terça-feira, 25 de junho de 2024

COISA PARA SE PENSAR, by RC

A Seleção Brasileira de Futebol não conseguiu vencer o modesto time da Seleção da Costa Rica. Acho que o grande problema reside no fato de formarmos nossas Seleções com base em atletas exportados, ou seja, com aqueles que o "grande futebol" tirou do Brasil para jogarem em equipes milionárias do exterior.

 

O problema é já antigo. Antes que essa "sucção" ganhasse a dimensão milionária em direção ao exterior, nossos atletas eram verdadeiros virtuoses da profissão, encantavam o mundo com toda a criatividade individual. Aprendia-se a jogar em pequenos campos de futebol, em bairros pobres das periferias das cidades. Ganhávamos os jogos mais com a inventividade de cada jogador, com a habilidade individual, com a vocação para o drible, intuitiva, do jogador brasileiro. Nosso futebol começou a entrar em crise quando passou a imitar o europeu, quando trocou o drible, a filigrana, que desmoralizava os cinturas duras europeus, pela escravidão do sistema. Éramos invejados e passamos distraidamente a adotar a filosofia do invejador. Pior, com a adoção em larga escala da adoção do preparo físico os estrangeiros conseguiram nivelar as coisas, equilibrar e até a superar nossa vocação, nosso abandonado futebol arte. Não por outra razão, os treinadores passaram a ser hiper valorizados, remunerados regiamente. 

 

E se voltássemos a valorizar o drible, o futebol arte nas nossas seleções e clubes, essa coisa que fez nossa alegria, nosso orgulho e nossas glórias no passado? Coisa para se pensar.


* Roberto Costa, o "RC", é associado do Avaí FC. Foto: Jessica Alcheh - USA Today Sports

 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo