quinta-feira, 23 de maio de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.108

ANÁLISE DOS CLUBES EM 6 RODADAS

Como fiz após três rodadas, sem a intenção, logicamente, de ser o “dono da verdade”, mas confirmar ou não as análises que havíamos feito antes mesmo da bola rolar no Campeonato Brasileiro da Série B, que fechou sua sexta rodada na terça-feira e amanhã abre a sétima.   

 

Mas diferente do que fiz na primeira oportunidade, dessa vez vou compactar os comentários em quatro partes, abrangendo os 20 clubes que estão disputando esse equilibrado Brasileiro da Série B.

 

Assim, sem alongar-me em muitas explicações, dividi a análise em quatro grupos, que são:

 

1 – Briga pelo título

2 – Briga pelo acesso

3 – Turista, meio de tabela

4 – Briga contra o rebaixamento

 

E assim, pelo que escrevemos antes de começar a competição, seguirá a análise de hoje e a demais.

 

AVAÍ

Minha colocação sobre as chances do Avaí foi bastante clara, apesar de ter sido dividida em duas partes. No momento atual, da forma como terminou o Campeonato Catarinense, com o técnico que tem e o elenco praticamente sem alterações, digo que o Leão da Ilha briga da metade da tabela para baixo, no mesmo drama do ano passado.

 

Como até sexta-feira, dia 19, ainda existe a possibilidade de novas contratações, e se elas efetivamente acontecerem no Sul da Ilha, posso até mudar de opinião, considerando uma briga pelo acesso.”

 

Apesar de estar na 6ª colocação, não posso deixar de salientar o que escrevi sobre o Avaí na “Bom dia, Azurras” do último dia 15 de abril. Hoje o panorama é outro, técnico novo, que tirou o time da “zona de rebaixamento” e até colocou no G4 durante a 6ª rodada, mas as coisas não estão tranquilas fora de campo, com atrasos salariais e uma “rebelião” de jogadores, agora sem dar entrevistas...

 

O futuro do Avaí, apesar da boa colocação, é mesmo brigar da metade da tabela para baixo, a não ser que “arrumem a casa” fora de campo...

 

BRIGANDO PELO TÍTULO

Entre os clubes que citei que brigariam pelo título, está o Santos, que não vem decepcionando, pelo contrário, está confirmando o favoritismo, inclusive estando na liderança em cinco das seis rodadas, como está hoje.

 

Conforme comentei em 16 de abril, o Santos vem em busca do título, mas se não acontecer, indubitavelmente, abocanhará uma das quatro vagas para a elite do futebol brasileiro outra vez.

 

O clube que julguei brigar pelo título é o América-MG, que em seis rodadas, passou duas, como agora, dentro do G4, e creio, tende a crescer muito dentro da competição.

 

E nesse crescimento, entendo que o Coelho mineiro, que há anos vem sendo a terceira força do futebol de Minas Gerais, apesar de ter um apelo popular muito menor que a dupla Galo e Raposa, certamente vem para brigar pelo título ou ao menos pela classificação. Hoje é o quarto colocado e ainda invicto.

 

O atual terceiro colocado, o Sport, não vai dar chance para o azar, como fez ano passado, ficando na 7ª colocação, com 63 pontos, um a menos que o quarto colocado, o Atlético-GO.

 

Campeão pernambucano e já com o passaporte carimbado para a Semifinal da Copa do Nordeste, onde enfrenta o Fortaleza neste fim de semana pela semifinal, o Leão da Ilha do Retiro ontem venceu o Galo pela Copa do Brasil, 1 a 0, mas foi eliminado da competição, e na Série B tem oscilado bons e maus momentos.  

 

Além de América-MG e Santos, creio que o Sport briga pelo título, sendo candidatíssimo para uma das quatro vagas do acesso, mas o time do argentino Mariano Soso precisa jogar mais na bola que nos adversários, se é que me entendem...

 

BRIGANDO PELO ACESSO

Aqui é briga é muito maior, e precisaria falar mais especificamente de cada equipe, mas não custa identificá-las de início, e o atual G4 já dá duas amostras significativas disso, inclusive por estarem presentes e até namorando o título.

 

Entre essas equipes estão: Goiás, Mirassol, Ceará, Coritiba, e Novorizontino. Sim, além de Santos, América-MG e Sport, essas são as outras cinco equipes que estariam brigando pelo acesso ao Brasileirão em 2025.

 

DOIS PELO ACESSO

Não é novidade para ninguém que Goiás e Mirassol fariam um bom Brasileiro da Série B, e a presença do primeiro no G4, segundo colocado nos primeiros,  apenas confirma o que comentamos antes do início da competição.

 

Das equipes rebaixadas no ano passado para a Série B, o Goiás é a que vem apresentando um futebol muito superior aos adversários que enfrentou até agora. É o vice-líder, está invicto e enfrenta o Avaí na próxima rodada, na Ressacada, além de hoje enfrentar o Cuiabá, decidindo vaga para as Oitavas de Final pela Copa do Brasil, no Mato Grosso.

 

Com o cofre aberto e bem dirigido por Márcio Zanardi, creio que o Goiás brigará pelo acesso, e se os favoritos escorregarem, pode abocanhar o título.

 

Muito organizado, e sempre competitivo, o Mirassol terminou o Brasileiro da Série B do ano passado na 6ª colocação, com 63 pontos, um a menos que o Atlético-GO, que subiu para a Série A.

 

Comandado pelo competente Mozart, hoje o panorama não está diferente, com um ponto a menos que o América-MG, mas dormiu o domingo no G4, não tenho dúvidas de que, com essa equipe equilibrada, sem estrelas, mas muito competitiva, o Mirassol briga por uma das vagas.

 

OUTROS DOIS PELO ACESSO

Apesar de estar na 12ª colocação, creio que o Coxa está se adaptando em sua nova era, agora SAF, a mesma que chegou e experimentou o rebaixamento. Tal qual o Avaí, já demitiu o treinador, mas segue com o interino James Freitas, apesar de já contar com Paulo Autuori como “diretor técnico de futebol”...

 

Com o “caixa em dia”, e bom poder aquisitivo, o Coritiba tem boa estrutura e fez boas contratações no início da temporada, mas os resultados não aconteceram, nem aquele famoso “encaixe”. No meu entendimento, vejo que o Coritiba vem para buscar o que perdeu, brigando pelo acesso, mas não pelo título.

 

Mesmo não estando com bom desempenho nesta Série B, hoje é o 8º colocado, impossível comentar sobre o Ceará sem considerar que seja um dos candidatos ao acesso para a elite do futebol brasileiro. O Vozão hoje briga com o CRB por uma vaga nas Oitavas da Copa do Brasil.

 

Tendo ficado na 11ª posição no Brasileiro da Série B do ano passado, o alvinegro começou seu planejamento muito antes, tendo contratado o técnico Vagner Mancini já naquela competição para fazer uma depuração do elenco. Podem apostar, o Ceará pode até não brigar pelo título, mas certamente estará na briga por uma das quatro vagas.

 

DECEPÇÃO

Antes de começar a competição, apontei o Novorizontino como um dos pretendentes para uma das quatro vagas ao acesso para o Brasileirão de 2025, mas o clube de Novo Horizonte vem se tornando uma grande decepção, ainda que estejamos no início da Série B.

 

Sem pressão, sem alardes, o quinto colocado do Brasileiro da Série B do ano passado, o Novorizontino, o atual 13º lugar é muito pouco pelo que imaginei da equipe do competente técnico Eduardo Baptista, que muitos avaianos gostariam de ver na Ressacada.

 

No decorrer das rodadas, acredito, o Novorizontino, que fora de campo é SAF, com dinheiro meticulosamente investido, deve entrar para brigar por uma das quatro vagas.

 

TURISTAS

Entre as equipes que brigarão no meio da tabela, sem chances de subir e sem medo de rebaixamento, enumerei algumas, que são: Vila Nova, Operário, CRB, Ponte Preta e Brusque.

 

Algumas estão confirmando, outras decepcionando, e muito...

 

Ao que tudo indica, essas equipes devem fazer seus pontos em casa, tentando roubar um ou outro ponto fora dela, mas nada almejam, nem enxergam o fantasma do rebaixamento pelo retrovisor...

 

CONFIRMANDO

Com bons jogos em casa, e nem tão bons fora dela, diria que Vila Nova e Operário estão confirmando o que havia escrito antes da competição começar.

 

Pelo que acompanhei da final do Goianão, tendo perdido as duas partidas, 5 a 1 no agregado, para o Atlético Goianiense, e tendo acompanhado boa parte das partidas, diria que o Vila Nova não assusta, apesar de estar na 7ª posição...

 

O time comandado por Márcio Fernandes, 8ª colocação do ano passado, com 61 pontos ganhos, diria que o Vila terá mais dificuldades neste ano, ficando no meio da tabela.

 

Tendo feito muita fumaça nas rodadas iniciais, duas vitórias consecutivas, inclusive sobre o Avaí, o Operário está vacinado contra o rebaixamento para a Série C, mas o Fantasma brigará pelo meio da tabela mesmo, hoje estando na 9ª colocação.

 

O time dirigido pelo técnico Rafael Guanaes não tem um elenco de estrelas, bem pelo contrário, onde aparece o zagueiro Alemão, aquele mesmo com passagem pelo Sul da Ilha, e não deve sofrer sustos com o fundo da tabela...

 

OUTRAS CONFIRMAÇÕES

Com DNA pontepretano, o técnico João Brigatti, que está no clube desde metade da Série B passada, está mostrando um time mais aguerrido, apesar de estar na 14ª colocação, mas tem feito jogos equilibrados.

 

Imagino que siga assim, até melhorando o desempenho, sem passar pelas dificuldades do ano passado, quando ficou em 15º, e neste ano, mas a Macaca briga apenas pelo meio de tabela, sem o “fantasma” do rebaixamento.

 

Outro que vem confirmando o que foi dito por aqui é o CRB. No ano passado, o “Avaí de Alagoas”, foi o 9º colocado, e mesmo tendo conquistado seu 34º título alagoano, não vejo a equipe comandada pelo competente técnico Daniel Paulista como credenciada para buscar uma das vagas na elite, muito menos ao título.

 

O Galo da Praia vai brigar mesmo pelo meio de tabela...

 

SURPRESAS POSITIVAS

Na 10ª posição, creio que a Chapecoense teve um início fulminante, mas já dá sinais que não é tudo aquilo que se imaginou. O time é praticamente outro do que disputou o Catarinense e ficou na 9ª colocação, e com o técnico Umberto Louzer até surpreendeu, mas...

 

A Chape hoje é uma boa surpresa, ao menos em paralelo com o nosso campeonato doméstico, mas entendo que brigará da metade da tabela pra baixo...

 

Outra boa surpresa é o aniversariante do dia, a jovem clube manauara, o Amazonas, que completa seu quinto aniversário nesta data, debutando no Brasileiro da Série B.

 

O início foi de muitas dificuldades com o “novo ambiente”, até fugindo da zona de rebaixamento, está na 15ª posição, e apostar na fórmula que deu certo na Série C ano passado, quase repetida, tem tudo para não dar certo. O Amazonas seguirá brigando contra o rebaixamento.

 

OUTRA DECEPÇÃO

Tal qual Amazonas, Operário e Paysandu, o Brusque vem do Brasileiro da Série C, e assim como o time paranaense, não esquentou lugar por lá e está de volta para a Série B, onde promete muita competitividade.

 

Atual vice-campeão de Santa Catarina, até aqui, vem fazendo uma campanha muito ruim, está na 16ª posição, já tendo trocado de “Luizinho”, saindo o Lopes e entrando o Vieira, mas...

 

Antes da competição, imaginei que o Brusque brigaria no meio da tabela de classificação, mas pelas seis rodadas, precisa melhorar muito para fugir da “zona de rebaixamento”...

 

BRIGANDO CONTRA O REBAIXAMENTO

Creio que ainda é muito cedo para que as “previsões” se confirmem, mas ao menos por enquanto, elas estão tomando o rumo que cantei antes de começar a competição, com sérios candidatos ao rebaixamento.

 

No meu entendimento, são quatro equipes, que estão praticamente confirmando nossos palpites: Ituano, Guarani, Botafogo e Paysandu, hoje, formam a temida “zona de rebaixamento”, alguns bem previsíveis.

 

Mas existem outros que estão “fazendo força” para estar ali...

 

LANTERNA E VICE-LANTERNA

Muito previsível que o Galo de Itu tivesse problemas neste Brasileiro da Série B, afinal de contas, fez a pior campanha na primeira fase do Paulistão, e até por isso rebaixado para a Série A2 em 2025.

 

O Ituano terá um ano de enorme pesadelo pela frente e se desvencilhar da “zona de rebaixamento” parece ser uma tarefa impossível. Brigando contra o rebaixamento no ano passado, foi o 14º, ao que tudo indica, é um sério candidato a carimbar o passaporte para a Série C...

 

Esperava muito mais do campeão brasileiro de 1978, o Guarani, aquele do craque Zenon, mas esse início de competição claudicante, faz com que mereça a “vice-lanterna”...

 

Mal no Paulistão deste ano, pensei que o Bugre brigaria do meio da tabela pra baixo, mas ao que tudo indica, brigará mesmo contra o rebaixamento...

 

OUTROS DOIS DA ZONA

Apesar da boa estrutura que tem, sendo administrado por uma SAF, o tradicional tricolor de Ribeirão Preto está caminhando lentamente para se firmar entre os grandes do futebol brasileiro, mas no Brasileiro da Série B o Botafogo está devendo.

 

A equipe comandada por Paulo Gomes entrou na disputa da Série B sem grandes ambições, mas talvez até por isso, está mal na tabela de classificação.

Tal qual ano passado, quando ficou na 12ª colocação, na frente do Avaí, imaginei que o “Botafogo Futebol SA” iria brigar pelo meio da tabela, sem risco de rebaixamento, mas estou revendo conceitos...

 

Era previsível que o Papão da Curuzu enfrentasse problemas neste Brasileiro da Série B, mas até imaginei que ficaria brigando no meio da tabela. Esse início de competição, recheado de empates, até contra o Avaí, está custando caro ao time de Hélio dos Anjos.

 

Sem grande objetivos, o Paysandu brigará na parte baixa da tabela, fugindo para fugir do rebaixamento, sem objetivos maiores.

 

SILÊNCIO

Minha intenção era apenas e tão somente fazer uma análise do desempenho dos clubes nas primeiras seis rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B, mas outra vez, lamentavelmente, a movimentação no Sul da Ilha faz com que isso não aconteça.

 

E digo lamentavelmente porque outra vez a comunicação vinda do Sul da Ilha não é positiva. Em função dos atrasos salariais, os jogadores num primeiro resolveram não concentrar. E ontem, foi a vez de optarem por treinos fechados, sem entrevistas para a imprensa.

 

Eis o comunicado dado para a mídia, e que chegou ao grupo de conselheiros:

 

Informe

 

Atendendo solicitação do elenco de jogadores, diretoria e atletas chegaram ao entendimento de fechar as atividades do futebol para a imprensa até a partida diante do Goiás, na segunda-feira (27). A coletiva de amanhã (23) também não será realizada.

 

A medida foi tomada em virtude do acerto das questões financeiras que estão em andamento e devem se resolver nas próximas semanas.”

 

Demonstração inequívoca de que essa gestão “derreteu”, sem pulso, sem comando, apenas fazendo perfumaria, embasada na retórica furada e desacreditada de dirigentes contratados com altos salários.

 

E aqui coloco no mesmo “balaio de siri”: Júlio Heerdt, Luciano Kowalski, Lucas Pedrozo, Eduardo Freeland, Rodrigo Florenzano e Marcos Vicente dos Santos.

 

Não é de hoje que a boleirada toma conta dos dirigentes no Sul da Ilha, e até imaginei que isso havia terminado, mas, não, seguimos no mesmo ritmo, com os mesmos desmandos...

 

Mesmo assim, estarei na segunda-feira, dia 27, às 21h30min, apesar do péssimo horário, torcendo pela nossa paixão pra toda, na esperança de que ao menos nosso jogadores honrem a camisa, porque os dirigentes não estão honrando a palavra. Simples assim.

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!


 

16 Comentários:

Paulo disse...

Letargia sempre foi o forte da gestão, e junto vem a incompetência para gerir o Avaí!!
Futuro sombrio!!!

Roberto Felisbino. disse...

Como gostam de imitar tudo que acontece no time do canto,já não estou descartando a possibilidade de em breve termos um WO.

Carlos avaiano disse...

O conselho não têm poder de exigir a demissão desses altos salários sem custos benefícios dentro da diretoria?
O julio é soberano prá fazer o que bem quiser?
Então que se tire com pedido de renúncia.
Pois se votamos e fomos enganados por falsas promessas, também votaremos pela saída, antes que passamos por vários W-OS E o vergonhoso rebaixamento, simples assim.
Ainda dá tempo.
O AVAI É NOSSO, meu e seu torcedor,SÓCIO OU NÃO.

Daniel Manocchio disse...

A nota da diretoria: "devem se resolver nas próximas semanas". É bom lembrá-los, que daqui a uma semana estaremos em um novo mês, com mais uma folha para pagar. Aonde foi parar a transparência prometida ? Qual a previsão de entrada de recursos financeiros ? Perguntas sem respostas, infelizmente.

Carlos avaiano disse...

E têm um agravante:
Estamos na sexta rodada.
Como sustentar isso tudo por mais 32?
Pensem nisso.
Não vai ser vendendo projeto de cachorro quente ou chop de péssima escolha nos bares da ressacada que entrará dinheiro prá bancar essa FARRA.

ManoelNilson disse...

O problema todo é que o senhor Freeland, pela sua incompetência e irresponsabilidade do Presidente banana, fez uma folha de pagamento altíssima para os nossos padrões. Fala se em algo de 3.5 milhões mensais. Sendo isso verdadeiro, então teremos várias e incontornáveis crises pela frente.

André Tarnowsky Filho disse...

Damian,

Confesso ao amigo que já fui mais otimista...
Muita teoria, nada de prática...
Resultado é esse que estamos vendo...
Decepção!

André Tarnowsky Filho disse...

Felisbino,

Seria a “cereja do bolo” para ratificarem o atestado de incompetência absoluta!
Esse possível WO chega a dar calafrios...

André Tarnowsky Filho disse...

Manocchio,

Tens razão, o tempo não vai parar para arrumarem a casa...
Salvo engano, estão esperando o din-din da Liga...

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Certamente não irão sustentar isso por 32 rodadas, até porque a “casa” cairia muito antes...
Quanto ao din-din de cachorro quente e chopp, ajudam na manutenção do dia a dia.

André Tarnowsky Filho disse...

Manoel Nilson,

Não acredito que chegue nesses 3,5 milhões de reais, mas é bom estar atento...
Freeland tem grande culpa nisso, mas o grande responsável é quem tem a caneta, o Júlio.

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Vamos “por partes”, diria Jack, aquele...
O CD quem aprovou os salários de presidente e vice. Dos demais diretores, é autonomia da direção, que pode contratar ou não.
Na condição de presidente executivo, tem autonomia, sim, mas precisa prestar contas.
A renúncia pode ser requerida, sim, mas por gestão temerária ou outros delitos, que teríamos que avaliar nesse momento...

Carlos avaiano disse...

Quem trabalha têm que receber em dia, pronto.
Agora o clube deve prá eles.

Más quando esteve em dia durante esta gestão, eles ganharam o que?

Nos devem um catarinense e a recuperação da vaga na copa do Brasil.

Eles sabem que irão receber até o último centavo, más os dois títulos catarinense e a vaga na copa perdidas não receberemos.

Que joguem por nós, e estaremos na cobrança com eles contra a diretoria.

Como já comentei:
Os torcedores numa grande parte, recebem baixos salários, vendendo o almoço prá pagarem a janta.
Agora um jogador e na sua grande maioria, não consegue gastar todo o salário em 30 dias.

Então acho que um pouco de serenidade e compreensão, seria visto com simpatia por quem vem sendo machucado já a muito tempo (o torcedor)

Carlos avaiano disse...

Só preciso saber se vou na ressacada e continuarei assistindo um jogo de dedicação ou o salário atrasado vai tirar a vontade de sermos respeitados, após dirigir alguns kms, num horário horrível aceito por essa diretoria desacredita e desrespeitada pela CBF e TVs, que não estão nem aí prá torcida.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo