sábado, 22 de junho de 2024

Avaí, 27 anos do título de campeão Catarinense de 1997

O Campeonato Catarinense de 1997 foi disputado por dez clubes: Avaí, Tubarão, Chapecoense, Joinville, Figueirense, Blumenau, Marcílio Dias, Criciúma, Atlético Alvo Vale (Rio do Sul) e Jaraguá.


O Avaí foi o campo do primeiro turno, conquistando a Taça Hélio Sales Brum. O Tubarão foi o campeão do  segundo turmo, conquistando a Taça Rádio Mirador 50 anos. A partida decisiva entre Avaí e Tubarão, na Ressacada, em 22 de junho, foi vencida pelo Avaí por 2 a 0, com dois gols de Jacaré. A campanha do Avaí foi de 26 jogos, 12 vitórias, sete empates e sete derrotas.

Avaí x Tubarão

Dia 22 de junho de 1997 foi dia de jogo do Avaí. E foi um lindo dia, como todas as decisões de título na Ressacada foram até hoje, com sol e céu azul. Em 1997, houve algumas atrações a mais. Gustavo Kuerten conquistou Roland Garros e o mundo conheceu Jacaré. Muito sósias de Guga, com peruca característica, circulavam pela Ressacada. O canto da moda nas arquibancadas era "ah, eu tô maluco". "Ah, eu não me engano, Adilson Heleno é avaiano" era o segundo grito de ordem do dia, em homenagem ao ídolo avaiano que se despedia dos gramados com a camisa do Tubarão.

Nos primeiros dez minutos, o Avaí mostrou que jogar em casa, no seu caldeirão, garantia a supremacia sobre o adversário. Um cabeceio de Dão e uma falta na intermediária, cobrada por Jacaré, serviram de cartão de visitas. E Jacaré, oportunista, fez explodir a Ressacada aos 17 minutos, abrindo o marcador.

No segundo tempo, apoiado pela empolgada  torcida, Claudiomir continuou infernal, rápido e habilidoso, fazendo os quase 20 mil avaianos irem à loucura. Aos 26 minutos, o predestinado Jacaré deflagrou  o êxtase na Ressacada marcando seu segundo gol. Com 26 anos, Jacaré atingia o auge de sua carreira, rápido e matador, com a categoria  dos craques que jogam  como quem disputa uma pelada no Morro da Caixa ou na Astel, onde começou. O Avaí tornou-se, naquela tarde, o Campeão do Século, o time com maior número de títulos do Campeonato Catarinense do século 20.

22/6/1997 - domingo - 16h

AVAÍ 2 - Carlão; Cedenir, Raul, Evandro Guimarães e Itá; Evandro, Régis, e Helton (Roberto Cavalo); Claudiomir, Dão e Jacaré. Técnico: Luiz Gonzaga Milioli

TUBARÃO  0 - Miguel; Cássio, Claudecir, Renato e Vanderlei; Cesar, Gilmar Serafim e Adilson Heleno; Eduardo, Robson e Cesar Souza. Técnico: Rui Guimarães

Gols: Jacaré (A), aos 17' do 1°T e aos 26' do 2ºT. 
Árbitro: Dalmo Bozzano (SC), auxiliado por José Roberto Larroyd e Eder Alexandre.
Estádio: Ressacada
Público: 16.599 (13.435 pagantes)

Renda: R$ 216.830,00


Fonte: O TIME DA RAÇA: Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube / Adalberto Jorge Klüser, Felipe Matos e Spyros Apóstolo Diamantaras - Blumenau : Nova Letra, 2014, p. 461-464.

Fotos: Roberto Scola / Agência RBS

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo