terça-feira, 16 de abril de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.071

VAMOS COM O QUE TEMOS

Tendo jogado a última partida pelo Campeonato Catarinense no dia 23 de março, e agora faltando poucas horas para o início do Brasileiro da Série B, que será na sexta-feira, dia 19, às 21 horas, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, contra o Operário Ferroviário, diria que o Avaí perdeu três preciosas semanas de treinamento, e pior que isso, sem que tivesse anunciado os tais reforços, exceto o lateral direito Marcos Vinícius.

 

Difícil entender que tipo de planejamento foi realizado no Sul da Ilha, mais difícil ainda imaginar que tipo de avaliação os dirigentes fizeram para que não houvesse uma mudança de rota...

 

Num primeiro momento, ao que tudo indica, o time que entrará em campo no interior paranaense na sexta é o mesmo que terminou o Catarinense, para desespero da grande maioria da imensa torcida avaiana, que clama por contratações e mudanças estruturais no comando da equipe.

 

Todavia, não é de hoje que a direção do clube faz ouvidos de mercador, daquele melhor jeito de ouvir apenas o que lhe interessa, não considerando as críticas, ainda que extremamente pertinentes em todos os patamares do clube, de torcedores, sócios, conselheiros...

 

Resta-nos torcer, e rezar... Muito!

 

APARECEU

Ainda que muito atrasado, não sei se estava no Rio de Janeiro, mas quem deu o ar de sua graça no estúdio da Jovem Pan, na tarde de ontem, foi o executivo de futebol do Avaí, Eduardo Freeland.

 

Ainda que não levasse qualquer grande contratação ao programa, ou ao menos a notícia sobre ela, deixou claro que ao menos mais dois jogadores devem estar deixando o clube, o meia Rafael Gava e o atacante Denilson Goulart.

 

Em termos de contratações, ao menos isso, mencionou sobre as vindas de um zagueiro, um volante e um lateral... Menos mal!

 

Disse ainda que provavelmente até o fim do dia deveria estar com tudo definido. Ao menos até o momento em que escrevo a presente “Bom dia, Azurras”, nenhuma outra contratação foi anunciada no Sul da Ilha.

 

PEPEO DEU O FURO

Participante fixo do programa “Debate da Pan”, nosso querido amigo Pepeo Cardoso, “É noooooosso”, agitou as redes sociais com a nota acima, publicada ainda durante a entrevista de Freeland na Jovem Pan.

 

Mas o fato curioso veio nas outras rádios, onde outros comentaristas, com ares de “donos da informação”, repetiram as mesmas afirmações de Freeland, mas sem citar a fonte...

 

Será que fazem seus respectivos programas ouvindo as concorrentes?

 

SEM PÚBLICO

Meu querido amigo Luiz Fernando Flores, o craque “Choxo”, radicado em Mafra, estava programando sair do Norte de Santa Catarina para acompanhar a estreia do nosso Avaí, em Ponta Grossa, juntamente com seu filho Ian Rafael Flores.

 

Porém, enviou o link de matéria publicada no GE, onde diz que o Operário Ferroviário joga contra o tempo, tentando liberar público para a partida contra o Avaí, visto que foi punido pelo STJD por confusão na partida contra o Brusque, no Brasileiro da Série C do ano passado. Tal fato fez, momentaneamente, suspender a viagem.

 

Pelo sim, pelo não, melhor aguardar pela decisão do pedido de revisão do clube paranaense, que viajar até Ponta Grossa e dar com o nariz na porta...

 

SANTOS

Se ontem comentei sobre o Avaí e os quatro clubes subiram do Campeonato Brasileiro da Série C para a Série B, hoje trago as quatro equipes que foram rebaixadas da Série A para a B, e começo com o Santos.

 

Diria que, relembrando o filme “Um estranho no ninho” (1975), com Jack Nicholson, que além do Oscar de melhor filme, faturou vários outras estatuetas. Verdade é que o Brasileiro da Série B não é a casa do Santos, e apesar de um orçamento mais modesto que seus conterrâneos, chegou na final do Paulistão, desbancando São Paulo, Corinthians, Red Bull Bragantino...

 

O presidente do Peixe, Marcelo Teixeira, em discurso emocionando após o vice-campeonato, perdido para o Palmeiras, disse que o clube alcançou seus dois primeiros objetivos no Paulistão: a vaga na Copa do Brasil de 2025 (este ano o Santos ficou fora), e chegar à final. O objetivo para o resto da temporada, com o comando do técnico Fábio Carille, já está definido...

 

O Santos vem em busca do título, mas se não acontecer, indubitavelmente, abocanhará uma das quatro vagas para a elite do futebol brasileiro outra vez.

 

AMÉRICA-MG

O Coelho mineiro, que há anos vem sendo a terceira força do futebol de Minas Gerais, apesar de ter um apelo popular muito menor que a dupla Galo e Raposa, certamente vem para brigar pelo título ou ao menos pela classificação.

 

Com bom poder aquisitivo, cofre em dia, e sem as extravagâncias de seus conterrâneos, mas apesar disso, o clube de Marcus Salum, presidente da SAF do América-MG, sabe como investir e até por isso, ao perceber que o Coelho estava para ser rebaixado, começou um planejamento com o técnico Cauan de Almeida, que foi eliminado nas semifinais do Mineiro pelo campeão Galo, com uma vitória para cada equipe.

 

Entre as figuras conhecidas, a recente contratação do festejado Alexandre Mattos, como executivo de futebol, que já tem André Martins, aquele mesmo, como gerente de mercado...

 

O América-MG briga pelo título ou por uma das quatro vagas.

 

GOIÁS

Das equipes rebaixadas no ano passado para a Série B, diria que o Goiás é a que deve ter maior dificuldades para voltar ao patamar de 2023. O time esmeraldino fez a melhor campanha da primeira fase no Goianão, mas foi eliminado pelo modesto Goiânia, depois de dois empates, nas penalidades, nas Quartas de Final.

 

Ocorre que, agora, abriu o cofre, contratou ao menos cinco jogadores que seriam titulares no Sul da Ilha, além e ter demitido o técnico Zé Ricardo e contratado Márcio Zanardi, que fez bom trabalho no Paulistão comandando o São Bernardo.

 

Apesar de tudo, creio que o Goiás brigará pelo acesso.

 

CORITIBA

O Coxa vive uma nova era, agora SAF, a mesma que chegou e experimentou o rebaixamento. Não tendo nem mesmo chegado na final do Paranaense, o time do técnico Guto Ferreira foi eliminado nas semifinais, pelo Maringá, de onde veio o lateral direito Marcos Vinícius.

 

Com o “caixa em dia”, e bom poder aquisitivo, o Coritiba tem boa estrutura e fez boas contratações no início da temporada, mas os resultados não aconteceram, nem aquele famoso “encaixe”...

 

No meu entendimento, vejo que o Coritiba vem para buscar o que perdeu, brigando pelo acesso, mas não pelo título.

 

SPORT

Além dos quatro que foram rebaixados, hoje faço a análise também do Sport Club do Recife, que ano passado ficou na 7ª colocação, com 63 pontos, um a menos que o quarto colocado, o Atlético-GO.

 

Ano passado a classificação do Sport escapou pelo meio dos dedos, até porque o time vinha sobrando na competição, mas a contratação, ou recontratação, do “ídolo e veterano” Diego Souza acabou com o ritmo do time, desmontando o que vinha sendo feito por Enderson Moreira.

 

Campeão pernambucano e já com o passaporte carimbado para a Semifinal da Copa do Nordeste, aguardando a definição entre Fortaleza x Altos, o time comandado pelo técnico argentino Mariano Soso vem forte nesta Série B.

 

Além de América-MG e Santos, creio que o Sport briga pelo título, sendo candidatíssimo para uma das quatro vagas do acesso.

 

O CARA CERTO

Confesso que fiquei surpreso com a saída de Betão, nosso ex-capitão, do Fortaleza para o Náutico, mas depois lendo um pouco do que ele escreveu, bem como o clube pernambucano, ficou fácil entender.

 

Antes de qualquer coisa, há que se entender que Betão é um cara diferenciado, quer pela formação, quer pelo histórico no futebol, pela personalidade, pelo caráter.

 

No Clube Náutico Capibaribe, Betão, batizado como Ebert Willian Amâncio, será o diretor técnico, com a incumbência de profissionalizar ainda mais o departamento de futebol do Timbu, tanto masculino quanto feminino.

 

Sucesso nesta nova empreitada, Betão!

 

ERROS CRASSOS

A atual diretoria do Avaí, e aqui refiro-me apenas ao presidente e então vice, Júlio César Heerdt e Bruno Ribeiro Comicholi, começaram errando muitíssimo com Betão.

 

O primeiro erro foi forçar sua aposentadoria, baseado num tal ‘DNA Avaiano’ que nem mesmo eles sabem o que é. O segundo, aproveitar o ex-zagueiro apenas e tão somente nas categorias de base, enquanto encheram o departamento de futebol profissional de aventureiros e oportunistas falastrões, alguns nem tanto...

 

Dentro de campo, fica a pergunta: qual zagueiro a atual gestão, aqui também incluindo o arroz de festa, atual vice, trouxeram melhor que Betão?

 

Fora de campo, outra: que dirigente, desses que estão e passaram nos últimos dois anos, três meses e 15 dias, tem mais vivência no futebol que Betão?

 

Por essas e outras, essa gestão pode passar em branco ao longo dos quatro anos...

 

DESAFIO

Alguns poderão pensar: mas deixar o Fortaleza, consolidado na Série A, para encarar o Náutico, time que está patinando na Série C? Essa talvez seja o questionamento daqueles “acomodados”, que esquecem de apenas um detalhe:

Betão está deixando as categorias de base para assumir o departamento técnico de um clube tradicionalíssimo de 123 anos...

 

Aliás, muito dessa “acomodação” no pensamento de alguns é que leva o Avaí a estar da forma em que se encontra, sem saber que rumo tomar, ou como proceder, e até por isso é confundido com uma verdadeira “repartição pública”, ou uma “prefeitura municipal”, que a atual gestão ajudou a fomentar...

 

Betão tem todas as condições de encarar esse desafio e ser exitoso, até porque não tem o medo que alguns dirigentes avaianos demonstram ter, e por isso acabam reféns de gente preocupada apenas com o din-din que cai na conta...

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

7 Comentários:

rd9232 disse...

Não consigo me lembrar, honestamente falando, qual foi a última vez que comecando um campeonato brasileiro da série B, minha unica espectativa é de não ser rebaixado, parabéns presidente Júlio, vc esta muito próximo de realizar sua missão, igualar o Avaí com o time do canto.

Roberto disse...

Programa de esportes do Canal CNN cita Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo como clubes de Boa Administração no Brasil, os quais estão se preparando com contratações de bons profissionais da bola.
Comentarista arrematou ao final do comentário: "Quem não se preparar, vai ficar para trás."
Por alguma razão lembrei-me das amarras em que está metido o nosso "paixão pra toda vida!"
O Torcedor Azurra não deve cruzar os braços, o tempo conspira contra. RC.

Carlos avaiano disse...

Terminamos uma competição fraca com esquema perdedor e fomos varridos e surrados.
Agora vamos para uma competição cascuda com o mesmo cenário no esquema e no elenco.
Pergunto sr Julio R$30 mil:
Qual a chance de dar certo?
Tem inimigo atrás dos muros azuis levando o clube prá dentro do abismo e os verdadeiros avaianos ( idolo santos)com aval do conselho, batendo Palmas.
O quê nós torcedores fizemos para merecermos isto?
Fora Fora Fora urubuzada infiltrada.

ManoelNilson disse...

Quanto mais bagunçado melhor para justificar a criação da tal SAF, não acham?

Carlos avaiano disse...

Está evidente, e aí quem vai lucrar com a saf? É preciso ficar ligado, olha lá no canto, tomaram conta do clube, tiraram de assalto do seu torcedor e onde foi parar...

Carlos avaiano disse...

Hoje seu torcedor é alvo de chacotas principalmente por nós avaianos a caminho do mesmo destino

leandrinho disse...

Betão faz falta, seu profissionalismo caráter e amor ao Avai. Cara que pouco tempo amou esse clube . Muitos que lá dentro estão, não tem essa paixão pelo Avai.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo