sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.231

CORRIGINDO A ROTA

Há duas semanas, no site “Máquina do Esporte”, em matéria de Erichn Beting, na coluna “Máquina Explica”, vi a reportagem intitulada “Clubes da LFU fazem um dos piores negócios da história”, clique AQUI e confira, ou seja, os clubes da Liga Forte União, que já foi Liga Forte Futebol, estava arrependida do negócio entabulado com os 20% dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.

 

A questão era renegociar os tais 20% dos direitos de transmissão para 10%, pelo período de 50 anos. Esse tipo de negócio, também oferecido na Alemanha e Itália, onde foi rejeitado, mas aceito na Espanha, com ressalvas. Ressalva essa, que exigia dos clubes, com o dinheiro do percentual vendido, colocassem a “casa em ordem”, ao invés de investir tudo na contratação de jogadores, tal qual vem ocorrendo de forma cega no Sul da Ilha.

 

Ontem, em matéria assinada por Rodrigo Capelo, do Globo Esporte, clique AQUI e confira, soube-se que “corrigiram a rota” em relação ao percentual, que foi reduzido, é verdade, ainda que a matéria não cite especificamente o Avaí. Todavia, ficou claro que os clube terão que readequar suas estratégias financeiras, até porque aquela euforia causada com o “grande negócio” da venda dos direitos de transmissão, acabou fazendo água, ruiu...

 

Ruiu pela metade!

 

E AGORA?

Fato é que, em termos práticos, no caso do Avaí, aqueles tais R$ 92 milhões que deveriam entrar no cofre do clube até 2024, em parcelas, depois alongaram para 2025, não vem mais em sua totalidade...

 

Ocorre que, e isso todos estão sabendo, o “encantador de serpentes”, que adora trabalhar com dinheiro fácil, ainda que ele não esteja no caixa, fez um elenco caríssimo para esta temporada, e como comentamos nos dois últimos dias, com muitos remanescentes para 2025...

 

Segundo fontes, esses que ficam para a próxima temporada, em sua maioria, mesmo sem serem titulares ou apresentando um bom futebol, recebem salários de três dígitos...

 

Time rico!

 

PREOCUPANTE

Não por acaso, muitos torcedores, inclusive conselheiros, estão preocupadíssimos com as contas para a temporada de 2025, até porque, ao que tudo indica, o Avaí seguirá no Brasileiro da Série B, com uma cota minguada...

 

Aquele discurso com o “carioquês” à pleno vapor, de que o mercado estava inflacionado em função do dinheiro da Liga, abriu um precedente para gastos absurdos, e no Sul da Ilha existem muitos exemplos, e agora a “conta” parece vir muito mais salgada...

 

Aliás, é bom estar de olhos bem abertos, até porque aquela “facilidade” no início deste ano em dar 25% de desconto na anuidade, tinha sua razão de ser: não havia din-din no caixa!

 

Para 2025, horizonte ainda mais nebuloso!

 

GESTÃO TEMERÁRIA

Durante um bom tempo, no início da atual gestão, um grupo de conselheiros resolveu tentar um abaixo-assinado para investigar mais profundamente as contas da gestão passada, de Francisco José Battistotti, por gestão temerária. Como se sabe, o ex-presidente teve dois balanços, 2020 e 2021, rejeitados.

 

Todavia, para que tal processo fosse aberto, eram necessárias 90 assinaturas de conselheiros, fato que nunca alcançou seu êxito.

 

No momento atual, com essa enormidade de dinheiro que estava entrando no cofre do Avaí, nada da dívida cavalar do clube foi quitada, sendo toda a “responsabilidade” transferida para a Recuperação Judicial.

 

As contas da atual gestão foram reprovadas pelo Conselho Fiscal, mas aprovadas com ressalvas pelo Conselho Deliberativo. Com essa “orgia” financeira em contratações altamente questionáveis, não duvido de que a temperatura no CD em abril de 2025 estará elevadíssima...

 

OURO DE TOLO

Em matéria do Globo Esporte local, foi enaltecido o fato do Avaí ter “batido recorde” de sócios no Brasileiro da Série B, agora com mais de 11 mil sócios, apesar da média de público estar em 6.600 torcedores.

 

Crescimento orgânico, como foi ao longo do Brasileiro da Série A, quando o Avaí chegou a ter 14 mil sócios em 2022. Boa parte abandonou, e agora, mais de ano e oito meses, o clube vem recuperando esses associados.

 

Comemorar a marca é se iludir com pouca coisa, um verdadeiro ouro de tolo. Ao invés de discurso bem elaborados, e de matérias “combinadas”, melhor seria olhar e investir na essência do clube, o futebol.

 

UM ANO

E já que estamos chegando ao fim do ano, setembro se prepara para seu último fim de semana, e como tocamos no número de sócios na nota anterior, vale lembrar, que quem for associado do Avaí até dezembro, poderá participar das eleições no fim de 2025, quando teremos eleição para substituir Júlio César Heerdt.

 

E falo em substituir porque ele não será candidato, até porque nada justificaria sua reeleição, por razões óbvias.

 

Outra hora volto ao assunto, até porque as próximas eleições devem mexer com o clube. Ao menos quatro grupos, entre eles o do atual presidente, estão trabalhando nos bastidores, e não duvido em muitas articulações até o dia do pleito...

 

INTELIGENTES

Todos aqueles que a torcida tem raiva possuem contratos longos, vamos ter que aguentar João Paulo, Pottker, Jean Lucas, entre outros, em 2025 e 2026.


Os poucos de estão indo razoavelmente bem, o contrato termina final do ano.


Isso sim é um serviço de inteligência
.

 

Comentário do amigo e eterno presidente da CONFAGE (Confraria Avaiana Gastronômica e Etílica), Sérgio Luiz Bayestorff, que endosso.

 

Ao que parece, o “encantador de serpentes” adora dar um prejuízo ao clube e vários desgostos ao torcedor avaiano...

 

OBRIGADO, DAL POZZO

A imagem acima já está desatualizada. Com a vitória de ontem sobre o Amazonas, 2 a 0, a Chapecoense chegou aos 34 pontos ganhos, afastando-se com sobras da “zona de rebaixamento”, partida de abertura da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

 

Como já escrevi aqui, Gilmar Dal Pozzo é responsável por conquistar 60% dos atuais 40 pontos do Avaí. E ontem, de forma indireta, ajudou o Avaí outra vez, até se o Amazonas vencesse a partida, teria ultrapassado o Leão...

 

Esse Avaí...

 

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

1 Comentário:

Sérgio Bayestorff disse...

Pelo andar da carroagem, aposto que a Chapecoense vai chegar na frente do Avai.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo