quinta-feira, 6 de março de 2025

Bom dia, Azurras - nº 5.389

AVAÍ SEMIFINALISTA

Tal qual ocorreu nas cidades de Brusque e Criciúma, no fim de semana, tivemos outro empate na Ressacada na noite de ontem, 1 a 1, no tempo normal, mas na disputa de pênaltis, o Avaí eliminou o time do Canto com tranquilidade, 4 a 2, e conquistou a quarta e última vaga para as semifinais do Campeonato Catarinense Série A de 2025.

 

Foi um bom jogo, muito aquém do que esperávamos, mas como em todo Clássico, a emoção tomou conta do primeiro ao último apito da arbitragem, com destaque especial para mais um belíssimo espetáculo promovido pela imensa torcida avaiana.

 

O Avaí começou melhor, dominando as ações, mas o primeiro chute que chegou ao gol “doladelá” só ocorreu ao 40 minutos, num bom tiro disparado por Marquinhos Gabriel. Por sua vez, César Augusto, goleiro avaiano, foi mero espectador na primeira etapa.

 

Para o segundo tempo, o panorama mudou. O Avaí foi mais incisivo, não deixando que o time do Canto passasse da metade do campo. As oportunidades foram sendo criadas e o gol era uma questão de tempo.

 

E não demorou muito. Logo aos 6 minutos, numa forte pressão exercida pelo time do Avaí, num dos bons ataques, Alef Manga recebeu pelo lado esquerdo do ataque avaiano, tocou para Marquinhos Gabriel, que devolveu com açúcar e com afeto para o atacante já dentro da área, que dominou e abriu o placar: Avaí 1 a 0!

 

E o próprio Alef Manga poderia colocar seu nome na história, anotando o segundo gol num pênalti claro, sofrido por Thayllon, aos 15 minutos, marcado com precisão por Gustavo Ervino Bauermann. Mas... “Recuou” a bola nas mão do goleiro “doladelá”...

 

Foi a senha para o time do Canto crescer na partida. Cresceu, melhorou, deu sufoco, e empatou a partida aos 39 minutos, com a colaboração da defesa avaiana, do goleiro César e de Vagner Love. 1 a 1.

 

Com o empate, a partida foi para a disputa dos pênaltis. E nas penalidades, o Leão foi soberano, nem precisando da quinta penalidade: Avaí 4 a 2!

 

Parabéns, Leão!

 

PENALIDADES

Os 4 a 2 nas penalidades foram construídos de forma tranquila, na medida em que o “craque doladelá”, Camilo, começou perdendo, com defesa de César Augusto. João Vitor cobrou e colocou o Leão na frente: 1 a 0!

 

Marlysson empatou na segunda cobrança do time do Canto, mas Vagner Love novamente colocou o Leão em vantagem: 2 a 1!

 

O capitão “doladelá” Ligger colocou a bola na arquibancada, enquanto o capitão Eduardo Brock beijou a rede: Avaí 3 a 1!

 

Kayke fez o segundo do time do Canto, mas Marquinhos Gabriel deu números definitivos ao placar: Avaí 4 a 2!

 

O TIME

Havia um mistério no ar em relação a escalação do Avaí, e outra vez o técnico Enderson Moreira mexeu muito na equipe, quer por contusão, quer por opção técnica.

 

O Avaí começou a partida com:

 

César Augusto

Pedrão, Jonathan Costa e Eduardo Brock e Quaresma

Zé Ricardo, João Vitor e Marquinhos Gabriel

Thayllon, Hygor e Alef Manga

 

OPÇÕES

Como opção para o banco de reservas, o técnico Enderson Moreira tinha 12 opções: Igor Bohn, Otávio, Wanderson, Marcos Vinicius, Judson, Andrey, Jamerson, Robert Burbano, Rigley, Gaspar, Vagner Love e Cléber.

 

As primeiras alterações feitas pelo treinador avaiano ocorreram aos 32 minutos, quando saíram Ale Manga e Thayllon para as entradas de Vagner Love e Gaspar, respectivamente.

 

A última alteração ocorreu aos 44 minutos, com entrada de Cléber no lugar de Hygor.

 

ENDERSON MOREIRA

Ainda não ouvi a entrevista do técnico Enderson Moreira, até para tentar entender o que ele teria pra dizer, mas ao que parece, ele não enxerga o mesmo jogo que a torcida.

 

Alef Manga estava muito mal no jogo, mas ele voltou com o pesado atacante, visivelmente fora de forma. Arrisco a dizer que está mais gordo hoje que quando chegou, mesmo assim Enderson voltou com ele para o segundo tempo.

 

Com o time precisando ser mais agudo, colocou Vagner Love na “esquerda”, no lugar de Manga. Pior que isso, sacou da equipe o atacante mais ousado, Thayllon, quando o garoto vinha fazendo boa partida, inclusive sofrendo o pênalti.

 

A última alteração, Cléber no lugar de Hygor, mostra que ele não confia em quem tem cheiro de gol, caso do Rigley, que estava à disposição.

 

Enderson tem uma distorção ótica dos fatos! Errou muito!

 

ALEF MANGA

Tenho feito minha imunoterapia em Lages, e até por isso, estar na BR 282 tornou-se rotina na minha agenda a cada 21 dias, e o atacante Alef Manga lembrou-me aqueles caminhões subindo a Serra Catarinense...

 

Parece aquele FNM antigo, pesado, lento, com pouca combatividade, ainda que tenha feito o gol. A cobrança de pênalti, quando fez aquele “sapateado”, era óbvio que não poderia dar certo.

 

Se tivesse feito o básico, a partida teria sido outra...

 

THAYLLON

Se o técnico Enderson Moreira tem algum mérito na partida de ontem, não tenho dúvidas de que está na escalação do jovem atacante Thayllon, de 18 anos, que começou jogando e mostrou muito futebol, além de personalidade.

 

Nesse mundo de “negócios” do futebol, é bom ficarmos de olhos bem abertos, até porque o que estamos vendo nos último jogos é que Thayllon tem muita habilidade, podendo vir a ser a verdadeira joia avaiana.

 

ZÉ RICARDO

Além de Thayllon, de César Augusto, apesar do gol sofrido, da zaga, Quaresma, diria que o grande destaque no time do Avaí foi Zé Ricardo, um gigante que conteve toda a iniciativa do time do Canto.

 

Se falta ao Avaí um meia de criação com mais habilidade e intensidade, sobra a disposição e garra do volante Zé Ricardo, um dos poucos acertos do clube em termos de contratações.

 

ESPETÁCULO

Não sei que horas começou a transmissão pela TV, mas a entrada em campo do Avaí foi algo de extraordinário, um espetáculo sem igual, tudo nos mínimos detalhes, criando uma atmosfera altamente positiva.

 

Nos dois Clássicos, tivemos os dois maiores público do Campeonato Catarinense. No primeiro, 13.270 torcedores, ontem fomos 13.723, fora aquele ambiente cinematográfico e contagiante.

 

Parabéns aos envolvidos!

 

JOGO COMPLICADO

O Avaí está nas semifinais, vai enfrentar o Santa Catarina, o time que vem apresentando um bom futebol, intenso, vertical, e ainda que não haja rivalidade entre os dois times, será uma partida ainda mais complicada que o Clássico de ontem.

 

E a partida já acontece depois de amanhã, sábado, às 16h30min, jogo da televisão, hipótese que considerei na semana passada, sendo desfavorável ao Leão, até pelo tempo de descanso.

 

Jogo pra lá de complicado!

 

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

8 Comentários:

Marcos disse...

Felizes por ter eliminado os gambás, sim!!!

Mas o AVAI não venceu o Brusque, não venceu a Chapecoense, não venceu o Caravaggio, perdeu feio para o desfalcado Criciúma e para o Barra, e em dois jogos não conseguiu vencer no tempo normal dentro de casa esse time fraco da série C...

Vai enfrentar um ambiente hostil e um adversário mais rápido, mais entrosado, mais voluntarioso, além de mais empolgado que o seu, no próximo sábado a tarde na encalorada Rio do Sul...

Vai ter de fazer MUITO MAIS do que fez ate aqui para merecer a vaga na Copa do Brasil!

Roberto disse...

Parabéns ao goleiro Cesar, foi buscar a bola bem no canto no primeiro pênalti. O primeiro é importante, porque mexe com o psicológico dos demais batedores, seja para estimular, seja para afrouxar. RC.

Sandro Azevedo disse...

Mais sorte do que juízo!
Enderson parece provocar uma demissão. Inexplicavelmente mexeu no time que perdeu a primeira colocação para o Tigre, agora vamos ter que "sofrer a pressão de 3 mil torcedores" em Rio do Sul.
Ontem no clássico, um primeiro tempo medíocre, e um segundo tempo com minutos de lucidez, finalizando levando uma pressão absurda de um time que está há 5 anos na Série C.
Por pouco não passamos pelo vexame de uma eliminação na virada e nos penaltis. "Ganhou, mas não convenceu". Pior, deixou a maior parte da torcida desconfiada. O Avai não consegue evoluir, não tem uma jogada ensaiada nas bolas paradas e sérias dificuldades durante o jogo.
Mesmo que o destino coloque o título estadual na Ressacada, sejamos realista, este time vai lutar contra o rebaixamento na Série B, e Enderson não aguenta um turno....

GELSON ALBUQUERQUE disse...

Porque será que a imprensa tradicional nunca enxerga o Zé Ricardo? Ao contrário, falam mal dele e poupam as escalações do Enderson! Vá entender….

Jean Carlo Teodoro da Silva disse...

Amigos Feliz pela eliminação deles.
A Festa OnFire, foi linda mas deveriam repensar muito bem quanto as sinalizações de fumaças. Muitas pessoas passaram mal, dores na garganta, olhos ardendo e crianças de colo vomitando. Ainda pela manhã garganta ruim então deveriam repensar. Foi horrível para quem estava no estádio mal conseguimos ver o time entrar em campo e cantar o hino nacional.

Sandro Azevedo disse...

E tem mais, a perda financeira. Ao invés de 17 mil ma Ressacada....vão levar meus dúzia em Rio do Sul. Disparado o pior presidente que já vi. É muito "profissionalismo"

Carlos avaiano disse...

Barroca acertava na escalacão inicial, e se perdia nas substituições.
Enderson está se perdendo nas duas situações.
Que diabos fizeram no vestiário, onde todo profissional vencedor ao entrar ali, sobe as escadas e vira um perdedor?
Já vem acontecendo isso desde a aposentadoria do M10.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo