segunda-feira, 6 de maio de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.091

DEZ DIAS SEM TÉCNICO

Estamos entrando no décimo dia sem um técnico para comandar o Avaí Futebol Clube, o que convenhamos, é um pouco de desleixo demais para o meu gosto, aflorando uma inércia que não se justifica no Sul da Ilha.

 

Não vou entrar em hipóteses, fomentando as especulações já existentes nas redes sociais, até porque desnecessárias, mas o que assusta é a diretoria do Avaí, e aqui refiro-me ao presidente e vice, terem caído no conto do “encantador de serpentes”.

 

Após aquela eliminação para o Brusque, a entrevista de Eduardo Freeland era motivo suficiente para demissão dos dois “Eduardos”, e a participação de Júlio Heerdt num programa noturno da CBN deu alguma esperança de mudanças, mas...

 

Não só não demitiu nenhum dos dois, assim como, pelos 10 dias sem técnico, mostrou que esses dirigentes não trabalhavam com um “plano B”...

 

Lamentável!

 

PREVISÍVEL

Alguém com um “Olhar Avaiano”, no último dia 27 de abril, portanto, após a demissão de Eduardo Barroca, comentou nas redes sociais que era bem provável que o Avaí enfrentasse o Paysandu com técnico interino, como efetivamente aconteceu.

 

E na mesma oportunidade, a mesma figura afirmou que o nome do novo técnico não saíra da cabeça de Freeland...

 

Quer queiram ou não, o “encantador de serpentes” está com sua retórica esgotada, saturada, mas infelizmente quem “assina” as coisas no clube perdeu a oportunidade de demitir ambos...

 

FRACO

Aquela empáfia de Eduardo Freeland perdeu muito de seu oxigênio na última semana com a aprovação, com ressalvas, das contas referentes ao balanço do exercício de 2023.

 

Ocorre que, o grupo de conselheiros que contrariou o parecer do Conselho Fiscal, não está satisfeito com a atuação do dirigente carioca, e isso foi colocado ao mandatário avaiano.

 

A saída de Barroca era uma questão de tempo e a de seu conterrâneo não deve demorar...

 

Espero que façam isso antes mesmo da reabertura da janela de transferências, em 10 de julho, fechando em 2 de setembro.

 

PONTE AÉREA FNS-RIO

Verdade seja dita, a dupla de “Eduardos” sempre esteve muito mais preocupada com a ponte área FLN-RIO do que propriamente com as coisas dos clube, e até entendo a situação de Eduardo Barroca, que não mexe em sua família da capital carioca em função dos cuidados que tem com seu filho.

 

No entanto, a questão de Freeland, que para se apresentar no Sul da Ilha já foi um “parto de égua”, em nada justifica. Está muito fácil receber um salário dos maiores do clube e não estar à disposição do Avaí durante o tempo inteiro em função de agenda social no Rio de Janeiro.

 

A conduta de ambos, verdade seja dita, em muito prejudicaram o Avaí com reapresentações tardias nas terças-feiras...

 

Claro, tudo com a conivência do presidente e do vice...

 

VAMOS COM O QUE TEMOS

Tendo jogado a última partida pelo Campeonato Catarinense no dia 23 de março, e agora passadas três rodadas do Brasileiro da Série B, não há como negar, o Avaí perdeu tempos e dinheiro.

 

Difícil entender o planejamento realizado no Sul da Ilha, mais difícil ainda imaginar a avaliação os dirigentes pelo que vinha sendo praticado, que em momento algum se poderia chamar de futebol.  

 

Num primeiro momento, e isso é certo, não há qualquer possibilidade de contratações, apenas em julho, e qualquer mudança de rota nesse panorama nublado que se avizinha, terá que ser com o que temos...

 

Sejamos francos, o que temos é suficiente para mudarmos muita coisa...

 

Resta-nos torcer, e rezar... Muito!

 

MESMOS ERROS

Conversando com amigos neste fim de semana, e logicamente a “pauta” sendo o nosso Avaí, quando mencionei o fato da manutenção do técnico interino Marcos Vicente dos Santos, de imediato todos torceram o nariz, com cara de contrariedade.

 

Infelizmente, pelo que vimos contra o Paysandu, a equipe apresentou até erros maiores que nos tempos de Barroca, sem conseguir criar uma chance para matar a partida.

 

Além disso, tal qual o técnico demitido, as escolhas do interino, notadamente pelo atacante Pottker, não se justificam, ainda que tenha tentado passar pano na coletiva após a partida...

 

COISAS DO AVAÍ

Outro assunto abordado, e novamente passando pelas escolhas de Marcos Vicente, ninguém consegue entender como Poveda, artilheiro do Catarinense, tenha ido para o banco de uma hora para outra...

 

Deixar Poveda sentado e colocar Giovanni no que chamam de “falso 9”, matou a criação da equipe, até porque o futebol do camisa 8 não é para estar na área, mas deveria ser o cérebro do meio campo avaiano.

 

Além disso, optar por deixar Pedrinho no banco, colocando Pottker no “nome”, em nada ajuda o Avaí...

 

DEPURAÇÃO DE AMBIENTE

Estamos indo para a quarta rodada, ainda que a terceira não tenha terminado, e junto com o jogo de sábado, teremos 35 rodadas para mudar essa rota que tem se mostrado desesperadora.

 

Há que se provocar um fato novo, desde a diretoria, chegando ao time, para oxigenar o ambiente no Sul da Ilha, pra lá de pesado nos últimos meses, até mesmo pela questão dos atrasos salariais.

 

A prioridade segue sendo o Avaí Futebol Clube, e se tem jogador que não consegue “fazer xixi no penico” e vem com “problemas pessoais”, desfalcando a equipe, providências enérgicas precisam ser tomadas.

 

Mais treinamento! Menos pagode!


É A ÁGUA

Não sei se os amigos tiveram oportunidade de assistir ao jogo de ontem pelo Brasileiro da Série B, Brusque 0x2 Goiás, com gols de Paulo Baya, sim, ele mesmo, e Marcão.

 

E outra vez, assim como já tinha feito em sua estreia, outra boa atuação de Rafael Gava, que no Sul da Ilha não conseguia jogar futebol...

 

Como já disse em outras vezes, o problemas do Sul da Ilha está na água, se é que me entendem...

 

Em tempo, o Goiás do técnico Márcio Zanardi em momento algum foi ameaçado pelo Brusque de Luizinho Lopes, que deu nó no Avaí de Eduardo Barroca em três jogos neste ano. O Goiás é outro time que vai brigar pelo acesso.

Foto: Lucas Gabriel Cardoso - Brusque FC


SEM ENTENDER

Não sei se pelo pouco tempo treinando com o elenco, mas o que muita gente está questionando é o fato das últimas contratações, principalmente o zagueiro Gustavo Vilar e o volante Zé Ricardo, estarem no banco de reservas.

 

Uma zaga com Alan Costa e Tiago Pagnussat já mostrou que não é das mais confiáveis. Será que Gustavo Vilar não consegue ser melhor que nenhum dos dois?

 

Da mesma forma, ao menos eu imaginei que Zé Ricardo teria uma oportunidade no lugar de Willian Maranhão, mas...

 

SEMANA COMPLICADA

Sem técnico ou com Marcos Vicente, que conseguiu piorar o time do Avaí, o fato é que o Leão da Ilha terá uma semana extremamente complicada, até porque o adversário é “apenas” o Coritiba.

 

Aliás, o clube paranaense não perdeu tempo, e depois de ser eliminado nas semifinais do certame doméstico, com três rodadas no Brasileiro da Série B, empate com a Ponte em Campinas, 1 a 1, vitória em casa sobre o Brusque, 1 a 0, e derrota também em casa para o Sport, 1 a 0, demitiu o técnico Guto Ferreira, o “Gordiola”.

 

Observem que o Coxa está na 9ª posição, com 4 pontos ganhos, mas o desempenho da equipe não vinha agradando. Por aqui, mesmo escapando do rebaixamento no ano passado, a direção do Avaí “forçou amizade” com Barroca...

 

Perdeu tempo! E dinheiro...

 

VAI BRIGAR

Diferente de adversários como Operário e Paysandu, já enfrentados pelo Avaí, que brigarão na segunda parte da tabela, o Coritiba, vive uma nova era, agora SAF, está na competição para retornar à Série A do Brasileiro.

 

Com o “caixa em dia”, e bom poder aquisitivo, o Coritiba tem boa estrutura e fez boas contratações no início da temporada, mas os resultados não aconteceram, nem aquele famoso “encaixe”...

 

O Coxa perdeu para o Leão da Ilha do Retiro na sexta-feira e sábado demitiu Guto Ferreira, e começa a semana sob o comando do interino James Freitas, mas creio que até sábado já esteja no jogo da Ressacada com o novo técnico.

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

10 Comentários:

Sérgio Bayestorff disse...

Aposto que o Avaí vai trazer o Guto Ferreira

Raniere disse...

Eu também acho. Já tinham tentado em outra oportunidade.

Leonardo disse...

Entre Guto e Claudinei, prefiro o segundo, pelo menos não perdíamos.

Tiago Soares disse...

Os nomes da zaga são bons. (Meu nome e do meu filho) mas o futebol.

Roberto disse...

Botem o treinador do sub-vinte, pois o Marquinhos mostrou-se pior que o Barroca. Pior, muito pior, pois ainda copiou o Barroca, achando que era negócio deixar o artilheiro do time no banco. RC.

André Tarnowsky Filho disse...

Presidente Bayestorff,

Aposta errada, mas deu indícios...

André Tarnowsky Filho disse...

Raniere,

É verdade, ainda que muito acima do patamar financeiro do clube, hoje com salários atrasados...

André Tarnowsky Filho disse...

Leonardo,

Pelos números, nenhum treinador supera o Claudinei, de acessos e conquistas.

André Tarnowsky Filho disse...

Tiago Soares,

Tens razão, apenas os nomes são bons...

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Assino contigo.
Diga-se de passagem, Marcos Vicente NUNCA dirigiu um time numa competição, não estou falando partidas esporádicas.
É uma vergonha abrirem o espaço para um novato, sem qualquer experiência, dirigir um time que está há 26 anos entre as série A e B.
Onde isso acontece?

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo