domingo, 11 de agosto de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.188

FATO POSITIVO

A vitória do Avaí na última sexta-feira, “goleada” por 1 a 0 no Operário de Ponta Grossa, foi mais importante do que se possa imaginar. Como salientei ontem, foram mais três pontos somados, o que coloca o Leão da Ilha na cômoda situação de buscar mais 17 pontos em 18 jogos, ou seja, conquistar 31,48% dos 54 pontos que tem por disputar.

 

Há um outro aspecto extremamente positivo com os três pontos somados na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Como o América Mineiro já jogou e está na quarta colocação com 33 pontos ganhos, a diferença para o Avaí, nono com 28 pontos, é de 5 pontos, o que significa dizer que duas rodadas perfeitas podem colocar o Leão da Ilha na briga outra vez.

 

Claro que tem muita coisa pela frente, mas o cenário não é tão tenebroso assim, e a matemática básica confirma isso sem qualquer dificuldade. O grande problema está no futebol jogado pelo Avaí, notadamente pela falta de compromisso de alguns “boleiros” que se acham os “donos da cocada”...

 

MAIS TRANQUILIDADE

Se cometi o atrevimento de olhar para a parte de cima da tabela de classificação, há que se ter humildade e olhar também para a parte de baixo da tabela, a famigerada “zona de rebaixamento”...

 

E aqui, diria, há outro aspecto ainda mais favorável, levando-se em conta os três pontos conquistados na sexta-feira. O Avaí chegou aos 28 pontos ganhos, e a Chapecoense, primeiro time dentro da “zona”, que perdeu ontem, Ituano 2 a 1, está com 19. Ou seja, são 9 pontos de diferença, ou três rodadas desastrosas, para que o Leão perca essa vantagem.

 

Ainda que restem 18 rodadas por jogar, ao que tudo indica, o Avaí terá vida mais tranquila para garantir sua permanência na Série B do Brasileiro.

 

OTIMISMO EXACERBADO

Recebi de um amigo conselheiro, um recorte de entrevista de dois dirigentes avaianos, o advogado Sandro Barreto e o presidente Júlio César Heerdt, concedida ao repórter Cristian Delosantos, da CBN.

 

Como todo o respeito que merecem os dois dirigentes, creio que existe um otimismo exacerbado nas afirmações de ambos, quando dizem que agora o Avaí vai em busca do acesso.

 

Uma coisa é vencer o Operário, hoje 8º colocado e fazendo uma campanha surpreendente, inclusive com um elenco muito mais barato que do Avaí. Outra coisa, bem diferente, é ignorar que o “campeonato de asterisco” pode roubar algumas posições do Leão, como são os casos de CRB e Goiás.

 

A 9ª posição do Avaí não é tão real assim...

 

REFLEXÃO

Quem quer subir não faz contrato longo com quem não tem mercado na série A.

 

O comentário deixado na “Bom dia, Azurras” de ontem, feito por Luiz Cordeiro, o Lugo, merece uma profunda reflexão, até porque a lista não é pequena...

 

Por exemplo, Pottker, que dizer ter sido afastado, tem contrato até o fim de 2025, mas nem titular é. Engrossam essa lista Ronaldo Henrique, Jonathan Costa, Hygor, João Paulo, todos sem titularidade absoluta. Mário Sérgio e William Maranhão, também até o fim de 2025, são titulares.

 

Com contrato até metade do ano que vem, Vagner Love e Tiago Pagnussat, titulares, e Judson, no DM.

 

Fora isso, casos estranhos como os de Maurício Garcez e Cassino, que foram “adquiridos” pelo clube...

 

São 12 jogadores citados, sendo que metade nem titulares são no Avaí, e mesmo os titulares dificilmente conseguiriam mercado na Série A...

 

Com a palavra, Eduardo Freeland, o “encantador de serpentes”...

 

PRÓXIMO JOGO

O Avaí volta a jogar somente no próximo sábado, quando enfrenta o Santos, na famosa Vila Belmiro, líder absoluto da competição, candidatíssimo ao título, ou na pior das hipóteses, dono de uma das quatro vagas do cobiçado G4.

 

A partida não será um confronto direto, mas não deixa de ser uma verdadeira decisão, para o Peixe, que precisa manter-se na liderança, para o Leão, que vai em busca da soma de mais pontos.

 

Vale lembrar, no turno, o Santos fez 2 a 0 na Ressacada, resultado que custou o cargo do técnico Eduardo Barroca, como se não houvessem tantos outros...

 

BOLA ROLOU

Nos dois jogos de ontem que deram sequência na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, Sport 3x2 Amazonas e Ituano 2x1 Chapecoense, em nada afetaram a posição do Avaí na competição, hoje 9º colocado.

 

O Leão da Ilha do Retiro tratou grudar no G4, com 32 pontos ganhos, mas saliente-se, com dois jogos a menos, suficientes para “roubar” a liderança do Peixe...

 

Por outro lado, a vitória do Galo de Itu fez com que o time de Alberto Valentim possa pensar em deixar a “zona” num futuro próximo. Precisa de 6 pontos para deixar a degola, mas está apenas três de Chape e Brusque, parceiros de “zona”...

 

BOLA ROLANDO

O domingo também será de Brasileiro da Série B, com mais duas partidas, e essas sim, dizem respeito diretamente aos interesses do Avaí, que hoje pode perder uma posição na tabela de classificação.

 

Em Curitiba, o Coritiba recebe a Ponte Preta, buscando a recuperação, até mesmo para se afastar da “zona de rebaixamento”. Por sua vez, a Macaca, que venceu o Avaí na última rodada, quer vencer para seguir olhando para as primeiras posições, e caso isso aconteça, ultrapassa o Leão...

 

Em Maceió, o CRB enfrenta o Novorizontino, com o time alagoano tentando de mudar de patamar na competição, ainda que tenha um jogo a menos. O time do interior paulista por sua vez, quer se manter no G4, e se vencer, assume a vice-liderança.

 

DOMINGO DOS PAIS

Hoje estamos no domingo do “Dia dos Pais”, e claro, será de grande comemoração para a torcida avaiana, que segue preocupada com o destino do clube nesta Série B, apesar do novo técnico e da vitória na última sexta...

 

Se pra mim o sábado foi bom, curtindo a vitória do Leão mesmo não tendo feito um bom jogo, hoje o domingo terá uma dose reforçada de saudade, já que meu pai nos deixou em 16 de dezembro de 2019.

Independente dos apelos comerciais, desejo um excelente “Dia dos Pais” para todos os avaianos, e até mesmo para aqueles possuem outras paixões, e se me é permitido deixar uma dica para todos: curtam seus pais e comemorem todos os dias e não apenas em datas específicas. 

 

Seu André Tarnowsky, quanta saudade! 




Saudações AvAiAnAs!

1 Comentário:

Carlos avaiano disse...

Bommmm diaaaaa

Um feliz e abençoado dia dos pais a todos que receberam do pai supremo, essa nobre missão.
Más, amanhã, e depois, depois, depois....a missão será diária.
Mas hoje, a chance de aproximações, reconciliamentos, pedidos de perdões de ambos os lados (pais e filhos).
Parabéns, feliz reencontro, feliz domingo.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo