segunda-feira, 4 de março de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.028

UM BARROCA CONVICTO

Assisti ontem ao que disse o técnico Eduardo Barroca após a vitória contra o Concórdia, clique AQUI e confira, e apesar de ter minhas divergências com suas escolhas, há que se considerar que ele tem suas convicções.

 

Por dois jogos consecutivos, escalou Judson, Pedro Castro e Gava, que obviamente não é o meio de campo dos meus sonhos, mas tem se mostrado eficiente, mesmo considerando a qualidade dos adversários. E ainda assim, é bom prestarem atenção na boa e aplicada equipe do Barra, que sofreu a mesma “goleada” de 1 a 0 diante do “parafuso tricolor do Canto, bem como do Criciúma. O Concórdia, sim, não fez um bom campeonato, sem ter conseguido fazer absolutamente nada contra o Leão da Ilha, por isso quase foi rebaixado.

 

Chamou atenção a ponderação do treinador avaiano, que salientou o fato de não ter tomado gols nos dois últimos jogos, além de enfatizar que o Avaí tem o ataque mais competitivo do Catarinense.

 

Não poderia passar batido, a reclamação em relação às arbitragens, e aqui faço coro com Barroca. As duas primeiras foram sofríveis, principalmente aquela em Tubarão, onde Luiz Augusto Silveira Tisne “operou” o Leão, contando com a incompetência de seus auxiliares.

 

Vale lembrar, tanto no Clássico quanto contra o Barra, o Avaí só saiu vitorioso porque foi competente, mas contou com a lisura dos árbitros de vídeos, até porque os de campo erraram em suas marcações, notadamente o “caprichoso” auxiliar Alex dos Santos: tem gol do Leão, ele levanta a bandeira!

 

Entendo que o Avaí precisa evoluir, sim, e até penso que Barroca poderia usar melhor o elenco, principalmente no meio de campo, que sente a ausência de Giovanni, mas poderia suprir com Jean Lucas ou até Andrey.

 

Verdade seja dita, a segunda colocação do Avaí espelha uma realidade vivida em Santa Catarina, onde os dois primeiros colocados, desde o início da competição, entraram credenciados para disputar o título, e creio, assim será.

 

O MAIS PESADO

Com a definição das Quartas de Final, teremos mais oito partidas para definirem quem serão os quatro Semifinalistas, visto que a partir de agora todas as fases, inclusive a grande Final, serão disputadas em jogos de ida e volta.

 

Cada um tem seus favoritos, e creio que na disputa com o JEC, apesar da tradição das duas equipes, o Avaí entra na disputa com mais probabilidades de carimbar o passaporte para as Semifinais. Como coloquei ontem, AQUI, clique e confira, é o confronto mais pesado das Quartas, justamente pelos títulos alcançados pelas duas equipes.

 

Vejamos:

 

1 – Avaí (18) x JEC (12): 30 títulos

2 – Criciúma (10) x Hercílio Luz (2): 12 títulos

3 – Figueirense (18) x Barra (0): 18 títulos

4 – Marcílio Dias (1) x Brusque (2): 3 títulos

 

Emoção garantida!

 

DEFINIÇÃO

Creio que hoje, ou no mais tardar amanhã, a FCF defina quando serão os jogos das Quartas de Final, cuja tabela original marca partidas para os dias 10 e 17 de março, dois domingos.

 

Como se sabe, a emissora que transmite o Campeonato Catarinense pela TV aberta, só tem espaço em sua grade no sábado à tarde, 16h30min, então certamente um desses quatro jogos passará para o dia 9 de março, e nos jogos de volta, para o dia 16.

 

Resta-nos aguardar pela definição das datas e horários, até porque os locais do próximo fim de semana já estão definidos: Tubarão, Itajaí, Joinville e Balneário Camboriú.

 

Nos jogos de volta será a vez de Criciúma, Itajaí, e Florianópolis, que receberá os jogos da dupla, e logicamente, um jogará no sábado e o outro no domingo.

 

ANSIEDADE

Como disse um amigo ontem, “chega a Páscoa, mas não chega a partida contra o JEC!”

 

Depois de uma fase classificatória sem sustos, apesar dos muitos gols tomados, compensados pelo ataque mais positivo da competição, há que se entender que o Avaí teve um bom aproveitamento, somando 20 pontos em 33 disputados, o que corresponde a 60,60% de aproveitamento.

 

Se mantido esse aproveitamento no Brasileiro da Série B, é percentual de G4, mas obviamente estamos falando de uma outra competição...

 

É a ansiedade atropelando todos os raciocínios...

 

JANELA FECHANDO

Agora faltam poucos dias para que a janela de transferências siga aberta, visto que, quinta-feira, dia 7, encerra o primeiro período, o que significa dizer que esse elenco atual, no caso do Avaí, é o que iniciará o Campeonato Brasileiro da Série B, em 20 de abril.

 

Vale lembrar, o segundo período de transferências só abrirá em 10 de julho, indo até 2 de setembro, o que pode ser muito arriscado, até porque a competição nacional está prevista para terminar em 26 de novembro.

 

Especificamente sobre o Leão da Ilha, gostaria de ver contratado mais um zagueiro, um lateral direito e um meia, ao menos isso. As especulações sobre um outro atacante, confesso, não me sensibiliza...

 

COMISSÃO

Como salientei semana passada no Twitter, a comissão do Conselho Deliberativo do Avaí, formada para estudar a SAF (Sociedade Anônima do Futebol), trouxe no último dia 6 de fevereiro, o advogado Rodrigo Monteiro de Castro, que é favorável a mudança de clube associativo para SAF. Todavia, na última sexta-feira, dia 1º de março, o convidado foi o jornalista Irlan Simões, que defende tese contrária a criação da SAF.

 

Acompanhei as duas palestras pela TV Avaí, hoje ‘Avaí Play’, e não tenho a menor dúvida de que quem ganha com isso é o Avaí Futebol Clube e seus torcedores, mostrando de forma transparente as opções que surgem para os clubes de futebol.

 

Quero deixar aqui, publicamente, meus cumprimentos aos integrantes da comissão por abrirem essa possibilidade aos torcedores de conhecerem um pouco mais sobre o assunto, ainda embrionários para muitos.

 

Aos que tiverem interesse em acompanhar as duas palestras, que recomendo, clique AQUI para acompanhar o que disse o advogado Rodrigo Monteiro de Castro, e AQUI para a palestra do jornalista Irlan Simões.

 

A ORDEM É DETONAR

Durante boa parte do Campeonato Catarinense, principalmente nas seis primeiras rodadas, a pauta dos “especialistas” era detonar a defesa do Avaí, que vinha sofrendo dois gols por partida.

 

Quando veio o jogo contra o Tigre, o Leão tomou três, para delírio dos secadores que deveriam analisar com isenção, mas o fazem sempre de forma tendenciosa.

 

No Clássico, a vitória avaiana por 2 a 1 serviu para manter a média de dois gols por jogo em oito disputados até então, e por óbvio, o resultado contrariou aqueles que vestem preto e branco por baixo dos uniformes de suas emissoras...

 

Novo bombardeio após a derrota para o Brusque, 1 a 0, mas calaram diante dos dois últimos jogos, duas vitórias longe da Ressacada, também por 1 a 0, mas dessa vez sem ser vazado...

 

Como não dava para criticar uma defesa que não leva gols, ou não levou, a pauta agora é salientar que o ataque está perdendo muitos gols, e mais que isso, que Pedro Castro e Gava não servem para o meio de campo avaiano...

 

Durma com um barulho desses!

 

MIGUELZINHO, O AUTÊNTICO

A avaiana Babi Melo Vieira enviou mensagem dizendo que na “preliminar” de Concórdia x Avaí, assistiu um programa na TV aberta, que reuniu vários comentaristas de Santa Catarina.

 

Diz ela que tinha um do Oeste, escancaradamente torcendo pela Chape, que mais incomodou do que comentou.

 

Segundo Babi, eles “querem imitar o programa do tempo do Miguelzinho, onde ele fechava o tempo e o programa virava um barraco divertido. A diferença é que Miguel era único.  E esses caras são uns chatos sem noção.”

 

Assino com a relatora.

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

1 Comentário:

Marcos disse...

Acho que deveríamos trazer um 10 diferenciado.

Giovanni joga 3 e fica 13 no DM...
João Paulo, já chegou?...
Jean Lucas nunca é escalado no meio...

A janela fecha em breve.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo