quarta-feira, 30 de julho de 2025

Bom dia, Azurras - nº 5.536

OITAVO

Funcionou a torcida para que o Avaí vencesse o Botafogo e voltasse para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, interrompendo uma sequência de resultados que frustraram a torcida. Como disse ontem, o 5 a 0 foi para lavar a alma e dar um novo impulso na competição.

 

Com aquela goleada estrondosa, resultado que serviu para dar um novo gás ao Leão da Ilha e fazer com que o time comandado por Jair Ventura suba uma posição na tabela de classificação, agora em 8º lugar.

 

Como mostra o gráfico, o time tem passado maior parte do tempo da competição brigando pelas primeiras posições, mas a posição atual, na última rodada do turno, deixa uma preocupação aos torcedores.

 

Num total de 38 rodadas, com 19 delas já disputadas, 50% da competição, podemos afirmar que o Avaí vem fazendo uma campanha apenas razoável, que poderia ter sido muito melhor, não fosse os muitos pontos perdidos dentro da nossa bela Ressacada.  

 

O time de Jair Ventura terminou a 19ª rodada na 8ª colocação, nos últimos 4 jogos na Ressacada, conquistou apenas 5 pontos, ou seja, 41,66% de aproveitamento, muito pouco para quem almeja estar no “G4” ao fim da competição.

 

Com 49,12% de aproveitamento na classificação geral, 63,33% de aproveitamento como mandante e 33,33% como visitante, o Avaí precisará fazer um returno de superação.

 

Capricha, Leão!

 

MANDANTE RAZOÁVEL

O Avaí segue sendo um mandante razoável, quase bom, dentro da nossa bela Ressacada, Estádio Aderbal Ramos da Silva, onde tem a marca de 63,33% de aproveitamento, com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota, em dez jogos.

 

O Leão da Ilha empatou com o Novorizontino (1 a 1), Atlético-GO (0 a 0), Paysandu (0 a 0), e Vila Nova (1 a 1), mas venceu o Operário (1 a 0), América-MG (3 a 0), Chapecoense (2 a 1), CRB (1 a 0) e Botafogo (5 a 0), e perdeu para o Athletico Paranaense (2 a 1).

 

Mais do que nunca, o Avaí precisa melhorar essa campanha, subir seu rendimento, até porque todos que estão no “G4” tem mais de 70% de aproveitamento dentro de seus respectivos domínios.

 

VISITANTE INEXPRESSIVO

Para almejar o cobiçado “G4”, o Avaí precisaria ser um visitante mais audacioso, mas em nove partidas disputadas fora da nossa bela Ressacada, teve apenas duas vitórias, três empates e quatro derrotas, com 33,33% de aproveitamento.

 

O Leão da Ilha venceu apenas Amazonas (2 a 0) e Criciúma (2 a 1), empatou com o Cuiabá (2 a 2), Ferroviária (1 a 1) e Volta Redonda (1 a 1), além de ter perdido para o Goiás (2 a 1), Coritiba (2 a 1), Athletic (4 a 0) e Remo (2 a 1).

 

Está na hora do Avaí melhorar esse rendimento fora de casa, assim como quando joga na Ressacada...

 

G4

Terminada a 19ª rodada do Brasileiro da Série B, o equilíbrio é a tônica da competição, ao ponto de que em 190 partidas, tivemos 54 empates, 94 vitórias dos mandantes e 42 vitórias do visitantes.

 

Nessa rodada houve um predomínio maior dos empates, com 6 partidas, além de 4 vitórias dos mandantes. O visitantes passaram batidos na rodada...

 

Em relação a rodada anterior, o “G4” não teve qualquer alteração, nem mesmo entre os quatro clubes, todos mantendo posição. Assim, o Goiás segue líder, com Coritiba, Novorizontino e Chapecoense completando o cobiçado grupo.  

 

Em 18 rodadas disputadas, tivemos 13 equipes “passeando” pelo G4, a saber: Goiás, Coritiba, Novorizontino, Chapecoense, Avaí, CRB, Cuiabá, Remo, Vila Nova, Athletico-PR, América-MG, Atlético-GO e Operário.

 

Essas alterações serão assim até o fim das 38 rodadas, justamente pelo grande equilíbrio na competição desse ano.

 

ZONA

Na “zona de rebaixamento”, após a 19ª rodada, ocorreram alterações entre seus integrantes, com o Volta Redonda vencendo na rodada e colocando de volta para a “região perigosa” o Paysandu.

 

Assim sendo, o Paysandu é o primeiro dentro dela, e na sequência, temos Ferroviária, Amazonas e o Botafogo fechando os quatro da famigerada “zona”...

  

Nas 18 rodadas disputadas, a “zona de rebaixamento” teve outras cinco equipes que por lá passaram, Athletic, Chapecoense, Criciúma, Volta Redonda e Vila Nova.

 

Claro que ainda é cedo, mas esse aproveitamento com pouco mais de 30% de alguns clubes é muito cruel, bom ficar atento aos movimentos...

 

ACESSO

Para brigar pelo acesso, ao que tudo indica e conforme números do Departamento de Matemática da UFMG, o clube que chegar aos 63 pontos ganhos tem 99,523% de probabilidade de alcançar o acesso para a elite do futebol brasileiro.

 

Por enquanto, indubitavelmente, tal tarefa soa mais facilmente para equipes como Goiás, Coritiba e Novorizontino, que já fizeram mais de 50% da referida pontuação.

 

Ao Avaí, como colocado na primeira nota da “Bom dia,Azurras” de hoje, resta fazer um returno de superação.

 

REBAIXAMENTO

Sem alongar-me no assunto, até porque os números do Departamento de Matemática da UFMG são bastante claros, com 45 pontos ganhos, a probabilidade de rebaixamento é de apenas 8,566%, ou seja, há uma tendência de que a pontuação para escapar seja ainda mais baixa, tal o equilíbrio da competição.

 

Se olharmos para baixo, sendo pessimista, para o Avaí faltam 17 pontinhos para permanecer no Brasileiro da Série B...

 

DOIS CLUBES

Ao fim da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado, o “G4” era formado por Santos, Novorizontino, Mirassol e Vila Nova, e como se sabe, apenas dois desses clubes subiram, Santos e Mirassol, o segundo com uma folha salarial muito abaixo daquela praticada no Sul da Ilha...

 

Não duvido que tal fato se repita, com vantagem esse ano para Goiás e Coritba...

 

Se o “milionário” elenco avaiano quiser brigar pela classificação, passa por vitória contra o Novorizontino sábado, um dos reais postulantes ao acesso. Simples assim.





Saudações AvAiAnAs!

 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo