terça-feira, 7 de maio de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.092

VAMOS TORCER

Conforme havia colocado na postagem de ontem pela manhã, sobre a “fumaça preta” em relação ao novo técnico do Avaí, acabou se confirmando horas depois, com o anúncio do nome de Gilmar Dal Pozzo.

 

Se a postagem de ontem, “A fumaça”, clique e confira, trazia a foto de uma fumaça preta da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que o Papa ainda não havia disso escolhido, mas agora, com a definição por Dal Pozzo, nada mais justo de colocar a fumaça branca, que indica que o novo pontífice havia sido escolhido, no nosso caso, o técnico...

 

Como coloquei na postagem, o mandatário avaiano já havia “soprado” sobre o acerto num dos grupos de WhatsApp que ele participa, esse dos conselheiros, o que acabou motivando minha postagem, que ao fechamento da “Bom dia, Azurras”, sabia que aconteceria, mas sem saber o nome do novo técnico.

 

De uma maneira geral, creio que o nome de Gilmar Dal Pozzo recupera muito da identidade perdida pelo Avaí, notadamente nessa gestão na administração do clube.

 

Por óbvio, não era a primeira opção do clube, nem minha primeira sugestão, mas em se fazendo um paralelo com o que tínhamos, creio que Dal Pozzo em nada deve ao trabalho de Barroca, muito menos de Alex de Souza.

 

Gilmar Dal Pozzo tem história, tem conquistas, e até por isso, pode ser extremamente importante para a sequência do clube neste complicado Campeonato Brasileiro da Série B.

 

E como sempre digo, vestiu a camisa do Avaí, não tenho a menor dúvida de que estarei torcendo pelo sucesso de Gilmar Dal Pozzo, até porque o sucesso dele será também o sucesso da nossa paixão pra toda vida.

 

Sejas bem-vindo, Gilmar Dal Pozzo!

Foto: Getty Images

 

RECONSTRUÇÃO

Uma coisa é o discurso, outra, bem diferente, são as atitudes. Um dos maiores trabalhos que Gilmar Dal Pozzo terá no comando do Avaí será a reconstrução do futebol do nosso time.

 

Uma coisa é o presidente Júlio Heerdt dizer que vai recuperar o DNA avaiano, que nem ele sabe o que é, diga-se de passagem. Da mesma forma, quando aquele ator de cinema pornô francês, Lucas Pedroso, fala em reconstrução do clube, até então afundado em dívidas, ele esquece que está ajudando a manter o clube no “vermelho”, com alto salário e nenhuma retorno concreto, exceto bajular o mandatário.

 

A principal reconstrução de Dal Pozzo, no futebol, está em recuperar o patamar histórico do Avaí nos últimos 26 anos, disputando as duas principais séries do futebol brasileiro.

 

Como bem salientou o figuraço Felipe Borges, no prodcast “Troféu Avaí” de ontem, o Leão baixou seu patamar, já não é aquela “grande” equipe que disputava a competição, tanto na Ressacada quanto fora dela. Ele está absolutamente certo, e isso deve-se a atual gestão.

 

AVAIANO CONTRATADO

Aproveitando a arte criada pelo @familiaavaiana, não há como deixar de enaltecer as colocações feitas pelo técnico contratado, Gilmar Dal Pozzo, onde ontem cheguei a fazer a reprodução com o título, “Dal Pozzo, avaiano contratado”.

 

Ainda que alguns digam que Dal Pozzo veio com um discurso pronto, não conheço o treinador, mas confio plenamente nas palavras do amigo Ênio Silveira, vizinho do novo técnico, que rasgou elogios ao treinador, no método de trabalho, do caráter da índole.

 

Confesso aos amigos, que se estava receoso com a contratação de Dal Pozzo, após as palavras proferidas pelo Ênio, tenho certeza de que o Avaí contratou um avaiano, que certamente fará um grande trabalho para nos dar grandes alegrias.

 

FACILIDADE

Ontem comentei que até entendia a questão de Eduardo Barroca estar toda hora na ponte área FLN-RIO, até porque ele precisava respaldar sua família, com cuidados que tem com seu filho.  

 

Gilmar Dal Pozzo não tem esse problema, até porque mora na cidade há mais de 10 anos, no Canto, vizinho do nosso Parque de Diversões e no mesmo prédio da “raposa felpuda” e do amigo Ênio Silveira.

 

Mais do que isso, como ele mesmo comentou na coletiva de apresentação, “era um projeto de vida”. A família de Dal Pozzo também entrou no embalo, e a filha Daniela postou esse momento feliz com o novo clube do pai.

 

Dal Pozzo tem minha torcida, e sejamos sinceros, tem todas as condições de fazer uma história marcante e vitoriosa no Avaí.

 

BOM PARA AMBOS

Há um aspecto na contratação de Gilmar Dal Pozzo, que não pode ser ignorado. Muitos pensaram em outros nomes, e até o nome, dizem, de Thiago Carpini, ex-São Paulo, parece que foi tentado, mas...

 

Na atual gestão, em 2022, o Avaí passou um “calor” no Catarinense, desclassificado na Copa do Brasil na segunda fase, e rebaixado no Brasileirão. No ano seguinte, um Catarinense sem sucesso, desclassificação na Copa do Brasil na primeira fase e brigando contra o rebaixamento no Brasileiro da Série B. Neste ano, desclassificação nas semifinais do Catarinense, sem participar da Copa do Brasil e... Por enquanto, “zona de rebaixamento” na Série B...

 

A contratação de Gilmar Dal Pozzo foi boa para ambos. Para ele, que precisa fazer outro bom trabalho, para o Avaí, tentar voltar ao patamar de outrora, com melhores resultados e conquistas.

 

PROFISSIONALISMO

A saída de Eduardo Barroca era questão de tempo. Aliás, perderam tempo demais, foram tolerantes demais com o “boa praça”, que volta com o bolso cheio, ou ao menos a promessa de encher, para o Rio de Janeiro.

 

Mas sejamos francos, o empate em Belém na última rodada, sob o comando do agora “técnico credenciado” Marcos Vicente, foi mais um erro da atual direção, que por outros interesses, vem mantendo como “auxiliar”, um técnico que nunca comandou uma equipe, em qualquer série ou categoria, numa competição completa.

 

O fato de ter sido um ídolo como jogador, então “Marquinhos”, não o credencia para assumir o time do Avaí. Para quem enalteceu o “profissionalismo”, esse é apenas mais um deslize da atual diretoria.

 

FECHAMENTO DA RODADA

Não farei a análise da 3ª rodada hoje, até porque ela só será concluída nesta noite com a partida Botafogo x Mirassol, mas depois de dar uma “ispiada” nos três jogos de ontem, só temos uma certeza: a Série B deste ano está “osso”!

 

Por enquanto, nenhuma equipe surpreendendo, ainda que a Chape esteja no G4, mas o que efetivamente não está combinando é o Avaí dentro da “zona de rebaixamento”...

 

Se tivesse “pensado grande”, e vencido em Belém, não estaríamos passando por esse sufoco, mas agora é olhar para frente e pensar numa vitória contra o Coxa, que segue sendo comandado interinamente por James Freitas.

 

LEOAS CAÇADORAS EM CAMPO

Tenho acompanhado, ainda que superficialmente, a caminhada do Avaí Kindermann no Brasileirão Feminino, e hoje, terça-feira, às 15 horas, no Vale das Laranjeiras, em Duque do Caxias, Rio de Janeiro, as Leoas Caçadoras enfrentam as mocinhas do Fluminense.

 

Jogo complicado, difícil, e outro resultado negativo pode sacramentar o rebaixamento da equipe, ainda que estejam disputando partida válida pela 9ª rodada.

 

Lamentável, sob todos os aspectos, e essa marca, caso se confirme, ficará sob a responsabilidade da atual gestão.

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

10 Comentários:

Lucas Mello disse...

Discordo completamente dos torcedores avaianos que querem Marquinhos Santos fora do Avaí, como se ele fosse o responsável por todos os problemas do clube.
Acho cruel demais com o maior ídolo da historia do Avaí, crucifica-lo tratando-o como um qualquer.
a pergunta que fica é, se sair Marquinhos, avaiano, manezinho de Biguaçu, quem virá, mais um da turma dos Freelands e Barroca? Mais um carioca para onerar nossa folha e nada entregar? Mais um forasteiro que em nada conhece a historia e o verdadeiro DNA Avaiano?
Criticamos vários vezes a Brisa do Estreito, diante do tratamento deles com os seus ídolos, e estamos fazendo o mesmo.
Como mesmo enaltecido pelo blog em vários momentos, temos que valorizar os avaianos dentro do clube, como em pastagem recente falando sobre técnico Fabricio.
Há mas muitas vão questionar o que ele fez para ajudar o Avaí neste período pós aposentadoria, qual foi sua contribuição?
E tantos outros dirigentes, coordenadores, gerentes que passaram por aqui e nada entregaram, sem qualquer vinculação, e nunca fora mencionados sua saídas ou mesmo mencionados seus nomes junto a torcida e em opiniões de torcedores e afins.
Não estou aqui de Viúva de jogador dirigente ou qualquer outra coisa desse tipo, apenas colocando minha opinião sobre uma coisa que me incomoda muito, que é a desvalorização do nosso maior ídolo, quiçá o maior ídolo de SC.

Marcio disse...

Marquinhos foi o maior ídolo da Ressacada, dividindo holofotes com outros grandes jogadores como Adilson Heleno e Cleber Santana.
Tivemos ídolos no antigo Adolfo Konder como Zenon.
Agora, o fato de ter sido ídolo não o credencia a ganhar salário no Clube, sem apresentar resultado.
Fosse assim, o Zico estaria no Flamengo até hoje e o Dinamite jamais teria deixado o Vasco.

Rico disse...

Não somos nós que estamos o desvalorizando, e sim ele mesmo, que quis começar pelo final. Deveria ter feito como jogador e começado pelas categorias de base do clube, mas não, sem nem mesmo ter os cursos exigidos pela CBF já estava no Futebol Profissional do Clube. O Principal responsável por isso hoje é o nosso Presidente Banana que não tem poder e pulso pra colocoar as coisas no seu devido lugar. Aqui no blog o André sempre fez questão de diferenciar o Marquinhos ídolo do Marcos Vicente profissional do Futebol e acho também que é assim que tem que ser. Se tem alguém que está participando diretamente de todo este fracasso esportivo desta gestão é ele, literalmente dentro do campo, senão nos jogos, óbvio, mas nos treinamentos pq está sempre ali acompanhando os treinadores que passaram. E mais uma vez estará acontecendo isso, infelizmente. Ele é o único culpado? Claro que não. Deve ser crucificado? Claro que não. Mas sim, deveria ter mais cuidado da sua imagem junto a nossa torcida e se não está tendo esta noção neste momento o nosso Presidente deveria ter.

Lugo disse...

O problema é o vedetismo e ele ser um dirigente de chuteiras, que pensa e age como boleiro.

Serjão Leão disse...

Marquinhos como jogador ajudou muito o Avaí, assim como o Avaí lhe ajudou. No entanto, como dirigente, o senhor Marcos Vicente dos Santos, só trouxe prejuízo ao clube. Depois que ele assumiu como dirigente, o Avaí entrou em queda livre. A instituição Avaí FC é grande, mas como time de futebol com Marquinhos como dirigente, somos pequenos até no Estado de Santa Catarina

Marcos disse...

Sobre o treinador novo, duas observações:

A primeira é que eu acho ele limitado, mas não é malandro.

A segunda é que ele estava acompanhando o AVAI com os dois olhos bem abertos, pois acertou em cheio nas colocações:
- Precisamos melhorar a marcação
- Precisamos melhorar a marcação ofensiva
- Temos de ter tranquilidade no meio de campo

Três queixas que temos feito constantemente.

Se ele vai conseguir reverter as coisas? Acho pouco provável, O mais certo é que, se endurecer um pouco, é capaz que alguns se escondam no DM...

Mas nos resta torcer por ele.

Raniere disse...

Acho que o Gilmar é um bom nome pra treinador.
Primeira dica pra ele, diz pro coordenador de futebol ficar longe dos gramados, ou seja, diz pra ele cuidar das burocracias e não ficar dando pitaco na beira do gramado. Está mais do que provado que esta prática não dá certo.
De resto, é falar menos e trabalhar mais.
Boa sorte ao novo treinador.

Paulo disse...

O lado mais marcante como dirigente do Avaí, e é a agenda dele, como empregar velhos amigos!!
E acho que é alí a bica da famosa "água do ressacada", que jogadores só querem nadar nela, e depois que saem da ressacada, voltam a jogar bem!!

Carlos avaiano disse...

Eu avisei após estreia contra operário, que dependendo da pontuação, quando chegasse o jogo com Coritiba as 11 h de sábado, que esse horário ia afastar muito torcedor, principalmente aquele que trabalha sábado até as 12 h,me mais os insatisfeitos com os resultados anteriores.
Não mudaram e mantiveram o mesmo horário empurrado goela abaixo.
Não sei se o fator dalpozzo vai alterar e trazer público pra essa partida nesse péssimo horário, com 1 ponto e ZERO gols em tera rodadas.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo