domingo, 4 de maio de 2025

Bom dia, Azurras - nº 5.448

LIÇÃO DE LIÇA

Estive na noite de ontem no lançamento do livro “Lição de Liça – a palavra convence, o exemplo arrasta”, de autoria no amigo Gilson Kremer, conselheiro do Avaí, a quem cumprimento pela bela peça literária, que comecei a ler ontem mesmo.

 

A festa literária ocorreu no “Empório Floripa”, estabelecimento do autor e gerido por ele e seus filhos, contando com a presença dos amigos do autor e de uma plêiade de avaianos, das mais diversas correntes, até porque o atual presidente da diretoria executiva tratou de deixar o clube feito uma “escola de samba”, dividido em alas...

 

Até peço desculpas se esquecer de alguns nomes, mas lá estavam Acácio Mund Carreirão, presidente do Conselho Fiscal do Avaí, Bernardo Corrêa de Sousa Pessi, presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gladys Rosa, integrante da Academia de Letras de Palhoça e conselheira do clube, Antônio “Toninho” Carlos Souza e João Carlos da Silva Júnior, ambos conselheiros do clube.

 

Claro que o motivo da reunião era o lançamento do livro, mas impossível diante de tantas figuras ligadas ao Avaí Futebol Clube, deixar de falar sobre o momento vivido pelo clube, quer sobre a questão técnica, SAF, e obviamente, as eleições de dezembro.

 

Posso garantir que a temperatura não subiu, e todos trataram de manter a diplomacia, inclusive sugerindo algumas chapas, como João Júnior e Pessi, ou Pessi e João Júnior, e até uma dobradinha Pessi e Gilson, ou Gilson e Pessi.

 

Brincadeiras à parte, há que se elogiar, sim, o momento vivido pelo Avaí, e muito se deve ao comportamento dos conselheiros avaianos, que trabalham zelando pelo bem do clube, completamente diferente de outros clubes, onde um todo poderoso “doutor” dita as regras e os conselheiros dizem “amém”...

 

Parabéns, Gilson!

 

Um abraço aos avaianos que lá encontrei!

 

PESSI SINCERÃO

Assim que entrei no “Empório”, e aproximei-me desse grupo de avaianos, o presidente do CD avaiano, Bernardo Pessi, disse que ontem havia dado mais uma “cornetada” nele, referindo-se ao que chamei de “medida demagógica” sobre a formação do tal comitê da SAF.

 

Até indo ao encontro do que havia comentado ontem, de que com 25 pessoas num comitê pouco se acrescentaria, como afirmou o craque Choxo, Luiz Fernando Flores Filho, Pessi ressaltou que o comitê não tem o intuito de determinar, deliberar, qualquer ação, mas, sim, de divulgar e explicar o que é a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e no que ela pode ajudar ou prejudicar o nosso Avaí. E vale aqui um registro, tal esclarecimento já havia sido feito na reunião do Conselho Deliberativo, no último dia 30.

 

A questão do “PF”, prato pronto, rotulado por mim, levado por Pessi para a reunião do CD, disse ele que o fez de caso pensado, até para que não ficasse apenas nas mãos de cinco integrantes de uma comissão, no que ele não está errado.

 

Dito isto, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos...

 

OUTRO LEÃO NA LIDERANÇA

Como havia salientado na “Bom dia, Azurras” de ontem, uma vitória do Leão da Amazônia sobre a Onça Pintada, na capital paraense, poderia roubar a liderança do Leão da Ilha, e foi o que aconteceu, Clube do Remo 1x0 Amazonas.

 

Ao menos no sábado, o time da bela camisa azul marinho dormiu na primeira colocação, desbancando o Avaí, o que causou euforia no Norte da Ilha, notadamente em Ingleses, quando o gente boa Jó de Souza Costa, paizão do pequeno Israel, reuniu em seu estabelecimento comercial muitos torcedores remistas para acompanhar a partida.

 

Com 12 pontos ganhos, o Remo assume temporariamente a liderança, mas, diga-se de passagem, ainda pode ser ultrapassado por Avaí ou Goiás, que se enfrentam amanhã, CRB ou Cuiabá, que se enfrentam na terça, Vila Nova, que joga na terça, e até por Athletico-PR, América-MG e Novorizontino.

 

Efetivamente, ainda é cedo para qualquer comemoração, e mais do que nunca, a competição está extremamente equilibrada.

 

E só pra completar, tive que engolir, ao menos temporariamente, mensagem enviada pelo Jó: “Segue o líder!”

 

MANDANTES

Até agora tivemos apenas três partidas pela 3ª rodada do Brasileiro da Série B, e três vitórias magras, mas importantes, das equipes mandantes, Ferroviária, Clube do Remo e Volta Redonda.

 

De certa forma, mostra que as equipes que jogam em casa, estão tendo um melhor desempenho que quando jogam fora de seus redutos, e dei como exemplo o Coritiba, que fez uma bela partida contra o Operário, na 5ª rodada, mas sucumbiu diante da Ferroviária, em Araraquara.

 

De qualquer forma, como venho salientando desde o início, a competição está muito equilibrada.

 

ERREI

Depois de ter conquistado a última Copa Verde, em pleno Serra Dourada, diante do Goiás, com dois empates e vencendo nas penalidades, no último dia 23 de abril, escrevi que a partir de então o Paysandu entraria na briga pelas primeiras posições do Brasileiro da Série B, mas pelo visto, equivoquei-me.

 

O Papão da Curuzu está na “zona de rebaixamento” desde a segunda rodada, e vai terminar a 6ª rodada outra vez na famigerada “zona”...

 

Depois da importante conquista, passaporte carimbado para a Copa do Brasil de 2026, o Paysandu ainda não venceu no Brasileiro da Série B, empatou em casa com o CRB, 1 a 1, e perdeu ontem para o Volta Redonda, 1 a 0.

 

Aliás, até agora, em seis jogos dois empates e quatro derrotas. Pelo visto, errei...

 

NOVO LANTERNA

Depois que o Athletic tratou de segurar a “lanterna” nas quatro primeiras rodadas, passando a mesma para as mãos do Volta Redonda na quinta, ontem foi a vez do Voltaço desfazer-se do indesejável presente...

 

A vitória por 1 a 0 na Cidade do Aço teve consequências sérias para o Amazonas, que ao perder para o Clube do Remo ontem, acabou segurando a referida “lanterna”...

 

Por óbvio, a 6ª rodada só termina na terça-feira, e a “lanterna” pode até mudar de mãos, dependendo do resultado de hoje, Athletico Paranaense x Botafogo...

 

BOLA ROLANDO

Domingo de sol na Ilha, céu de Brigadeiro, mar Almirante, e a bola rolando para mais quatro jogos pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2025, que podem alterar tanto o cobiçado G4, quanto a famigerada zona de rebaixamento...

 

Os jogos de hoje são:

 

1 -  16:00 – Atlético-GO x Novorizontino – Goiânia/GO

2 – 18:30 – Athletico-PR x Botafogo – Curitiba/PR

3 -  18:30 – Chapecoense x Criciúma – Criciúma/SC

4 – 20:30 – Operário x América-MG – Ponta Grossa/PR

 

Bons jogos que merecem a atenção do torcedor avaiano.

 

RECUPERAÇÃO EM GRANDE ESTILO

Não poderia ter sido melhor a partida do Avaí Kindermann na tarde de ontem, que de forma inapelável aplicou sonoros 6 a 0 no São José, São José dos Campos, São Paulo, que já foi campeão Mundial Feminino, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A2, voltando para a disputa da competição em grande estilo.

 

Os gols da equipe comandada pela competente Carine Bosetti, na maior goleada da competição até aqui nos dois grupos, foram anotados por Joyce Manfio (2), Nayara Couto (2), Thamirys e Miúda.

 

Na 4ª rodada, dia 17 de maio, sábado, as Leoas Caçadoras enfrentam o Vasco da Gama, no estádio Salézio Kindermann, e uma outra vitória colocará o time nas primeiras colocações.

 

Vamos juntos, Leoas!

 

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

4 Comentários:

Diego Canhetti disse...

Um salve de Ibirama 🦁💙🤍 vejo com muita preocupação os rumos do clube em relação a SAF. Se a situação acabar conduzindo as tratativas eu tenho o direito de desconfiar das intenções dos atuais mandatários tendo em vista todas as promessas não cumpridas desde o primeiro ano de mandato. Diante de todo o dinheiro que rolou nas mãos de Julio, Freeland e Pedrozo e "apenas" um Estadual, nem pra conseguir abrir vantagem de vitórias no clássico não serviu. Muito dinheiro e muito fracasso. Essas pessoas não tem minha confiança de forma alguma e vejo com bastante preocupação essa possível venda de uma possível SAF. Abraços

ManoelNilson disse...

Mas para formalizar essa tão falada é pretendida SAF , tem que ter aprovação pelos sócios. Então é só votar contra no momento que for apresentada a proposta. Eu, de antemão já entecipo, decididamente, votarei contra.

André Tarnowsky Filho disse...

Caro Canhetti,

Não vou contestar qualquer letra, palavra ou frase, até porque o que o amigo escreveu vai ao encontro do que coloquei na BDA de ontem.

E acrescento: a atual gestão não tem estatura moral para mudar absolutamente nada pelo que coloquei ontem e ratificado por ti hoje.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo