segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Bom dia, Azurras - nº 5.302

PARABÉNS, BOTAFOGO

No início do século passado, existiam vários clubes no Rio de Janeiro, entre eles, o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club, ambos localizados na Zona Sul da cidade, e assim como todos, não disputavam apenas futebol.

 

Em 11 de junho de 1942, quando o jogador Albano, do Botafogo F.C., no intervalo de uma partida de basquete entre as duas equipes, faleceu repentinamente durante o intervalo da partida, trágico incidente que viria a mexer com o futuro das duas equipes da Zona Sul.

 

Com a partida interrompida, acordo entre os dirigentes, acabou levando para a fusão do que hoje é o Botafogo de Futebol e Regatas, que foi fundado em 8 de dezembro daquele ano.

 

Ontem, por uma feliz coincidência, aniversário de 82 do Botafogo de Futebol e Regatas, o alvinegro tratou de fazer 2 a 1 no São Paulo e garantir seu segundo título de campeão brasileiro na era dos pontos corridos.

 

Parabéns, Botafogo!

 

IRRESPONSABILIDADE – BDA nº 5.299 - 06/12/2024

Depois de um ano sem participar da Copa do Brasil, o segundo será em 2025, o executivo de futebol do Avaí, Eduardo Freeland, comentou na entrevista coletiva desta semana que o clube ainda não sabe se participará da Copa SC de 2025...

 

Como se sabe, ano passado, a Copa SC interferia nos fins de semana dele e do amigo Barroca, que viajavam sempre para o Rio de Janeiro. Neste ano, não foi diferente, fizeram uma aposta alta e perderam.

 

Agora vem com essa balela de discutir moldes da competição, entre outras coisas...

 

Típico encantador de serpentes!

 

FREELAND E A COPA SC

Na verdade é assim, a Copa Santa Catarina, o nosso desejo é que ela seja num formato de Copa. Se ela fosse num formato de Copa, ela facilitaria o número de datas para os clubes que estão disputando competições nacionais. Então se ela viesse numa competição em mais fases de mata-mata, e menos fases de grupo, talvez isso colaboraria. A gente não tem uma definição se vai participar ou não, porque tá em discussão na federação Catarinense qual vai ser o real modelo, quantas datas isso vai tirar, os clubes que tem competição nacional se poderiam entrar depois ou não, está em discussão. A gente não tem uma definição ainda se a gente vai participar ou não.”

 

“Ipsis litteris” o que disse Freeland em sua última entrevista coletiva, quando abordou o assunto sobre a próxima Copa SC. Aliás, fiz questão de reproduzir o que foi dito, até porque um amigo avaiano questionou sobre o que ele havia dito.

 

DISCUSSÃO

Creio que seja interessante que os clubes busquem novas fórmulas para nosso deficitário futebol, quer seja na disputa do Catarinense, quer seja em relação à Copa SC.

 

O que não consigo entender, é por que o Avaí não buscou essa alternativa para este ano? Afinal de contas, para o lançamento da competição, inclusive em noite bajulada face a transmissão que seria do SBT, o clube se fez presente, mas no dia do conselho técnico, recuou...

 

As justificativas do dirigente avaiano não me convencem, e causa-me espécie que o mandatário do clube permita esse discurso, que pela lógica, diminuem as chances de tentar chegar na Copa do Brasil.

 

Lamentável!

 

O BRASILEIRO DA SÉRIE B 2025

Com o rebaixamento do Athletico Paranaense, os integrantes do Campeonato Brasileiro da Série B de 2025 estão definidos, e diria, sem medo de errar, que será ainda mais equilibrado que o deste ano.

 

Como salientei neste fim de semana, independentemente de quem caia, certamente terá um orçamento muito superior ao do Avaí...

 

E no mesmo embalo do Athletico-PR, maior orçamento, coloco o América-MG, Coritiba, Criciúma e Cuiabá.

 

Porém, como vimos neste ano, a questão nem é um orçamento enorme, mas a gestão dos recursos em jogadores que entendam os objetivos do clube, comprometidos com a causa, o que não tivemos em 2024...

 

EQUILÍBRIO

Dos 20 integrantes do Brasileiro da Série B de 2025, até mesmo a distribuição por Estados ficou mais equilibrada. São Paulo, por exemplo, de sete em 2024, vem com três para a competição de 2025, aliás, mesmo número de Santa Catarina, Paraná e Goiás. Confira:

 

1 – Santa Catarina (3): Avaí, Chapecoense e Criciúma;

2 – Alagoas (1): CRB;

3 – Amazonas (1): Amazonas;

4 – Goiás (3): Atlético, Goiás e Vila Nova;

5 – Mato Grosso (1): Cuiabá;

6 – Minas Gerais (2): Athletic e América;

7 – Pará (2): Remo e Paysandu;

8 – Paraná (3): Athletico, Coritiba e Operário;

9 – Rio de Janeiro (1): Volta Redonda.

10 – São Paulo (3): Botafogo, Ferroviária e Novorizontino.

 

CLÁSSICOS

Quando se fala em Santa Catarina, por óbvio, as presenças do Avaí com mais dois representantes catarinenses, podemos falar em grandes confrontos, muita rivalidade, principalmente por parte dos clubes do interior. Nosso clássico segue sendo contra o time do Canto...

 

Mas o Brasileiro da Série B de 2025 terá vários clássicos, com os jogos envolvendo os clubes da capital goiana, e ao menos dois bem festejados, o Re-Pa, no Pará, e o Athle-Tiba, no Paraná.

 

A chapa vai esquentar!

 

EIXO RJ-SP

Com o término do Brasileirão, a elite do futebol brasileiro em 2025 mostrará a força do eixo Rio-São Paulo, com 50% dos integrantes da competição estando entre os dois Estados.

 

O Rio de Janeiro vem com o campeão Botafogo, Flamengo, campeão da Copa do Brasil, Fluminense e Vasco da Gama. São Paulo traz Palmeiras, Santos, campeão da Série B, Mirassol, São Paulo, Corinthians e Red Bull Bragantino.

 

Além dos clássicos entre eles, ainda despontam grande atrações na próxima Série A: Gre-Nal, Ba-VI, Fortaleza x Ceará, Atlético x Cruzeiro.

 

A força do eixo Rio-São Paulo não é à toa. Nos últimos 25 anos, apenas em 5 deles tivemos campeões fora do eixo: Athletico-PR (2001), Cruzeiro (2003, 2013 e 2014), e Atlético-MG (2021).

 

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

2 Comentários:

LUGO disse...

Boa tarde.
O Avaí é um clube que sempre procurou estar na vanguarda. Mais uma vez inova.
Se nos anos anteriores procurou e conseguiu se consolidar nas modalidades ancionato e enfermaria, por agora abre uma nova frente de atuação, está iniciando suas atividades como reformatórorio.

Fernando Avaiano disse...

O Avaí virou Bet, o time das apostas. Nunca vi um time apostar tanto, está pior que eu na Mega-Sena.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo