quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.024

VITÓRIA SEM SOFRER GOL E CLASSIFICAÇÃO

A vitória de 1 a 0 do Avaí, sem sofrer gol pela primeira vez nesta temporada, depois de 10 jogos pelo Campeonato Catarinense, foi o grande destaque na noite de ontem, quando enfrentou o organizado time do Barra, em Balneário Camboriú, e trazendo a reboque a classificação para as Quartas de Final.

 

Como era de se imaginar, foi uma partida complicada, até porque o time de Balneário Camboriú vem subindo de produção, e certamente também estará nas Quartas, além de abocanhar uma das vagas para o Brasileiro da Série D em 2025, assim como também lá estará neste ano.

 

Foi uma partida equilibrada, com o Leão da Ilha tomando conta do terreno, pela maior categoria de seus atletas, mas somente até fazer seu gol, que saiu cedo, aos 6 minutos do primeiro tempo, com Poveda balançando a rede aproveitando bom lançamento de Mário Sérgio: Avaí 1 a 0.

 

Diga-se de passagem, outra vez o auxiliar de competência duvidosa, ou má intencionado mesmo, tentou anular o gol do camisa 9 avaiano, mas a bela Charly Wendy Straub Derett, que comandava o VAR, tratou de corrigir o fraco Alex dos Santos, tal qual Rodrigo D’Alonso Ferreira corrigiu a mesma figura no Clássico...

 

Em partida aberta, com a vantagem, o Avaí não conseguiu tomar conta do jogo, até em função do futebol que vinha apresentando e principalmente pelo que deixaram de jogar os jogadores do meio de campo avaiano, que não conseguia ter a posse de bola.

 

O Barra ainda teve um pênalti a seu favor, cometido por Mário Sérgio e bem marcado pelo árbitro Rafael Traci, que Alex Henrique colocou na trave...

 

No segundo tempo, outra vez uma partida equilibrada, mas o Avaí teve a vida facilitada pela expulsão do jogador Wesley, que por trás, deu uma tesoura nas pernas do atacante Poveda, sendo expulso diretamente por Traci, em outra marcação acertada.

 

Na cobrança da falta, outro gol de Poveda, também anulado pelo auxiliar Eder Alexandre, confirmado demoradamente pela Charly Derett, mas tenho minhas dúvidas...

 

Até o fim da partida, Avaí e Barra se alternaram no ataque, mas a vitória sorriu para o Leão da Ilha, que se não foi brilhante, fez o que deveria ter feito: venceu e classificou!

Foto: Barra FC

 

 

O TIME

O técnico Eduardo Barroca surpreendeu, e dessa vez escalou uma equipe completamente diferente, notadamente no meio de campo, escalando uma equipe que poucos acreditavam, ou ao menos não apostavam.

 

O Avaí começou a partida jogando com:

 

Igor Bohn

Gabriel Dias, Tiago Pagnussat, Douglas Bacelar e Mário Sérgio

Judson, Pedro Castro e Rafael Gava

Pedrinho, Gabriel Poveda e Maurício Garcez

 

No decorrer do segundo tempo, aos 27 minutos, Barroca coloca Ronaldo Henrique no lugar de Judson. Aos 35, dupla substituição com as entradas de João Paulo e William Maranhão nos lugares de Gava e Pedro Castro, respectivamente.

 

Aos 44, as duas últimas alterações, com Jean Lucas e Kevin entrando nas vagas de Pedrinho e Gabriel Dias, respectivamente.

 

PSICOLÓGICO

Creio que, como citei acima, o grande destaque da noite foi a vitória do Avaí, sem sofrer gol, e também garantindo a classificação, mesmo não fazendo uma grande partida.

 

Ocorre que, ainda que tenha ficado com um jogador a mais por um bom tempo na segunda etapa, esse time do Avaí está traumatizado psicologicamente pelos inúmeros gols sofridos, com o time tendo a segunda defesa mais vazada da competição, ainda que tenha o ataque mais positivo.

 

A receita de ontem era simples: ganhar a partida!

 

E o Avaí venceu, o que pode vir a fortalecer ainda mais a equipe na conquista de seus objetivos, dando mais força a cada um dos jogadores, que tem recebido críticas pra lá de justas.

 

COMPREENSÍVEL

A escalação de uma “nova” formação para o meio de campo do Avaí é perfeitamente compreensível, até porque os dois volantes que vinham atuando fizeram uma boa partida apenas nas três primeiras partidas e depois foram perdendo terreno.

 

Judson, indubitavelmente, será titular, e mesmo fora de ritmo e de condições físicas, deu uma aula aos colegas de posição. Todavia, Pedro Castro entrou na equipe em função do nome, porque está visivelmente “fora de tudo” e terá que buscar uma melhor condição. Rafael Gava, por sua vez, poderia ter rendido um pouco mais.

 

Num primeiro momento, começo a enxergar um meio de campo com Judson e Giovanni, que espero, recupere-se o mais rápido possível. Jean Lucas, apesar de Barroca, é outro que pode estar no meio com outro volante.

 

Se ontem a nova formação foi compreensível, algumas escolhas do treinador avaiano, principalmente nas trocas, são absolutamente incompreensíveis...

 

SEM ENTENDER

Quando se critica o trabalho do técnico Eduardo Barroca, e diria que as críticas tem sido muito merecidas, não é só no fato de que o Avaí não apresenta evolução em seu padrão de jogo, mas também pela leitura que faz da partida, principalmente quando resolve mexer na equipe.

 

Entendi perfeitamente a saída de Judson, que em breve estará muito melhor fisicamente, mas mostrou ontem que será titular entre os volantes da equipe. No entanto, em sua segunda alteração na partida, outra vez veio com João Paulo, mesmo tendo à disposição jogadores como Jean Lucas e Andrey.

 

Ao que tudo indica, Barroca não deve conversar com absolutamente ninguém para fazer tal opção...

 

RELACIONADOS

O Avaí divulgou a relação dos jogadores para a partida contra o Barra, somente na manhã de ontem, outra vez com 23 jogadores indicados pelo técnico Eduardo Barroca, e aqui vai mais uma crítica ao treinador.

 

Novamente relacionou para a partida quatro laterais, com três para o lado direito e apenas Mário Sérgio para o lado esquerdo.

 

Entendo que Natanael esteja contundido, mas não vejo nenhuma razão plausível em não seguir relacionando João Pedro, nem o volante Wanderson, mantendo três para a lateral direita, quando se sabe que Thales Oleques não deve ter seu contrato renovado a partir de 30 de junho.

 

Não é de hoje que o clone de cantor sertanejo não vê com bons olhos jogadores oriundos da base...

 

VAR – BDA nº 5.013 - 18/02/2024

Ponto pra diretoria do Avaí, que no jantar na véspera do Clássico acertou com a “doladelá”, e com anuência da FCF, que se tivesse o árbitro de vídeo na partida de ontem.

 

E sejamos francos, o VAR foi fundamental em dois lances capitais, tanto na expulsão daquele delinquente chamado Titto, que deveria colocar aqueles dedos no fiofó de sua mãe, assim como corrigindo a marcação da Ramon Abatti Abel, que teria anulado o segundo gol do Avaí.

 

Nos dois lances, diga-se de passagem, percebe-se a incompetência do auxiliar Alex dos Santos. O lance da expulsão foi na sua frente, e ele não apontou nada. O segundo gol também teve a marcação errônea de impedimento ao auxiliar.”

 

E pode parecer “coincidência”, mas prefiro seguir com o que comentei no dia 18 próximo passado, em relação a atuação de Alex dos Santos no Clássico: é incompetente!

 

Ontem, no gol de Poveda, que deu a vitória ao Leão da Ilha, ao auxiliar outra vez foi corrigido pelo VAR...

 

A IMPORTÂNCIA DO VAR

Como comentei após o Clássico, ponto pra diretoria avaiana que está colocando VAR em todos os seus jogos. E como muito bem observado pelo ex-conselheiro do clube e advogado Newton Ferraz D’Ely, sem a atuação do VAR o Avaí teria sido prejudicado em QUATRO jogos.

 

Contra o Hercílio Luz, quando Luiz Augusto Silveira Tisne teve uma péssima atuação, juntamente com seus auxiliares. Contra o JEC, onde no gol de empate a posição era irregular. E por óbvio, no Clássico e na partida de ontem, quando os gols foram anulados por esse mesmo “menino de boas intenções”...

 

Se está no regulamento e o Avaí tem como bancar, que se coloque o VAR sempre!

 

CLASSIFICADOS

Com 10 rodadas completas no Campeonato Catarinense, quatro equipes já carimbaram o passaporte para as Quartas de Final e jogam a última rodada na fase classificatória para cumprir tabela ou melhorar a posição.

 

Criciúma, Marcílio Dias, Avaí e o “doladelá”, nessa ordem, do primeiro ao quarto colocado, aguardam e jogam a 11ª rodada apenas para saber quem serão os seus adversários, e mantidas as atuais posições, decidem a vaga sem seus respectivos estádios.

 

MUDOU OUTRA VEZ

Com a realização da partida atrasada da 8ª rodada, Avaí 1x0 Barra, voltamos a ter algumas alterações nos confrontos das Quartas de Final, que hoje seriam exatamente esses:

 

1 – Criciúma x JEC

2 – Marcílio Dias x Brusque

3 – Avaí x Hercílio Luz

4 – Figueirense x Barra

 

Lembrando que no caso em tela, Criciúma, Marcílio, Avaí e Figueirense, decidem dentro de seus domínios, fazendo o jogo de volta em casa.

 

SÉRIE D

Como venho fazendo ao final de cada rodada, e se estamos falando dos possíveis confrontos das Quartas de Final, é justo lembrar que a disputa pelas vagas ao Brasileiro da Série D de 2025 estão ainda mais disputadas.

 

Hoje, os três classificados seriam Marcílio Dias (2º), Barra (5º) e Hercílio Luz (6º), com JEC (8º) e Concórdia (10º) vindo no vácuo...

 

Lembrando que para este ano, teremos Hercílio Luz, Barra e Concórdia na Série D.

 

REBAIXADOS

Como todos já sabem, o itinerante Nação já está rebaixado, e faltando apenas a última rodada no fim de semana, temos o Internacional praticamente retornando para a Série B do Catarinense em 2025.

 

Mesmo assim, ao menos matematicamente, além do Inter de Lages, Concórdia e Chapecoense também correm o risco do rebaixamento, mas entram na 11ª rodada na briga por um ponto pela permanência na elite de Santa Catarina.

 

Se confirmado o rebaixamento do Inter de Lages, que joga no Canto na última rodada, teremos as duas equipes que subiram este ano de volta para a Série B em 2025...

 

11ª RODADA ELETRIZANTE

Com quatro classificados e um rebaixado, a última rodada da fase classificatória do Catarinense promete grandes emoções, não só para definir as outras quatro equipes que seguirão na competição, como o outro rebaixado e as vagas para o Brasileiro da Série D.

 

Todos os jogos da 11ª rodada serão no sábado, dia 2 de março, às 16h30min, e são os seguintes:

 

1 – Criciúma x Chapecoense – Criciúma – NSC

2 – Concórdia x Avaí – Concórdia – MB TV

3 – Figueirense x Internacional – Canto – MB TV

4 – Nação x JEC – Joinville – MB TV

5 – Brusque x Marcílio Dias – Balneário Camboriú – MB TV

6 – Barra x Hercílio Luz – Itajaí – MB TV

 

GRAMADO – BDA nº 5.023 - 28/02/2024

Não é novidade para ninguém, que o Avaí jogou em Criciúma no último sábado e joga nesta noite em Balneário Camboriú, justamente em função das péssimas condições do “novo” gramado da Ressacada.

 

E sejamos sensatos, exceção feita aquela entrevista de um acuado presidente Júlio César Heerdt, por telefone, nos programas esportivos da cidade, nenhuma outra “linha” foi falada sobre as condições atuais do gramado do nosso belo reduto.

 

Seria mais inteligente que a diretoria esclarecesse o que aconteceu, e mais que isso, quando o torcedor avaiano poderá retornar ao seu estádio.”

 

Com a classificação às Quartas de Final assegurada, a maior e mais apaixonada torcida de Santa Catarina gostaria de saber se faremos a partida na Ressacada ou teremos que nos deslocar outra vez?

 

Posso até entender as razões da diretoria em “esconder” as verdadeiras razões sobre o que aconteceu, mas tiveram, sim, uma péssima condução sobre este assunto...

 

SILÊNCIO SEPULCRAL – BDA nº 5.023 - 28/02/2024

Ontem escrevi algumas notas sobre a questão salarial da nossas Leoas Caçadoras, e por coincidência ou não, saiu uma matéria sobre os treinamentos do Avaí Kindermann, que treina visando a estreia no Brasileiro, dia 16 de março, contra o Red Bull Bragantino.

 

A matéria com as digitais de Vitória Marques, não menciona que o mando de campo da partida é do Avaí Kindermann, mas ainda está sem local definido, o que considero vergonhoso.

 

Mais do que isso, a matéria publicada no site do clube omite o atraso salarial referente ao mês de janeiro. Espero que tenham tomado as devidas providências, ou seja, tenham tido vergonha na cara e acertado os salários. Simples assim.”

 

Sem uma informação concreta, sem um esclarecimento do clube, segue a versão colocada nas redes sociais, com o atraso salarial seguindo sem solução, e lembrando que amanhã começa o mês de março...

 

Será que vão deixar o mês com 60 dias? Pensei que essa fase já havia sido ultrapassada pelo clube...

 

Lembrando que o atraso é apenas e tão somente em relação ao futebol feminino. Decepção!

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

7 Comentários:

GeorgeAB disse...

Barroca sempre será Barroca!!! Nosso zagueiro Tiago P é muito ruim, barbaridade!!! Ah, boa vitória.

Sandro Azevedo disse...

A única certeza no Avai é que Barroca não termina o ano no comando do time!

Ano passado defendi o Barroca por entender que a equipe era patética e nenhum treinador conseguiria fazer algo melhor.

Este ano, melhorou um pouquinho, mas Barroca, ao contrário do discurso, não consegue fazer o time evoluir. Pior, a equipe nas primeiras rodadas até era mais agressiva, porém, começou a jogar no melhor estilo Claudinei Oliveira, atrás da linha de meio de campo e contra ataque, mesmo diante do Barra!

Na primeira etapa, chegamos a ficar quase 8 minutos sem passar do meio cano, todo recuado e lançamentos sem direção. A zaga é um Deus nos acuda! Não evoluímos por não levar gol, mas foi pura incompetência do Barra!

Só resta saber quando Barroca será demitido! Na eliminação do mata mata (alguém acredita que esta equipe chegará a decisão do título) ou na Série B (onde, sem terrorismo, vamos lutar novamente contra o rebaixamento), diante da passividade desta Diretoria!

Leonardo disse...

Ainda prefiro ele que o Robocop chamado Douglas. Na realidade, nossos zagueiros são péssimos!!
Traz o Iago Maidana que está fora do Brasil, e vai atrás de algum do Paulistão....

Helton disse...

Bom dia, André,
Na minha opinião, foi uma apresentação muito fraca do Avaí. Mais uma vez as conhecidas deficiências (opa, não conhecidas pela diretoria e comissão técnica, pelo jeito) ficaram escancaradas: meio-campo esvaziado, defesa batendo cabeça e errando lances básicos. Sinceramente, ontem tivemos foi é sorte, já que o Barra perdeu um pênalti e desperdiçaram duas chances claras de gol no segundo tempo. Depois da expulsão, quem esperava que o Avaí sobrasse em campo se iludiu. O que se viu foi um time se arrastando em campo, sem organização tática, sem evolução alguma. Primeiro jogo sem tomar gol, certo. Mas dá para dizer que foi uma boa partida? Não creio.
Volto a dizer: não temos um bom técnico e continuamos com sérios problemas na defesa e na marcação de meio campo. Esse esquema 4-3-3 só funciona no mundo da imaginação da Ressacada...
Eu realmente não entendo o que se vê no trabalho desse treinador, que é muito limitado. Basta ver o histórico dele no próprio Avaí. Nessa toada, será mais um ano de sofrimento na série B.
Abraços
Helton

Carlos avaiano disse...

Bom dia

Paciência, apoio e tolerância têm limites.
Chega, deu, não jogo a toalha, más esfrego na cara de toda essa bem remunerada diretoria.

Depois do que vi ontem, ficou evidente que este título e a vaga garantida na copa do Brasil foram pro espaço.

Um técnico inteligente, jamais escalaria para sairem jogando juntos num jogo importante, com judson e pedro castro fora de ritmo.

Jamais deixaria no banco da "seleção"
que estava em campo até os 44 do segundo tempo um jogador de bom nível como Jean Lucas.

Deixo aqui meu recado ao presidente (R$30 mil)
Sejas humilde e reconheça o que deu de
errado na sua gestão até aqui e corrija doendo a quem doer.

Troca do gramado, tudo bem, más não prevê o tempo necessário para voltar a usá-lo, foi o fim do absurdo amador.

Barroca um erro a ser reparado.

E por favor, não me venha com Marcos Santos de técnico efetivo porque eu pico minha carteira de sócio a 16 anos e envio para vocês todos aí bem remunerados.

Há... ganhamos sem sofrer gols do
poderoso clube e bem organizado Barra,
segundo palavras do barroca, que aliás qual entrevista ele deixou de elogiar a organização dos seus adversários?
Más não consegue organizar o seu.

Finalizando Júlio se faltar capacidade para reconhecer e agir sobre os seus erros, então ao menos, devolva aos cofres os seus salários e o do vice também e sigam errando más sem remuneração para isso.

Carlos avaiano disse...

Uma curiosidade: e se o meio campo barrar os constantes ataques, será que a defesa vai tomar tantos gols!

Carlos avaiano disse...

Há...só lembrando, três mêses de salário do presidente Julio paga toda a folha mensal do avai kindermann

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo