terça-feira, 25 de junho de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.141

POEMA DO ANDARILHO

Talvez o título desta nota possa não combinar com o futebol, mas pelo atual momento vivido pelo Avaí Futebol Clube, resolvi voltar ao poema do catarinense de Timbó, mas que viveu maior parte do tempo em Blumenau, Lindolf Bell.

 

Em “Poema do Andarilho”, Bell traça belos versos passando por várias situações de vida vivida, quiçá por ele, ou até por muitos de nós, mas depois de cada verso vem a frase que marcou o referido poema:

 

Pois menor que meu sonho não posso ser...”

 

E hoje, quer queiram ou não, o momento da imensa Nação Avaiana é de sonhos, grandes sonhos, é verdade, talvez até mesmo completamente fora da nossa realidade, mas nada nos impeça de seguir sonhando, porque como bem colocou Lindolf Bell, “menor que meu sonho não posso ser...”

 

Sim, esse surpreendente Avaí dirigido por Gilmar Dal Pozzo, exatamente com o mesmo elenco de meses atrás, quando era dirigido por uma figura que não deixou saudades, tirou o time da “zona de rebaixamento” e colocou no G4, na segunda colocação, hoje com a mesma pontuação do próprio adversário desta noite, o América Mineiro, 21 pontos ganhos.

 

E se “menor que meu sonho não posso ser”, qual a razão para não seguirmos sonhando com a liderança?

 

Que sigamos sonhando, cientes das nossas limitações, mas que não nos falte energia para buscarmos por momentos ainda mais grandiosos vividos pelo Avaí ao longo dos seus quase 101 anos...

 

Que esta bela reação em oito partidas neste Campeonato Brasileiro da Série B possa nos dar inspiração e motivação para alcançarmos não só o sonho da liderança na 12ª rodada, mas para que possamos seguir sonhando, contratando e buscando, com todo o respeito que os adversários merecem, a almejada estrela de campeão da Série B...  

 

Afinal de contas, “menor que meu sonho não posso ser...”

 

Capricha, Leão!

 

RELACIONADOS

O Avaí, que já está em Belo Horizonte, divulgou a relação dos jogadores para a partida desta noite, contra o América Mineiro, 19 horas, no estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como “Independência”, na capital mineira, e como era de se esperar, com muitas modificações, dessa vez contando com muitos retornos para a equipe.  

 

O zagueiro Gustavo Vilar, o lateral Mário Sérgio e o volante Pedro Castro, voltam de lesão, assim como o volante Willian Maranhão, o meia Giovanni e o atacante Pottker, voltam após cumprirem suspensão automática.

 

Assim, não há a menor dúvida de que o técnico Gilmar Dal Pozzo terá mais opções para montar a equipe que sairá jogando, bem diferente da equipe desfalcada na última rodada.

 

NO GOL

Para defender a meta avaiana, em relação ao jogo contra o Guarani e o Brusque, o técnico Gilmar Dal Pozzo manteve os dois goleiros que costumeiramente estão na relação, César Augusto e Igor Bohn, sendo que o primeiro deve ser o titular.

 

ZAGA

Para a zaga central, agora com o desfalque de Tiago Pagnussat, suspenso, o treinador avaiano conta com o retorno de Gustavo Vilar. Os demais zagueiros à disposição de Dal Pozzo são Alan Costa, Jonathan Costa e Roberto, que já estavam na relação da última partida.

 

Creio que Gustavo Vilar e Jonathan Costa formem a zaga titular.

 

LATERAIS

Para as laterais, o treinador avaiano levou os mesmos jogadores da última partida, Marcos Vinicius, Natanael e Thales Oleques, mas dessa vez conta com o retorno de Mário Sérgio, que vinha sendo titular.

 

Na direita, Marcos Vinicius está absoluto, sem sombra. Na esquerda, Dal Pozzo poderá escolher entre Natanael, que não foi mal contra o Brusque, inclusive evitando um gol adversário, ou Mário Sérgio, que reaparece no elenco.

 

VOLANTES

Com o retorno de Judson já na última partida, bem como de Pedro Castro, contundido, e Willian Maranhão, suspenso, além de Zé Ricardo, que segue na lista, o técnico Dal Pozzo não pode lamentar a ausência de Ronaldo Henrique. Dessa vez o garoto Wanderson ficou fora da lista.

 

Quatro nomes para escolher dois, ou três, mas creio que Dal Pozzo deve manter a formação com dois mesmo.

 

MEIAS

Para a partida de hoje, Dal Pozzo conta com o retorno de Giovanni, tirando dos ombros de João Paulo o peso de ser o único meia da equipe na última partida...

 

Os dois devem jogar, ainda que o segundo não tenha justificado sua volta ao clube...

 

ATACANTES

Para o ataque, o treinador avaiano tem Ademilson, Hygor, Maurício Garcez, Pedrinho e Poveda, e com Pottker voltando de suspensão. Detalhe para mais um rodada com Jean Lucas fora da relação...

 

Num primeiro momento, acredito que Hygor e Maurício Garcez devem estar no time.

 

AMÉRICA-MG – BDA nº 5.071 - 16/04/2024

O Coelho mineiro, que há anos vem sendo a terceira força do futebol de Minas Gerais, apesar de ter um apelo popular muito menor que a dupla Galo e Raposa, certamente vem para brigar pelo título ou ao menos pela classificação.

 

Com bom poder aquisitivo, cofre em dia, e sem as extravagâncias de seus conterrâneos, mas apesar disso, o clube de Marcus Salum, presidente da SAF do América-MG, sabe como investir e até por isso, ao perceber que o Coelho estava para ser rebaixado, começou um planejamento com o técnico Cauan de Almeida, que foi eliminado nas semifinais do Mineiro pelo campeão Galo, com uma vitória para cada equipe.

 

Entre as figuras conhecidas, a recente contratação do festejado Alexandre Mattos, como executivo de futebol, que já tem André Martins, aquele mesmo, como gerente de mercado...

 

O América-MG briga pelo título ou por uma das quatro vagas.

 

AVAÍ – BDA nº 5.070 - 15/04/2024

Minha colocação sobre as chances do Avaí foi bastante clara, apesar de ter sido dividida em duas partes. No momento atual, da forma como terminou o Campeonato Catarinense, com o técnico que tem e o elenco praticamente sem alterações, digo que o Leão da Ilha briga da metade da tabela para baixo, no mesmo drama do ano passado.

 

Como até sexta-feira, dia 19, ainda existe a possibilidade de novas contratações, e se elas efetivamente acontecerem no Sul da Ilha, posso até mudar de opinião, considerando uma briga pelo acesso.

 

CONTRATAÇÕES

É óbvio que estou torcendo pelo Avaí, e por incrível que possa parecer, com basicamente o mesmo elenco, o técnico Gilmar Dal Pozzo conseguiu colocar o Leão da Ilha num patamar inimaginável e em apenas oito rodadas.

 

Da “zona de rebaixamento” diretamente para o cobiçado G4, e mais que isso, com a mesma pontuação do líder da competição, por um acaso, justamente o mesmo adversário desta noite, o América Mineiro.

 

Porém, sem me iludir, entendo que uma coisa é “chegar” ao G4, outra é manter-se entre os primeiros, isso faltando 27 rodadas para o término da competição, 81 pontos em disputa, ainda que o Avaí venha de cinco rodadas consecutivas mantendo posição entre os quatro primeiros.

 

Condições para estar entre os que irão para a elite do futebol brasileiro em 2025 existem, mas é preciso partir para contratações pontuais e o desempenho contra o Brusque mostrou essa fragilidade.

 

EQUILÍBRIO

Passadas 11 rodadas, conforme publicamos ontem, os números de América-MG e Avaí chega a ser assustadoramente idênticos nas mais variadas formas que quisermos analisar.

 

Não tenho dúvidas de que o Coelho tem “café no bule” para buscar o título ou a classificação para a elite, mas o Leão de Dal Pozzo mostra-se a cada rodada mais confiante, somando pontos, invicto nas últimas 9 rodadas.

 

Acho até normal que se aponte o dono da casa como favorito, mas seria prudente não desprezarem o visitante...

 

SEM PRESSÃO

O América-MG vai para sua sétima partida dentro de casa, e mesmo contando com o belo Independência, sua torcida tem deixado muitos espaços vazios no moderno estádio que pode receber até 23 mil torcedores.

 

O fato é que a média de público do Coelho neste Brasileiro da Série B é de 3.502 torcedores, o que nos leva a afirmar que o América mal preenche 15% da capacidade do Independência, e por consequência nos leva a crer que a equipe de Gilmar Dal Pozzo jogará absolutamente sem pressão, ao menos vindo das arquibancadas.

 

PALCO

Há um fato curioso no estádio Independência, onde será jogada a partida desta noite, América-MG x Avaí. O nome do estádio é Raimundo Sampaio, e pertencia ao Governo de Minas Gerais, tendo sido construído para a Copa do Mundo de 1950. Quando da inauguração do Mineirão, em 1965, o clube Sete de Setembro adquiriu o estádio, e por isso recebe a alcunha de Independência.

No final do anos 80, o América-MG fez um contrato de comodato com o Sete de Setembro, e posteriormente, em 1997, acabou por incorporá-lo, clube e estádio, que hoje pertencem ao Coelho.

Em 2010, o Governo de Minas Gerais começou uma reforma no Independência, demolindo o antigo e construindo o atual, com a administração passando para as mãos da ADEMG (Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais), autarquia que surgiu com o Mineirão. 

O Majestoso tem capacidade para 23.000 torcedores, mas seus melhores públicos sempre foram nos jogos do Atlético-MG...
Foto: Gil Leonardi

 

PROMOÇÃO NOS INGRESSOS PARA HOJE

O público de hoje no estádio Independência não deve ser muito bom. Durante as seis rodadas disputadas até aqui no reduto do Coelho, a média é baixa, 3.502, conforme levantamento feito acima.

 
A diretoria do América-MG está tentando chamar os torcedores com uma promoção que vem de outras rodadas, com os ingressos sendo vendidos ao valor de R$ 10,00 a R$ 30,00...


Além desse preço baixinho, já está determinado que alguns setores do estádio não serão abertos...

 

Ou seja, jogo sem qualquer pressão para o Leão da Ilha, ao menos em se tratando da torcida adversária...

 

VENTANIA FAVORÁVEL

Se ontem comentei que os ventos estavam favoráveis ao Avaí, principalmente nesta 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, onde em dois jogos, Operário x Botafogo e Vila Nova x Goiás, poderiam ter alterado a posição do Avaí, ontem ocorreu mais um belo exemplo...

 

O Fantasma perdeu em casa para o Pantera, 1 a 0, e o Tigrão, pelo mesmo placar, derrubou seu coirmão. Ontem, o outro Leão, aquela da Ilha do Retiro, jogando em São Lourenço da Mata, acabou perdendo para um outro Tigre, o do Vale...

 

Sport 1x2 Novorizontino, com o rubro-negro pernambucano perdendo a chance de assumir isoladamente a liderança da competição e fazer América-MG e Avaí perderem uma posição...

 

Essa ventania constante tem se mostrado muito favorável ao nosso Leão...

 

BOLA ROLANDO

A 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B termina nesta terça-feira com a realização de mais quatro partidas, entre elas, a do Avaí em Belo Horizonte, que terão reflexos diretos tanto na parte de cima da tabela de classificação, G4, quanto na parte baixa, “zona de rebaixamento”.

 

Os jogos são os seguintes:

 

1 – 19:00 – América-MG x Avaí – Independência – Belo Horizonte/MG

2 – 19:00 – Mirassol x Santos – José Maria de Campos Mais – Mirassol/SP

3 – 21:00 – Ponte Preta x Ceará – Moisés Lucarelli - Campinas/SP

4 – 21:30 – Mirassol x Coritiba – Carlos Zamith - Manaus/AM

 

Emoção para todos os gostos!

 

CONSEQUÊNCIAS

Como já salientamos por aqui, não lembro de ter visto um Brasileiro da Série B tão equilibrado, ao ponto do Avaí, segundo colocado, com a mesma pontuação do líder América-MG, 21 pontos ganhos, poder ser superado nessa rodada por outros dois clubes, Santos, 6º colocado, e Coritiba, 8º. Ainda poderia ser ultrapassado pelo Sport, que tem um jogo a menos, mas não será nessa rodada...

 

Se o Avaí vencer, assume a liderança da competição, incontestavelmente.

 

Se o time de Dal Pozzo empatar, assegura a segunda colocação...

 

Se o Leão perder, precisará saber os resultados de Mirassol e Manaus para definir sua posição, mas não deixará o G4...

 

NA TELINHA

Com um dia e horário bem desfavoráveis, ainda contando com uma distância considerável, para o torcedor avaiano que não for ao jogo em Belo Horizonte, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B nesta terça-feira, América-MG x Avaí, às 19 hora, teremos boas opções para acompanhar a partida, que terá transmissão pelo SportTV e no Premiere, conforme consta no site da CBF.  

 

É o que faremos, e não tenho dúvidas de que a partida desta noite, já conta com audiência absoluta na mais bela Ilha do Brasil, a nossa, com a imensa maioria torcendo pelo Leão da Ilha e uma pequena parte secando, para não ter que engolir o Avaí líder!

 

FAZ PARTE...

Às vezes, a gente se programa para escrever cedo, deixar tudo de acordo com o “figurino”, e do nada, falta energia elétrica no bairro...

 

Foi o que aconteceu ontem. Assisti ao jogo Sport 1x2 Novorizontino, domesticamente fui “molhar a palavra”, para depois acompanhar a Seleção Brasileira e começar a escrever a presente “Bom dia, Azurras”, mas por volta das 23h05min, depois de um estrondo estranho, veio a escuridão...

 

Uma pena! O jogo estava ótimo, emocionante, um 2 a 2 muito equilibrado, indo para o “tiebreak”, mas...

 

Depois soube que a Polônia havia vencido por 3 a 2, 18 a 16 no “tiebreak”, ficando com o 3º lugar na Liga das Nações de vôlei feminino...

 

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo