 2, na 5ª rodada.

 

Em Minas Gerais, o trio de BH, Cruzeiro, Atlético e América, garantiram a liderança em seus grupos e estão nas semifinais, mesmo com uma rodada de antecedência. O quarto clube das semifinais é aquele “presidido” por aquele empresário com grande influência no Sul da Ilha, Eduardo Uram, cujo time é comandado pelo competente Raul Cabral, o Tombense.

 

Apenas dois exemplos de técnicos que fazem acontecer, que organizam seus times...

 

MATCH DAY

O que poderíamos dizer sobre a partida de hoje, que será disputada no Estádio Municipal Zeferino Eduardo Tiago, mais conhecido como “estádio das Nações”, em Balneário Camboriú?

 

Bem mais distante do nosso belo reduto, e tomo por base meu ponto de partida, a praia de Ingleses, Norte da Ilha, posso imaginar que muita gente desistiu de acompanhar o Leão por ter que enfrentar os mais de 80 quilômetros até a festejada “Copacabana do Sul”...

 

Quando a diretoria do Avaí falou em “match day”, inclusive contratando mais um carioca para coordenar essa situação, imagino que não estava pensando exatamente nisso...

 

A opção hoje, até por esse péssimo horário das 19 horas, será a MB TV...

 

SUGESTÕES

Como a “janela de transferência” fecha na próxima semana, dia 7 de março, e como o Avaí tem a maior “peneira defensiva” do planeta, deixo duas sugestões do camarado Leonardo Vargas, de São João Batista, que ensosso.

 

O primeiro é o zagueiro canhoto Léo Rigo, de 28 anos, 1,88 de altura, que está jogando pelo Hercílio Luz.

 

O segundo, Milane, do Marcílio Dias, 1,86 de altura, 22 anos e rápido, que mesmo sendo destro, joga pelo lado esquerdo da zaga, tendo passagem pela base do Flamengo.

 

Ouso dizer, qualquer um dos dois é melhor que esses cinco que estão jogando no Avaí, mas Eduardo Freeland deve estar atento em outros “craques”...

 

GRAMADO

Não é novidade para ninguém, que o Avaí jogou em Criciúma no último sábado e joga nesta noite em Balneário Camboriú, justamente em função das péssimas condições do “novo” gramado da Ressacada.

 

E sejamos sensatos, exceção feita aquela entrevista de um acuado presidente Júlio César Heerdt, por telefone, nos programas esportivos da cidade, nenhuma outra “linha” foi falada sobre as condições atuais do gramado do nosso belo reduto.

 

Seria mais inteligente que a diretoria esclarecesse o que aconteceu, e mais que isso, quando o torcedor avaiano poderá retornar ao seu estádio.

 

SILÊNCIO SEPULCRAL

Ontem escrevi algumas notas sobre a questão salarial da nossas Leoas Caçadoras, e por coincidência ou não, saiu uma matéria sobre os treinamentos do Avaí Kindermann, que treina visando a estreia no Brasileiro, dia 16 de março, contra o Red Bull Bragantino.

 

A matéria com as digitais de Vitória Marques, não menciona que o mando de campo da partida é do Avaí Kindermann, mas ainda está sem local definido, o que considero vergonhoso.

 

Mais do que isso, a matéria publicada no site do clube omite o atraso salarial referente ao mês de janeiro. Espero que tenham tomado as devidas providências, ou seja, tenham tido vergonha na cara e acertado os salários. Simples assim.

 

LAMENTÁVEL

O que comentamos rapidamente ontem, sobre suspensão de torcidas organizadas, bem como por termos Clássicos com torcida única no decorrer deste ano, se confirmou com a entrevista coletiva, na sede do Ministério Público de Santa Catarina.

 

Só para lembrar, fui ao último Clássico no Canto, e por razões óbvias, estou sentindo-me imensamente prejudicado no meu direito de ir e vir.

 

Até mesmo os vídeos apresentados na entrevista, notadamente aquele com tumulto no Clássico da Ressacada pela Copa SC, quando baderneiros dirigiram-se ao Sul da Ilha com a partida já em andamento, apenas e tão somente para cometer aqueles crimes, poderiam ser evitados se a atuação da Polícia Militar tivesse agido preventivamente.

 

Estão punindo uma maioria que vai aos jogos por diversão, enquanto esses marginais travestidos de torcedores não são punidos por suas atrocidades.

 

Desculpem MP, PM, FCF, e até os coniventes clubes, mas adotaram um remédio equivocado para tratar dessa doença...

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

5 Comentários:

Raniere disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raniere disse...

O fato de prestigiar o técnico incompetente e falastrão só reafirma que o objetivo dos dirigentes do clube divergem muito daquilo que os torcedores desejam.

ManoelNilson disse...

Fazer futebol não é tão complicado assim. Por exemplo, se o Júlio Heerdt quiser um técnico pra organizar o time, basta telefonar pra Itajaí e pronto. Muito provavelmente com menos da metade do paga para o trapalhão do Barroca.

Avaiano desiludido disse...

Consta que a torcida do Marcilio Dias anda triste. Motivo: Waguinho Dias estaria de malas quase prontas para vir para a capital, treinar o Avaí na série B. É o que se comenta em Itajaí. Mas pode ser apenas boato ...

ManoelNilson disse...

VAGUINHO iria acertar o time do Avaí, mas acredito que ele não virá porque não se enquadra nas ideias do senhor Júlio César Heerdt. Barroca saindo e vai sair porque suas atrapalhadas não chegarão a final do catarinense, mas aí vão contratar outro enganador de fora. Preferencialmente se for do RJ.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo