sábado, 5 de abril de 2025

Bom dia, Azurras - nº 5.419

NARRATIVAS E MAIS NARRATIVAS

Encerrado o imbróglio da peça orçamentária do Avaí para 2025, deixando o presidente do Conselho Deliberativo aliviado, há que se fazer algumas observações sobre as narrativas feitas pelo presidente da diretoria executiva desde a rejeição do primeiro orçamento apresentado em dezembro.

 

Naquela oportunidade, o mandatário avaiano afirmou categoricamente que, sendo rejeitado, vale o do ano anterior, quando literalmente não é isso que está escrito no estatuto do clube, que nada prevê em caso de rejeição. A narrativa do mandatário executivo foi espalhada em todos os programas esportivos, apenas para favorecer sua situação, em seguir gastando mais do que arrecada.

 

O panorama ontem, ao menos nesses mesmos programas, os três principais, receberam a narrativa do presidente do CD, assim como do presidente da executiva num deles, de que os conselheiros avaianos concederam autorização para que a diretoria executiva gaste milhões acima do que o clube arrecada...

 

Verdade seja dita, por conta de contratos feitos sem qualquer critério, longos e caros, o clube tem três chupins deitados em cima de contrato, que no primeiro trimestre aniquilaram com quase R$ 1.200.000,00 do cofre avaiano...

 

Por isso mesmo, não se pode dizer que os “conselheiros escolheram a melhor proposta”, até porque todas elas vieram com os vícios causados pela má gestão, que vem rasgando dinheiro no Sul da Ilha de forma cega desde o ano passado.

 

RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA

Está no estatuto do clube, que a elaboração da peça orçamentária é uma prerrogativa exclusiva da diretoria executiva, não cabendo nesse aspecto nem mesmo qualquer parecer do Conselho Fiscal, muito menos do Conselho Deliberativo.

 

E ainda que na última quinta-feira tenha passado pelo crivo dos CD, os conselheiros não podem receber a responsabilidade por nenhuma das propostas apresentadas, todas com déficit, até porque essa responsabilidade é da diretoria executiva, que já tinha todos os contratos firmados para este ano, outra vez de forma irresponsável e fora da realidade do clube.

 

À ESPERA DE UM MILAGRE

Em 2022, é verdade que a atual gestão recebeu o clube com salários atrasados, assim como é verdade que também administrou todos os “recebíveis” de cotas da Copa do Brasil e do Brasileiro da Série A, o que ajudou a cumprir as obrigações que ficaram pendentes, assim como contou com a venda do zagueiro Arthur Chaves.

 

No ano seguinte, entrou parte do din-din da Liga Forte União, e também com a venda do zagueiro Felipe Silva. Ano passado, as contas receberam um oxigênio com a maior fatia vinda da LFU, salvando o clube de um colapso, onde até salário atrasado ocorreu, que intitularam “problemas no fluxo de caixa”...

 

E para 2025? Pelo saldo a ser coberto, creio que teremos a segunda versão do filme estralado por Tom Hanks em 1996...


Ou seria "à espera de uma SAF"?

 

 

GASTOS EXCESSIVOS

Por óbvio, em qualquer clube de futebol, os gastos com salários do jogadores acaba fazendo maior peso na balança, nas despesas do clube. E com clareza solar, aproveitando o gráfico elaborado pela própria diretoria executiva no ano passado, no Avaí, 60% das verbas recebidas da Liga Forte União foram colocadas no futebol.

 

Estranhamente, como se tivessem feito grandes mudanças, apenas 11% foi destinado para investimentos no clube, ao mesmo tempo em que reservaram 13% para pagamento de dívidas, contando, evidentemente, com a eficácia da Recuperação Judicial.

 

Os gastos maiores com a folha são olimpicamente ignorados pela mídia esportiva, que enaltece o investidos nas paredes azuis da nossa bela Ressacada...

 

ELES MENTEM

Na última reunião do CD, um conselheiro questionou ao mandatário avaiano de onde ele havia tirado a informação de que o Avaí tem a 12ª folha de pagamento do atual Campeonato Brasileiro da Série B, dito nos microfones da mídia especializada.

 

A resposta foi curiosa, até porque a pergunta tinha vindo baseada numa declaração “pública”. Na verdade, não existem dados, apenas o “achismo” do mandatário, que ainda completou, “se perguntarem a folha do Avaí, não digo ou minto...”

 

Então tá...

 

ELES MENTIRAM

Da mesma forma que essa questão da 12ª folha é apenas uma falácia, retórica de quem quer pintar uma realidade mais dura que a própria realidade, os dirigentes avaianos, notadamente o encantador de serpentes, também mentiu num passado recente, quando afirmou a folha salarial do time do prefeito e presidente, que subiu, era maior que a folha do Avaí. Não!

 

Nossos dirigentes confundem a verba que os times paulistas recebem para disputar o Paulistão com o que gastam na folha salarial. Ano passado, nem Mirassol, nem Novorizontino, tinham folhas maiores que a do Avaí.

 

No entanto, até para justificar o fracasso avaiano, essa afirmação serviu e vem servindo de muleta...

 

LÉO REIS

O anúncio da contratação do atacante Léo Reis, na última quinta-feira, batizado Leonardo Reis Fernandes, de 24 anos, não chega a empolgar, até porque vem do desconhecido Itabirito, do interior mineiro, onde era titular e artilheiro da equipe.

 

Até pelo histórico, e idade, espera-se que o encantador de serpentes não tenha tido um daqueles devaneios, de contrato de três dígitos. Ao menos o período contratual está normal, até 30 de novembro deste ano, até porque trata-se de uma aposta.

 

De qualquer forma, como sempre digo, vestiu nossa camisa terá minha torcida.

 

Sejas bem-vindo, Léo Reis!

 

COMEÇOU

Três jogos abriram o Campeonato Brasileiro da Série B de 2025, e em dois deles, os visitantes saíram vencedores, Operário e Athletico, ambos do Paraná. Na primeira partida da competição, o primeiro gol e vitória do mandante, o Goiás.

 

Os resultados de ontem foram os seguintes:

 

1 - Goiás 1x0 Amazonas – Goiânia/GO

2 – Paysandu 1x2 Athletico-PR – Belém/PA

3 – Criciúma 1x2 Operário-PR – Criciúma/SC

 

Sete gols em três jogos, vamos ter muita emoção pela frente...

 

BOLA ROLANDO

Mais três jogos neste sábado na sequência da primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2025, com o Avaí fazendo sua estreia somente amanhã à noite, contra o Novorizontino, às 20 horas, na nossa bela Ressacada.

 

A bola vai rolar para os seguintes jogos:

 

1 – 16:00 - Coritiba x Vila Nova – Curitiba/PR

2 – 16:00 – CRB x Chapecoense – Maceió/AL

3 – 18:30 – América-MG x Botafogo – Belo Horizonte/MG

 

Preparem seus corações... E o bolso!

 

TRANSMISSÃO

Ao menos pelo que consta na tabela detalhada do Brasileiro da Série B no site da CBF, a partida Avaí x Novorizontino, amanhã, 20 horas, na nossa bela Ressacada, terá transmissão pela ESPN, bem como por seu canal pago, o Disney +.

 

Já a partida Cuiabá x Avaí, quinta-feira, dia 10, 21h30min, na capital do Mato Grosso, na Arena Pantanal, terá transmissão da RedeTV, Desimpedidos e Disney +.

 

Dá-lhe, Leão!

 

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

1 Comentário:

Carlos avaiano disse...

Bora ser feliz
Que apartir de amanhã, comece o encontro marcado com dias de glórias, pois a ordem é vitória vitória.

Sobre contratos longos, quem se garante não se preocupa com a duração do contrato, más se já sabe que não vai entregar o que espera o torcedor, vai querer se garantir com contrato longo.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo