domingo, 18 de agosto de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.191

VITÓRIA GIGANTE

Ao invés de entrar com aquele conhecido “Eu já sabia”, aproveito a mensagem recebida diretamente de São Paulo, enviada pelo ilhéu e avaiano Fernando Monaco, para colocar o título na presente nota.

 

E efetivamente foi uma vitória gigante, onde o Avaí jogou uma verdadeira decisão, como teria que ser, até mesmo para seguir vivo no Campeonato Brasileiro da Série B, e como disse ontem, apesar de estar na primeira colocação, o Santos não é uma equipe imbatível, como não foi.

 

Surpreendeu a postura do Avaí, notadamente na primeira etapa, onde poderia ter aberto o placar com Vagner Love, após ótima assistência de Giovanni em saída errada da defensiva do Peixe.

 

Mas se a bola estava custando a entrar, com as duas equipes se alternando no ataque, aos 37 minutos iniciais Giovanni tratou de definir as coisas. Num bom ataque avaiano, o meia recebeu na frente da área de chutou, mas a bola bate na zaga e voltou para o meia avaiano, que ajeitou e meteu um balaço no ângulo: Avaí 1 a 0, num golaço!

 

O Santos sentiu o gol sofrido, o que deixou o Avaí em melhores condições na partida, até o fim da primeira etapa.

 

Para o segundo tempo, o técnico Enderson Moreira manteve o mesmo time, enquanto o santista Fábio Carille colocou sua equipe toda no ataque, mas sem criação de grandes jogadas ou efetivas oportunidades de gol.

 

O Santos, é verdade, teve mais posse de bola, mas esbarrou no bom sistema defensivo do Avaí, e mais que isso, na excelente atuação do goleiro César Augusto, que fez defesas que garantiram a vitória gigante em solo santista.

 

Placar justo pela eficiência do Avaí, que entrou em campo para buscar a vitória e conseguiu!

Foto: Santos FC

 

O TIME

Quem acompanha o time do Avaí, deve ter notado que não houve grandes mudanças em relação a escalação na estreia do técnico Enderosn Moreira no comando do time, exceção feita ao lateral direito Marcos Vinicius, que estava suspenso.

 

O Leão começou a partida com:

 

César Augusto

Gustavo Talles, Tiago Pagnussat, Gustavo Vilar e Mário Sérgio

William Maranhão, Zé Ricardo, Pedro Castro e Giovanni

Vagner Love e Maurício Garcez.

 

SUBSTITUIÇÕES

Em sua segunda partida no comando do Avaí, o técnico Enderson Moreira fez apenas três substituições, todas na segunda etapa. Aos 25 minutos, saíram Giovanni e William Maranhão para as entradas de João Paulo e Ronaldo Henrique, respectivamente.

 

Aos 39 minutos, foi a vez de Vagner Love ceder seu lugar para a entrada de Natanael.

 

E as duas últimas substituições ocorreram aos 50 minutos, quando saíram Maurício Garcez e Pedro Castro para as entradas de Alan Costa e Judson, respectivamente.

 

ENDERSON MOREIRA 100%

Não se pode negar, com dois jogos e duas vitórias, o início do técnico Enderson Moreira no comando do Avaí é excelente, com 100% de aproveitamento, dois jogos, duas “goleadas” de 1 a 0, mas que colocam o Avaí outra vez na primeira parte da tabela de classificação.

 

Até pela postura da equipe na partida de ontem, pode-se imaginar que os jogadores estão readquirindo a confiança, e se não for isso, ao menos resolveram jogar futebol outra vez, dando uma cara vencedora ao time do Avaí, que precisa ser respeitado.

 

100% NO RETURNO

Os dois jogos sob o comando de Enderson Moreira são extremamente importantes para a recuperação da equipe, que volta para a primeira parte da tabela de classificação.

 

Porém, há um fato que precisa ser destacado. Diferente do turno, quando nos dois primeiros jogos o Avaí perdeu para Operário (1x0) e Santos (2x0), no returno o Leão fez duas vitórias sobre as mesmas equipes, com 100% de aproveitamento nos três jogos.

 

O desafio agora é o Paysandu de Hélio dos Anjos, quinta-feira, dia 22, às 20 horas, cujo resultado em Belém foi de 0 a 0, na terceira rodada do turno.

 

Dá-lhe, Leão!

 

HISTÓRICO

Como coloquei na “Bom dia, Azurras” de ontem, apesar de nunca ter vencido o Santos na Vila famosa, o Avaí já venceu o Peixe em seu outro reduto, o Pacaembu, em partida válida pela Sul-americana.

 

Por isso mesmo, entendia que o Leão da Ilha não poderia entrar em campo para cumprir tabela, mas sim para buscar um bom resultado e seguir vivo no Brasileiro da Série B.

 

Foi o que aconteceu, e diria, feito histórico, a primeira vitória do Avaí sobre o Santos na Vila Belmiro.

 

NÃO FOI PÊNALTI

Aos 20 minutos do segundo tempo, um lance que poderia mudar a história da partida. O goleiro César Augusto fez uma boa defesa, mas no rebote, se envolveu num choque com o atacante do Santos, que caiu, e o gaúcho Anderson Daronco não marcou a penalidade.

 

Porém, o pernambucano Gilberto Rodrigues Castro Júnior, árbitro de vídeo, chamou o gaúcho, que foi convencido a marcar a penalidade. O atacante Guilherme foi para a cobrança e César Augusto defendeu.

 

Fico com o comentarista na transmissão da partida: houve o contato, mas o atacante do Santos simulou a queda.

 

Prevaleceu o velho ditado: “pênalti que não é, não entra!”

 

FOI PÊNALTI

Um pouco mais tarde, Maurício Garcez recebeu boa bola pela esquerda, avançou sobre seu marcado e ao invadir a área, foi tocado. Anderson Daronco nada marcou, enquanto o VAR ficou silente.

 

Estranhamente, a transmissão do Premiere não fez questão de reprisar o lance, enquanto narrador e comentarista ratificaram a marcação de Daronco, que deixou o jogo correr.

 

Decisão no mínimo tendenciosa.

 

14 PONTOS

Naquela famosa matemática básica de 45 pontos para escapar do rebaixamento, pode-se dizer que faltam 14 pontos para o Avaí dar-se por satisfeito em permanecer no Brasileiro da Série B, em 51 pontos que ainda faltam por disputar...

 

Até por esse aspecto, os dois jogos sob o comando de Enderson Moreira com vitórias acabam sendo extremamente importantes, até porque na próxima rodada o desafio será na Ressacada, contra o Paysandu.

 

PAYSANDU NA QUINTA

Enquanto o Avaí enfrentou o Santos pela 21ª rodada do Brasileiro da Série B, o Paysandu, adversário do Leão da Ilha na próxima quinta, dia 22, às 20 horas, joga na tarde de hoje, em Ribeirão Preto, contra o Botafogo, no estádio Santa Cruz, às 18h30min.

 

Briga direta para fugir do rebaixamento, o time paulista com 22 pontos ganhos, na 16ª posição, enquanto que o paraense tem 24 pontos, na 15ª posição. Vale dar uma conferida!

 

Aliás, pelo dia e pelo horário, está na hora de nossa torcida voltar a colocar um bom público na Ressacada...

 

SÉTIMO LUGAR GARANTIDO

Ao menos ao fim da 21ª rodada do Brasileiro da Série B, o Avaí tem a certeza de que a sétima colocação está garantida, até porque as equipes que poderiam ultrapassá-lo já jogaram.

 

Mas muita calma nessa hora!

 

O Avaí tem 31 pontos ganhos, em 7º lugar, mas na sequência aparecem Goiás, Ceará e Operário, em 8º, 9º e 10º, respectivamente, todos com 29 pontos, mas...

 

Vale lembrar, o Goiás tem um jogo a menos (18ª rodada), assim como o Operário (16ª rodada). De qualquer forma, o Avaí está bem na foto!

 

MUDANÇAS

Com os resultados de ontem, a começar pela vitória do Avaí, o G4 ganhou um novo líder, agora o Mirassol, com 38 pontos ganhos. Na sequência, aparecem Santos e Novorizontino, ambos com 37 pontos, e o América-MG, 34, fechando as primeiras colocações.

 

No fundo da tabela, a “zona de rebaixamento” promete ferver depois da goleada sapecada pelo Guarani na Chapecoense, 4 a 0, em plena Arena Condá. Ituano, Chapecoense e Brusque, todos com 19 pontos, e Guarani, 17, formam a “zona”...

 

O equilíbrio é enorme neste Brasileiro da Série B!

 

MELANCÓLICO

Ontem, antes da partida Santos x Avaí pelo Brasileiro da Série B, foi possível acompanhar a partida Avaí Kindermann 1x1 Flamengo, com transmissão da TV Brasil, com as Leoas Caçadoras já rebaixadas para o Brasileiro A2, em 2025, uma espécie de Série B do futebol masculino.

 

Repito aqui o que já disse tempos atrás. A atual diretoria do Avaí rasgou o discurso de campanha, notadamente em relação ao futebol feminino, que tinha no Avaí Kindermann uma das melhores equipes do país.

 

Outra hora volto ao assunto, mas por enquanto, sigamos com um barulho desses: além de nada conquistar em dois anos, sete meses e 17 dias, conseguiram rebaixar o Avaí Kindermann.

 

Parabéns ao Avaí Kindermann!

 

SUB 15 NA FINAL

A equipe Sub 15 do Avaí está na final do Campeonato Catarinense da categoria, ao derrotar o Barra por 1 a 0, na tarde de ontem, devolvendo o placar do jogo de ida, mas vencendo nos pênaltis por 3 a 1.

 

A grande final será contra o Criciúma, que tenta o bicampeonato, com jogos nos dias 24 e 31 de agosto, a serem confirmados pela FCF.

 

SUB 17 FORA DA FINAL

Por sua vez, a equipe SUB 17 não teve a mesma sorte, e apesar de devolver o placar para a Chapecoense no jogo de ida, 2 a 0, acabou sendo eliminada nas penalidades por 8 a 7.

 

Nessa categoria, as finais serão disputadas nos confrontos Chapecoense x Criciúma, que eliminou o Figueirense depois de dois empates em 1 a 1, ganhando nos pênaltis por 5 a 4.

 

BARRA COM UMA MÃO NA TAÇA

No Sub 20, a decisão ocorre amanhã, no estádio Augusto Bauer, em Brusque, com a partida Barra x Criciúma, na inau guração do “tapete” no estádio do Carlos Renaux.

 

Vale lembrar, no jogo de Ida, o Barra fez 1 a 0 no Tigre, em Criciúma, e joga por um empate amanhã.

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

3 Comentários:

Gabriel disse...

Esse aqui previu o resultado: https://x.com/edmarnarrador/status/1824992356623401242

Raniere disse...

Vitória maiuscula, com gol do jogador a quem eu crítico. Se pode acertar um pombo sem asa daqueles e dar assistência açucarada, então que comece a jogar o que sabe, de forma constante, para o bem da equipe.
O goleiro César foi impecável. Que partida que ele fez!
Bom domingo a todos e grande abraço.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo