segunda-feira, 29 de abril de 2024

A REVOLTA DO AMENDOIM, by Rui Ricard da Luz

Sexta-feira 26 de abril, um dia normal, nem treze era, me organizei para as 17.30h para estar pronto para ir assistir AVAÍ x Santos pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o jogo começava as 20:00H, o dia estava cinzento talvez um presságio ignorado a quem sonha azul.

 

Lá fui eu com a rotina de véspera de todos os jogos do AVAÍ, ligar para os amigos perguntar se vão ao jogo e se querem carona.  Ao chegar na Ressacada o movimento de pessoas e veículos era grande, ao ponto de eu não ler detalhes iniciais de mudanças do funcionamento de todos os jogos. Mas logo na entrada, ali no setor A, no primeiro bar vi um conjunto de pessoas amontoadas dentro daquele espaço, vestidas de amarelo, me chamou atenção e tomei a decisão de experimentar o pouco alertado chope do AVAÍ, qual foi a minha decepção? Aquilo nem de longe pode ser chamado de chope do AVAÍ, pois era muito fraco, não combina com o time que desejamos. Mas talvez eu tenha dado azar e ter experimentado um chope de uma máquina desregulada, lá fui eu no outro bar próximo a Nossa Senhora da Ressacada e pedir outro, não devia ter feito, havia um cidadão com um megafone gritando e exigindo regras. Regras como assim? Quem combinou essas mudanças? Ah! Já sei, mudanças são imprescindíveis, concordo, só não podemos desconsiderar que nem toda a mudança é para melhor, e nem o discurso de modernidade, tecnologia, trará paz e prosperidade. 

 

Bom, resignado fui assistir ao jogo, lá no bar, aquele no alto da arquibancada do setor A já notei uma mudança, colocaram barras de ferro que lembra muito uma cela de cadeia, depois de ver o primeiro cachorro quente servido por eles entendi o porquê das grades.

 

Mas a minha grande decepção não foi nem com o jogo, nem com o chope e muito menos com o cachorro quente, foi perceber que os tradicionais ambulantes não estavam mais circulando os espaços de nosso belo estádio, uma ausência silenciosa como a morte, triste pois foram demitidos por serem autônomos.

 

Lá pelo final encontro o Sr. Leonel, um ex-jogador  que sucumbiu as mazelas humanas, padeceu e se ergueu novamente e que há mais de 25 anos vendia seus deliciosos amendoins nos jogos do AVAÍ FC, corria mais nas arquibancadas com uma cesta de vime na mão cheia de pé-de-moleque, amendoim torrado do que nos tempos de jogador, sujeito sensacional, cordato, cheio de histórias boas pra contar que há muitos anos nos tornamos amigos, ele me disse:  “cheguei cedo na Ressacada como sempre faço e fui informado que eu não poderia mais vender meus amendoins lá dentro.”

 

Aquilo me feriu, naquele instante fiquei silencioso, sem palavras. E ao final ainda ouvi dele a frase que me feriu mais ainda como um punhal amoral: “Infelizmente não vou levar hoje o pão para a casa, mas Deus há de prover”, logo pensei espero que ele tenha razão com sua fé pois o Avaí não irá mais prove-lo.

 

Logo tentei buscar mais informações sobre os outros vendedores ambulantes, mas sem sucesso, só descobri que a moça que vendia outrora o verdadeiro cachorro-quente ali embaixo, protegida pela Nossa Senhora da Ressacada, era tradicional e sua família vendia quitutes desde os tempos do Adolfo Konder.

 

Decepções são diretamente proporcionais ao quanto confiamos nas pessoas. Apesar de entristecido, eu não vou torcer menos ou mais para o nosso glorioso Avaí FC. No entanto, quando alguém que conheço comete um erro, espero a autocrítica, avaliação e reparação, se não houver, minha decepção pode ser paralisante. Decepções são tão fortes quanto minhas expectativas e confiança no outro.

 

* Rui Ricard da Luz é conselheiro do Avaí FC. Foto: Internet

7 Comentários:

Sérgio Bayestorff disse...

Vergonha, temos é que boicotar tudo que for vendidos nesses bares.

rd9232 disse...

Prezado Sergio, pena que somos desmobilizados e desorganizados, do contrario já teríamos expulsado essa corja que esta dominando nosso amado clube, desfiliação em massa e ressacada vazia, quero ver se aguentariam um levante como esse.

Tiago Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Soares disse...

Varias vezes, levei os pés de moleque para casa (além do senhor ser muito simpatico e fazer aquela promoção ao levar dois.) Assim como o cachorro quente do setor A, com as duas vendedoras sempre fazendo a vontade do cliente, nao posso opinar sobre o Chopp pois não bebo, mas só pelo fato do antigo ser daqui de floripa, já ganha mais crédito. Tirando os vendedores das arquibancadas, só está criando maiores filas nos intervalos, ou fazendo o torcedor perder de ver parte do jogo. O senhor que gritava pipoca bem quentinha, salgadinha e doce, ja faz uma falta há anos, estamos perdendo nossas raizes.Não é possível que a diretoria, não vai acertar em nada nesses 4 anos.

Carlos avaiano disse...

Já perceberam que todas as ações realizadas pelo clube, parecem ser para afastar o torcedor do estádio?
Más, teimosos e apaixonados que somos, estamos sempre lá, apanhando como mulher de malandro más sempre ao lado do clube.
10mil sócios hoje, é isso.
Então Júlio,seu vice e o restante do cabide de emprego, estão com salários garantidos com nossas mensalidades rigorosamente em dia.

Sérgio Bayestorff disse...

Tiraram a barraca do Alemão de lugar, acabaram com o futebol, agoram conseguiram acabar com o nosso amendoim, chopp, cachorro quente e nós continuamos falando pelas redes sociais, até a hora que eles também vão tirar nossa rede social. Qualquer semelhança é mera coincidência.

Roberto disse...

Nas mãos de quem foi cair nosso Avaí!!
Pessoas que não se comovem com a dor alheia sempre complicam, geram desintegração, desgastam bons relacionamentos. Enfim, só visam o próprio interesse.
O torcedor não pode deixar barato, tem mesmo é que se mobilizar.
Muito oportuno o texto do Rui R. Daluz. - RC.
Muito oportuno o texto do - RC

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo