quarta-feira, 6 de março de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.030

O MELHOR ANO

Não estou aqui querendo enfatizar que a atual direção do Avaí está vivendo num mar de rosas, até porque é impossível diante dos desastres ocorridos nos dois primeiros anos, ao menos esportivamente.

 

E tirando por base o Campeonato Catarinense, ao menos neste ano, ter terminado da fase classificatória na segunda colocação dá um certo alívio e injeta mais confiança no que está por vir.

 

Em 2022, por exemplo, o Avaí classificou na 8ª colocação, sendo eliminado das Quartas de Final pelo Brusque, com dois empates, 1 a 1 na Ressacada e 0 a 0 no Augusto Bauer, que favoreceram ao time da cidade da Fenarreco.

 

Em 2023, um pouco melhor, o Leão da Ilha ficou na 5ª posição, e outra vez eliminado nas Quartas, dessa vez pelo Criciúma, e outra vez com dois empates de 0 a 0, e mais de 600 penalidades máximas cobradas no Heriberto Hülse.

 

Agora, pela primeira vez na atual gestão, o Avaí decidirá a vaga para a Semifinal dentro da Ressacada, o que não significa muita coisa, até porque o time do JEC vem em constante e preocupante evolução.

 

Mesmo assim, sigo apostando minhas fichas de que o Leão chega para essa disputa como favorito diante do Coelho, ainda que o adversário mereça todo o nosso respeito.

 

NÚMEROS

Como já coloquei esses dias, terminar a primeira fase do Campeonato Catarinense, fase classificatória, com 60,60% de aproveitamento, com todo o respeito, não é para qualquer equipe.

 

E vamos ser sinceros, como também já abordei, aproveitamento de G4 na Série B do Brasileiro, mas, lógico, estamos falando de outra competição, num patamar bem diferente e abaixo das exigências que teremos a partir de abril.

 

BOM MANDANTE

Os números do Avaí como mandante também não foram ruins, mas como salientou o amigo Ivan Rodrigues, “longe daquela música que na Ressacada ninguém ganha do Leão”...

 

Verdade seja dita, dos seis jogos como mandante, o Avaí realizou apenas quatro em seus domínios, em função da polêmica em torno do gramado do nosso belo reduto. E considerando apenas esses quatro jogos, o aproveitamento subiria para 58,33%, com duas vitórias, um empate e uma derrota.

 

VISITANTE INDIGESTO

Nas partidas em que foi visitante, o Avaí teve uma ótima performance, com 66,66% de aproveitamento nas cinco partidas em que teve que jogar longe da nossa bela Ressacada, entre elas, o Clássico.

 

Verdade seja dita, ao todo, foram sete partidas, visto que contra Brusque e Barra, ainda que como mandante, foram jogadas em Criciúma e Balneário Camboriú, e o aproveitamento cairia um pouco, para 61,90%, mas ainda assim respeitável, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas.

 

PISTA - BDA nº 5.029 - 05/03/24

Ao que tudo indica, essa polêmica já está desfeita, ao menos é o que de denota pela divulgação das muitas ações do Avaí, quer em relação as Leoas Avaianas no treino, ou dos sócios que ganharam camisas por terem respondido o “Censo Avaiano”, mas principalmente por aqueles cinco sócios que assistirão no camarote do clube ao jogo Avaí x JEC, partida de volta das Quartas de Final na Ressacada, dia 16...

 

Ao menos é isso que diz a publicação do clube, o que não é estranho, como bem salientou o amigo Josué Fernando Vieira. O confronto do Leão da Ilha contra o Coelho reúne a maior região metropolitana de Santa Catarina, bem como a maior cidade do Estado, em termos de população.

 

Dessa forma, é mais do que evidente que a TV aberta busque uma partida em que a audiência esteja garantida, com mais pessoas assistindo, por isso JEC a Ava e depois Avaí x JEC.

 

VÁRZEA

No fim da tarde de ontem, recebo mensagem do gente boa Josué Fernando Vieira, dando conta de que no sábado, dia 16 de março, Avaí x JEC seria o jogo da TV aberta, às 16h30min, e que às 18, o time do Canto receberia o Barra, na partida de volta...

 

Minha reação, de estranheza, foi no sentido de que não havia visto a publicação da FCF, mas salientei o que havia citado na “Bom dia, Azurras”, sem deixar de mencionar que não entendi essa marcação dos jogos, até porque como salientei ontem, teremos procissão na Ilha, o que complicaria a atuação da Polícia Militar...

 

À noite, nas redes sociais, li no Twitter do Victor Zadroski, que a FCF desmarcou os dois jogos da dupla da capital, depois de marcar ambos para sábado...

 

Que várzea, hein, seu Crispim?

 

VAR

Segundo postagem da FCF, “Dois confrontos das quartas de final do Catarinense Fort Atacadista 2024 terão a utilização do árbitro de vídeo. Os jogos de ida e de volta dos duelos entre Avaí x Joinville, e Criciúma x Hercílio Luz irão utilizar o sistema de VAR. A solicitação partiu de clubes envolvidos e foi seguido o que consta no artigo Art. 44, parágrafo único, combinado com o Art. 149, do Regulamento Geral de Competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF) 2024.

 

Falando em relação ao Avaí, mas sem procuração para tal, apenas digo que a utilização do VAR garantiu a correção de erros crassos da arbitragem de campo em duas vitória, no Clássico e contra o Barra, curiosamente, apontados pelo mesmo auxiliar, Alex dos Santos.

 

Não desconfio de absolutamente ninguém, mas não confiava no Marco Antônio Martins, nem nesse Cantucho João Setúbal, muito menos naquele engraçadinho chamado Vayran da Silva Rosa...

 

Todo cuidado é pouco!

 

BRONCA DO LEÃO DO SUL

Justíssima a reclamação do Hercílio Luz Futebol Clube, que reproduzirei ao longo do dia, em relação ao uso do VAR em seu jogo, e mais que isso, detonando o pouco confiável Rubens Carlos Angelotti, aquele gigolô que está à frente da FCF.

 

E vou mais além. O que a mídia da Capital não fala, muito menos a dos carvoeiros, é que o Tigre foi beneficiado na semifinal do ano passado, quando o time de melhor campanha, o Leão do Sul, enfrentou o Tigre no Heriberto Hülse, e o VAR, estranhamente, anulou um gol do Hercílio quando a partida estava 2 a 0 para o Criciúma. Héber Roberto Lopes estava no VAR, com Alex dos Santos de comparsa...

 

Em Tubarão, o Hercílio quase devolveu o placar, mas ficou no 2 a 1, após estar vencendo por 2 a 0.

 

Desnecessário dizer que Angelotti é de Criciúma, com sérias ligações com o time carvoeiro...

 

TNT PURA OU PURA POESIA

Diante do exposto, reiteramos o nosso descontentamento com a Federação e a postura do presidente Angelotti, que faltou com a verdade com o Hercílio Luz SAF, e, por consequência, com sua apaixonada torcida.

 

A conduta do presidente da FCF gera instabilidades que trazem dúvidas na confiabilidade dos seus valores pessoais e que podem se estender a valores institucionais.”

 

Essa é a parte final da Nota Oficial do Hercílio Luz SAF, e mesmo sem identificar se é TNT pura ou pura poesia, quero cumprimentar aos dirigentes hercilistas por escancarar a verdade desse oportunista que comanda a FCF e os outros dirigentes de clubes baixam a crista.

 

Por essas e outras, o futebol de Santa Catarina está na lama em que se encontra. Simples assim.

 

O BUTIÁ DO PROFESSOR VALTER

Quem experimentou sabe do que estou falando, quem ainda não teve essa feliz oportunidade, lamento profundamente. Mas como mostra a foto, nosso querido amigo, professor Valter Ricardo Martins, um dos fundadores da torcida “Os Teimosos”, de Garopaba, começou sua produção daquele butiá esperto, de boa procedência...

 

Dizem que o Alemão, da festejada barraca no entorno da Ressacada, vai tomar conta da produção, mas ainda não confirmei. Pelo sim, pelo não, estou na fila para conseguir uma garrafinha desse espetáculo sem igual...

 

O butiá do professor Valter, assim como do nosso não menos querido amigo Valceli “Checa” Gonçalves, da Vargem Grande, Norte da Ilha, são imbatíveis e responsáveis pelo nosso “consumo anual” dessa maravilha etílica...

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

1 Comentário:

Leonardo disse...

Se não colocar um zagueiro rápido conta o Joinville, já era...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo